Nill Júnior Podcast: o curioso e incrível caso Wellington Maciel
Por Nill Júnior
Como um prefeito com a estrutura administrativa, a máquina, a caneta, dilui sua avaliação positiva em tão pouco tempo?
O caso Wellington deve ser estudado: de prefeito com 76% de aprovação em dezembro de 2021 a uma rejeição de 75% agora.
É o mais fraco desempenho entre os que ocupam ou já ocuparam a prefeitura, na Casa dos pífios 5% das intenções de voto.
Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias, da Cultura FM.
Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotifye demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music. Ouça o episódio:
O deputado federal Carlos Veras e o senador Humberto Costa participam da inauguração da Academia da Saúde da cidade de Tabira, no bairro de Riacho do Gado. A agenda acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 19h30, no local. Reivindicação antiga da população, a obra foi realizada por meio da emenda parlamentar de HC, com […]
O deputado federal Carlos Veras e o senador Humberto Costa participam da inauguração da Academia da Saúde da cidade de Tabira, no bairro de Riacho do Gado.
A agenda acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 19h30, no local. Reivindicação antiga da população, a obra foi realizada por meio da emenda parlamentar de HC, com o apoio de Veras e executada em parceria com o prefeito Sebastião Dias.
” A saúde é uma das maiores preocupações do povo tabirense e esse espaço se insere no campo da prevenção de doenças físicas e até mentais no sentido de que além do exercitar o corpo, promove a socialização entre as pessoas usuárias”, afirma o deputado.
Ele destaca ainda outra grande conquista para a população: a construção de um campus da UPE, que irá beneficiar estudantes de toda a região do Pajeú. Por meio de emenda parlamentar, Veras destinou R$ 1 milhão para a obra.
O deputado também está em articulação com a EPTI para agilizar a requalificação do Terminal Rodoviário da cidade. “Estamos nos colocando à disposição do governo de Pernambuco para fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que o projeto se torne uma realidade”, conclui.
Com 3.600 óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas, o Brasil atingiu um novo recorde de vítimas da doença em um só dia, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número equivale a 150 registros por hora ao longo do último dia. O total de mortes pelo novo coronavírus no […]
Com 3.600 óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas, o Brasil atingiu um novo recorde de vítimas da doença em um só dia, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa.
O número equivale a 150 registros por hora ao longo do último dia. O total de mortes pelo novo coronavírus no País chegou nesta sexta-feira, 26, a 307.326.
Dezenove das 20 maiores marcas de mortes da pandemia até aqui foram alcançadas em março. O número de vítimas desta sexta-feira é o segundo a passar da marca de 3 mil, após 3.158 óbitos terem sido registrados na terça-feira, 23.
O Brasil vive o pior momento da pandemia, com avanço nos dados de casos, internações e mortes em decorrência da doença.
A média móvel diária de óbitos ficou em 2.400 nesta sexta-feira. É a maior média de toda a pandemia. O dado leva em consideração registros dos últimos sete dias para avaliar a tendência da curva no Brasil.
A média está acima de 2 mil desde o dia 17 de março. Na prática, o número indica que 16.801 morreram de covid-19 na última semana, o maior número para um período de sete dias desde o surgimento da doença no País.
Os números desta sexta-feira sofreram influência da alta recorde em São Paulo, que registrou 1.193 novos óbitos pela doença.
Raquel com a faca nos dentes Você pode dizer e decretar várias observações sobre o governo Raquel, sobre o que é positivo e o que precisa andar. Agora, independente de paixões, ninguém pode negar que, numa linguagem figurada, a governadora está com a faca nos dentes. Essa foi a impressão das agendas em Serra Talhada […]
Você pode dizer e decretar várias observações sobre o governo Raquel, sobre o que é positivo e o que precisa andar.
Agora, independente de paixões, ninguém pode negar que, numa linguagem figurada, a governadora está com a faca nos dentes. Essa foi a impressão das agendas em Serra Talhada e Arcoverde, quinta e sexta dessa semana.
Auxiliares diretos ouvidos pelo blog reclamam do ritmo da mandatária estadual. Pode parecer exagerado, mas alguns chegam a comparar com a rotina de Eduardo Campos. Não há como estabelecer um parâmetro, dado o fato de que simplesmente, não há parâmetro. Mas quem está com Raquel se impressiona com sua disposição.
Em Caruaru, um nome da comunicação se impressionou quando informado do horário em que a governadora esteve em Serra Talhada. “Mas meio dia ela esteve aqui”. No embalo, um outro interlocutor ligado a um secretário afirmou que ele não está conseguindo acompanhá-la.
Em Serra Talhada, nem a voz falhando impediu Raquel de fazer um discurso firme, ao lado de aliados, Luciano Duque e Sebastião Oliveira, e de uma adversária, a prefeita Márcia Conrado. “Quem pensa que pode parar uma mulher obstinada, que tem propósito e sabe onde quer ir, sabendo que a única missão que eu tenho aqui é a de servir ao meu povo e fazer Pernambuco voltar a ser referência no Nordeste brasileiro e pro Brasil, sabe que não é desafio que me põe medo. O desafio me dá é força e coragem pra juntar mais gente pra seguir em frente. E é com essa coragem, com essa fé e esperança, que eu digo aos prefeitos e prefeitas que não tiveram suas obras anunciadas hoje: nós estamos continuando trabalhando, fazendo projeto, fazendo obra, buscando empréstimo. E aí eu conto com a Assembleia Legislativa, garantindo parcerias com o Governo Federal, e aí eu agradeço ao presidente Lula, e trabalhando junto com os municípios”.
Em Arcoverde, outro importante polo regional, a disposição não foi diferente. “O governo do Estado governava pro mar, esquecendo que tem gente aqui e a gente veio pra transformar essa realidade”, disse, referência a gestões anteriores do PSB.
É difícil saber até onde essa movimentação intensa, quase insana, renderá uma melhora nas pesquisas que determine um sentimento de virada em relação a João Campos. Mas, para fins de constatação, a governadora está buscando construir um sentimento diferente do que marcou seus dois primeiros anos, de distância da política, erros administrativos e lentidão no azeitamento da máquina. Se vai conseguir ou não, são outros quinhentos. De certo agora, uma constatação: Raquel está com a faca nos dentes.
Matemática
O desafio de Raquel é enorme, dado o favoritismo de João Campos, mesmo considerando os números da pesquisa Conecta, que coloca a vantagem do socialista em 21 pontos, no 52%x31%. A primeira meta é levar a eleição para o segundo turno. Lá, a expectativa é de que os votos hoje mais à direita virem votos anti esquerda, migrando mais pra ela que pra João. Aí, pode ter jogo…
Miguel critica Raquel…
De Miguel Coelho, sobre o governo Raquel Lyra. “Pernambuco tá num marasmo a um tempo. Perdeu tração. Tem problemas como falta de água, de saneamento, saúde, com muitos jovens desinteressados em entrar pro mercado de trabalho. O Governo do Estado não se sentiu bem e já mudou o slogan Estado de Mudança. Ele tirou essa palavra da própria marca dele. Não adianta ter a maioria dos prefeitos, fazer intimidação de forma alguma. A qualidade fala mais que a quantidade. Miguel descartou novo diálogo com Raquel para 2026, afirmando que não teve espaço após apoia-la. “Não vamos discutir onde a gente foi expulso ou não teve possibilidade de participar”
… e defende fim da polarização entre Lula e Bolsonaro
“O Brasil como um todo já cansou dessa polarização. É um pingue-pongue besta, chega a ser até burro e ineficiente muitas vezes, e que só retroalimenta os extremos. E se você for olhar, os extremos alimentam 15% de cada lado, e você tem 70% da população refém de uma narrativa ideológica que coloca o Brasil ou parado, ou pra trás. Então, o que nós, de União Brasil, e agora através da Federação, defendemos é uma pauta de Brasil de futuro. Mas não aquele Brasil de futuro de 20, 30 anos — a gente precisa enfrentar isso nos próximos 4, nos próximos 8 anos. Se o União Brasil não tiver a Presidência, nós teremos a força política necessária no Congresso pra poder endereçar essas pautas”, afirmou.
Opinião
Para Ello TV, falei ao blogueiro Marcelo Patriota sobre as eleições em Pernambuco, os prós e contras de Raquel Lyra e João Campos. Assista:
“Eu acho que João Campos é muito jovem ainda, está certo? Ele está fazendo um bom trabalho em Recife, sem dúvida. Tem uma boa imagem”, afirmou João Lyra, pai de Raquel. No entanto, o ex-governador sugeriu que o prefeito não entre na corrida estadual no próximo pleito. “Foi reeleito com mais de 70% do eleitorado. Então, ele tem condições de esperar para ser candidato depois”, destacou na Rádio Cultura do Nordeste de Caruaru. Acresentou que, se Raquel melhorar aprovação, tem dúvidas se ele será candidato.
Segura, Priscila!
Coube a Priscilla Krause segurar a mesa em que Raquel estava apoiada no Ouvir Para Mudar de Arcoverde. O prefeito Zeca Cavalcanti viu que ela estava segura e riu com a esposa, Neryanne Cavalcanti. A novidade, com a gestora subindo onde deveria sentar, foi inaugurada em Serra Talhada. Lá Raquel subiu na cadeira. Márcia Conrado não a ajudou a não cair. Registre-se, Luciano Duque também, não. Pior que não se pode nem alertar: “governadora, a senhora vai cair!” Vai que ela pensa que é nas pesquisas. O auxiliar vai perder o cargo…
Estrategista
Nos bastidores, a cartada que tirou nomes do PSB para as bancadas de MDB, PSDB e PRD, visando enfraquecer a base de Raquel Lyra na ALEPE é totalmente creditada ao prefeito do Recife, João Campos.
Conexões
Um dos problemas do grupo encabeçado por Danilo Simões e Zé Negão na crítica por fogo amigo de Mário Viana, pedindo sua cabeça politicamente falando, são as conexões que ele estabeleceu no governo Raquel desde abril de 2023. Prova disso foi o tratamento que recebeu da equipe, além de ser convidado de Luciano Duque para o jantar com Raquel Lyra em sua casa.
No prato que comeu
A fala de Zeinha Torres sobre “a vitória de Raquel Lyra no primeiro turno” gerou reações de socialistas que o taxaram de “ingrato”. A reação mais forte foi de Cecília Patriota, esposa do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota. “Elogiava tanto Paulo Câmara e estava sempre sendo beneficiado, junto com sua família. Acompanhei todo o processo. Tem coragem de dizer que o PSB nunca fez nada. Pasma com tanta falsidade e ingratidão”.
Frase da semana:
“Tenho coisa melhor para fazer”.
Do presidente Lula, dizendo estar pouco preocupado com o julgamento de Jair Bolsonaro, que vai parar o país na próxima semana.
Da série “que país é esse”? Voltou à cena na Justiça do Pará a juíza Clarice Maria de Andrade. Em 2007, o caso de uma adolescente jogada numa cela lotada de homens, em Abaetetuba, chocou o Brasil. A magistrada foi punida pelo CNJ, em 2016, “pela falta de compromisso com suas obrigações funcionais”. Durante “disponibilidade” […]
Voltou à cena na Justiça do Pará a juíza Clarice Maria de Andrade. Em 2007, o caso de uma adolescente jogada numa cela lotada de homens, em Abaetetuba, chocou o Brasil. A magistrada foi punida pelo CNJ, em 2016, “pela falta de compromisso com suas obrigações funcionais”.
Durante “disponibilidade” em casa por dois anos, recebendo salário, recorreu ao STF. Venceu. E acabou promovida pelo TJ PA. Da comarca do interior agora dá expediente na 1ª Vara Criminal de Belém. No mês passado seu subsídio foi de R$ 30.471,11, mais auxílio-moradia de R$ 4.377,73. A menor L tem hoje 27 anos. A informação foi de Ricardo Boechat.
E não para por aí. Os rendimentos dos magistrados e penduricalhos como o auxílio-moradia dos juizes, que não pouparam nem Sérgio Moro, continuam em debate.
Enquanto magistrados europeus recebem cerca de quatro vezes a mais que a média salarial dos respectivos países, aqui, o teto de remuneração de um juiz chega a ser 15 vezes mais do que o restante da população.
No Brasil, o teto salarial da magistratura é mais de 15 vezes o rendimento médio mensal (2.149 reais, segundo dados do IBGE), enquanto os juízes europeus ganham cerca de quatro vezes a mais que a média salarial nacional, conforme um relatório do Conselho da Europa baseado em dados de 2014.
“Além do teto, tem cobertura, puxadinho e sei mais lá o quê”. A frase é da presidenta do Supremo Tribunal Cármen Lúcia e acabou se tornando o reconhecimento de uma ferida que sangra na própria pele: os super salários e privilégios dos juízes brasileiros. A categoria virou um símbolo dos benefícios – e distorções- no serviço público do país que privilegiam carreiras nos três Poderes, do Ministério Público aos parlamentares.
Com cada vez mais frequência, o brasileiro descobre novos e generosos auxílios financeiros de seus magistrados. Os complementos, justificados pelos juízes pela defasagem de seus salários base, acabam elevando as folhas de pagamento a níveis estratosféricos. Embora garantidos por lei, esses penduricalhos escancaram a distância entre a toga e o uniforme do resto dos mortais, tornando a categoria em uma rica casta.
Com esses complementos, o teto constitucional de R$ 33.763, que o Supremo ainda propôs aumentar, aplicado aos ministros para limitar os salários de todos os funcionários públicos, é apenas uma formalidade. Na prática, 71,4% dos magistrados dos Tribunais de Justiça dos 26 Estados e do Distrito Federal somam rendimentos superiores acima do teto graças a auxílios e benefícios.
Conforme o levantamento do diário O Globo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dos mais de 16.000 juízes e desembargadores, 11.600 ultrapassaram o teto.
A remuneração média, segundo a pesquisa, chega a 42.500 reais. Benefícios, auxílios, gratificações e pagamentos retroativos chegam a representar um terço do rendimento mensal.
Sem a efetividade de países onde se paga bem menos, o judiciário brasileiro precisa se reencontrar com a história do Brasil, urgentemente…
Anchieta na campanha de Armando
O comunicador Anchieta Santos, o maior palanqueiro do Brasil, vai emprestar sua voz à campanha de Armando Monteiro. Os detalhes foram fechados essa semana. Anchieta, que já apresentou a inauguração do Comitê Central da campanha petebista (foto), se licencia do programa Rádio Vivo, que apresenta na Rádio Pajeú, na próxima terça.
A regra
Pelo acordo, Anchieta não fará campanha em Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim e Carnaíba, por questões pessoais.
O baixo nível da política
Em Serra Talhada, o baixo nível de pessoas pagas a serviço de políticos não poupa ninguém. Até a jornalista Juliana Lima, que fez uma pergunta de quem tem independência ao governador candidato Paulo Câmara, virou alvo de quem sabidamente é instrumentalizado para blindá-lo.
A pergunta
Juliana só quis saber se a obra do Hospital do Sertão, cuja etapa é da terraplanagem, não seria encarada como eleitoreira, já que só será concluída pelo próximo gestor. Câmara, aliás, se saiu muito bem na resposta. A Armando, quis saber na mesma linha se não estaria prometendo uma duplicação da BR 232 que poderá não cumprir.
Solidão
O Deputado estadual Diogo Morais e o Federal Kaio Maniçoba estão visitando hoje Solidão. Será na casa da vereadora Edileuza Godê. Sem mandato, há quatro anos, Godê deu quase 400 votos a Aline Mariano.
Perguntar…
Já que Totonho Valadares condiciona seu apoio para Paulo Câmara a uma conversa com o governador, fica a pergunta óbvia: Waldemar Borges ou José Patriota, com canal privilegiado com o socialista não articularam o tal diálogo porque não podem, porque não querem, ou porque já o vêem no palanque de Armando?
“Não entendi”
Marília Arraes não entendeu o porquê de não receber o apoio de Romério Guimarães em São José do Egito. O petista preferiu André Ferreira e deixou Marília na mão. A depender da ótica eleitoral de Guimarães, Marília serviria para governar o estado, não para Federal…
Força dos prefeitos
Prefeitos que apoiam Paulo Câmara no Pajeú não tem dúvidas de que ele sairá majoritário na região. Paulo tem o apoio dos gestores em São José do Egito, Brejinho, Itapetim, Santa Terezinha, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Quixaba, Iguaracy, Flores, Carnaíba, Triunfo e Solidão. Com Armando Monteiro os prefeitos de Tuparetama, Tabira e Santa Cruz da Baixa Verde. Os demais ainda não anunciaram apoio ou ficarão neutros.
O patrimônio
Dos candidatos a Estadual, Alvinho Patriota disse ter patrimônio de R$ 5 milhões; Diogo Morais, quase R$ 3,5 milhões; Augusto César 3,4 milhões; Antonio Campos, R$ 3,3 milhões; Rogério Leão R$ 3,1 milhões; Lucas Ramos, R$ 744 mil; Eduíno, R$ 610 mil, Creuza Pereira, R$ 571 mil e Rona Leite quase R$ 500 mil.
Menos de meio milhão
Doriel Barros disse ter R$ 433 mil; Aglailson Victor afirmou ter 317 mil; Waldemar Borges R$ 253 mil; Edilson Silva, 215 mil; Galeguinho das Encomendas, R$ 210 mil ; radialista Givanildo Silva, 180 mil, mais que Rodrigo Novaes com R$ 178 mil e Aline Mariano, com R$ 110 mil. Marquinhos Dantas diz ter patrimônio de R$ 107 mil.
Liseu
Mário Martins pode se gabar por ter declarado R$ 11 mil, mais que Fabrizio Ferraz, que declarou ter R$ 425 reais, com direito a casa de R$ 30, Aline Corrêa, filha de Pedro Corrêa, e Israel Guerra, que não declararam bens…
Repensando
Para não sair como “derrotado político” em Serra Talhada para Sebastião Oliveira (PR), Luciano Duque (PT) continua avaliando e ouvindo aliados sobre quem apoiar. Pragmáticos tentam empurrá-lo para Armando Monteiro (PTB).
Agenda
Está praticamente fechada a agenda de Armando Monteiro no Pajeú. Vai estar na região dia 8. Passa por Tuparetama, Brejinho, Santa Terezinha e faz comício em São José do Egito. Paulo Câmara já esteve em Carnaíba, Iguaraci, Custódia e São José do Belmonte.
Frase da semana:
“Lute pelo povo que quando precisar eles lutarão por você”.
De Antonio Mariano, cujo sepultamento comoveu a região e o estado esta semana.
A Presidenta do partido e Deputada Estadual reeleita pelo PT, Tereza Leitão, usou o microblog Twitter para rebater o questionamento feito pelo Deputado Sebastião Oliveira (PR) quando disse que Pernambuco não quer o Partido dos Trabalhadores no comando. Em postagem na página do blog no Twitter, Tereza ironizou Sebastião Oliveira. “Como assim ? A vitória […]
A Presidenta do partido e Deputada Estadual reeleita pelo PT, Tereza Leitão, usou o microblog Twitter para rebater o questionamento feito pelo Deputado Sebastião Oliveira (PR) quando disse que Pernambuco não quer o Partido dos Trabalhadores no comando.
Em postagem na página do blog no Twitter, Tereza ironizou Sebastião Oliveira. “Como assim ? A vitória (de Sebastião) já subiu pra cabeça! O PT governa a cidade dele”, lembrou, fazendo referência à gestão de Luciano Duque no município. A cidade é tida como estratégica para o PT e já recebeu duas vezes a Presidenta Dilma.
Aliás, Dilma foi majoritária em Serra, com 69,4% dos votos. Também teve destaque o petista Manoel Santos como majoritário. Mas a oposição não tem creditado a Duque – que acusam viver crise de impopularidade – o desempenho e sim à tendência na região de votar em Dilma, que ganhou em todas as cidades do Pajeú.
Sebastião Oliveira disse à Rádio A Voz do Sertão que “o povo mandou um recado para o Brasil inteiro, de que não está satisfeito com o PT e essa política de aparelhamento que o PT fez no país”. Falou ainda que Pernambuco não quer o PT no comando.
Você precisa fazer login para comentar.