Notícias

Paulo Câmara participa da festa dos 106 anos de Afogados

Por Nill Júnior

5O5A0015

No dia do aniversário de 106 anos da emancipação política de Afogados da Ingazeira, foi entregue oficialmente o Centro de Comercialização de Animais José Bartolomeu Genésio, inaugurado pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (1º), ao lado do prefeito José Patriota.

Ele foi erguido em parceria com a prefeitura local através de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), versão 2014. Dos R$ 350 mil investidos no centro, R$ 277,6 mil vieram do fundo.

5O5A0154

5O5A0039

A nova estrutura, que conta com curral para bovinos e caprinos, vai oferecer conforto e segurança aos produtores e compradores do município, que é considerado um polo de desenvolvimento econômico para a região. Além disso, as transações realizadas no equipamento vão colaborar para ampliar o cadastro de produtores do Estado.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, ressaltou que o centro é moderno, construído nos moldes do que há de melhor no País. “Estamos seguindo a determinação do governador, que, além de se preocupar com a produção, quer modernizar o processo de comercialização no Estado”, pontuou.

5O5A0178

Antes dos pronunciamentos, o governador fez uma vistoria no local e descerrou a placa inaugural. Paulo disse que o equipamento valoriza a cultura do homem do campo e dialoga com as ações do Governo do Estado.

No total, o FEM (2013 e 2014) vai destinar R$ 2,3 milhões ao município de Afogados, distribuídos em sete planos de trabalho, que tratam de urbanização, reforma e ampliação da Escola Municipal Domingos Teotônio, além da perfuração de poços.

O prefeito do município e presidente da Amupe, José Patriota, falou sobre a parceria. “Quando muitos não acreditavam na renovação do FEM, Paulo nos surpreendeu com a boa notícia. Agora, vamos continuar trabalhando para realizar as entregas para o povo”, assegurou.

5O5A0276

Reabilitação – No ato, o chefe do Executivo estadual também formalizou a doação de um terreno para a construção do Centro de Reabilitação Auditiva e Visual do município. A unidade vai beneficiar 180 mil habitantes em 12 municípios do Pajeú. O aporte no centro de reabilitação será de R$ 3,5 milhões, recursos da União. O projeto de engenharia foi viabilizado pela prefeitura de Afogados da Ingazeira, enquanto o terreno foi cedido pelo Estado. A obra será concluída em 12 meses.

O Estado ainda cedeu outro terreno para reforma e ampliação do Escola Municipal Domingos Teotônio. “Temos feito um esforço muito grande para desenvolver Pernambuco por inteiro e nós vamos conseguir através da realização de muitas parcerias”, completou Paulo, lembrando que os municípios do Pajeú sempre apresentam bons projetos e cumprem com a sua parte nas parcerias.

Antes de inaugurar o centro, Câmara prestigiou as comemorações do aniversário de 106 anos da emancipação política do município sertanejo. Ao lado do prefeito José Patriota, ele participou da cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do município, na praça Monsenhor de Alfredo de Arruda Câmara, na área central. Câmara inda prometeu melhorar o acesso a Afogados via PE 320, com perspectiva de duplicação.

Durante sua agenda pelo município sertanejo, Paulo esteve acompanhado do líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges; do gerente-geral do ProRural, Aldo Santos; da diretora geral da Adagro, Erivânia Camelo; e de prefeitos, ex-prefeito e lideranças políticas do Pajeú.

Outras Notícias

Iniciada construção da nova praça de Sítio dos Nunes

Foram iniciados na manhã desta quinta-feira (12), os trabalhos de construção da nova praça do Distrito de Sítio dos Nunes, no município de Flores. As intervenções no terreno onde irá abrigar o equipamento, foram autorizadas na última sexta-feira (06) pelo prefeito Marconi Santana, em um ato que recebeu os deputados estaduais Joaquim Lira e Lucas […]

Foram iniciados na manhã desta quinta-feira (12), os trabalhos de construção da nova praça do Distrito de Sítio dos Nunes, no município de Flores.

As intervenções no terreno onde irá abrigar o equipamento, foram autorizadas na última sexta-feira (06) pelo prefeito Marconi Santana, em um ato que recebeu os deputados estaduais Joaquim Lira e Lucas Ramos, além das autoridades do executivo, legislativo e um grande público.

No local já foram realizados os serviços de regularização do terreno, que receberá áreas de praças, ilhas de tráfego, estacionamento, quiosques, estacionamento, parque infantil e área verde. O total do espaço de intervenção é de 3.305,56m².

Operação para coibir abuso sonoro é realizada em Petrolina 

Com o objetivo de coibir a prática de som alto, nos bairros de Petrolina, foi realizada neste final de semana a “Operação Sossego nos Bairros”. A ideia surgiu após denúncias feitas pela população através da ouvidoria da Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA). Desta vez a fiscalização aconteceu nos bairros Areia Branca e José e […]

Com o objetivo de coibir a prática de som alto, nos bairros de Petrolina, foi realizada neste final de semana a “Operação Sossego nos Bairros”. A ideia surgiu após denúncias feitas pela população através da ouvidoria da Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA).

Desta vez a fiscalização aconteceu nos bairros Areia Branca e José e Maria. A ação contou com duas viaturas, seis motos, oito agentes e dois Policiais Militares.  Segundo o gerente de trânsito, Daniel Duarte, foram realizadas notificações de veículos, além do trabalho de conscientização.

“Essa operação vai ser realizada continuamente. Nosso objetivo é levar a conscientização para a população e cumprir a Lei que garante o sossego das pessoas. Som automotivo é proibido por Lei e nós vamos intensificar a fiscalização tanto nos bairros quanto no centro da cidade”, destacou.

A população pode fazer as denúncias na ouvidoria da AMMPLA, através do número 156.

Congresso da Amupe: Humberto defende entendimento para superar a crise

Para uma plateia de gestores municipais, secretários e lideranças políticas, o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse estar otimista com uma saída para a crise política e econômica do país. “Tenho certeza que vamos enterrar de vez essa crise que está paralisando o Brasil. Nós sabemos o quanto avançamos de maneira republicana […]

DSCN6050

Para uma plateia de gestores municipais, secretários e lideranças políticas, o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse estar otimista com uma saída para a crise política e econômica do país.

“Tenho certeza que vamos enterrar de vez essa crise que está paralisando o Brasil. Nós sabemos o quanto avançamos de maneira republicana e democrática e nos sentimos com as nossas forças revigoradas para enfrentar e superar os obstáculos”, disse o senador Humberto Costa, durante o Congresso de Municípios Pernambucanos, realizado nesta segunda-feira (11).

O parlamentar ainda lembrou ações importantes do governo Dilma Rousseff (PT) em parceria com os municípios, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção de escolas, creches, o Mais Médicos e o programa Minha Casa, Minha Vida. “Do ponto de vista da nossa relação institucional, nós também ampliamos os canais de comunicação e os fóruns setoriais”, destacou o senador.

Humberto também falou do papel da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) na organização e na mobilização dos gestores municipais. “A Amupe tem cumprido o seu papel, buscando soluções para a crise e reunindo os prefeitos para olhar para o futuro. E da nossa parte, vamos buscar manter o diálogo sempre franco, construindo um caminho para o entendimento”, afirmou o senador.

Atual assessor jurídico diz que ação de Nelly foi legítima

O assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de Tabira, Dr. Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, vem por meio deste informar que: O Art. 3, inciso II, do Regimento Interno assevera que as chapas serão devidamente registradas na Secretaria da Câmara, no Livro de Atas, com antecedência mínima de 8 (oito) dias da data fixada para […]

O assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de Tabira, Dr. Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, vem por meio deste informar que:

O Art. 3, inciso II, do Regimento Interno assevera que as chapas serão devidamente registradas na Secretaria da Câmara, no Livro de Atas, com antecedência mínima de 8 (oito) dias da data fixada para a eleição.

No inciso III do citado artigo assevera que as chapas deverão ser acompanhadas de autorização de seus componentes, sem o que não se fará o registro.

Inicialmente as duas chapas concorrentes atenderam as disposições regimentais, porém, de surpresa, às 13 horas do dia de hoje, o vereador Djalma Nogueira Sales, candidato a primeira secretaria na chapa encabeçada por Maria Nelly de Lima Sampaio Brito, requereu a retirada do seu nome da chapa, razão pela qual não houve tempo regimental para substituição do candidato, bem como para declarar sua autorização.

Portanto, outra alternativa não restou para a Presidente da Casa a não ser a suspensão da eleição para posterior deliberação quanto à nova data que será designada através de Edital, tendo como data limite para realização da eleição o dia 15 de dezembro.

É de bom grado informar que as próximas duas sessões serão exclusivas para tratarem da prestação de contas do prefeito, sem contar que terão mais duas sessões exclusivas para tratarem do orçamento do município.

Vale lembrar, também, que a sessão para tratar da eleição da Mesa Diretora para o novo biênio (2019/2020) será exclusiva.

Brito e Nunes – Advocacia e Assessoria Jurídica.

Evandro Valadares diz acreditar que Raquel Lyra fará um bom governo

Declaração foi feita pelo prefeito de São José do Egito em entrevista a Júnior Finfa Por André Luis O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares disse em entrevista ao blogueiro Júnior Finfa, que tem boas expectativas com relação ao governo de Raquel Lyra, que completa, nesta terça-feira (31), trinta e um dias. Ele […]

Declaração foi feita pelo prefeito de São José do Egito em entrevista a Júnior Finfa

Por André Luis

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares disse em entrevista ao blogueiro Júnior Finfa, que tem boas expectativas com relação ao governo de Raquel Lyra, que completa, nesta terça-feira (31), trinta e um dias.

Ele reconheceu as dificuldades iniciais do governo citando, por exemplo, a mudança da forma de gestão após vinte anos do mesmo modelo.

“E você mudar uma coisa de 20 anos de uma hora para outra, você tem dificuldade. A gente tem que ver que ela tem que colocar a equipe dela. E aos poucos, do que está sendo cogitado e está sendo feito, são pessoas do mais alto nível. São pessoas menos políticas e mais técnicas. E eu acredito que isso vai dar um trabalho”, justificou.

Evandro disse ainda acreditar que vai demorar um pouco para que Raquel consiga deixar as coisas do seu jeito, mas acredita em sua capacidade e destacou que ela será bem orientada pelo pai João Lyra Neto (ex-governador) e por sua equipe. 

“Eu tenho a impressão que a gente vai ter uma alegria em vez de uma decepção”, pontuou Evandro Valadares.

Evandro participou nesta segunda-feira (30), junto com os demais prefeitos e prefeitas do Sertão do Pajeú da reunião com a governadora Raquel Lyra. 

Além das pautas regionalizadas alinhadas com os demais gestores, Evandro defendeu investimentos nas áreas da saúde e infraestrutura de seu município. 

Acesse aqui a íntegra da entrevista no Blog do Finfa