Notícias

Neonergia distribui lampadas led para moradores de Serra Talhada

Por André Luis

Neoenergia Pernambuco estará na cidade até a próxima quinta-feira (6) para trocar equipamentos fluorescentes, incandescentes ou halógenos por outros com tecnologia LED, que podem reduzir em até 40% o consumo

A partir desta segunda-feira (3), a Neoenergia Pernambuco estará promovendo a troca de lâmpadas fluorescentes, incandescentes ou halógenas dos seus clientes por equipamentos com a tecnologia LED, na cidade de Serra Talhada, no Agreste do Estado. 

A ação faz parte do Projeto Energia com Cidadania e vai funcionar até a quinta-feira (6). Os consumidores do município precisam ficar atentos, pois as equipes da distribuidora farão a visita porta a porta. Cada unidade consumidora poderá substituir até cinco unidades.

O Energia com Cidadania é desenvolvido a partir do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

O Projeto tem o objetivo de ensinar como as pessoas podem consumir energia elétrica de forma mais eficiente e segura, sem perder o conforto, adquirindo apenas novos hábitos no dia a dia e substituindo equipamentos antigos por novos, mais eficientes. O resultado é uma diminuição da conta de energia elétrica. Além da economia, o projeto também promove a descarbonização da economia.

Para realizar a troca de lâmpadas ineficientes como as fluorescentes, incandescentes ou halógenas, de potência igual ou superior a 14 Watts, por LED, o cliente precisa obedecer ao limite de cinco unidades por contrato com a concessionária. 

Para receber o benefício, é preciso ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica, além de comparecer ao local com as lâmpadas antigas a serem entregues e estar munido da fatura do mês anterior paga e sem débitos anteriores.

Caso, nos últimos seis anos, o cliente já tenha recebido um total de oito lâmpadas entregues pela Neoenergia Pernambuco, ele não poderá ser beneficiado novamente.

As ações cumprem um protocolo de saúde e segurança para prevenção à covid-19, tanto para colaboradores e prestadores de serviço quanto para os clientes. A equipe utiliza máscaras durante todo o período de trabalho, com a substituição a cada duas horas ou sempre que estiverem úmidas.

SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO: A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. 

Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Outras Notícias

Jovem carnaibana passa em segundo lugar para Medicina na UPE

Elba Klayne ainda passou em Direito na UFPE, Biomedicina e Engenharia Elétrica em outras faculdades Por Maria Brassan Hoje tive o prazer de conhecer Elba Klayne e sua família. Uma jovem de 18 anos, pai agricultor, mãe empregada doméstica, mas deles recebeu o amor e incentivo necessários para sonhar com novas possibilidades. E Elba estava […]

Elba Klayne ainda passou em Direito na UFPE, Biomedicina e Engenharia Elétrica em outras faculdades

Por Maria Brassan

Hoje tive o prazer de conhecer Elba Klayne e sua família. Uma jovem de 18 anos, pai agricultor, mãe empregada doméstica, mas deles recebeu o amor e incentivo necessários para sonhar com novas possibilidades.

E Elba estava determinada: foram dias e dias dormindo às 8h da noite e acordando à meia-noite para estudar, enfrentando dias de chuva e atoleiro, escrevendo em dezenas de cadernos porque não tinha computador para acompanhar as aulas online. Mas uma coisa ela tinha: foco, fé e determinação.

Elba conquistou uma, das três vagas disponíveis para Medicina, na Universidade de Pernambuco (UPE), Polo Serra Talhada, entre 100 alunos que concorriam, ficando em 2º lugar. E não foi só isso: ela também passou em Direito na UFPE, Biomedicina e Engenharia Elétrica em outras faculdades.

Estudou a vida inteira em escola pública, nas escolas de Carnaíba. Elba faz parte dos tantos jovens que tiveram a vida transformada por uma gestão séria, que realmente aplica o dinheiro público de forma honesta e decente, sempre pensando no melhor para a população, sem falácias nem buscando interesses próprios.

E eu sei, que notícias como essas é que emocionam e trazem o sentimento de dever cumprido para Anchieta Patriota e Cecilia Patriota, incansáveis em fazer desta, a melhor educação para esses meninos e meninas. Especialmente jovens como Elba, vindos de uma realidade difícil, mas que têm a vida transformada pela oportunidade de uma boa educação.

Parabéns, Elba, pela sua determinação, você vai muito longe garota!

Parabéns à família, que soube dar o amor e apoio necessários a essa jovem, mesmo numa realidade tão escassa.

Parabéns ao prefeito Anchieta Patriota e a dona Cecília, secretária de Educação, por serem incansáveis no desejo de contar mais histórias como essa. Vejo como seus olhos brilham ao saber desses resultados, sei que para vocês isso não tem preço.

Fotógrafo que percorreu caminhos de Lampião lança “Na Trilha do Cangaço” em SP

Terra Foi com o objetivo de revisitar lugares e personagens que construíram o imaginário popular do mito Lampião que o fotógrafo Márcio Vasconcelos viajou 4 mil quilômetros sozinho durante dois meses. Com histórias surpreendentes e um ensaio fotográfico de peso na bagagem, o projeto foi contemplado em 2010 com o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez […]

Casa de dona Jacosa, avó materna de Lampião, em Serra Talhada, PE (Foto: Márcio Vasconcelos)

Terra

Foi com o objetivo de revisitar lugares e personagens que construíram o imaginário popular do mito Lampião que o fotógrafo Márcio Vasconcelos viajou 4 mil quilômetros sozinho durante dois meses.

Com histórias surpreendentes e um ensaio fotográfico de peso na bagagem, o projeto foi contemplado em 2010 com o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, ganhou exposição no Festival de Fotografia Foto em Pauta, em Tiradentes (MG), em 2013, e uma exposição virtual em São Luis (MA), no mesmo ano.

Agora, com mais uma incursão a alguns dos pontos visitados e captação de imagens inéditas, Na Trilha do Cangaço – O Sertão que Lampião Pisou ganha edição em livro, com concepção e curadoria de Maureen Bisiliat, pela editora Vento Leste.

O registro de Márcio Vasconcelos passou por cinco estados do nordeste brasileiro – Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Ceará – tendo visitado grandes cidades, povoados e pequenos vilarejos, retomando uma trilha imaginária por onde Lampião poderia ter passado, de 1920 a 1940. “Fui inspirado pelas imagens que tenho na memória dos fotógrafos da época, que se aproximaram do Lampião, o filme e o material deixado pelo Benjamin Abrahão, e pude ver que de lá pra cá muita coisa ainda permanece como se o tempo tivesse parado nas mesmas agruras e dificuldades de anos atrás”, conta Márcio.

A intenção do projeto é resgatar e refazer os caminhos percorridos por Lampião – segundo personagem mais biografado da América Latina, depois do Che Guevara -, Maria Bonita, Corisco, Dadá e seus bandos, através da elaboração de uma trilha que ligará locais simbólicos na história do cangaço pelos sertões nordestinos. O projeto pretende também identificar, localizar e fotografar personagens que fazem parte dessa história, além de descendentes destes, e que ainda se encontram vivos para contar causos e atestar a veracidade do mito Lampião e Maria Bonita.

O livro será lançado em São Paulo dia 27 de abril, quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O historiador Frederico Pernambucano de Melo assina o texto de apresentação, que contextualiza e registra a saga do movimento no Brasil.

Serviço
Livraria Cultura – Na Trilha do Cangaço, o Sertão que Lampião Pisou
Avenida Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo
Dia 27 de abril
Quarta-feira, às 19h
Tel.: (11) 3170 4033

MPPE investiga gestão de recursos do Fundeb e da Lei Aldir Blanc em Afogados da Ingazeira

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou dois inquéritos civis para investigar possíveis irregularidades na gestão de recursos públicos no município de Afogados da Ingazeira. As portarias de instauração foram publicadas no Diário Oficial do MPPE nesta quinta-feira (19) e envolvem a aplicação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou dois inquéritos civis para investigar possíveis irregularidades na gestão de recursos públicos no município de Afogados da Ingazeira. As portarias de instauração foram publicadas no Diário Oficial do MPPE nesta quinta-feira (19) e envolvem a aplicação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

O primeiro inquérito, de número 02251.000.013/2025, foi aberto pela 1ª Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira para apurar eventuais desvios ou má utilização dos recursos do Fundeb pela Prefeitura Municipal. Embora o documento não detalhe quais seriam as irregularidades, a investigação tem como objetivo esclarecer a destinação dos recursos públicos vinculados à educação. 

A apuração tem respaldo em dispositivos da Constituição Federal, da legislação estadual e da Lei Federal nº 7.347/1985, que trata das ações civis públicas. Como medidas iniciais, a promotoria determinou o envio da portaria ao Centro de Apoio Operacional (CAOP), à Secretaria Geral, ao Conselho Superior do MPPE (CSMP) e à Corregedoria Geral do Ministério Público (CGMP).

Já o segundo inquérito, registrado sob o número 02251.000.083/2025, também será conduzido pela 1ª Promotoria de Justiça local e investiga a atuação da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes na execução da PNAB. De acordo com o promotor de Justiça Witalo Rodrigo de Lemos Vasconcelos, há indícios de direcionamento de verbas, tráfico de influência, falta de impessoalidade e ausência de transparência na seleção de beneficiários e na destinação de recursos, especialmente nos anos de 2024 e 2025.

Entre as diligências determinadas, o MPPE requisitou cópia integral dos processos administrativos da execução da PNAB, incluindo os editais, atas das escutas públicas, listas de presença, pareceres da comissão de seleção e relatórios de execução. Também foi solicitado o envio da relação nominal dos beneficiários contemplados com os respectivos valores recebidos e projetos apresentados, bem como a lista dos membros da comissão de seleção com os atos de nomeação. A Secretaria de Administração deverá apresentar a ficha funcional dos servidores lotados na Secretaria de Cultura.

Um dos pontos específicos da investigação é o caso do artista Mirosmar Almeida da Silva, autor da denúncia que motivou o inquérito. O MPPE requisitou os documentos relativos à Chamada Pública nº 001/2025, incluindo a documentação apresentada por Mirosmar e o parecer da comissão que justificou sua eventual não contemplação. O denunciante deverá ser ouvido a partir de 1º de julho, juntamente com o secretário de Cultura, Augusto Severo Martins da Fonseca, que deverá esclarecer pontos sobre a destinação do saldo remanescente da PNAB, especialmente quanto ao financiamento de festividades juninas.

Ambos os procedimentos seguem em caráter ostensivo, sem prazo definido para conclusão. Caso sejam confirmadas as irregularidades, os envolvidos poderão responder judicialmente, inclusive por improbidade administrativa. Com informações do Causos & Causas.

Vandinha da Saúde, “um fenômeno” de votos em Tuparetama

Por Hesdras Souto – Sociólogo, Historiador e Escritor de Tuparetama Seis décadas após a primeira mulher se candidatar e se eleger a Vereadora em Tuparetama, a senhora Josefa Helena Rodrigues de Siqueira (Dona Zefinha), outra mulher entrou para história de nossa amada cidade. A já vereadora Vanda Lúcia Cavalcante Silvestre, ou Vandinha da Saúde, fez […]

Por Hesdras Souto – Sociólogo, Historiador e Escritor de Tuparetama

Seis décadas após a primeira mulher se candidatar e se eleger a Vereadora em Tuparetama, a senhora Josefa Helena Rodrigues de Siqueira (Dona Zefinha), outra mulher entrou para história de nossa amada cidade. A já vereadora Vanda Lúcia Cavalcante Silvestre, ou Vandinha da Saúde, fez história ao ser a mulher mais votada em Tuparetama, com incríveis 910 votos. Nunca antes um parlamentar local teve essa expressiva votação. 

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com os moradores da cidade e principalmente da zona rural, sua expressiva votação reflete o reconhecimento da comunidade por seu trabalho incansável e abnegado. Este feito histórico coloca Vandinha da Saúde em destaque na política local, sendo um marco de liderança, dedicação, generosidade e principalmente simpatia.

O sucesso nas urnas se deve, principalmente, ao seu trabalho devotado aos que mais necessitam de atenção e cuidados. Vandinha, que sempre priorizou a saúde e o bem-estar das pessoas mais financeiramente vulneráveis, construiu sua trajetória pública alicerçada no cuidado humanizado. Sua atuação é marcada pela proximidade com a população e a luta por políticas que garantam qualidade de vida para todos.

Em seu primeiro mandato, em 2016, Vandinha da Saúde teve 349 votos, aumentando para 570 no segundo, um ganho de 221 votos. No pleito de domingo a vereadora Vandinha consegui mais 340 votos, totalizando 910, tornando-a a parlamentar mais bem votada nos mais de 60 anos da Princesa do Pajeú. 

A confiança que o povo depositou em Vandinha da Saúde demonstra o quanto sua atuação ressoa na vida das famílias de Tuparetama. A sua vitória expressiva simboliza não apenas a gratidão pelo trabalho já realizado, mas também a esperança de que ela continuará a ser uma voz forte e ativa em prol da população, principalmente daqueles que mais precisam de atenção e acolhimento. Pelo visto, mais do que votos, Vandinha da Saúde também conquista corações. 

O ano de 2024 tornou-se um marco na história de Tuparetama, pois não somente deu a maior quantidade de votos a uma parlamentar, como também elegeu a sua primeira Vice Prefeita, a sorridente e dedicada professora Luciana Paulino, que ao lado de Diógenes Patriota, conduzirá nossa cidade por quatros anos de muito trabalho e amorosa dedicação.

Márcia e Breno participam de festa junina em Petrolina a convite de Miguel Coelho

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e o pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo participaram, nesta quinta-feira (12), do “São João do Coração”, evento promovido pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho em sua residência, em Petrolina. A convite do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, o encontro reuniu lideranças políticas de diversas regiões de […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e o pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo participaram, nesta quinta-feira (12), do “São João do Coração”, evento promovido pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho em sua residência, em Petrolina. A convite do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, o encontro reuniu lideranças políticas de diversas regiões de Pernambuco e de outros estados.

Durante a festividade, a prefeita destacou a importância do momento como espaço para diálogo político e fortalecimento de alianças.

“O São João é um momento de união e cultura. Estar aqui com tantas lideranças reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou Márcia.

Além da participação no evento, Márcia também manteve conversas com lideranças presentes sobre temas estratégicos para Serra Talhada. Segundo a gestora, a ocasião foi aproveitada para tratar de possíveis parcerias nas áreas de infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico.

Entre os presentes estavam o prefeito do Recife, João Campos; a deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral; os deputados federais Fernando Filho e Guilherme Uchoa Júnior; os estaduais Mário Ricardo e Rodrigo Farias; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; além de prefeitos e prefeitas de diversos municípios. O evento também contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A participação no encontro reforça a movimentação política de Márcia Conrado e Breno Araújo, que vêm ampliando articulações com diferentes setores políticos do estado de olho nas eleições de 2026.