Andre Felipe da Costa, de 21 anos, Cleiton Rafael de Sousa Costa, de 20, e Darllan Carlos Brito Viana, também de 21 : presos preventivamente
Na tarde de hoje (16), Policiais civis da delegacia de Itapetim com apoio de PMs do 23º BPM prenderam em cumprimento a mandados de prisão preventiva Andre Felipe da Costa, de 21 anos, Cleiton Rafael de Sousa Costa, de 20, e Darllan Carlos Brito Viana, também de 21, suspeitos de assassinarem Pablo de Sousa Lima que tinha 25 anos, no último sábado (14), em Itapetim, Sertão do Pajeú.
De acordo com as investigações a vitima se encontrava em sua residência quando foi surpreendido pelos autores e após uma discussão com os envolvidos, eles entraram em vias de fato, sendo a vitima atingida por sucessivos golpes, socos e facadas, vindo a óbito logo em seguida. Os suspeitos se evadiram do local, contudo foram identificados pela companheira da vítima.
De acordo com o delegado Edson Augusto Lins, a identificação dos suspeitos viabilizou a investigação e a rápida prisão dos envolvidos. Os presos foram recolhidos a cadeia publica do município onde ficam a disposição da Comarca do município.
Sai à meia noite a terceira pesquisa com intenção de votos para o Governo de Pernambuco. Realizada pelo Instituto Múltipla, com 1200 entrevistas, a conclusão do levantamento aconteceu dia 7. O registro é o PE-01312/2026. O resultado da corrida para o Governo de Pernambuco e para o Senado sai aqui no blog, em suas redes […]
Da Folha das Cidades O cenário político de Buíque volta a sofrer uma reviravolta após decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), proferida nesta quarta-feira (11). A Corte rejeitou os embargos de declaração apresentados pela Comissão Provisória do MDB no processo nº 0600247-26.2024.6.17.0060, medida que deve resultar na perda imediata dos mandatos dos […]
O cenário político de Buíque volta a sofrer uma reviravolta após decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), proferida nesta quarta-feira (11). A Corte rejeitou os embargos de declaração apresentados pela Comissão Provisória do MDB no processo nº 0600247-26.2024.6.17.0060, medida que deve resultar na perda imediata dos mandatos dos vereadores eleitos pela legenda em 2024.
O MDB havia obtido anteriormente uma liminar que assegurava a permanência dos parlamentares nos cargos até a análise completa dos recursos. No entanto, com o julgamento definitivo dos embargos pela instância ordinária, a decisão liminar perde sustentação jurídica, abrindo caminho para a execução da cassação.
Com isso, deve, portanto, ser declarada a nulidade do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da chapa do MDB. Tal fato implica na cassação dos registros de candidatura e dos diplomas dos eleitos pelo partido no pleito municipal passado. Nas redes sociais, o suplente de vereador Leonardo de Gilberto, que deverá assumir uma das vagas, comemorou a decisão.
Estão na lista: Aline de Araújo, atual presidente da Câmara Municipal; Daidson Amorim; Djalma Araújo da Silva; Preto Kapinawá e Vanildo Cavalcanti (Dodó).
A liminar anteriormente concedida pela desembargadora eleitoral Roberta Viana Jardim se fundamentava em entendimento recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina que a execução da cassação só pode ocorrer após o julgamento de todos os recursos na instância ordinária, incluindo embargos de declaração — etapa concluída com a decisão desta quarta-feira.
Embora ainda caiba recurso especial ao TSE, a medida produz efeitos imediatos. Até eventual reversão na terceira instância, os vereadores do MDB devem permanecer afastados, enquanto a Justiça Eleitoral realizará nova totalização dos votos para redefinir a composição das cinco cadeiras na Câmara Municipal.
A decisão pode alterar significativamente o equilíbrio político do Legislativo buiquense, impactando diretamente a correlação de forças e a presidência da Casa, que deverá passar por nova eleição, já que a eleição.
Em entrevista à CNN, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), reafirmou a solidez de sua relação institucional com o presidente Lula (PT). O foco da gestora é a reconstrução do pacto federativo, que, segundo ela, foi negligenciado em gestões anteriores, prejudicando o fluxo de recursos e a execução de obras estruturantes no estado. Raquel […]
Em entrevista à CNN, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), reafirmou a solidez de sua relação institucional com o presidente Lula (PT). O foco da gestora é a reconstrução do pacto federativo, que, segundo ela, foi negligenciado em gestões anteriores, prejudicando o fluxo de recursos e a execução de obras estruturantes no estado.
Raquel destacou que a parceria com o governo federal tem sido decisiva para destravar projetos em áreas críticas, como a segurança pública — classificada por ela como “sucateada” ao assumir — e a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife.
“O tempo de quem está na oposição não é o mesmo tempo de quem está no governo”, pontuou a governadora.
Ao ser questionada sobre o posicionamento de Lula nas disputas políticas locais, Lyra manteve a cautela institucional, lembrando que as convenções partidárias ocorrem apenas em julho. Para a governadora, a prioridade atual é a entrega de resultados, e não a antecipação do debate eleitoral.
Destaques da articulação entre Estado e União: Pacto Federativo: Retomada do diálogo institucional para garantir repasses constitucionais e convênios; segurança Pública: Reversão do sucateamento através de investimentos sólidos com apoio federal; obras Destravadas: Foco em mobilidade e infraestrutura que estavam paralisadas por falta de articulação política.
Raquel Lyra expressou gratidão pelo respaldo de Lula e reforçou que seu compromisso é governar para melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos, mantendo as portas abertas para parcerias que beneficiem a democracia e o desenvolvimento regional.
A nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), aponta que o presidente Lula (PT) venceria as eleições em todos os sete cenários de segundo turno. No entanto, os números acendem um sinal de alerta para o governo: a distância entre o atual mandatário e o principal nome da oposição, Flávio Bolsonaro (PL), vem […]
A nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), aponta que o presidente Lula (PT) venceria as eleições em todos os sete cenários de segundo turno. No entanto, os números acendem um sinal de alerta para o governo: a distância entre o atual mandatário e o principal nome da oposição, Flávio Bolsonaro (PL), vem diminuindo gradualmente.
No cenário direto entre os dois, Lula aparece com 43% contra 38% do senador. Embora o presidente lidere, a vantagem caiu de dez pontos em dezembro para cinco pontos agora.
“A pesquisa revela uma diminuição residual da vantagem de Lula para Flávio”, analisa o diretor da Quaest, Felipe Nunes.
O desempenho no detalhe
O levantamento mostra que o avanço da oposição é mais acentuado entre os eleitores independentes. Nesse grupo, que costuma definir eleições, a dianteira de Lula desidratou: em janeiro, ele vencia por 37% a 21%; hoje, o placar está em 31% contra 26% de Flávio Bolsonaro.
Cenário Lula x Flávio (Evolução):
Candidato
Dezembro
Janeiro
Fevereiro
Lula (PT)
46%
45%
43%
Flávio Bolsonaro (PL)
36%
38%
38%
Brancos/Nulos
15%
15%
17%
Indecisos
3%
2%
2%
Primeiros embates
Nos cenários de primeiro turno, Lula mantém uma base sólida, variando entre 35% e 39% das intenções de voto. Já Flávio Bolsonaro consolida-se como o herdeiro do capital político do ex-presidente Jair Bolsonaro, oscilando entre 29% e 33%.
A ausência do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta pesquisa — que declarou focar na reeleição em São Paulo — parece ter favorecido a concentração de votos na família Bolsonaro, estreitando a margem de segurança do atual governo para o pleito futuro.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas e possui margem de erro de dois pontos percentuais.
O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres e a primeira dama do município Dona Magarida, participaram da posse canônica do Padre Rogério Marinho, realizada nesta terça-feira 10/02 na Área Pastoral São Francisco de Assis, em Serra Talhada-PE. A cerimônia marcou o início de uma nova missão para o sacerdote, que por anos esteve à frente da […]
O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres e a primeira dama do município Dona Magarida, participaram da posse canônica do Padre Rogério Marinho, realizada nesta terça-feira 10/02 na Área Pastoral São Francisco de Assis, em Serra Talhada-PE. A cerimônia marcou o início de uma nova missão para o sacerdote, que por anos esteve à frente da paróquia de Ingazeira.
Em sua homenagem, o prefeito destacou a dedicação, fé e amor ao próximo demonstrados por Padre Rogério ao longo de sua trajetória no município. “Seu carinho, suas palavras e seus ensinamentos marcaram profundamente a vida do nosso povo”, afirmou Luciano.
Ainda segundo o gestor, Padre Rogério deixa um legado de fé e cuidado que permanecerá vivo no coração dos ingazeirenses. “Serra Talhada recebe um grande pastor, e nós seguimos na torcida e nas orações”, finalizou.
Você precisa fazer login para comentar.