Notícias

Pernambucanos votam contra a PEC do Meio Ambiente e mantém ameaça a biomas

Por Nill Júnior

A decisão do Congresso de derrubar vetos do presidente à nova Lei do Licenciamento Ambiental representa um retrocesso para a proteção ambiental e para os interesses econômicos do país.

A PEC da Devastação teve vetos, mas hoje os deputados e senadores derrubaram grande parte deles, favorecendo o relaxamento da legislação e o ataque aos nossos biomas.

As caras são quase as mesmas. Em Pernambuco foram favoráveis ao relaxamento da lei ambiental:

André Ferreira (PL);
Dudu da Fonte (PP);
Augusto Coutinho (Republicanos);
Clarissa Tércio (PP);
Coronel Meira (PL);
Fernando Filho (União Brasil);
Lula da Fonte (PP);
Mendonça Filho (União Brasil);
Ossesio Silva (Republicanos);
Pastor Eurico (PL).

A esperança agora recai sobre o STF. Muitos pontos são considerados inconstitucionais.

A flexibilização nas regras de licenciamento ocorre em meio ao agravamento de eventos climáticos extremos no Brasil, como enchentes, secas e incêndios, além de ameaçar compromissos internacionais e a imagem do agronegócio brasileiro.

Outras Notícias

Santa Terezinha: Câmara solicita ao MP que ajuíze Ação Civil Pública contra a Compesa

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, Adalberto Jr. (Dr. Júnior) protocolou nesta terça-feira, 6 de dezembro junto ao Ministério Público, comarca de São José do Egito, ofício solicitando ajuizamento de Ação Civil Pública contra a Compesa.  O documento foi direcionado ao Promotor de Justiça Aurinilton Leão e leva a juízo o descaso […]

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, Adalberto Jr. (Dr. Júnior) protocolou nesta terça-feira, 6 de dezembro junto ao Ministério Público, comarca de São José do Egito, ofício solicitando ajuizamento de Ação Civil Pública contra a Compesa. 

O documento foi direcionado ao Promotor de Justiça Aurinilton Leão e leva a juízo o descaso da Compesa com a falta d’água em Santa Terezinha, onde a população vem sofrendo e reclamando da falta de serviço e atenção por parte da concessionária. 

No documento, o parlamentar ressalta que a falta d’água ocorre em todos os bairros da cidade e que a Compesa não cumpre o calendário de abastecimento, afetando toda população Terezinhense. 

Também ressalta o município tem dois reservatórios d’água, se referindo as barragens do Zé Antonio e do Cascudo, que abasteciam a cidade antes da Adutora do Pajeú. 

A Compesa deveria ter um plano alternativo de abastecimento em Santa Terezinha, pois estes mananciais se encontram com boa capacidade d’água e poderiam ser usados para sanar o problema quando a Adutora do Pajeú estiver inoperante. 

Dr. Júnior chama de “inadmissível” deixar toda uma população sem água nas torneiras por quase trinta dias.  

A Compesa presta seus serviços em Santa Terezinha de forma deficitária, sendo omissa, pois nem carros pipa dispõe para suprir a demanda da população, nem se quer divulga o calendário de abastecimento para a imprensa local sem uma justificativa plausível. As informações são do Blog do Pereira.

Prefeitura de Afogados vai inaugurar ruas no São Cristóvão

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota informa em nota ao blog que estará neste sábado (24) inaugurando  as Ruas José Barbosa e Ana Queiroz Viana, no bairro do São Cristóvão.  As ruas foram calçadas por intermédio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados e a Secretaria das Cidades do Governo de […]

1

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota informa em nota ao blog que estará neste sábado (24) inaugurando  as Ruas José Barbosa e Ana Queiroz Viana, no bairro do São Cristóvão.

 As ruas foram calçadas por intermédio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados e a Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco. Foram investidos mais de R$ 200 mil reais nas obras de pavimentação em paralelo. A inauguração terá início às 19 horas, com concentração programada para a Rua José Barbosa.

Promotor comemora indicativo de queda nos índices de Covid

Estamos celebrando boas notícias na curva decrescente e sustentada do número de casos de COVID-19. Em Afogados, por exemplo, anteontem tivemos três casos, ontem um caso e hoje quatro casos. Dei entrevista na Rádio Pajeú, anunciando a progressão de fase da Região da X GERES da fase 8 para a fase 9 do Plano de […]

Estamos celebrando boas notícias na curva decrescente e sustentada do número de casos de COVID-19.

Em Afogados, por exemplo, anteontem tivemos três casos, ontem um caso e hoje quatro casos.

Dei entrevista na Rádio Pajeú, anunciando a progressão de fase da Região da X GERES da fase 8 para a fase 9 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas. Assim, temos como principais liberações:

1) Estabelecimentos de alimentação, bares, restaurantes, pizzarias, burguerias, espetinhos e similares ficam autorizados a funcionar até meia noite podendo ter música ao vivo;

2) liberação de funcionamento de Cinemas e Teatros, com os protocolos especificos;

3) liberação para aniversários, casamentos e demais eventos sociais;

4) shows, com limitação até 100 pessoas.

Vamos em frente nessa luta contra a pandemia, praticando todos os cuidados necessários, como uso de máscara e distanciamento, mas buscando a retomada gradativa das atividades.

Que Deus nos Ilumine!

Bom final de semana e feriado a todos e todas!

Lúcio Luiz de Almeida Neto 

Brejinho realiza ações de conscientização pelo Setembro Amarelo

A Prefeitura de Brejinho promove, entre os dias 22 e 25 de setembro, uma ampla mobilização em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A iniciativa envolve palestras educativas em diversos espaços do município, levando informação e orientação a um público variado. As atividades estão sendo realizadas em escolas, unidades de saúde, […]

A Prefeitura de Brejinho promove, entre os dias 22 e 25 de setembro, uma ampla mobilização em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A iniciativa envolve palestras educativas em diversos espaços do município, levando informação e orientação a um público variado.

As atividades estão sendo realizadas em escolas, unidades de saúde, órgãos públicos, comércios e locais de grande circulação, como sindicatos, posto bancário e casa lotérica. As palestras são conduzidas por profissionais da área de saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, que compartilham conhecimentos sobre saúde mental, sinais de alerta e formas de buscar ajuda.

De acordo com a equipe de saúde, a proposta é estimular o diálogo e reduzir o estigma em torno da saúde mental, reforçando que falar sobre o assunto é fundamental para salvar vidas. A campanha também destaca que a informação é um dos principais instrumentos de prevenção, orientando a população sobre a importância de procurar apoio profissional diante de situações de sofrimento emocional.

Segundo o prefeito Gilson Bento, “a gestão reafirma seu compromisso com o cuidado e o bem-estar da população, fortalecendo a rede de apoio e promovendo a conscientização coletiva para que mais pessoas saibam identificar e enfrentar os desafios relacionados à saúde mental”, destacou.

PF investiga prefeito de João Pessoa por suposta ligação com facção criminosa

A Polícia Federal instaurou inquérito, sob supervisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), para investigar o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena Filho (PP), por possível envolvimento em esquema de corrupção eleitoral e administrativa com a facção “Nova Okaida” (OKD) durante as eleições de 2024. As apurações derivam da Operação Território Livre, que identificou […]

A Polícia Federal instaurou inquérito, sob supervisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), para investigar o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena Filho (PP), por possível envolvimento em esquema de corrupção eleitoral e administrativa com a facção “Nova Okaida” (OKD) durante as eleições de 2024.

As apurações derivam da Operação Território Livre, que identificou indícios de cooperação entre grupos criminosos e campanhas eleitorais na capital paraibana. O Ministério Público Eleitoral (MPE) e o Gaeco apontam que a primeira-dama, Maria Lauremília Lucena, teria atuado como intermediária nas negociações, oferecendo apoio eleitoral da facção em troca de cargos e benefícios públicos.

Lucena, reeleito com 63,9% dos votos, teria acompanhado as tratativas, segundo comunicações interceptadas pela PF. O MPE sustenta que o prefeito foi o principal beneficiário político do esquema, mas a Procuradoria Regional Eleitoral entende que ainda não há provas suficientes para oferecer denúncia formal.

O juiz-relator Bruno Teixeira de Paiva autorizou a continuidade das investigações e o desmembramento do inquérito para que outros envolvidos sem foro privilegiado sejam apurados na Justiça Eleitoral de 1º grau.

Em nota, a defesa do prefeito e da primeira-dama afirmou que “não há qualquer denúncia, acusação formal ou decisão judicial que aponte vínculo do casal com organização criminosa” e que ambos “têm colaborado com todas as autoridades competentes, mantendo postura de transparência e respeito às instituições”.