Notícias

Pedreira Solidanense vai à África compartilhar técnicas sustentáveis de convivência no semiárido

Por Nill Júnior
Foto: João Santos/S1 Notícias

Tida como uma das poucas mulheres pedreiras do Pajeú,  Luzia Porfirio Simões Ribeiro,  48 anos, se prepara para uma viagem para a África, por estímulo e articulação da ASA e Casa da Mulher do Nordeste.

Ela será a única do Município de Solidão que fará a viagem. Lá, mostrará as técnicas desenvolvidas pelas mulheres nordestinas e dará oficinas sobre como construir cisternas, fogões e reutilização de água de forma ecológica.

“Já construí cerca de 80 cisternas e fogões já perdi a conta. Sistemas de reutilização de água construí aproximadamente 30”, disse ao S1 Notícias. Ela já viajou para diversos estados e várias cidades do Brasil mostrando e promovendo oficinas.

Na África ela vai mostrar essa inovação que é própria do Nordeste, possibilitando uma melhor condição de vida para regiões africanas similares ao semiárido do Nordeste. Além de palestrar ela vai construir, mostrando de perto de como é feito a técnica de fogões, cisternas e reutilização de água.

Luzia é a atual a presidente da Associação Manuel Simões, do Sitio Barreiros de Solidão e membra da Associação Nossa Senhora das Graças, Casa da Mulher do Nordeste, Mulher do Bemvirá, Fórum Mulheres de Pernambuco, Fórum Mulheres do Nordeste, Fórum Mulheres do Pajeú e ainda do Mulheres Maravilha.

 

Outras Notícias

Ministério da Igualdade Racial é prioridade para lideranças negras em grupo de transição

Em reuniões online diárias, o grupo de transição de igualdade racial do novo governo Lula (PT) tem a missão de indicar nomes de referências negras para compor todas as pastas da gestão petista.  Além de fazer um raio-x da área, que teve seu orçamento reduzido a zero, os integrantes têm como prioridade colocar o combate […]

Em reuniões online diárias, o grupo de transição de igualdade racial do novo governo Lula (PT) tem a missão de indicar nomes de referências negras para compor todas as pastas da gestão petista. 

Além de fazer um raio-x da área, que teve seu orçamento reduzido a zero, os integrantes têm como prioridade colocar o combate ao racismo no centro das pautas, da economia às mudanças climáticas, e pleiteiam a criação de um ministério para tal.

“Essa é a nossa grande tarefa”, afirma Nilma Lino Gomes, convidada pela coordenação da equipe de transição do novo governo para liderar o grupo, que é formado por mais sete integrantes.

Nilma foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em 2015, e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, entre 2015 e 2016, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

Também foi a primeira reitora negra de uma universidade pública federal, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Leia a íntegra da reportagem no G1.

Buíque inicia nesta quarta-feira a campanha de vacinação contra a Covid-19

A vacinação do primeiro buiquense contra o novo coronavírus na cidade de Buíque vai ocorrer nesta quarta-feira (20), durante o lançamento e detalhamento do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 no auditório da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Galindo que será aberto pelo prefeito Arquimedes Valença. As doses vão começar a chegar a VI […]

A vacinação do primeiro buiquense contra o novo coronavírus na cidade de Buíque vai ocorrer nesta quarta-feira (20), durante o lançamento e detalhamento do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 no auditório da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Galindo que será aberto pelo prefeito Arquimedes Valença. As doses vão começar a chegar a VI Geres nesta terça e depois serão encaminhadas aos municípios da regional. 

O evento, marcado para acontecer às 11h00, irá apresentar e detalhar todo o plano de vacinação, os grupos prioritários, como vai funcionar a campanha de vacinação e a quantidade de vacina que será disponibilizada para o município nesta primeira fase da campanha. Segundo a Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, será um momento histórico.

“Graças a Deus estamos recebendo as primeiras doses da vacina e neste dia em que vamos detalhar todo o nosso plano de vacinação, também vamos dar a largada da campanha vacinando o primeiro buiquense contra a Covid-19. Motivo de alegria e de mais responsabilidade”, afirmou. 

No final da semana passada, a prefeitura anunciou algumas informações em torno do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. De acordo com a secretária de Saúde, Janice Rodrigues, e a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Michelle Novaes, o município espera imunizar cerca de 90% das quase 19 mil pessoas dentro dos grupos prioritários.

Devem receber as primeiras doses os trabalhadores de saúde que estão na linha de frente no combate a Covid-19. Cerca de 170 profissionais serão imunizados em seus próprios locais de trabalho. 

Em paralelo, acontecerá a vacinação dos idosos de 75 anos ou mais e os idosos de 60 anos e mais que vivem em abrigos. Também está programada para essa primeira fase os povos indígenas de áreas demarcadas. Mas detalhes serão dados nesta quarta-feira.

Totonho usa mala direta em busca de votos para Waldemar

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira , Totonho Valadares (PSB) está fazendo um grande esforço para chegar a todos os lares com sua mensagem de defesa do Deputado e candidato a reeleição Waldemar Borges (PSB). Com a dificuldade óbvia de chegar a todos os domicílios, atacou nesta semana do pleito ao sistema de mala direta […]

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira , Totonho Valadares (PSB) está fazendo um grande esforço para chegar a todos os lares com sua mensagem de defesa do Deputado e candidato a reeleição Waldemar Borges (PSB). Com a dificuldade óbvia de chegar a todos os domicílios, atacou nesta semana do pleito ao sistema de mala direta para chegar ao eleitorado.

Na carta endereçada à população, defende Waldemar afirmando que ele “tem trabalho pra mostrar e sempre esteve ao lado da Frente Popular de Afogados”.

Totonho e sua carta defendendo Waldemar Borges :
Totonho e sua carta defendendo Waldemar Borges : “voto mala direta”

O material ainda elenca obras que tiveram apoio do Deputado, citando habitações do Minha Casa Minha Vida e Laura Ramos, implantação da Área Integrada de segurança, acesso à Escola Técnica, Pólo Moveleiro, reforma do Vianão e Sistema de Esgotamento Sanitário.

Totonho ainda lembra a indicação em 2010, do governador Eduardo Campos para que Wal fosse apoiado na cidade. “Eduardo precisou de uma pessoa honrada, competente e de sua confiança na Assembleia”, diz na carta, antes de pedir votos para o líder do governo na Alepe.

Anchieta Santos apresenta melhoras, mas segue na UTI

Nesta terça-feira (13), as notícias sobre o quadro clínico do radialista Anchieta Santos foram atualizadas pela filha dele, Rhayssa Huana, que tem diariamente enviado informações aos veículos de imprensa, familiares e amigos. “Painho continua na UTI. A recuperação é lenta, mas logo teremos a vitória. Continuemos em oração”, disse ela. Segundo informações do doutor Pedro […]

Nesta terça-feira (13), as notícias sobre o quadro clínico do radialista Anchieta Santos foram atualizadas pela filha dele, Rhayssa Huana, que tem diariamente enviado informações aos veículos de imprensa, familiares e amigos.

“Painho continua na UTI. A recuperação é lenta, mas logo teremos a vitória. Continuemos em oração”, disse ela.

Segundo informações do doutor Pedro Alves, nesta quarta (14), o comunicador está se recuperando melhor do que o esperado, visto a complexidade deste tipo de cirurgia e chegou a apertar a sua mão.

Nesses últimos dias algumas complicações fizeram com que os médicos optassem por intubar o comunicador pela terceira vez. Ele se recupera de uma complicada cirurgia para retirada de um tumor no cérebro.

A recuperação de Anchieta Santos passa por duas etapas. A primeira é a recuperação do quadro da UTI e  a segunda, o foco no tratamento pós-operatório do tumor.

Médico serra-talhadense morre após acidente na PE-365 neste domingo

Doutor Paulo Santos, atendia na Clinical Center, em Afogados da Ingazeira e participou diversas vezes de entrevistas na Rádio Pajeú. Morreu na madrugada deste domingo (01/05) o médico serra-talhadense Paulo Santos, 33 anos, que residia no município de Triunfo, Sertão do Pajeú, mas que também prestava serviços em Serra Talhada. As informações são do Farol […]

Doutor Paulo Santos, atendia na Clinical Center, em Afogados da Ingazeira e participou diversas vezes de entrevistas na Rádio Pajeú.

Morreu na madrugada deste domingo (01/05) o médico serra-talhadense Paulo Santos, 33 anos, que residia no município de Triunfo, Sertão do Pajeú, mas que também prestava serviços em Serra Talhada. As informações são do Farol de Notícias.

Segundo informações de amigos, ao Farol, ele vinha descendo a serra, na PE-365, na companhia de um amigo, quando colidiu com um cavalo na pista, nas imediações da Fazenda Nova. O animal entrou pelo para brisa do veículo indo parar no porta malas. O amigo não foi atingido. O acidente foi por volta de 01h40.

Paulo Santos era médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialidade em Cirurgia Geral e Urologia, e foi quem assumiu o consultório do Dr, Luiz Pinto, em Serra Talhada, por 40 dias, quando ele se ausentou para passar por um procedimento cirúrgico, em Recife. 

Ainda abalado, Luiz Pinto lamentou a morte do amigo. “Ele residia em Triunfo, mas trabalhava aqui, em Serra. Um grande urologista. Um filho que eu tinha”, lamentou.

Doutor Paulo atuava também no Clinical Center, em Afogados da Ingazeira. Participou diversas vezes de entrevistas na Rádio Pajeú tirando dúvidas dos ouvintes sobre saúde do homem e urologia.

O acidente com o jovem médico reacende o debate sobre a quantidade de animais em nossas rodovias, sem nenhuma fiscalização ou punição.

Nossa solidariedade a familiares e amigos.