Patriota reuniu vereadores para apresentar programa de educação em tempo integral
Por André Luis
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, reuniu os vereadores integrantes da bancada de governo para apresentar o modelo de educação integral a ser implantado no município. A reunião aconteceu na sala de monitoramento de Governo, no Centro Municipal de Logística.
A apresentação técnica ficou sob a responsabilidade da Secretária de Educação, Veratânia Moraes, O Projeto de lei de educação integral será apresentado pelo executivo à câmara logo após o início das atividades legislativas. O conteúdo trata, inicialmente, da Escola em tempo integral Padre Carlos Cottart, agora municipalizada, mas também prevê a progressiva ampliação do modelo para outras unidades de ensino do município.
Participaram da reunião, além do Prefeito José Patriota; do vice, Alessandro Palmeira e da Secretária de Educação, Veratânia Moraes; o Presidente da Câmara, Igor Mariano; os vereadores Reinaldo Lima, Franklin Nazário, Cícero Miguel, Daniel Valadares, Sargento Argemiro, Augusto Martins, Luiz Besourão e Wellington JK. O vereador Raimundo Lima justificou a ausência tendo em vista compromissos agendados anteriormente.
Cirurgia em Recife – O Prefeito José Patriota viaja neste Domingo ao Recife, onde na próxima segunda passará por uma intervenção cirúrgica de médio porte. O tempo previsto de afastamento das atividades será de duas semanas, o que não acarretará em transmissão oficial de cargo para o Vice-Prefeito Alessandro Palmeira. “Apesar de não ter a exigência legal de transmissão, Sandrinho ficará, nesse meu curto período de afastamento, com a responsabilidade de coordenar todas as ações em andamento, de acordo com o nosso cronograma de obras em execução,” complementou José Patriota.
Feliz Natal! Muitos falam da crise neste período natalino, mas a verdadeira crise está em perder os valores reais do Natal. É trocar Cristo pelo Papai Noel, o amor entre as famílias pelos banquetes, o desejo do ter pelo ser. A cada dia, é triste saber que esses valores estão cada vez mais distantes. A […]
Muitos falam da crise neste período natalino, mas a verdadeira crise está em perder os valores reais do Natal. É trocar Cristo pelo Papai Noel, o amor entre as famílias pelos banquetes, o desejo do ter pelo ser. A cada dia, é triste saber que esses valores estão cada vez mais distantes.
A comercialização do Natal transforma o período mais simbólico e importante da humanidade em um tempo de compras, troca de presentes, bolas vazias nas árvores, simbolismos comerciais que preenchem nosso egoísmo, mas não nossa alma.
Não é fácil para o Cristo Jesus competir com esse mundo tão desigual e tão distante de seus ensinamentos. Ele disse ser o caminho, a verdade e a vida. Nos dias de hoje, qual seria nossa reação ao ver Cristo, no auge de sua simplicidade, nos ensinando o real significado do amor e da fraternidade ? Quantos de nós dariam real atenção às suas palavras?
Pois ele continua no meio de nós, dizendo as mesmas coisas que há 2017 anos atrás. Não vamos matar o Cristo em nós! Feliz Natal! É o que deseja a equipe do Blog!
Natal de Lampião
O Secretário de Cultura de Serra, Anildomá William, está sofrendo nas redes sociais por conta do Tributo a Virgulino, na programação Vem Pra Concha, que termina hoje. Dizem que Domá trocou o Natal de Jesus pelo Natal de Lampião… Até o padre Miguel Nunes, que atuou em Serra, ajudou a criticar o que chamou de inversão de valores.
Opções para fim de ano
Serra Talhada e Triunfo trazem programações atrativas na última semana do ano. Em Serra, o festival Ser Tão, de 27 a 31 de dezembro, terá nomes como Maestro Forró e Orquestra, Maciel Melo, Irah Caldeira, André Rio, Santana, Almir Rouche, Henrique Brandão, Assisão e Quinteto Violado. Em triunfo, dia 28 a dupla Bruno e Marrone aquece o “Natal no Sertão”.
Entregou os pontos
A levar em conta a entrevista na Pajeú, Gonzaga Patriota já admite mesmo não ter apoio oficial de José Patriota em 2018. “Cada um vota em quem quer”, disse. Vai se agarrar ao compadre Totonho Valadares e a Edson Moura. Mesmo sem apoio oficial pelo recall e presença na região, pode surpreender, mesmo sem ser “o indicado”.
Ele existe
Em Solidão, ninguém sabia o que era prefeito pagar funcionalismo em dia e sem viver com fornecedores na porta. As gestões desmanteladas de Cida, Diomésio, Neta, Genivaldo e Cia davam a certeza de que as coisas de prefeitura eram assim mesmo. Djalma Alves colocou ordem na casa. Não é absoluto, como se viu na derrota recente do Código Tributário na Câmara, mas já mostrou que a gestão depende muito mais de quem senta na cadeira.
Na cara de pau
O vereador Dicinha do Calçamento deu uma aula de cara-lisismo ao ser entrevistado por Anchieta Santos na Cidade FM nesta sexta (22). Perguntado se sabia para que palanque pularia em 2018, Dicinha não pestanejou: “pular é o meu forte”. Antes afirmou não ser de oposição ou situação. Não faz muito, disse não entender nada de Código Tributário. Acorda Tabira!
Para uns a lei…
Em Tabira, um homem foi encaminhado à Cadeia porque deixou a tornozeleira eletrônica descarregar, deixando de emitir sinal de sua localização. Pediu desculpas, disse que foi a Afogados resolver pendências da sua CNH. Não teve jeito e foi parar na Cadeia. Não conhece, não sabe onde mora ou nunca ouviu falar em Gilmar Mendes…
Mais um
Serra Talhada chegou a 41 homicídios no ano, com a morte de Danilo Magalhães de Lacerda, de 23 anos. Marcos Nunes, de 29 anos, o “Marquinhos do Gelo”, foi o número 40. O que se pergunta é como anda a força tarefa designada para investigar homicídios com características de execução na Capital do Xaxado. Parece óbvio que esses crimes exigem muito mais trabalho de inteligência do que homens nas ruas.
Frase da semana: “Gilmar Mendes declarou guerra contra o Brasil”.
Do procurador da Lava Jato, Carlos Fernando, sobre o estilo Lexotan para corruptos do Ministro do Supremo.
Quatro vereadores do município de Tuparetama, entre eles o presidente da Câmara, Danilo Augusto (PDT), protocolaram nesta quinta-feira (19) no Tribunal de Contas uma denúncia contra o prefeito Sávio Torres (PTB) por abuso de poder e improbidade administrativa. A informação é do blogueiro Inaldo Sampaio. Segundo eles, o prefeito teria feito compras de pneus para […]
Quatro vereadores do município de Tuparetama, entre eles o presidente da Câmara, Danilo Augusto (PDT), protocolaram nesta quinta-feira (19) no Tribunal de Contas uma denúncia contra o prefeito Sávio Torres (PTB) por abuso de poder e improbidade administrativa. A informação é do blogueiro Inaldo Sampaio.
Segundo eles, o prefeito teria feito compras de pneus para a frota municipal a preços superfaturados, no valor de R$ 147.383,78, sendo que o material entregue à prefeitura seria diferente do que consta na licitação (Pregão Presencial).
Além disso, garantem, teria sancionado o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com redação diferente do texto aprovado pelos vereadores, ignorando por completo a competência da Câmara Municipal para legislar.
Por esse motivo, disse o presidente Danilo Augusto, a Câmara não reconhece a LDO sancionada pelo prefeito, já tendo representado contra ele no TCE, no Ministério Público de Contas e no Ministério Público Estadual.
Assinam a denúncia contra o prefeito os vereadores Vanda Lúcia (PSD), Danilo Augusto (PDT), Orlando Ferreira (PMDB) e Plécio Galvão (PSL). Sávio Torres elegeu-se prefeito pela terceira, derrotando nas últimas eleições o então prefeito Deva Pessoa (PSD).
Este último, inclusive, reunirá seu grupo político no próximo dia 28 para recepcionar o deputado federal e presidente regional do PSD, André de Paula, que estará em visita ao Pajeú.
Uma morte confirmada, nove pessoas resgatas com vida e dez desaparecidas. Atualizado às 17h38 Um prédio de sete andares, Edifício Andrea, desabou na manhã desta terça-feira (15) às 10h28, no cruzamento da Rua Tomás Acioli com Rua Tibúrcio Cavalcante, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Segundo números oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, até o […]
Uma morte confirmada, nove pessoas resgatas com vida e dez desaparecidas.
Atualizado às 17h38
Um prédio de sete andares, Edifício Andrea, desabou na manhã desta terça-feira (15) às 10h28, no cruzamento da Rua Tomás Acioli com Rua Tibúrcio Cavalcante, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
Segundo números oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, até o momento já foi confirmada uma morte – foi dito que havia duas mortes, mas a última atualização deu conta de apenas uma, nove pessoas foram resgatadas com vida e dez pessoas continuam desaparecidas.
Uma pessoa que está debaixo dos escombros do prédio conseguiu falar com a mãe usando um telefone celular e são as ligações que orientam os trabalhos de resgate. Veja abaixo momentos flagrados por pessoas que estavam no local na hora do desabamento. Os relatos são impressionantes.
Nesta quarta (13), foram iniciadas as operações da Azul entre Mossoró e Recife, mais conexões. A cidade do Rio Grande do Norte passou a ser atendida com frequências regulares e diretas, quatro vezes por semana, para o Recife, principal centro de conexão da companhia no Nordeste. O voo inaugural do novo mercado decolou da capital […]
Nesta quarta (13), foram iniciadas as operações da Azul entre Mossoró e Recife, mais conexões. A cidade do Rio Grande do Norte passou a ser atendida com frequências regulares e diretas, quatro vezes por semana, para o Recife, principal centro de conexão da companhia no Nordeste.
O voo inaugural do novo mercado decolou da capital pernambucana às 13h30 e deve chegar em Mossoró por volta das 15h. A operação no sentido inverso tem previsão de chegada às 17h, no Recife.
A cidade do Rio Grande do Norte se torna a 107ª base de operação da Azul e o 99º aeroporto do país a ser atendido pela empresa. A partir de 04 de novembro, o mercado Mossoró-Recife contará com frequências diárias, exceto aos sábados. A rota será atendida com as aeronaves modelo ATR 72-600, que podem transportar até 70 Clientes. As passagens para os voos estão disponíveis para compra em todos os canais de venda da Azul.
“O início dos voos da Azul são um marco para a cidade. Há algum tempo, vínhamos trabalhando em parceria com o governo do estado para viabilizar a chegada da Azul aqui. Inaugurar esse mercado representa a expansão do nosso negócio, incluindo mais uma cidade do Brasil em nossa malha, que é a maior e mais abrangente do país”, disse o diretor de distribuição e alianças da companhia, Marcelo Bento Ribeiro.
Mossoró é a terceira base de operações a ser incluída na malha da Azul neste ano. Antes, as cidades argentinas de Córdoba e Rosário já haviam começado a receber voos regulares da companhia no mês de março. Em cerca de uma hora e meia, Clientes que embarcarem em Mossoró poderão chegar à capital pernambucana, um dos principais centros de conexão da Azul.
No Recife, quem parte da cidade potiguar terá a opção de realizar conexões imediatas para vários destinos do país, como Guarulhos, Campinas, Fortaleza, Rio de Janeiro, Aracaju, Maceió e Juazeiro do Norte.
Após Mossoró, a próxima cidade a integrar a rotas regulares da companhia deverá ser Serra Talhada, com voos regulares a Recife quatro vezes por semana. A previsão é de que as operações comecem até setembro. A aeronave será a mesma usada nas rotas a partir de Mossoró.
O médico e ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães (Sem Partido), negou que tenha havido a suspensão de seus direitos políticos. Romério responde ao processo federal 0800047-86.2017.4.05.8303, fruto da Ação Civil de Improbidade movida pela gestão Evandro Valadares contra o ex-prefeito. O MPF é có-autor por também apontar a irregularidade. O caso teve […]
O médico e ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães (Sem Partido), negou que tenha havido a suspensão de seus direitos políticos.
Romério responde ao processo federal 0800047-86.2017.4.05.8303, fruto da Ação Civil de Improbidade movida pela gestão Evandro Valadares contra o ex-prefeito. O MPF é có-autor por também apontar a irregularidade.
O caso teve ampla repercussão e já gerou até bloqueio de bens do ex-gestor à época, a primeira por ordem do Juiz Federal Felipe Mota Pimentel de Oliveira, titular da 38ª Vara Federal.
A polêmica com repercussão jurídica e política tem relação com um convênio com o Ministério dos Esportes no fim de sua gestão, em 2016, para realização de um campeonato de futebol, até aí normal e legal.
Problema, acusaram prefeitura e MPF, Romerio usou sua senha de acesso quando já não era mais gestor e acessou o sistema no dia 04/01/2017 para fazer uma transferência de todo o dinheiro para empresa que teria sido contratada por seu governo de quase R$ 500 mil. O campeonato que deveria ter sido feito em 90 dias, foi um torneio relâmpago, feito em 7 dias.
Na época do bloqueio de bens, em fevereiro de 2017, Romério afirmou em nota que “a sociedade egipiciense é testemunha de que o evento foi realizado, pois foi parte ativa enquanto atletas e público que aplaudiu e prestigiou as competições”.
O juiz propôs interesse de acordo de persecução civil, que visa impedir o início de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa mediante a aceitação de algumas condições e aplicação de sanções aos agentes responsáveis pela prática dos supostos atos de improbidade administrativa. Em dezembro de 2022, o blog informou que Romério teria proposto ao MPF reembolsar os 500 mil do convênio corrigidos, além de ficar inelegível por 5 anos. Romério nunca negou a informação.
Agora, a Itamar França, Romério tratou o assunto como “especulações e estratégia de setores do grupo de situação na cidade, os quais enxergam nele um nome forte e competitivo para a disputa eleitoral de 2024”.
Sem filiação partidária no momento, Romério analisa o atual cenário político para tomar uma decisão sobre sua participação nas eleições, lembrando que já esteve filiado ao PT e, posteriormente, ao Progressista. Seu nome está à disposição da oposição. Ou seja, Romério pode ter recuado do acordo e estaria disposto a disputar sub judice, ou confia na absolvição.
Você precisa fazer login para comentar.