O fato e a foto: a liturgia do cargo que se molde a Evandro…
Por Nill Júnior
O flagrante é do blogueiro Marcelo Patriota. Mostra o prefeito Evandro Valadares sem cerimônia, sem camisa e de bucho à mostra na inauguração de um sistema de abastecimento para comunidades rurais.
Empolgado, Evandro quebrou o protocolo, tirou a camisa e se banhou nas águas que banharão Olho D’água e o Sítio Quebra, as duas primeiras comunidades rurais do Estado de Pernambuco a receber água tratada do Rio São Francisco, dentro do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) Alto Pajeú.
O vereador Beto de Marreco e a gerente da Compesa Rubia Magalhães, relevaram e não esboçaram desconforto. Ao contrário, até se banharam um pouco também.
Quem já conhece Evandro sabe do seu estilo sui generis. Ele é o que é. Por isso, ou se gosta, ou não se gosta dele geralmente. Não tem meio termo. Evandro não se molda à liturgia do cargo de prefeito. A liturgia se quiser que se molde a Evandro…
A consultora do SEBRAE, Mariza Sarinho realizou uma Oficina de Jogos Empresariais, com empresários de Carnaíba, na Escola EREM Joaquim Mendes, com uma turma de 25 participantes. Eles passaram por atividades práticas e lúdicas onde foram estimulados a processos de criação e geração de idéias. Mariza é especialista em formação de lideranças para a gestão de negócios, uma […]
A consultora do SEBRAE, Mariza Sarinho realizou uma Oficina de Jogos Empresariais, com empresários de Carnaíba, na Escola EREM Joaquim Mendes, com uma turma de 25 participantes.
Eles passaram por atividades práticas e lúdicas onde foram estimulados a processos de criação e geração de idéias.
Mariza é especialista em formação de lideranças para a gestão de negócios, uma das maiores dificuldades das empresas na atualidade. Em novembro ela ministrou em Afogados o curso Vendedor que Gera Resultados, com cerca de 40 participantes.
Na atividade em Carnaíba, além de empresários, participaram também funcionários da Prefeitura Municipal em busca de uma melhor qualificação para aprimorar o processo de gestão do município.
Nunca elegemos tantos idiotas Os áudios vazados do, pasmem, Deputado Estadual por São Paulo, Artur do Val, o “Mamãe Falei”, do Podemos, não falam apenas sobre ele. O parlamentar foi flagrado em conversa de rede social vulgarizando mulheres refugiadas ucranianas, desesperadas fugindo da guerra. “Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui […]
Os áudios vazados do, pasmem, Deputado Estadual por São Paulo, Artur do Val, o “Mamãe Falei”, do Podemos, não falam apenas sobre ele.
O parlamentar foi flagrado em conversa de rede social vulgarizando mulheres refugiadas ucranianas, desesperadas fugindo da guerra.
“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz o deputado, que ainda destacou que nem a melhor balada tem mulheres assim.
Se o parlamentar se revelou um digníssimo idiota, fazendo esse tipo de declaração em uma viagem que teve como pretexto a ajuda a refugiados, o que esse episódio revela das nossas escolhas?
Há uma penca de parlamentares assim eleitos pelo país. Na onda de extremismo conservador que se abateu sobre nós em 2020, elegemos figuras como Janaína Pascoal, Bia Kicks, Kim Kataguiri e tantos outros.
Sob o manto da imunidade parlamentar, propagam Fake News, tratamentos ineficazes, desinformação. Bia Kicis (PSL-DF), pasmem, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, foi punida pelo Youtube com um bloqueio de sete dias na plataforma. A medida ocorreu após um vídeo do canal da deputada com informações falsas a respeito da vacinação infantil ser excluído pela plataforma por violação das regras sobre covid-19.
O Kim relativizou a presença ou criação de um partido nazista, ao lado de outro idiota, o influencer Monark. No Rio, milicianos dominam mandatos na Câmara e Alerj.
Registre-se, a onda conservadora que tomou o país com a eleição do presidente Bolsonaro também foi efeito colateral da demonização da política, fruto em boa monta da presença da corrupção. Em 2020, dos 513 deputados federais do Brasil, pelo menos 106 já eram alvos de investigação na Justiça.
Ser conservador não é pecado. O grande problema é que muitos idiotas surfaram na onda e conquistaram mandatos para hoje, decidir o futuro de nosso país e estados. O Deputado em questão, conhecido como Mamãe Falei teve 478.280 votos dos paulistas. A votação foi proporcional à sua idiotice.
Registre-se, o fenômeno também é verificado em nossa região. Quantos parlamentares são conhecidos muito mais pela imbecilidade prática ou verbal do que pelos feitos. Se votamos pelo favor, pela ajuda, pelo folclore em torno do candidato, porque alguém pediu, o resultado é que parte do nosso legislativo é muito pobre.
Quem sabe e queira o povo, a partir da eleição desse ano, os ratos comecem a voltar para o porão…
Empolgou
A prefeitura de Tabira apresentou sábado nova frota de veículos, incluindo ônibus escolares. No Instagram da Prefeitura, o administrador empolgado reproduziu vídeo com música de campanha de Nicinha: “a mulher disparou”.
Teleguiados
Vereadores afogadenses não tem dúvida de que a ida de antivacinas para a Tribuna Popular da Câmara está sendo articulada por um dos pares negacionistas. Problemas é que tem sido agressivos contra colegas que defendem a imunização. Uma reunião deve tratar do tema esta semana.
Três mosqueteiros
Os três pré-candidatos do Pajeú continuam confiantes. Paulo Jucá diz já ter avançado na discussão sobre municípios em que terá apoio. Luciano Duque tem bases em praticamente toda a região e, se Doriel Barros for pra Federal, herda votos. E José Patriota continua se articulando no estado, crente em uma votação que lhe garante o mandato.
Silêncio
O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto tem estado incomunicável pelo menos desde o fim de fevereiro. Pelo que o blog apurou, está de férias. Só isso pra explicar ele não ter se posicionado sobre o envenenamento de animais em uma fazenda de sua propriedade em Jabitacá, assumido pelo vereador Juciano Gomes.
Voltando
Bruna Magalhães, a filha de Salgueiro que fugiu da Ucrânia com o marido Juninho Reis e o filho Benjamim, chega nos próximos dias à sua terra depois de uma parada em Minas. Eles moravam em Zaporizhia, onde uma usina nuclear foi atacada essa semana.
Pela PL 2564/2020
Afogados sediará uma passeata dia 8 às 9h30 na Praça Arruda Câmara pela PL 2564/2020, que institui o piso de R$ 4.750,00 mensais para enfermeiros; 70% deste valor para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares de Enfermagem e parteiras. A organização é do Fórum da Enfermagem Pernambucana.
Cidadã de bem
Flagrada cheirando pó nas nádegas de uma acompanhante, a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, se apresentava como “cidadã de bem”, conservadora, religiosa, defensora da moral e bons costumes, amiga de Michelle Bolsonaro e Damares. E não é única. Ao contrário, tá cheio de gente assim por aí…
Obrigação
Governo do Estado, Secretaria de Infraestrutura e ESSE Engenharia tem obrigação de dar celeridade à PE 380, com o que se comprometeram, mas também de desatar os nós da Construpav, acusada de não honrar compromissos com fornecedores e comerciantes locais.
Só por ruindade
A maldade humana não tem limites. Vários marcos da topografia da Estrada do 49, entre Ingazeira e a PE 275 foram retirados por pura ruindade. Não sabem os imbecis que isso atrasa o projeto e prejudica eles próprios.
Defesa
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com parceria da Delegacia da Mulher e outras entidades vai promover dia 8 de março uma oficina de defesa pessoal. Será na Praça Arruda Câmara às 16 horas.
Frase da semana:
“Foi errado o que falei, não é isso que eu penso”.
De Artur do Val, o “Mamãe Falei”, ao justificar a frase infeliz sobre ucranianas pobres e fáceis. A reação costuma ser clássica e nos leva a acreditar ainda mais na desumanidade do Artur que estava na Ucrânia.
As belezas e magias do Vale do Catimbau, em Buíque, serão destaques do Programa 50 por 1 do apresentador Alvaro Garnero que apresenta lugares exóticos e dicas de roteiros originais, a partir das 20h, toda semana, dentro do Domingo Espetacular, na TV Record. O apresentador foi recebido pelo Secretário de Turismo, Esildo Barros; e a […]
As belezas e magias do Vale do Catimbau, em Buíque, serão destaques do Programa 50 por 1 do apresentador Alvaro Garnero que apresenta lugares exóticos e dicas de roteiros originais, a partir das 20h, toda semana, dentro do Domingo Espetacular, na TV Record.
O apresentador foi recebido pelo Secretário de Turismo, Esildo Barros; e a Diretora de Turismo, Fernanda Carvalho, que apresentaram algumas das belíssimas trilhas e personagens do Catimbau, cenário recente da última novela global Mar do Sertão.
“Foi um dia marcante e que será mais um grande impulsionador do turismo em nosso município, gerando empregos, renda e oportunidades. Foi essa a determinação do prefeito Arquimedes desde 2017 e hoje começamos a colher os frutos desse trabalho. Garnero veio com sua equipe para filmar e apresentar as nossas belezas naturais, atraindo ainda mais turistas e visitantes. Vamos seguir trabalhando para que nosso turismo apareça cada vez mais para o mundo”, afirmou Esildo.
O apresentador, além de sua equipe, veio acompanhado do Secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, Rodrigo Carvalheira, e de Erlon que é guia da Luke. Acompanhados pela diretora de Turismo do município, Fernanda Carvalho, a equipe do 50 por 1 visitou o sítio Arqueológico do Alcobaça, a trilha do Santuário e o ateliê do artesão Luis Benício.
Para apresentar ao público toda a realidade do turismo de aventura, toda a equipe percorreu o roteiro nos tradicionais veículos que diariamente levam turistas às trilhas do Catimbau, tendo como condutor Michel Modesto da Catimbau Tur e como guia Chefe de Turismo da Setur/Buíque, Márcio Kapinawá.
50 por 1 começou em 2008 com o objetivo de mostrar 50 experiências especiais que Álvaro Garnero viveu em viagens e quis dividir com o grande público. A ideia era que o programa durasse uma temporada. Mas como boas ideias não acabam assim tão facilmente, o programa transcendeu a meta inicial e hoje conta com um histórico de mais de 100 países visitados.
Em 2016 iniciou sua sétima temporada em horário nobre, com o título “Destinos Espetaculares”. Os roteiros são inusitados e propõem a cada viagem uma imersão na experiência. A mais nova experiência a ir ao ar será exatamente o Vale do Catimbau. Fotos: Fernanda Carvalho/SETUR Buíque.
O município de Salgueiro, no Sertão Central, contará com um novo e moderno prédio onde funcionará o Fórum da cidade. A solenidade de lançamento da pedra fundamental ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) na Avenida Coronel Veremundo Soares, à margem do km 120 da BR-232, nas imediações do Ginásio Municipal Poliesportivo e foi prestigiada pelo […]
O município de Salgueiro, no Sertão Central, contará com um novo e moderno prédio onde funcionará o Fórum da cidade. A solenidade de lançamento da pedra fundamental ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) na Avenida Coronel Veremundo Soares, à margem do km 120 da BR-232, nas imediações do Ginásio Municipal Poliesportivo e foi prestigiada pelo deputado Lucas Ramos (PSB).
“Quando ficar pronto, o Fórum permitirá o avanço dos serviços judiciais em Salgueiro e região, possibilitando aos cidadãos maior facilidade na entrada e acompanhamento de processos. É uma demonstração do esforço da gestão do presidente Leopoldo Raposo em universalizar o acesso à Justiça, melhorando e ampliando as instalações do TJPE em todas as regiões do estado em respeito àqueles que necessitam do poder público”, afirmou Lucas Ramos.
Participaram do evento o Dr. Leopoldo Raposo (presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco), Dr. Ricardo Lins (diretor-geral do TJPE), Dr. Humberto Vasconcelos (desembargador), Dr. José Alencar (diretor do Fórum de Salgueiro), Dr. Jander Pinheiro (juiz), Dr. Dalyson Torres (presidente da OAB – Seccional Salgueiro), Clebel Cordeiro (prefeito do município), Dr. Chico (vice-prefeito e desembargador) e Auremar (presidente da Câmara de Vereadores).
Santa Maria da Boa Vista – Seguindo a agenda ao lado do presidente do TJPE, o deputado Lucas Ramos também participou da inauguração do fórum de Santa Maria da Boa Vista. A unidade ficou pronta em menos de um ano e faz parte do plano de obras da atual gestão. “O Dr. Leopoldo Raposo encerra seu mandato mês que vem deixando como maior marca a responsabilidade com o erário público e a eficiência na gestão fiscal inaugurando como presidente mais de 57 mil metros quadrados de obras construídas, reformadas ou reestruturadas”, afirmou Lucas Ramos. “Foram 51 grandes obras tocadas, além da entrega de sete novos fóruns que oferecem à comunidade um atendimento digno e a estrutura adequada ao trabalho dos servidores do Poder Judiciário”, lembrou o parlamentar.
O novo Fórum de Santa Maria da Boa Vista fica na Rua Projetada, Quadra 15 do Loteamento Santa Maria. Também estiveram presentes na inauguração do prédio o Dr. João Alexandrino Neto (juiz da Comarca), Humberto Mendes (prefeito do município), Marcílio Cavalcanti (prefeito de Cabrobó), o deputado federal Fernando Monteiro, o deputado estadual Augusto César, os vereadores Anderson Harlem, Carlos Augusto, Gil do Gás e Jorge do Futuro, além do Sargento PM Domingos (representante da 7ª CIPM) e o delegado Emanuel Caldas.
O Grupo Fé e Política, ligado à Diocese de Afogados da Ingazeira e outros setores da opinião pública, realiza nesta terça (23), às nove da manhã, a chamada Plenária Popular Pela Democracia. Segundo o grupo, o evento busca discutir como tema “Ditadura e Autoritarismo: um olhar sobre o passado. Debate sobre um Brasil desconhecido”. O […]
O Grupo Fé e Política, ligado à Diocese de Afogados da Ingazeira e outros setores da opinião pública, realiza nesta terça (23), às nove da manhã, a chamada Plenária Popular Pela Democracia. Segundo o grupo, o evento busca discutir como tema “Ditadura e Autoritarismo: um olhar sobre o passado. Debate sobre um Brasil desconhecido”. O evento é aberto ao público.
De acordo com a organização ao blog, o evento não tem viés partidário e busca alertar para temas que estão sendo desvirtuados historicamente diante do acirramento eleitoral, como a defesa da Ditadura Militar e do fascismo.
Participam do grupo professores, profissionais liberais, representantes de Igrejas e outros segmentos da sociedade. O evento acontece às 9h da manhã no Cine Teatro São José.
De acordo com a história vigente, a Ditadura militar no Brasil foi de 1 de abril de 1964 até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito e acabou quando José Sarney assumiu a presidência, durando 21 anos.
Pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o Ato Institucional Número Cinco (AI-5) de 1968, que vigorou por dez anos. O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e de oposição ao comunismo. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o “milagre econômico”, no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.
Apesar de o combate aos opositores do regime ter sido notoriamente marcado por torturas e mortes, as Forças Armadas admitiram oficialmente que possa ter havido tortura e assassinatos, pela primeira vez, em setembro de 2014, em resposta à Comissão Nacional da Verdade. O documento, assinado pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, menciona que “o Estado brasileiro já reconheceu a ocorrência das lamentáveis violações de direitos humanos ocorridas no passado”.
Em maio de 2018, o Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou um memorando datado de 11 de abril de 1974, que havia sido enviado pelo diretor da CIA para Henry Kissinger, o então Secretário de Estado. O documento revelou que a cúpula da ditadura não apenas sabia, como também autorizava as torturas e assassinatos que foram cometidos contra os adversários do regime. Estima-se que houve 434 pessoas entre mortos e desaparecidos durante o regime, além de um genocídio de cerca de 8,3 mil índios.
Você precisa fazer login para comentar.