Notícias

Pajeú: entidades articulam plebiscito por reforma política

Por Nill Júnior

De 1 a 7 de setembro, durante a  Semana da Pátria,  acontece o Plebiscito Popular pela Constituinte do Sistema Político. Na região do Pajeú, entidades como Diocese de Afogados da Ingazeira, STR,  Casa da Mulher do Nordeste estão engajadas no envolvimento da sociedade para participação neste momento, tido como decisivo na construção de um país com menos desigualdades em seu sistema político.

Segundo o Padre Luis Marques Ferreira,  há uma grande dificuldade de divulgar o tema, já que não faz parte da grande imprensa. “O segredo  desse movimento e dessa iniciativa popular é justamente de fomentar junto à sociedade esse interesse em participar do plebiscito, para construir uma democracia realmente participativa”, disse.

Ele lembrou dados que revelam, quase 70% dos deputados, quando não são fazendeiros, são empresários, donos de clínicas, de hospitais, representantes do poderio econômico no país. “As mulheres, os negros, os índios e os trabalhadores,  praticamente não tem representatividade”.

????????????????????

Ele deseja que  os movimentos que sacudiram o Brasil no ano passado com as manifestações devem se articular novamente para participação no movimento.

Dentre os pontos em debate na reforma, reformulação d Câmara e Senado (a CUT chega a sugerir o fim do Senado), que exercem papel redundante, fim do financiamento privado de campanhas para partidos políticos e a reformulação na proporcionalidade dos votos.

Os movimentos sociais esperam que a maioria da população brasileira responda favoravelmente à constituinte exclusiva e soberana para a reforma política. Se o resultado for alcançado, o próximo passo será pressionar as autoridades para que a proposta se concretize.

Segundo Dôra Santos e Fátima Silva (STR e Casa da Mulher do NE),  quem estiver interessado em participar, terá urnas disponíveis no Sindicato dos trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira, Escola Cônego João Leite, Residencial Laura Ramos, Eremaps, Colégio Normal, Escola Padre Carlos e feira livre.

Outras Notícias

Arretada com execução de brasileiro, Dilma chama embaixador da Indonésia

Da Agência Brasil A presidente Dilma Rousseff informou, em nota, que o embaixador do Brasil em Jacarta, na Indonésia, está sendo chamado a Brasília para consultas. No comunicado, Dilma diz que “tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer, ocorrida neste sábado (17) às 15h31 – horário de Brasília – […]

marco-aurelio2

Da Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff informou, em nota, que o embaixador do Brasil em Jacarta, na Indonésia, está sendo chamado a Brasília para consultas. No comunicado, Dilma diz que “tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer, ocorrida neste sábado (17) às 15h31 – horário de Brasília – na Indonésia”.

O carioca Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, foi fuzilado por tráfico de drogas. Ele foi o primeiro brasileiro executado por crime no exterior.

A seguir, a íntegra da nota:

“A presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer, ocorrida hoje às 15h31 – horário de Brasília – na Indonésia.

Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última (16), apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país.

A presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo.

O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países.

Nesta hora, a presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada”.

Após ampliar apoios, Bruno Marques acompanha convenção da Frente Popular e formaliza candidatura

O socialista Bruno Marques intensificou a agenda de olho em uma vaga na Assembleia Legislativa. Em Gravatá,  participou Gravatá da 17ª Moto Trilha de Uruçu-Mirim, ao lado do ex-prefeito Joaquim Netoo e do deputado federal Lucas Ramos, que disputa a reeleição. “Prestigiando essa grande festa que movimenta toda a região”. No sábado,  Bruno esteve na […]

O socialista Bruno Marques intensificou a agenda de olho em uma vaga na Assembleia Legislativa.

Em Gravatá,  participou Gravatá da 17ª Moto Trilha de Uruçu-Mirim, ao lado do ex-prefeito Joaquim Netoo e do deputado federal Lucas Ramos, que disputa a reeleição. “Prestigiando essa grande festa que movimenta toda a região”.

No sábado,  Bruno esteve na convenção que formalizou a chapa João Campos e Carlos Costa,  no Recife. O evento também homologou sua candidatura a Estadual.

Nos últimos dias,  o socialista ampliou sua base de apoio, com o vereador de Orocó, Lucas Leal, o ex-vereador de Tupanatinga,  Carlos de Ildefonso e a vereadora de Jatobá Darinha Pankararu.

Afogados: Saúde alerta sobre exames de vista gratuitos divulgados nas redes sociais

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira utilizou suas redes sociais neste domingo (24) para emitir uma nota oficial esclarecendo que não está envolvida em ações relacionadas a exames de vista gratuitos, recentemente divulgados em redes sociais. De acordo com a nota, o município não tem qualquer conhecimento sobre a organização dessas campanhas, incluindo […]

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira utilizou suas redes sociais neste domingo (24) para emitir uma nota oficial esclarecendo que não está envolvida em ações relacionadas a exames de vista gratuitos, recentemente divulgados em redes sociais.

De acordo com a nota, o município não tem qualquer conhecimento sobre a organização dessas campanhas, incluindo a suposta doação de óculos. A Secretaria reforça que tais iniciativas não possuem vínculo com a Prefeitura ou com os serviços de saúde locais.

“Pedimos à população que fique atenta e, em caso de dúvidas sobre ações e serviços de saúde, procure diretamente a Secretaria de Saúde ou as Unidades Básicas de Saúde de referência em sua área”, destaca o texto oficial.

A Secretaria alerta os moradores para que verifiquem a procedência de campanhas dessa natureza e reafirma o compromisso da gestão municipal em manter a transparência e a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

O blog recebeu várias mensagens querendo saber se tinhamos conhecimento dessa empresa que oferece exames gratuitos em Afogados, além de oferecer armações.

A conta que divulga a tal oferta, @brasilqueenxerga tem pouquíssimos seguidores e abriu outras contas similares, estratégia eventualmente usada para driblar pedidos de cancelamento da conta. A caricatura do Portal G1 (aqui chamado de G7) é outra jogada comum para tentar dar credibilidade ao que não tem.

Sertânia confirma caso de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Na região, além de Sertânia, Flores e  Serra Talhada também registraram casos da síndrome. Pernambuco notificou, nesta terça-feira (19), mais dois casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19. Com os novos registros, o estado totaliza 28 ocorrências. Os pacientes são duas crianças de 2 anos, moradoras de Paulista, no Grande […]

Na região, além de Sertânia, Flores e  Serra Talhada também registraram casos da síndrome.

Pernambuco notificou, nesta terça-feira (19), mais dois casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19. Com os novos registros, o estado totaliza 28 ocorrências. Os pacientes são duas crianças de 2 anos, moradoras de Paulista, no Grande Recife, e Sertânia, no Sertão.

A criança moradora de Paulista, do sexo masculino, começou a ter sintomas semelhantes aos da Covid-19 no dia 21 de dezembro de 2020. Ele teve teste rápido positivo para o coronavírus e, no dia 4 de janeiro, teve alta hospitalar, sem sequelas.

O outro paciente, também um menino, apresentou sintomas suspeitos para Covid-19 no dia 28 de dezembro de 2020 e também teve teste rápido positivo para a doença. Ele teve alta hospitalar no dia 5 de janeiro, sem sequelas.

Do total de 28 pacientes com SIM-P em Pernambuco, 26 ficaram curados e dois morreram. Ao todo, 27 deles tiveram resultado positivo para a Covid-19 e um teve contato comprovado com pessoas que tiveram a doença. Foram, até o último balanço, 16 meninos e 12 meninas, com idades entre 1 e 14 anos.

Dos 28 casos, 25 são de Pernambuco e dois são de Alagoas e Piauí, que procuraram atendimento médico no estado.

As cidades pernambucanas com registros são: Recife (7, entre eles os 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1), Serra Talhada (1), Sertânia (1) e Paulista (2) e Petrolina (1).

A SIM-P se apresenta com sintomas como febre insistente, dores abdominais, manchas na pele, irritação dos olhos, entre outros sinais. A notificação foi instituída no início de agosto e os serviços de saúde começaram a fazer um resgate dos casos que podem se enquadrar com a doença.

A notificação da síndrome foi instituída no início de agosto de 2020 e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia.

*Com informações do G1 PE.

Tuparetama: projeto de jiu-jitsu na rede municipal já garante medalhas

Estudantes das escolas Padre Adelmo e Francisco Chaves, subiram ao pódio do 1º Campeonato Paraibano de Jiu-Jitsu, realizado pelo Sesc Campina Grande, no último dia 30 de janeiro. Os atletas trouxeram nove medalhas de ouro e uma de prata, após competirem pela primeira vez nas categorias Pré-mirim III, Infantil II e III, Infantojuvenil I e […]

Estudantes das escolas Padre Adelmo e Francisco Chaves, subiram ao pódio do 1º Campeonato Paraibano de Jiu-Jitsu, realizado pelo Sesc Campina Grande, no último dia 30 de janeiro.

Os atletas trouxeram nove medalhas de ouro e uma de prata, após competirem pela primeira vez nas categorias Pré-mirim III, Infantil II e III, Infantojuvenil I e II e na Master V.

Os estudantes que venceram a competição, participam de um projeto piloto, coordenado pelo professor de artes marciais, Ederson Gomes, que ministra as aulas como atividade complementar nas escolas municipais  Padre Adelmo e Francisco Chaves.

Em 2021, Ederson apresentou o projeto à equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de prevenir a evasão escolar, colaborando para o desempenho físico e no disciplinamento que a prática do Jiu-Jitsu reflete na vida cotidiana.

“Foi um esforço conjunto para implantarmos esse projeto-piloto, que tem mostrado resultados promissores na vida das crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino. Só tenho a agradecer o acolhimento dos profissionais da Educação Municipal, do prefeito, Sávio Torres, do vice-prefeito, Diógenes Patriota, do secretário de Cultura, Fernando Marques e do diretor de Esportes, Cassiano Feitoza, por acreditarem que essa modalidade esportiva pode transformar vidas.”, afirmou Ederson, que reforçou também, o apoio da secretária de Educação, Dione Véras, e das diretoras, Maria José Feitoza e Socorro. 

O resultado obtido na primeira competição, permitiu que o projeto fosse abrangido para outras escolas da rede municipal de ensino. De acordo com Edson, após o retorno das aulas, mais duas escolas serão contempladas com a ação. A partir de fevereiro, os alunos da Francisco Zeferino e da José Agostinho, localizada no sítio Logradouro, poderão se inscrever para as aulas de Jiu-Jitsu.

Confira a tabela de medalhas conquistadas pelos alunos das escolas Padre Adelmo e Francisco Chaves:

Ouro- Categoria Pré-mirim III – Faixa Colorida- Pluma: Enzo Gabriel de Alcântara

Ouro- Infantil II- Faixa Branca- Super Pesado: Sara Samires de Oliveira

Ouro- Infantil III- Faixa Branca- Meio Pesado: Maria Eduarda

Ouro- Infantojuvenil I- Faixa Branca- Leve: José Adriel da Silva

Ouro- Infantojuvenil I- Faixa Branca- Pesado: Agda Maiara Barbosa

Ouro- Infantojuvenil II- Faixa Branca- Galo: Dênys de Oliveira Alves

Ouro- Infantojuvenil II- Faixa Branca- Leve: Guilherme Oliveira Alves

Ouro- Infantojuvenil- Faixa Branca- Leve: Rallen Haniel Santos Silva

Prata- Juvenil- Faixa Branca: José Edmar Leite Paulino

Ouro- Master IV- Faixa Preta- Peso Leve: Ederson Soares Gomes