Notícias

Obama chega a Cuba neste domingo para selar reaproximação histórica

Por Nill Júnior
Cartaz com foto de Barakc Obama e Raúl Castro é visto nesta quinta-feira (17) em Havana, dias antes da chegada do presidente americano a Cuba
Cartaz com foto de Barakc Obama e Raúl Castro é visto nesta quinta-feira (17) em Havana, dias antes da chegada do presidente americano a Cuba

Do G1 SP

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chega na tarde deste domingo (20) a Cuba, acompanhado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Malia e Sasha, em uma viagem história que tem como objetivo selar a reaproximação entre os dois países.

Quando o avião presidencial Air Force One aterrissar em Cuba, cerca de um século após a última visita de um presidente americano em exercício, Obama virará uma página da história dos EUA e permitirá que a imagem da primeira potência mundial mude em toda a América Latina.

Em julho, EUA e Cuba retomaram suas relações diplomáticas e abriram embaixadas nos respectivos territórios depois de vários meses de negociações que puseram um ponto final a mais de meio século de ruptura. O anúncio de que os dois países retomariam suas relações foi feito em dezembro do ano passado. Apesar da reaproximação histórica, o embargo econômico imposto à ilha ainda vigora. Seu levantamento, defendido por Obama, depende da aprovação do Congresso dos EUA.

No domingo, Obama e sua família visitarão a parte velha da capital e devem ser recebidos na Catedral de Havana pelo cardeal Jaime Ortega, que apoiou, junto com o Papa Francisco, as conversas para o acordo de normalização da relação entre EUA e Cuba.

Obama se reunirá com o presidente cubano, Raúl Castro, na segunda-feira (21). Ele já adiantou que falará “diretamente” com seu colega sobre os “obstáculos” para o exercício dos direitos humanos na ilha.

“Entendo plenamente os obstáculos que os cubanos (…) enfrentam para exercer seus direitos. Os Estados Unidos acreditam em que ninguém – em Cuba, ou em qualquer outro lugar – deve enfrentar ameaças, prisão, ou perseguição física simplesmente por exercer o direito universal de que suas vozes sejam ouvidas”, escreveu Obama em carta publicada no site da organização Damas de Branco e cuja autenticidade foi confirmada pela Casa Branca.

O presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente cubano Raul Castro se cumprimentam durante reunião na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York
O presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente cubano Raul Castro se cumprimentam durante reunião na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York

Não está previsto, no entanto, nenhum encontro com o irmão mais velho da Raúl, Fidel Castro, afastado do governo há uma década.

Ainda na segunda, o presidente americano participa de um evento com empresários cubanos e americanos sobre o potencial de cooperação entre os dois países.

Na terça, dirigirá um discurso a todos os cubanos através da rádio e da televisão. “Consideramos este discurso um momento único na história de nossos dois países”, explicou Ben Rhodes, assessor próximo do presidente americano, que dirigiu durante 18 meses as negociações secretas com Havana.

Após o discurso, Obama vai encontrar membros da sociedade civil de Cuba, incluindo opositores e ativistas de direitos humanos.”O presidente vai ouvir seus pontos de vista, bem como mantém sua intenção de ouvir do governo, de empreendedores, da sociedade civil, de líderes religiosos, e receber todas as visões diferentes de dentro de Cuba”, disse Rhodes.

Processo irreversível
A aposta da Casa Branca é estabelecer vínculos suficientes, apesar do embargo econômico que o Congresso se nega por enquanto a revogar, para dificultar um eventual recuo que o próximo presidente dos Estados Unidos em 2017 queira fazer.

“Queremos que este processo de normalização seja irreversível”, destacou Ben Rhodes, que insiste no impacto das políticas já empreendidas: facilitação das viagens, flexibilização das restrições comerciais.

Aos que o criticam por não ter conseguido concessões reais por parte do regime castrista, em particular em matéria de direitos humanos, o presidente americano promete discussões francas, reconhece que as mudanças levarão tempo e insiste na necessidade de romper com o isolamento, que considera estéril.

Durante o restabelecimento das relações diplomáticas no verão de 2015, Obama lembrou – para destacar o caráter anacrônico da política em vigor – que elas foram suspensas por Dwight Eisenhower em 1961, no ano em que ele nasceu.

No mês passado, o presidente americano afirmou que a histórica visita de Estado desta semana “abre um novo capítulo” nas relações bilaterais entre EUA e Cuba e é a melhor maneira de “promover os interesses e valores americanos” e ajudar o povo cubano.

Outras Notícias

Coluna do Domingão

Analistas afirmam: segundo turno terá Marília, Danilo ou Anderson As pesquisas costumam explicar a política.  Essa semana o Instituto Múltipla realizou mais um levantamento com a corrida dos candidatos ao governo do Estado,  a primeira com a candidata do Solidariedade,  Marília Arraes, no páreo. Nela, Marília tem 23,9% contra 13,9% da ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra […]

Analistas afirmam: segundo turno terá Marília, Danilo ou Anderson

As pesquisas costumam explicar a política.  Essa semana o Instituto Múltipla realizou mais um levantamento com a corrida dos candidatos ao governo do Estado,  a primeira com a candidata do Solidariedade,  Marília Arraes, no páreo.

Nela, Marília tem 23,9% contra 13,9% da ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), 11% do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira e 5,6% do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. O Deputado Federal e governista Danilo Cabral, do PSB, aparece com 2,6%.

Mas os outros dados apresentados pelo Instituto apresentam muito mais condições de uma leitura futura, de projeção e desempenho dos candidatos do que o retrato objetivo do momento.  É quando a ciência dos números é oferecida para uma análise de conjuntura política.

Por esse prisma, é certo dizer que,  à medida que o processo for se intensificando,  aquecendo,  quando a campanha pegar pra valer, a curva de queda ou crescimento de alguns candidatos vai se intensificar.  É o que dizem os analistas de pesquisas.

Considerando essa análise, mesmo que alguns candidatos invoquem que a eleição é para governador,  a nacionalização vai embaralhar o jogo. Os maiores exemplos vem da projeção de crescimento de Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL). Pelo alinhamento com Lulismo e Bolsonarismo,  imperativamente vão crescer nas pesquisas,  principalmente com o início do “pega fogo” da campanha. Some-se ao projeto de Danilo o apoio da maioria dos prefeitos do estado e o chamado voto de estrutura. Assim, chance de um dos dois ou até ambos no segundo turno não é remota.

Isso por outro lado explica a perspectiva de desidratação das campanhas de Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (União Brasil). Tentando explicar,  para ambos,  a maior força é a maior fraqueza.  Tem nos seus guetos eleitorais excelentes percentuais, tem força própria.  Não chegaram até aqui com moleta ou apoio de ninguém.  Mas é também essa condição que representa a grande chance de insucesso.  Porque não ter um cabo eleitoral de peso mina os votos no curso da campanha.  Eles tem tudo pra definhar.

E Marília? A primeira incógnita é de até quando mantém a liderança nas pesquisas,  se cresce ou desidrata.

Mesmo que oficialmente o ex-presidente Lula anuncie apoio a Danilo Cabral, sabe-se que ela terá votos casados com o Lulismo. Mas é impossível dizer qual o impacto do uso da imagem do ex-presidente para a sua campanha, mesmo sem pedir votos para a candidata. Esse cenário e o teto só será possível de aferir com o início efetivo da campanha oficial, guia eleitoral e atos da corrida. Ainda há outros fatores como estrutura de campanha,  tempo de guia, adesões.  De toda forma,  pelo recall das eleições anteriores e momento da sua candidatura,  Marília tem possibilidade de também chegar ao segundo turno. Assim, desses três nomes, provavelmente estão os dois que chegarão ao segundo turno.

Claro,  essa posição com base na avaliação de quem está fazendo a leitura dos números,  não é à prova de questionamentos,  fatos que impactem na corrida sucessória e intempéries do processo.  É uma previsão fundamentada no que os números mostraram até agora.  Amanhã,  uma notícia,  uma nova aliança,  mudanças na estratégia, uma bomba no noticiário, podem dar novo rumo ao debate. Pode acontecer tudo,  menos nada…

Novos ares

No Sertão,  socialistas e o governador Paulo Câmara concordaram que a campanha de Danilo Cabral vai precisar de uma assessoria de comunicação mais profissional para essa nova fase, do pega pra capar.  Uma consultoria privada também está no radar. Em Sertânia,  Danilo falou em “hora da virada”.

Quase

Perguntado novamente sobre sua posição para Presidente da República , Gleybson Martins,  de Carnaíba,  quase saiu do muro: “provavelmente votarei em Lula”. De certo o apoio a Miguel,  Álvaro Porto e Fernando Filho.

AI40

Um movimento embrionário de prefeitos apelidado de “coronelismo de esquerda” sugere pressionar a Rádio Pajeú para vetar jornalistas, convidados e ouvintes que criticarem Danilo Cabral, até ameaçando romper contratos institucionais, nos espaços em que prestam serviço à população.

Sem chance 

A Pajeú avisa que o ano é 2022, há amplo espaço ocupado por eles na defesa de Danilo e cia, que cabe à Pajeú a definição de sua grade, sem interferências políticas de direita, centro ou esquerda.  E que ainda dá tempo de avaliar a repercussão negativa da intromissão e ameaça,  um tiro no pé que atingiria a própria campanha de Cabral.

Pra Santana 

O trabalho de terraplanagem da PE 380, a Estrada de Ibitiranga,  finalmente ganhou celeridade.  O sonho é entregar a etapa até Ibitiranga no mês de setembro.

Toca Raul

O vice-prefeito de Afogados,  Daniel Valadares (MDB), informa à Coluna que ele e o prefeito Sandrinho (PSB) tiveram encontro com o Federal Raul Henry (MDB) em Arcoverde.  “Conseguimos essa ponte para mais recursos na área da saúde,  que serão detalhados na hora certa por nosso prefeito”, comemorou Daniel.

Fight

Pelo menos nos grupos de WhattsApp,  assessores de Márcia Conrado e Luciano Duque já se engalfinham na disputa Danilo x Marília.  Desde os principais,  Divonaldo Barbosa e César Kaíque, até o chamado baixo clero.  E 2024 nem chegou ainda…

Esse recebe?

Fora do SAMU por inadimplência, a gestão Nicinha e Dinca inventou o SAMUT, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Tabira. Anunciou um zap para o atendimento e promete, o serviço será melhor que o deixado por não tê-lo pago. Humrun…

Agro é pop

Falando em Tabira,  correu trecho o outdoor dos bolsonaristas da Cidade das Tradições defendendo a atuação do “mito” pelo apoio ao agronegócio.  Só que a cidade,  assim como o Pajeú,  não tem um empresário sequer representante do setor. Haja amor…

Cura

A boa notícia vem de Floresta: em sua rede social a prefeita Rorró Maniçoba (PSB) comemorou a vitória contra o câncer de mama. “Sinto-me renovada, feliz e cheia de vida. O cabelo cresceu,  o tratamento foi concluído e a vitória chegou”.

Frase da semana:

“Quero saber se algum pobre foi convidado para o casamento dele hoje”.

Do presidente Jair Bolsonaro,  ironizando o time de convidados do casamento entre Lula e Janja, em São Paulo.

TRE-PE apresenta ações para garantir eleições seguras e combate à desinformação em 2024

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), jornalistas e veículos de comunicação do estado para uma entrevista coletiva sobre as Eleições 2024. O evento, que contou com transmissão simultânea no YouTube, teve como foco os dados gerais do pleito e as principais ações da Justiça Eleitoral para garantir eleições […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), jornalistas e veículos de comunicação do estado para uma entrevista coletiva sobre as Eleições 2024.

O evento, que contou com transmissão simultânea no YouTube, teve como foco os dados gerais do pleito e as principais ações da Justiça Eleitoral para garantir eleições seguras, transparentes e inclusivas.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, que destacou o papel do jornalismo e da imprensa no processo democrático. “Os meios de comunicação são um dos pilares do processo democrático, pois garantem que a sociedade tenha acesso à informação correta e de qualidade para escolher seus representantes.”

Também durante o discurso, o magistrado chamou a atenção para os perigos da desinformação propagada através de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). “A Justiça Eleitoral está ciente dos desafios e vem se preparando para enfrentá-los de forma eficaz, desenvolvendo estratégias e ferramentas para mitigar os riscos e garantir que os eleitores tenham acesso à verdade”, garantiu.

Combate à Desinformação

Na sequência, o juiz auxiliar da Presidência, Breno Duarte, explicou que, para o pleito deste ano, o TRE-PE lançou o Centro Regional de Combate à Desinformação (CRED), que atuará como apoio ao Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O CIEDDE é o órgão que representa a materialização da perspectiva do TSE na busca pelas eleições justas e [enfrentamento aos] desequilíbrios provocados por fatores externos, especificamente em relação às fake news. E foi estimulado pelo próprio TSE que os Tribunais Regionais criassem centros semelhantes para dar suporte ou funcionar como ponto focal”, detalhou.

Para auxiliar no combate às notícias falsas e ao uso irregular da IA, eleitores e eleitoras terão à disposição o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), no qual é possível encaminhar denúncias referentes a qualquer conteúdo que coloque em risco a integridade do processo eleitoral. A ferramenta está disponível no site do TSE. Clique aqui e acesse.

Outro canal disponibilizado pela Justiça Eleitoral para reportar irregularidades sobre desinformação e propaganda eleitoral é o aplicativo Pardal, cuja versão atualizada já pode ser baixada gratuitamente no Google Play ou na App Store. Além disso, é possível acionar o SOS Voto, serviço do TSE que atende todas as regiões do país gratuitamente pelo telefone 1491.

Pontos de Transmissão Secundários

Ainda durante o evento, o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, apresentou outra novidade que passará a ser adotada no pleito deste ano em Pernambuco. Tratam-se dos Pontos de Transmissão Secundários (PTS), que vão ampliar em quatro vezes a transmissão dos resultados eleitorais após o fechamento da votação.

“A mídia de resultados tradicionalmente sai do local de votação para ir até um ponto de transmissão. E esse ponto de transmissão é o cartório eleitoral”, explicou. “Por exemplo, em Itapissuma, [a mídia de resultados] sai de Itapissuma e vai para Itamaracá, onde tem cartório. Após chegar no cartório, é feita a transmissão para o TSE e lá é feita a contagem dos votos.”

Com a mudança, será implementado o JE-Connect, um conjunto de sistemas inseridos em mídias, que possibilita a transmissão de dados obtidos na urna eletrônica a partir de computadores disponíveis no local de votação. Por isso, será a primeira vez que todos os 184 municípios pernambucanos transmitirão os resultados diretamente para o TSE.

Neste caso, fica dispensada a obrigatoriedade de deslocamento físico até o cartório eleitoral. Implementado em menor escala nas Eleições 2020, o processo é seguro e não compromete a integridade do voto. “A transmissão é criptografada. Não adianta inserir em outro computador diferente, porque não vai aparecer nada”, reforçou o diretor-geral Orson Lemos.

Sertanejos na Marcha

Vários prefeitos sertanejos já estão em Brasília, onde permanecem até a quinta (25), para participarem da XXI da Marcha em defesa dos Municípios, promovida pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios. Do Pajeú, nomes como José Patriota, de Afogados e Presidente da AMUPE, Marconi Santana, Prefeito de Flores e Coordenador do Cimpajeú, Luciano Duque, Prefeito […]

Marconi Santana, Luciano duque e Josembergues Melo. foto: Júnior Campos
José Patriota. Foto: ASCOM/Divulgação
Júnior Finfa e Sebastião Dias. Foto: Jr Finfa Instagram

Vários prefeitos sertanejos já estão em Brasília, onde permanecem até a quinta (25), para participarem da XXI da Marcha em defesa dos Municípios, promovida pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios.

Do Pajeú, nomes como José Patriota, de Afogados e Presidente da AMUPE, Marconi Santana, Prefeito de Flores e Coordenador do Cimpajeú, Luciano Duque, Prefeito de Serra Talhada, Sebastião Dias, de Tabira e Sávio Torres, de Tuparetama, participam do encontro.

 “Vamos na marcha para encontrarmos melhorias para os municípios”, disse Sávio Torres. Entre outros, está previsto na programação desta marcha acontecer o Encontro Mulheres Municipalistas e o Encontro Nacional de Agentes Municipalistas. Esta marcha vai acontecer no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

O evento deste ano reserva dois momentos para receber os presidenciáveis e debater as prioridades dos governos locais e as necessidades de mudanças estruturais da federação brasileira. Os painéis ocorrem nos dias 22 e 23, a partir das 14h.

Na programação do evento, promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), estão previstos quatro candidatos por dia. Na terça-feira, 22, os municipalistas receberão, em painéis individuais, Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), e Manuela D’Ávila (PCdoB). Já no dia 23, confirmaram presença Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB). Ainda na quarta-feira, está programada a leitura de uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT.

Após exposição, os presidenciáveis responderão questionamentos sobre os principais problemas enfrentados atualmente nos Municípios, de Norte a Sul do País, inclusive em relação à partilha de competências e dos recursos entre os Entes federados. Além de conhecer as propostas de governo, a expectativa do movimento municipalista é obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa municipalista.

Chuva de 70mm “bota cheia” no rio Pajeú em Tabira

Grande volume d’água deve chegar a barragem de Brotas em Afogados. Vídeo mostra água quase invadindo ponte na Cidade das Tradições. Por André Luis A chuva que caiu na região na madrugada deste domingo (22), foi o suficiente para fazer o rio Pajeú pegar uma grande quantidade de água. Relatos de leitores do blog dão […]

Grande volume d’água deve chegar a barragem de Brotas em Afogados.

Vídeo mostra água quase invadindo ponte na Cidade das Tradições.

Por André Luis

A chuva que caiu na região na madrugada deste domingo (22), foi o suficiente para fazer o rio Pajeú pegar uma grande quantidade de água. Relatos de leitores do blog dão conta de que todos os riachos e açudes acima da barragem de Brotas estão transbordando.

Em Tabira segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, a chuva foi de 70mm. A ponte próxima ao Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, está com grande volume de água, que estava quase invadindo a via. Veja o vídeo acima.

Acredita-se que ainda neste domingo, o volume de água na barragem de Brotas aumente consideravelmente fazendo com que o manancial verta com mais força e velocidade, o que preocupa moradores ribeirinhos na calha hídrica urbana.

Ainda segundo o IPA, Carnaíba choveu, 33mm. Segundo informações em Afogados da Ingazeira a chuva foi de 14mm.

Trovão – Uma sequencia de trovões longos e barulhentos, fez muita gente acordar assustada na madrugada deste domingo. Os fenômenos aconteceram por volta das 5h da madrugada. Houve registro de falta de energia em vários pontos de Afogados da Ingazeira – acredita-se que causado por algum raio que deve ter caído nas proximidades.

João Doria visita a feira de Caruaru

Ana Tenório – Folha de PE O governador de São Paulo João Doria chega a Pernambuco num momento em que o PSDB se prepara para realizar as prévias e eleger quem deve ser o candidato da sigla a concorrer à eleição presidencial. Neste mês, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também […]

Ana Tenório – Folha de PE

O governador de São Paulo João Doria chega a Pernambuco num momento em que o PSDB se prepara para realizar as prévias e eleger quem deve ser o candidato da sigla a concorrer à eleição presidencial.

Neste mês, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também disponibilizou o nome para o partido para disputar o Planalto, também esteve em Pernambuco e foi recebido pela prefeita Raquel Lyra em Caruaru.

Na chegada do correligionário, a prefeita Raquel Lyra comemorou a visita do governador. “Para nós é uma honra e uma alegria como presidente estadual do PSDB, e como prefeita de Caruaru receber o governador de São Paulo, que tem feito um trabalho diferenciado transformando o Estado São Paulo e que empresta o seu nome a discussão das prévias presidenciais do PSDB. Vou levá-lo a feira de artesanato, vou comer lá em mãe beata, um café da manhã regional, e vamos visitar algumas obras, e tem uma conversa com os filiados do nosso partido”, disse Raquel.

A agenda do tucano não transcorreu sem protestos. Quatro apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), trouxeram um caixa de som com jingles de protesto ao gestor paulista. Mas a manifestação não recebeu apoio da população.

Ao descer da van, na feira de Caruaru, o governador de São Paulo foi recepcionado por uma banda de pífano. Depois caminhou entre os quiosques, onde foi apresentado aos caruaruenses pela prefeita Raquel Lyra. O gestor foi bem recebido e cumprimentou a todos. A comitiva que o acompanha tomou café da manhã no restaurante mãe beata e em seguida deve seguir para outra agenda na Cidade.