Notícias

Parecer recomenda aprovação das contas de 2016 de Patriota

Por Nill Júnior

Por Juliana Lima 

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira a aprovação com ressalvas das contas de governo do ex-prefeito José Patriota, referentes ao exercício de 2016.

Sob relatoria do conselheiro substituto Ruy Ricardo Harten, o tribunal analisou os autos do Processo  TCE-PE N° 17100179-5, referentes ao Regime Próprio de Previdência Municipal, não adoção de alíquota suplementar, plano previdenciário, utilização de recursos pelo Plano Financeiro, disponibilidade financeira insuficiente e superávit orçamentário no respectivo período.

Em sua análise, a Segunda Câmara considerou que a utilização de recursos do Plano Previdenciário para o pagamento de benefícios do Plano Financeiro revelou-se desprovida, em concreto, de gravidade, na medida em que o prefeito promoveu expressivo superávit orçamentário (R$ 7.415.083,04), mais do que suficiente para fazer frente ao montante a ser restituído pelo tesouro municipal ao Plano Previdenciário, não configurando oneração para a gestão seguinte.

Segundo o tribunal, embora o prefeito não devesse ter assumido obrigações novas, uma vez que não dispunha de disponibilidades financeiras, houve expressiva economia de recursos,
tendo o superávit na execução orçamentária alcançado patamar mais de trinta vezes superior ao montante das obrigações contraídas nos dois últimos quadrimestres.

Embora as irregularidades apontadas no processo sejam passíveis de sanção pecuniária, não são passíveis de imputação de multa ao ex-prefeito afogadense. A sessão do tribunal foi presidida pelo conselheira em exercício Teresa Duere. O conselheiro Carlos Neves acompanhou o voto do relator. O Ministério Público de Contas foi representado pela procuradora Germana Laureano.

Outras Notícias

Jailson Leonardo, motorista do padre Airton Freire, segue foragido

Segue foragido o motorista do padre Airton Freire,  Jailson Leonardo. Jailson está foragido desde que sua prisão foi decretada.  Ele era muito próximo do padre Airton Freire e participou de estupros alvos de inquéritos da Polícia Civil. Assim como Landelino Rodrigues,  sua prisão,  quando confirmada,  promete dar mais elementos à investigação.  Recentemente,  foi divulgado que […]

Segue foragido o motorista do padre Airton Freire,  Jailson Leonardo.

Jailson está foragido desde que sua prisão foi decretada.  Ele era muito próximo do padre Airton Freire e participou de estupros alvos de inquéritos da Polícia Civil.

Assim como Landelino Rodrigues,  sua prisão,  quando confirmada,  promete dar mais elementos à investigação.  Recentemente,  foi divulgado que no passado, Jailson chegou a ser pastor de uma igreja evangélica em Afogados da Ingazeira.

Breno Araújo ganha apoio do prefeito de Belmonte

Do Farol de Notícias Após um período em silêncio, o pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo, esposo da prefeita Márcia Conrado, conquistou o apoio do prefeito de São José do Belmonte, Sertão Central, Vinícius Marques. Por tabela, o apoio vai ‘minar’ o desempenho do deputado Luciano Duque, que teve cerca de 4 mil votos no […]

Do Farol de Notícias

Após um período em silêncio, o pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo, esposo da prefeita Márcia Conrado, conquistou o apoio do prefeito de São José do Belmonte, Sertão Central, Vinícius Marques. Por tabela, o apoio vai ‘minar’ o desempenho do deputado Luciano Duque, que teve cerca de 4 mil votos no município.

A adesão foi bastante comemorada entre os governistas de Serra Talhada, e causou um efeito surpresa em tantos outros, uma vez que a meta é derrotar Luciano Duque numa das suas principais bases.

A reportagem do Farol apurou que no mês passado, Marques reuniu seu grupo político assegurando que o seu candidato seria o que o prefeito do Recife, João Campos, indicasse. Então a prefeita Márcia entrou em campo e cravou o apoio ao marido.

Mas a presença de Breno Araújo como pré-candidato em Belmonte não é consenso e deve causar racha. Os ex-prefeitos Romonilson Mariano e Marcelo Pereira, devem apoiar Luciano Duque. Além do ex-vice-prefeito Antonio de Alberto.

O ato que selou o apoio de Vinícius Campos, foi durante o  Festival Viva Ariano, onde Breno Araújo foi convidado para atuar como jurado. A disputa na terra da Pedra do Reino promete esquentar até o final do ano.

Zeinha diz que sonha ser prefeito com Lula presidente

O prefeito de Iguaracy,  Zeinha Torres,  fez um balanço do seu primeiro mandato e os primeiros 10 meses de seu segundo, falando ao blogueiro Marcelo Patriota. Sobre o governo Bolsonaro, Zeinha disse que ele ainda não mostrou à que veio. Quando perguntado sobre o que gostaria de ter feito, mas não conseguiu, disse que as […]

O prefeito de Iguaracy,  Zeinha Torres,  fez um balanço do seu primeiro mandato e os primeiros 10 meses de seu segundo, falando ao blogueiro Marcelo Patriota.

Sobre o governo Bolsonaro, Zeinha disse que ele ainda não mostrou à que veio.

Quando perguntado sobre o que gostaria de ter feito, mas não conseguiu, disse que as questões hídricas foram as que deram mais dor de cabeça, como o caso do abastecimento simplificado.

Para ele essa é uma questão que precisa ser resolvida. “Já fizemos algumas adutoras, mas precisamos fazer mais. Ainda tem muita gente que depende de carro pipa. Queremos acabar com isso”, destacou.

Zeinha falou sobre o sucesso do Governo itinerante, que leva ações para áreas afastadas do município, que tem cerca de 840 quilômetros quadrados e uma população de 12 mil habitantes. “O Distrito de Jabitacá, se fosse na Paraíba seria uma cidade, e tenho um olhar e um cuidado mais do que especial sobre o Distrito”.

Falando sobre política,  defendeu o ex-presidente Lula. “Quem foi prefeito no tempo de Lula e não fez nada era incompetente. Tenho um sonho de estar prefeito de Iguaracy com Lula na presidência, pois tenho certeza que faria muito mais por essa terra que amo tanto.  Lula foi o maior presidente da história e voltando vai fazer ainda mais pelo Brasil”.

Ele agradeceu aos vereadores que segundo ele tem votado nos projetos que representam o melhor para Iguaracy e ao Governador Paulo Câmara pelas ações e obras para o município.

A entrevista foi feita para o Blog do Marcello Patriota e retransmitida pelas rádios Gazeta FM, Tupã Fm, Ingazeira FM e com repercussão na Rádio Pajeú FM de Afogados da Ingazeira.

Prefeito de Tabira cumpre agenda no centro, Fátima e Serrota

O prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB) aproveitou o final de semana para realizar atividades na cidade e em comunidades rurais. Na sexta, inaugurou a Unidade Básica de Saúde  do Centro 1. A UBS recebeu o nome João Leite Padilha, indicação do vereador Aristóteles Monteiro (PT). Drª Albertina Padilha, filha do homenageado, representou a família, […]

DSC_0326
UBS Centro 1

O prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB) aproveitou o final de semana para realizar atividades na cidade e em comunidades rurais. Na sexta, inaugurou a Unidade Básica de Saúde  do Centro 1. A UBS recebeu o nome João Leite Padilha, indicação do vereador Aristóteles Monteiro (PT). Drª Albertina Padilha, filha do homenageado, representou a família, acompanha pelo filho Carlos, pela tia Nevinha Pires e por familiares.

O secretário de saúde Allan Dias destacou as ações da saúde com a recuperação de todas as Unidades Básicas e ampliação do número de UBS, Reforma e Ampliação do Hospital, implantação do NASF – Núcleo de Atendimento à Saúde da Família. “Para se ter uma ideia os recursos que recebemos não cobrem nossas despesas, uma vez que as despesas aumentam e os recursos diminuem”, desabafou o secretário.

DSC_0342

No sábado pela manhã foi dada a ordem de serviço para construção da UBS do Bairro de Fátima. A noite por motivo da chuva ficou adiada a inauguração do calçamento da Rua Central de Pocinhos.

No domingo pela manhã, 9h, a comitiva municipal esteve na comunidade do sítio Feliciano para entregar uma casa a uma família carente.

DSC_0401
Sítio Feliciano

Em seguida, por volta do meio dia, a comitiva esteve na comunidade do sitio Serrota para entregar um Poço Artesiano à associação daquela localidade. Júnior Alves, pela Associação, agradeceu ao prefeito Sebastião Dias pela ação realizada em prol da comunidade.

 “Sei que as pessoas querem grandes obras e elas chegarão, mas não podemos esquecer que as pequenas ações que tem uma grande importância e são muito aceitas por quem as recebe”, disse o prefeito Sebastião Dias.

DSC_0356

 

Parque Professor Renato Moraes recebe melhorias para Expocose

O Parque Professor Renato Moraes começou a receber melhorias em sua estrutura, como limpeza e pintura, para receber os expositores e visitantes da 46ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, a Expocose. A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana é a responsável pelo serviço. A edição deste ano de 2018 tem […]

O Parque Professor Renato Moraes começou a receber melhorias em sua estrutura, como limpeza e pintura, para receber os expositores e visitantes da 46ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, a Expocose.

A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana é a responsável pelo serviço. A edição deste ano de 2018 tem início já no próximo dia 04 de julho.

Na programação festiva, sexta, dia 06 de julho, quem abre a festa é a sertaniense Cristina Amaral. A noite será encerrada pela cantora Solange Almeida, ex Aviões do Forró. Alexandre Pires, é um dos destaques no palco do Parque de Exposições Professor Renato Moraes.

Além do pagodeiro, animam o sábado de Exposição o cantor Pablo, conhecido pela sua música romântica, e a banda Farra do Imperador.

Fechando a programação, o domingo, dia 08 de julho, traz a cantora Adriana Neves e o poeta Dorgival Dantas, cantor e compositor de talento. A organização priorizou uma composição eclética, para agradar todos os gostos e também a valorização de artistas locais.