Notícias

Pernambuco: Secretaria de Cultura e Fundarpe anunciam onde tem carnaval oficial

Por Nill Júnior
Salgueiro
Salgueiro

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura/Fundarpe e Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer/Empetur anunciou a programação completa do seu carnaval.

A  programação do carnaval pernambucano acontecerá nas cidades de Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Chã de Alegria, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo e Vitória de Santo Antão.

Além dessas cidades, o Governo entra com uma participação no Carnaval de Recife e Olinda, Paulista, Bom Jardim, Aliança, Palmares, Maracaípe, Itapissuma, Passira, Ferreiros, Condado, Primavera e Sanharó.

Caretas de Triunfo
Caretas de Triunfo

A expectativa para 2015 é de que o número de visitantes passe de 1,4 milhão. De acordo com a Associação Brasileira da Industria Hoteleira, a ocupação hoteleira de Pernambuco no período gira em torno de 85%.

Confira a programação completa e a cobertura do Carnaval de Pernambuco:

www.carnavalsemigual.com.br

www.cultura.pe.gov.br/carnaval

www.setur.pe.gov.br

Outras Notícias

Maioria da população do Sertão do Pajeú é feminina, aponta IBGE

Por André Luis Os novos dados do Censo de 2022, divulgados nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, no Sertão do Pajeú, dos 329.015 habitantes, a maioria é do sexto feminino. A região segue a tendência nacional apresentada pelos dados do IBGE. Das 329.015 pessoas nos dezessete municípios da […]

Por André Luis

Os novos dados do Censo de 2022, divulgados nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, no Sertão do Pajeú, dos 329.015 habitantes, a maioria é do sexto feminino. A região segue a tendência nacional apresentada pelos dados do IBGE.

Das 329.015 pessoas nos dezessete municípios da região, 288.774 são do sexo feminino contra 159.203 do sexo masculino. Portanto, o Sertão do Pajeú possui 129.571 pessoas a mais do sexo feminino do que do masculino.

Dos dezessete municípios da região, apenas Ingazeira e Solidão possuem mais pessoas do sexo masculino do que do feminino.

Por ordem alfabética, vamos aos números:

Afogados da Ingazeira – Dos 40.241 habitantes, 20.788 são do sexo feminino, contra 19.453 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 1.335 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Brejinho – Dos 7.720 habitantes, 3.885 são do sexo feminino, contra 3.835 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 50 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Calumbi – Dos 5.228 habitantes, 2.710 são do sexo feminino, contra 2.518 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 192 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Carnaíba – Dos 18.644 habitantes, 9.515 são do sexo feminino, contra 9.129 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 386 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Flores – Dos 20.347 habitantes, 10.343 são do sexo feminino, contra 10.004 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 339 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Iguaracy – Dos 11.081 habitantes, 5.565 são do sexo feminino, contra 5.516 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 49 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Ingazeira – Dos 4.765 habitantes, 2.343 são do sexo feminino, contra 2.422 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 79 pessoas do sexo feminino a menos que do masculino. 

Itapetim – Dos 13.791 habitantes, 7.040 são do sexo feminino, contra 6.751 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 289 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Quixaba – Dos 6.554 habitantes, 3.282 são do sexo feminino, contra 3.272 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 10 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Santa Cruz da Baixa Verde – Dos 11.567 habitantes, 5.920 são do sexo feminino, contra 5.647 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 273 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Santa Terezinha- Dos 10.244 habitantes, 5.289 são do sexo feminino, contra 4.955 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 334 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

São José do Egito – Dos 31.004 habitantes, 16.078 são do sexo feminino, contra 14.926 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 1.152 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Serra Talhada – Dos 92.228 habitantes, 48.555 são do sexo feminino, contra 43.673 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 4.882 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Solidão – Dos 5.210 habitantes, 2.554 são do sexo feminino, contra 2.656 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 102 pessoas do sexo feminino a menos que do masculino. 

Tabira – Dos 27.681 habitantes, 14.162 são do sexo feminino, contra 13.519 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 643 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Triunfo – Dos 14.705 habitantes, 7.656 são do sexo feminino, contra 7.049 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 607 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Tuparetama- Dos 8.005 habitantes, 4.127 são do sexo feminino, contra 3.878 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 249 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Desafios de Márcia Conrado para acomodar aliados no governo 2.0

Reeleita com um dos palanques mais amplos de Pernambuco, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), enfrenta um desafio proporcional ao tamanho de sua base política: acomodar os aliados no chamado governo 2.0. A análise publicada pela Coluna do Domingão, do Blog, neste domingo (8), aponta que a composição do primeiro e segundo escalões […]

Reeleita com um dos palanques mais amplos de Pernambuco, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), enfrenta um desafio proporcional ao tamanho de sua base política: acomodar os aliados no chamado governo 2.0.

A análise publicada pela Coluna do Domingão, do Blog, neste domingo (8), aponta que a composição do primeiro e segundo escalões do próximo mandato não será suficiente para contemplar todos os grupos que apoiaram a prefeita. O cenário exige uma gestão cuidadosa para evitar descontentamentos e manter a unidade da ampla coligação que garantiu sua reeleição.

Márcia Conrado terá que lidar com as expectativas dos diferentes setores que integram sua base, equilibrando interesses e evitando desgastes políticos. O processo de distribuição de cargos e funções será fundamental para consolidar seu segundo mandato e manter o apoio necessário para a continuidade de seu projeto de gestão.

Serra Talhada: MPPE alerta óticas e oftalmologistas sobre ilegalidade de práticas lesivas ao consumidor

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos proprietários de óticas e aos médicos oftalmologistas de Serra Talhada que não mantenham vínculos proibidos pela legislação que podem representar danos ao consumidor. Os destinatários têm um prazo de 15 dias para responder se acatam ou não as medidas recomendadas. Conforme o texto da recomendação, publicada no […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos proprietários de óticas e aos médicos oftalmologistas de Serra Talhada que não mantenham vínculos proibidos pela legislação que podem representar danos ao consumidor. Os destinatários têm um prazo de 15 dias para responder se acatam ou não as medidas recomendadas.

Conforme o texto da recomendação, publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da segunda-feira (17), os proprietários e administradores de óticas não devem manter vinculação ou sociedade com médicos oftalmologistas, nem permitir a instalação de consultórios oftalmológicos em suas dependências.

Além disso, os funcionários das óticas, inclusive optometristas, não podem prescrever o uso de lentes de grau, pois tal ato configura exercício ilegal da Medicina.

“O MPPE tomou conhecimento, através do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que alguns optometristas estariam exercendo ilegalmente a Medicina ao realizar exames como se fosse o mesmo serviço prestado por médicos. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor para vender”, aponta o promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite, no texto da recomendação.

Por outro lado, os médicos também são proibidos, pelo Código de Ética Médica, de exercerem profissão com interação ou dependência de farmácia, indústria farmacêutica, ótica ou organização destinada a fabricar ou comercializar produtos de prescrição médica.

Essa vedação se estende, no caso dos oftalmologistas, à indicação do estabelecimento comercial onde o cliente possa adquirir lentes de grau. Por esse motivo, o MPPE recomendou aos médicos não manter vinculações societárias com esses empreendimentos, bem como não interferir na escolha do consumidor que necessita de lentes corretivas.

Prefeita de Jataúba oficializa apoio a Danilo Cabral

Em um ato realizado na noite desta quinta-feira (4), a prefeita de Jataúba, Dra. Cátia Ribeiro, apresentou à população da cidade seus candidatos para eleição deste ano. Para governador, o apoio será para o candidato da Frente Popular, Danilo Cabral, além de Teresa Leitão para o Senado. Além disso, os candidatos proporcionais foram apresentados por […]

Em um ato realizado na noite desta quinta-feira (4), a prefeita de Jataúba, Dra. Cátia Ribeiro, apresentou à população da cidade seus candidatos para eleição deste ano. Para governador, o apoio será para o candidato da Frente Popular, Danilo Cabral, além de Teresa Leitão para o Senado. Além disso, os candidatos proporcionais foram apresentados por ela: Diogo Moraes para deputado estadual e Eduardo da Fonte para Federal.

Durante o ato, realizado no Society Esporte Clube, o deputado Diogo Moraes ressaltou sua satisfação em ver a Frente Popular unida em prol do desenvolvimento de Pernambuco e, sobretudo, do Agreste Setentrional.

“Não estamos aqui à toa. Esse time tem muito trabalho prestado à Jataúba. São ações de infraestrutura, como a Praça das Rendeiras, que conquistamos R$ 600 mil para sua construção, de desenvolvimento social, como a cozinha comunitária, a criação da Central de Oportunidades, entre tantas outras. Foi através da nossa articulação, através desse time que está aqui, que conseguimos essas conquistas e muitas outras que ainda virão”, afirmou Diogo.

Danilo Cabral falou da grandeza do evento realizado pela prefeita  Dra. Cátia Ribeiro e pelo líder político Boy Ribeiro. “Esse gesto que vocês fizeram comigo, tenham certeza que ele está devidamente registrado, não só na minha consciência e memória, mas devidamente registrado no meu coração. Eu não tenho dúvidas nenhuma, pois saio daqui com a fé renovada em Deus e neste povo que está aqui reunido e pedido desse grupo vencedor, comandado por Cátia e Boy”, declarou.

“Não tenho dúvidas que este encontro entrou para história política de Jataúba. Nossos pré-candidatos foram recebidos com muita alegria, Danilo Cabral, Teresa Leitão, Eduardo da Fonte e Diogo Moraes saíram com esperança, sentimento demonstrado por nosso povo. É apenas o começo de uma caminhada que vai trazer muito progresso para toda população jataubense”, frisou a prefeita, Dra. Cátia Ribeiro.

O ato ainda contou com a presença do líder político Boy Ribeiro, do deputado federal Eduardo da Fonte, da candidata ao Senado Teresa Leitão, dos prefeitos Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe), Alexandre Batité (São Bento do Una) e Ivanildo Lero (Taquaritinga), além de vereadores da região.

Prefeitura de Tuparetama emite decreto e divulga boletim diário com atualizações sobre o Covid-19

Após a formação do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, emitiu o Decreto 05/2020, com medidas para combater a proliferação do vírus que já circula no Estado de Pernambuco e com casos suspeitos em municípios do Sertão do Pajeú. O documento adota medidas específicas […]

Após a formação do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, emitiu o Decreto 05/2020, com medidas para combater a proliferação do vírus que já circula no Estado de Pernambuco e com casos suspeitos em municípios do Sertão do Pajeú.

O documento adota medidas específicas para casos que possam surgir e propõe o isolamento, quarentena, requisição compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coletas de amostras clínicas, vacinações dentre outras.

O decreto suspende as aulas da rede municipal de ensino, determina regime de trabalho home office (em casa) para alguns setores da administração pública, restrição de acesso a espaços públicos, além de proibir o funcionamento de bares e eventos com público superior a 50 pessoas, dentre outras.

“Não podemos brincar com a gravidade que o Novo Corinavírus representa para a saúde pública, por isso, a importância do isolamento e das medidas de higiene. A prevenção é o melhor remédio.”, afirmou o prefeito Sávio Torres.

Mesmo sem nenhum caso registrado no município, a Secretaria de Saúde de Tuparetama começou a emitir boletim informativo com novas informações, dicas sobre o Covid-19 e quantitativo municipal de casos suspeitos, descartados e confirmados.

Decreto nº 005-2020 –

Prefeito busca reforços para a segurança pública

O prefeito Sávio Torres se reuniu com o representante da Polícia Militar de Pernambuco, Tenente Valdimilson e funcionários da Guarda Municipal, para definir estratégias de segurança no enfrentamento ao Covid-19.

A reunião teve como objetivo firmar parcerias entre a Polícia Militar de Pernambuco e a Segurança Municipal, para atuações conjuntas em determinados casos que necessite da presença dos agentes.