Notícias

O Brasil era um país em ruínas, diz Lula em pronunciamento

Por André Luis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento na noite deste domingo (28), refletindo sobre o primeiro ano e meio de seu atual mandato e delineando os planos futuros para o país. Ele destacou a retomada da economia, a reconstrução de programas sociais e a reafirmação do Brasil no cenário internacional.

“Acabamos de completar um ano e meio de governo, graças a Deus e à confiança do povo, que nos ajudou a derrotar a tentativa de golpe de 8 de janeiro. A democracia venceu”, declarou Lula, abrindo seu discurso com um tom de gratidão e celebração pela estabilidade democrática.

Lula recordou os tempos de prosperidade de seus mandatos anteriores, citando o crescimento econômico de 7,5%, aumento do emprego e renda, e a erradicação da fome. Em contraste, ele criticou a gestão dos últimos anos, mencionando a deterioração de programas como a Farmácia Popular e o Minha Casa, Minha Vida, além dos cortes em educação e saúde.

“A inflação disparou e atingiu 8,25%. O Brasil era um país em ruínas. Diziam defender a família. Mas deixaram milhões de famílias endividadas, empobrecidas e desprotegidas”, criticou o presidente, destacando a volta da fome e a elevada taxa de juros durante o governo Bolsonaro.

No entanto, Lula ressaltou a recuperação econômica sob seu governo, com crescimento de quase 3% no último ano e a criação de mais de 2,7 milhões de empregos. “O salário mínimo voltou a ter aumento acima da inflação. E quase 90% das categorias profissionais tiveram aumento real de salário”, afirmou.

Entre as realizações do governo, Lula mencionou a isenção do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos, a expansão do programa Farmácia Popular, a duplicação do Mais Médicos, o aumento de vagas em creches e universidades, e a abertura de 100 novos institutos federais. Ele também destacou a redução do desmatamento na Amazônia em 52% e a reativação de políticas de proteção a diversos grupos sociais.

“Queremos um Brasil que cresça para todas as famílias brasileiras. Não abrirei mão da responsabilidade fiscal”, garantiu Lula, mencionando ainda os esforços para a reconstrução do país com grandes investimentos em infraestrutura, energia e combate ao crime organizado.

O presidente enfatizou a importância do Brasil no cenário internacional, mencionando a abertura de 163 novos mercados para exportações e a participação do país em fóruns globais como o G-20 e a ONU. “O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil”, disse Lula, anunciando a realização da COP-30 em Belém no próximo ano.

Lula concluiu seu pronunciamento com um apelo à paz, solidariedade e humanismo. “Hoje o que falta ao mundo é paz, solidariedade e humanismo. Estamos prontos para dar o exemplo de que aqui, no Brasil, a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio.”

Outras Notícias

Dinca ataca radialista Júnior Alves nas redes sociais

Prefeita Nicinha não quis ir à Rádio Cidade e deu entrevista a seu assessor na rádio  comunitária. Profissional diz que a falas de Nicinha foram decoradas como em 2016. Dinca chegou a chamá-lo de “imundo” O ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino, voltou a tomar o lugar da esposa prefeita, Nicinha Melo, para criticar em rede […]

Prefeita Nicinha não quis ir à Rádio Cidade e deu entrevista a seu assessor na rádio  comunitária. Profissional diz que a falas de Nicinha foram decoradas como em 2016. Dinca chegou a chamá-lo de “imundo”

O ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino, voltou a tomar o lugar da esposa prefeita, Nicinha Melo, para criticar em rede social a tentativa da Rádio Cidade FM de ao menos no último dia do ano ouvir sua avaliação da gestão.

O comunicador Júnior Alves convidou a gestora mesmo sabendo como de domínio público que ela é avessa a microfones.

Ela preferiu falar ao Diretor de Imprensa da prefeitura que ela comanda, Léo Brasil, na rádio comunitária Cultura FM.

Segundo ouvintes e o próprio comunicador Júnior Alves, a prefeita nitidamente lia todas as respostas das perguntas feitas a ela por sua assessoria.

Em um certo momento, a prefeita teria se perdido na leitura da resposta e uma pausa foi feita enquanto se ouvia alguém lhe orientando de onde devia retomar.

Neste mês de dezembro a Rádio Cidade dedicou-se a ouvir os prefeitos da região do Pajeú para que eles pudessem fazer um balanço de suas ações em 2021. A prefeita de Tabira foi convidada, mas foi a única a se ausentar.  Júnior questionou sua ausência.

Pouco depois, Dinca falou em um depoimento ao mesmo radialista aliado Léo Brasil dizendo que achava um absurdo o radialista querer levá-la aos estúdios. “Acho isso uma pouca vergonha. É uma autoridade, mãe de família e mulher da sociedade que tem seus familiares que não  sente feliz com essa atenção com essa revolta tentando fazer com que ela fosse alguma mercadoria sua”.

Na imprensa nacional, é absolutamente comum o convite a prefeitos e prefeitas para uma análise de como foi o ano administrativamente. O radialista questionou sua ausência e ainda foi duramente criticado. “Você não tem capacidade nenhuma de ocupar a maior rádio da maior audiência possa ser do mundo, do Brasil, de Pernambuco”, disse, para até acusar o radialista de corrupção. Depois, como já fez outras vezes, se colocou a disposição para ir ao programa no lugar de Nicinha. Chegou a chamar o profissional de “imundo”. Júnior Alves é um dos mais respeitados comunicadores do interior. Disse ao blog que não vai ouvir a fala do ex-prefeito. “Nem perco meu tempo”.

O blog buscou ter acesso ao questionamento para saber se houve agressão à honra da prefeita, como sugeriu Dinca. Não há elementos que indiquem crítica pessoal, mas sim administrativa. Ouça: 

 

Dinca disse que ela tem feito uma grande gestão e que a corrupção acabou. Mais um motivo para ela prestar contas das ações no programa do comunicador.

O ex-prefeito usou mesma a estratégia tentando dizer que as críticas foram à mãe de família e não à gestora: para tirar o tema principal do foco, usou de grosserias contra um profissional de rádio que tentou apenas cumprir seu papel e fez uma crítica garantida pela própria constituição. Se quiser acompanhar, veja a fala de Dinca neste link.

João Lyra credita a Eduardo salto no Ideb

O governador João Lyra Neto comemorou o resultado de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2013, divulgado neste sexta-feira (05/09), pelo Ministério da Educação. Pernambuco subiu 12 posições e obteve o maior crescimento no ensino médio entre todos os estados da Federação. O estado alcançou a nota 3,6, e empatou […]

joaolyra1

O governador João Lyra Neto comemorou o resultado de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2013, divulgado neste sexta-feira (05/09), pelo Ministério da Educação. Pernambuco subiu 12 posições e obteve o maior crescimento no ensino médio entre todos os estados da Federação.

O estado alcançou a nota 3,6, e empatou com Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais na quarta colocação, ficando apenas 0,2 ponto a menos que Goiás, primeiro lugar no índice atual. Pernambuco ainda obteve teve crescimento de 16,1% em comparação com o Ideb anterior, sendo o estado com a maior evolução do País.

“Desde 2007, fizemos um investimento maciço em educação, com a construção e a reforma das escolas da rede estadual, o pagamento de bônus aos professores que atingissem as metas pactuadas, o monitoramento das escolas e um grande Pacto Pela Educação. Foi uma decisão do ex-governador Eduardo Campos, que tinha a certeza de que só poderíamos avançar se a questão da educação fosse enfrentada com seriedade”, afirmou.

IDEB – Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O índice é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Cientistas buscam explicar chuva de granizo no Nordeste. Blog registra fenômeno no Pajeú

Como já fora informado, cinco Estados do Nordeste registraram chuva de granizo na tarde e na noite da terça-feira (30). O fenômeno incomum na região assustou moradores da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Piauí e de Pernambuco. A chuva de granizo ocorreu em três cidades do Sertão da Paraíba: Tavares, Itaporanga […]

foto 1
Pedras e chuva de granizo na Pintada, zona rural de Afogados : fenômeno raro

foto 2

Como já fora informado, cinco Estados do Nordeste registraram chuva de granizo na tarde e na noite da terça-feira (30). O fenômeno incomum na região assustou moradores da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Piauí e de Pernambuco.

A chuva de granizo ocorreu em três cidades do Sertão da Paraíba: Tavares, Itaporanga e Piancó. No Rio Grande do Norte choveu granizo em São João do Sabugi, Jardim do Seridó e Parelhas, região do Seridó (semiárido). No Ceará, o fenômeno foi registrado em Acopiara, Iguatu, Ipueiras, Tamboril e Umari, no centro-sul do Estado. No Piauí, a chuva de granizo atingiu Picos e Oeiras, região sul do Estado.

A chuva de granizo veio acompanhada de ventos fortes, que acabaram destruindo telhados e derrubando árvores. Em Picos (a 314km de Teresina) uma caixa d’água chegou a ser arrastada de uma rua para outra. Não há registro de feridos.

O meteorologista Alexandre Magno, da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), explicou que a formação de granizo ocorre por fatores de contraste no clima quente e frio em nuvens de cúmulo-nimbo (que se desenvolvem verticalmente).

“A nuvem se forma rapidamente e o vento forte faz os cristais de gelo se desprenderem antes de se dissolverem”, explicou Magno.

O meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn (Empresa Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), destacou que não é comum no Nordeste a formação de granizo devido à temperatura alta, mas o fato de ocorrer ventos fortes no período desenvolveu o fenômeno.

“Na região de São João do Sabugi existem vales e neles há corredores de ventos. O clima quente e os ventos fortes geraram um ambiente propício para desenvolver a precipitação de granizo”, afirmou.

Segundo a Aesa, esta é a segunda vez que chove granizo neste ano na Paraíba. O primeiro registro ocorreu em abril.

Granizo na Pintada: A Internauta Repórter Joseane Vasconcelos, que é neta do ex-vereador Braz Emídio fez o registro de pedras de granizo que caíram na comunidade de Pintada, zona rural de Afogados da Ingazeira. Em uma das fotos, a chuva caindo a comunidade. Na outra, as pedras de granizo na mão da jovem.

Triunfo: Adilson Ramos e Projota no encerramento da Festa do Estudante

Termina hoje a 60ª Festa do Estudante de Triunfo.  A programação no Pátio de Eventos da bela cidade sertaneja começa com  o romantismo de Adilson Ramos, que volta à festa para reencontrae seus fãs. Depois é a vez de uma das atrações mais aguardadas de toda a programação. O rapper, cantor e compositor Projota subirá […]

Projota

Termina hoje a 60ª Festa do Estudante de Triunfo.  A programação no Pátio de Eventos da bela cidade sertaneja começa com  o romantismo de Adilson Ramos, que volta à festa para reencontrae seus fãs.

Depois é a vez de uma das atrações mais aguardadas de toda a programação. O rapper, cantor e compositor Projota subirá ao palco na cidade pela primeira vez.

Pra quem não o conheceProjota começou a ganhar notoriedade nas batalhas de MCs, onde venceu quatro vezes a batalha da Santa Cruz e três vezes a Rinha dos MCs. Como produtor musical Projota produz em geral para seus trabalhos e para amigos.

Adilson Ramos

Em sua estreia Projota lançou um EP intitulado de Carta Aos Meus em 2009. Seu segundo trabalho foi a mixtape Projeção lançada em 2010.

Seu terceiro trabalho foi o segundo EP de sua carreira Projeção pra Elas lançado em 2010. Agora com seu primeiro CD, gravado pela Universal Music, conta com faixas de suas mixtape e com faixas novas

A programação termina com o show de  Rafael Veríssimo, que volta à cidade. Os shows começam às 21h30.

‘Atitude covarde’: Padilha critica cancelamento de visto dos EUA de filha e esposa

Do blog da Julia Dualibi/g1 Alexandre Padilha, ministro da Saúde do governo Lula (PT), criticou o cancelamento do visto de sua mulher e de sua filha, de 10 anos, pelo governo dos Estados Unidos em entrevista ao GloboNews Mais, da GloboNews. A decisão da gestão Donald Trump foi anunciada nesta sexta-feira (15). “As pessoas que […]

Do blog da Julia Dualibi/g1

Alexandre Padilha, ministro da Saúde do governo Lula (PT), criticou o cancelamento do visto de sua mulher e de sua filha, de 10 anos, pelo governo dos Estados Unidos em entrevista ao GloboNews Mais, da GloboNews. A decisão da gestão Donald Trump foi anunciada nesta sexta-feira (15).

“As pessoas que fazem isso e o clã Bolsonaro, que orquestra isso, têm que explicar. Não para mim, não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro: qual o risco de uma criança de 10 anos de idade pode ter para o governo americano? Estou absolutamente indignado com essa atitude covarde”, afirmou o ministro.

Padilha não foi afetado porque seu visto para os EUA está vencido desde 2024. Nesta semana, a embaixada norte-americana no Brasil disse que o Programa Mais Médicos, criado por Padilha durante o primeiro governo Dilma Rousseff (2011 a 2014), foi um “golpe diplomático” e que sanções não vão parar. O comunicado foi anterior à decisão envolvendo a família do ministro.

“Minha filha tem 10 anos e ela sequer tinha nascido quando eu criei o Programa Mais Médicos — e com muito orgulho. Criei esse programa em 2013 e, para criar, eu e minha equipe fomos em vários países do mundo para ver o que o mundo fazia para trazer médicos para áreas que não tinham condições”, disse o ministro.

Segundo Padilha, a ação do governo Donald Trump não tem a ver com médicos cubanos, inseridos no início do Programa Mais Médicos, porque os EUA não sancionaram outros países que continuam a ter parcerias com médicos de Cuba. O Brasil, de acordo com o ministro, tem 95% de médicos brasileiros atualmente no Mais Médicos.

“A maior prova de que [o cancelamento dos vistos] não tem nada a ver com os médicos cubanos é que o governo dos Estados Unidos não está sancionando dezenas de países que continuam fazendo a mesma parceria com médicos cubanos. Inclusive a Itália, que a primeira-ministra é uma das grandes parceiras internacionais do governo Trump, de extrema direita, e que não abriu mão de ter cem médicos cubanos em uma região, e outras dezenas de países”.