Notícias

No Sertão, Natal é tempo que resiste até às mais fortes ventanias

Por Nill Júnior

Por Magno Martins

O Natal deixa as pessoas mais leves, mais sensíveis e extremamente emocionadas. Mexe fortemente com os sentimentos. Em mim, provoca um tremendo saudosismo. Sinto falta dos meus pais Gastão e Margarida, fortemente contagiados pela festa cristã.

Quem matava o peru para a ceia natalina, comprado na feira e colocado por 15 dias num sistema de engorda no quintal da casa, era papai, com uma habilidade impressionante.

Não sai da minha mente, como um filme reprisado a cada instante, cenas levadas pelo vendaval do tempo, papai costurando o papo do peru, assistido pacientemente por Jocelina, a Joça, que quase não enxergava. Usava um óculos fundo de garrafa, um vestido até a ponta do pé, quase não tinha dentes, mas falava feito uma matraca.

Para nós, Joça era a Boca Mole, mas odiava o apelido. Rogava a todos os santos e também ao xangô, frequentadora assídua, para não ser tratada assim. Brincadeira! Joça era uma queridona, uma segunda mãe, irmã de criação e estimação de mamãe. Todos os dias saía do São Braz, bairro onde morava, para ajudar mamãe, a quem tratava por Mãe Dó.

Joça enfiava a faca no pescoço das galinhas. Uma, duas, até três galinhas de capoeira, que também iam ser devoradas na ceia natalina. Eu só via o sangue jorrar pelo chão. Cena comovente, que fazia Joça chorar.

Natal também era tempo de paçoca, batida no pilão arcado por papai, que caprichava no tempero. Usava bastante cebola e farinha. A gente comia com as mãos com tamanho apetite. Éramos esfomeados. Papai nunca nos deixou passar fome, mas Sertão não tem farturas.

A fome no Sertão vem da dor da seca, da miséria e do abandono. A resiliência do povo contrasta com a crueldade da realidade, onde o prato vazio é um símbolo de um “holocausto silencioso”. A vida vira mera sobrevivência e a esperança na chuva e na solidariedade se mistura à frustração com a falta de atenção política.

O Sertão nunca vai acordar do pesadelo da fome, porque os políticos dormem eternamente em berço esplêndido. Papai lia muito os clássicos sertanejos. Aprendi com ele a devorar Guimarães Rosa, que disse que Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. E que viver é muito perigoso.

Para Joça, a fome que rodeou sua casa de taipa no São Braz era assombração. Ela pariu muito. Perdeu uma leva de filhos para a seca. Não morriam da morte matada. Morriam de diarreia, que naquele tempo tirava a vida das crianças pobres no Sertão.

Natal, para nós, uma família gigantesca – nove filhos e agregados sem fim – era uma noite de sonhos. E de reflexões. Político, adepto da oratória, papai fazia o seu discurso com os olhos marejados e o coração dilacerado. A Deus, agradecia o pão de cada dia e só pedia saúde. “Com saúde, a gente vence todas as intempéries”, dizia.

Papai era um poeta, um ser iluminado, apaixonado pela vida e pela família, seu maior orgulho. Mamãe não vinha com sermões. Vinha com sua taça de vinho nas mãos, alegre, jorrando felicidade. Olhava em direção a cada um dos filhos e dizia, como se fosse uma saudação com a pureza e a beleza da sua alma, que latejava amor: “Quer vinho, venha”.

Doces recordações, como diz uma canção de Roberto Carlos. O Natal no Sertão nos lembra que a simplicidade da manjedoura tem a mesma força da caatinga que insiste em florescer: a vida sempre encontra um caminho.

A maior magia do Natal, seja na cidade ou no Sertão, não está nos presentes, mas na presença e no carinho que aquecem a alma e fortalecem a fé.

Diante de tantas recordações, só me resta desejar a todos um Feliz Natal, numa celebração que estende um abraço a todo o povo de fé, lembrando que o Natal é o céu que veio à terra, é Jesus dentro de cada um de nós com esperança e fé.

Magno Martins é jornalista, responsável pelo blog mais lido do Nordeste, e filho do Sertão do Pajeú 

Outras Notícias

Pezão e Zé Pretinho fumam cachimbo da paz em Quixaba

Pezão bebendo água ao lado de Zé Pretinho sem se engasgar: novidade da política quixabense. Foto: Cauê Rodrigues O flagrante é do blogueiro Cauê Rodrigues : mostra o ex-prefeito e atual vereador Antônio Ramos da Silva, o Pezão, ao lado do prefeito José Pereira Nunes, o Zé Pretinho, que segue seu quarto mandato como prefeito […]

ze_pretinho_e_pez_o_Quixaba

Pezão bebendo água ao lado de Zé Pretinho sem se engasgar: novidade da política quixabense. Foto: Cauê Rodrigues

O flagrante é do blogueiro Cauê Rodrigues : mostra o ex-prefeito e atual vereador Antônio Ramos da Silva, o Pezão, ao lado do prefeito José Pereira Nunes, o Zé Pretinho, que segue seu quarto mandato como prefeito da Quixaba.

Os dois romperam em 1998. Dezessete anos depois, se encontraram em uma comunidade rural de Quixaba em evento para as mães.  Pezão não cravou uma adesão a  Zé, mas deixou claro que irá disputar mais uma vez a cadeira de vereador de Quixaba e terminar sua carreira politica.

“Vou fazer uma campanha independente sem subir em palanque a favor ou contra a Zé Pretinho”, prometeu. Já Zé  acredita em uma futura união.

Fraude na cota de gênero pode derrubar chapa do PODEMOS em Matureia

Na cidade de Matureia, interior da Paraíba, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou, no ano passado, o registro de candidatura da vereadora Jaciara, do partido PODEMOS, após constatar que ela não possuía filiação partidária válida no momento da inscrição.  A decisão transitou em julgado e foi remetida à Comarca de Teixeira-PB, onde o juiz responsável […]

Na cidade de Matureia, interior da Paraíba, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou, no ano passado, o registro de candidatura da vereadora Jaciara, do partido PODEMOS, após constatar que ela não possuía filiação partidária válida no momento da inscrição. 

A decisão transitou em julgado e foi remetida à Comarca de Teixeira-PB, onde o juiz responsável determinou a anulação dos votos recebidos pela candidata, impactando diretamente a composição da chapa do PODEMOS.

Com a exclusão dos votos de Jaciara, tornou-se evidente que a legenda não cumpriu a cota mínima de gênero exigida pela legislação eleitoral. Desde dezembro, os vereadores eleitos pelo partido vêm sendo intimados para apresentar defesa. Contudo, o andamento do processo enfrentou atrasos devido à dificuldade em localizar a vereadora Lita de Assis Formiga, que só foi encontrada recentemente após oTRE solicitar  do Ministério Público a indicação de seu endereço.

A morosidade no andamento do caso também foi agravada pela ausência de um juiz titular na Comarca de Teixeira-PB, desde a saída do Dr. Carlos Gustavo. Somente na última quinta-feira, 03 de abril, um novo juiz assumiu a titularidade da comarca e deu andamento ao processo, que agora está concluso para decisão.

A fraude na cota de gênero foi confirmada pelas instâncias da Justiça Eleitoral. O TSE indeferiu o registro de candidatura de Jaciara, ao constatar a ausência de filiação partidária válida. Em seguida, o TRE-PB anulou os votos recebidos pela candidata, reconhecendo a fraude e o consequente descumprimento da cota de gênero pela chapa do PODEMOS em Matureia.

Com a irregularidade comprovada, e diante do entendimento já consolidado em casos semelhantes no país, a expectativa é de que toda a chapa do PODEMOS em Matureia-PB — composta pelos vereadores Ariano Dantas, Carrin de Deca e Jacks de da Paz — seja cassada.

Nesse cenário, devem assumir as vagas os suplentes: Joacil dos Correios e Romero Firmino, do Republicanos, e a vereadora Luana Gomes, do MDB.

Em todo o Brasil, casos de fraude à cota de gênero têm resultado na cassação de chapas completas, reforçando que não há margem para irregularidades nesse aspecto da legislação eleitoral. Em Matureia, a decisão dos tribunais eleitorais já deixou clara a gravidade da infração cometida. As informações são do site Política Para Quem Gosta.

Anchieta Santos volta à UTI

O comunicador Anchieta Santos voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração. A informação foi repassada pelo radialista Aldo Vidal, com base em informações de familiares. Segundo a informação que foi ao ar no programa Rádio Vivo esta manhã, Anchieta, que estava na enfermaria da unidade, sentiu um desconforto respiratório e os […]

O comunicador Anchieta Santos voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração. A informação foi repassada pelo radialista Aldo Vidal, com base em informações de familiares.

Segundo a informação que foi ao ar no programa Rádio Vivo esta manhã, Anchieta, que estava na enfermaria da unidade, sentiu um desconforto respiratório e os médicos decidiram levá-lo de volta à UTI para melhor monitoramento. Apesar da notícia, Anchieta tem a chamada estabilidade hemodinâmica, sem comprometimento das funções.

Anchieta foi operado dia 5 de julho no Hospital da Restauração para retirada de um tumor na cabeça identificado 15 dias antes. O procedimento foi conduzido pela equipe do neurocirurgião Paulo Brayner.

Prefeito Sandrinho inaugurou nova rua pavimentada no bairro Borges

Na 29ª semana da maratona de inaugurações e entregas, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, foi ao bairro Borges inaugurar a pavimentação da Rua Aurélio Pires Ferreira. Foram investidos na obra R$ 103.661,44 em uma parceria da Prefeitura de Afogados com o Governo do Estado, através do Projeto Retomada. A rua tem 158 […]

Na 29ª semana da maratona de inaugurações e entregas, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, foi ao bairro Borges inaugurar a pavimentação da Rua Aurélio Pires Ferreira.

Foram investidos na obra R$ 103.661,44 em uma parceria da Prefeitura de Afogados com o Governo do Estado, através do Projeto Retomada. A rua tem 158 metros de extensão e foi pavimentada com paralelo, num total de 936 m² de novo pavimento. 

A inauguração aconteceu na tarde da última sexta (18), e contou com as presenças do Senador Humberto Costa, dos Deputados Federal Carlos Veras (PT) e Estadual, José Patriota (PSB), e do Vice-Prefeito Daniel Valadares. O vereador Reinaldo Lima foi o autor do requerimento solicitando a pavimentação. Outros vereadores presentes: César Tenório, Raimundo Lima, Erickson Torres, Gal Mariano, Toinho da Ponte, Douglas eletricista e Cícero Miguel. A vereadora Izaquelle Ribeiro, de Carnaíba, também esteve presente. 

“Eu quero de público agradecer ao Senador Humberto, que nunca deixou de nos atender e nem de colocar emendas para Afogados. Não teve tempo ruim para Humberto não nos ajudar. Se no governo passado ele nos ajudou imagina agora com Lula na presidência,” destacou o Deputado Estadual José Patriota. 

Em sua fala, o Senador Humberto Costa destacou o investimento do Governo Federal da ordem de 92 bilhões do PAC para Pernambuco. Destacou também a destinação de 1,3 milhão de emendas no ano passado para equipamentos da assistência social em Afogados. “Vamos trabalhar esse ano para garantirmos mais emendas para Afogados no ano que vem,” afirmou o Senador.

Na sua fala, o Deputado Carlos Veras afirmou não conhecer, em Pernambuco, uma Prefeitura que tenha um volume de obras que permita uma inauguração por semana, como vem ocorrendo em Afogados da Ingazeira. 

“Muita gente me perguntava se eu ia conseguir segurar essa pisada de uma inauguração por semana. O motivo de conseguirmos está aqui conosco: nosso deputado José Patriota, o Senador Humberto, o deputado Carlos Veras e o deputado Pedro Campos, que hoje não pôde estar conosco. Esse é o time que tem conseguido os investimentos que precisamos para tocar o volume de obras que estamos realizando em Afogados. Muito feliz em estar ao lado desse time e levar ao nosso povo as obras que ele tanto precisa,” avaliou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

“O governo não compactua com nenhum tipo de violência”, diz Flávio Marques

O programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, desta quinta-feira (9), apresentado pelo jornalista Alyson Nascimento, trouxe como entrevistado o prefeito de Tabira, Flávio Marques. O prefeito relatou que diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estavam sem condições de funcionamento, assim como ambulâncias e transportes escolares quebrados e inoperantes. Outro ponto de destaque foi a abordagem […]

O programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, desta quinta-feira (9), apresentado pelo jornalista Alyson Nascimento, trouxe como entrevistado o prefeito de Tabira, Flávio Marques.

O prefeito relatou que diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estavam sem condições de funcionamento, assim como ambulâncias e transportes escolares quebrados e inoperantes.

Outro ponto de destaque foi a abordagem sobre um episódio envolvendo um feirante e um guarda municipal. O feirante alega ter sido agredido, o que levou a Prefeitura a emitir uma nota se comprometendo a apurar os fatos. Sobre o caso o prefeito afirmou:

“Assim que eu tomei conhecimento dessa situação, eu determinei que fosse aberto um processo administrativo para apurar toda essa situação, bem como outras medidas que estão sendo tomadas pela assessoria jurídica do município e pelo comando da guarda para que possamos apurar isso. Não iremos tolerar nenhum tipo de abuso, seja por membro da guarda ou de qualquer outro setor.”

Flávio Marques ressaltou que o governo tem o compromisso de atender bem a população e que não compactua com nenhum tipo de violência. No entanto, o prefeito também mencionou que informações repassadas pela Secretaria da Fazenda apontam que o feirante, no momento do ocorrido, estaria resistindo às orientações e teria utilizado uma arma branca durante o conflito.

“O nosso dever é de atender bem as pessoas e prestar os serviços. O governo não compactua com nenhum tipo de violência, apesar de que as informações que foram passadas pela Secretaria da Fazenda, que organizava a feira, indicam que esse feirante não aceitava as orientações e, em determinado momento, teria puxado uma arma branca”, concluiu. As informações são do Instagram da Rádio Pajeú.