Festividade tem programação gratuita espalhada pela cidade, até o dia 6 de janeiro de 2023
O Sertão do Pajeú estará em festa até o dia 6 de janeiro, com o Natal Triunfo.
O Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal, preparou uma programação com espetáculos musicais, de dança, oficinas e palestra para as celebrações na sede e interior do município, um dos destinos mais procurados por turistas, neste período.
Até o dia 29 de dezembro, diversos espaços da cidade serão ocupados por apresentações de diversas linguagens artísticas. Entre os nomes da programação estão: o grupo Roupa Nova, Gabi da Pele Preta, Alexandre Revoredo, Gean Ramos, Triunfando no Choro, Ivson Trio, Forró do Poeta, Fabricio Ramos, Ambrosino Martins, Em Canto e Poesia, Camila Yasmine, PC Silva, e Marcello Rangel, entre outros.
As celebrações só serão encerradas no Dia de Reis, 6 de janeiro de 2023, com a tradicional Queima da Lapinha, na Capela N. Sra. do Rosário, que terá apresentações do Pastoril de Maria, Pastoril de Triunfo e Banda Isaias Lima. A programação completa pode ser conferida no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).
Oficinas – As inscrições para as oficinas que acontecerão durante a programação do Natal Triunfo, são gratuitas e estão abertas enquanto houver vagas. Os interessados podem se inscrever no Espaço Fábrica de Criação Popular, localizado à Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (87) 3846-1341. A programação completa também está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).
A comunidade rural de Riacho do Meio, em Arcoverde, realizou entre os dias 29 e 31 de agosto a Festa do Padroeiro São João Batista. O evento, que está em sua terceira edição consecutiva, contou pela primeira vez com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio das secretarias de Turismo, Esportes e Eventos, e […]
A comunidade rural de Riacho do Meio, em Arcoverde, realizou entre os dias 29 e 31 de agosto a Festa do Padroeiro São João Batista. O evento, que está em sua terceira edição consecutiva, contou pela primeira vez com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio das secretarias de Turismo, Esportes e Eventos, e de Cultura.
A programação incluiu celebrações religiosas, como o tríduo em homenagem ao martírio de São João Batista, além de apresentações musicais que ocorreram durante as noites da festividade.
Segundo moradores, a festa ganhou nova dimensão em 2025 com o incentivo do poder público. “Nos outros anos era um evento menor, mas agora conseguimos trazer seis atrações. O padre nos incentivou a investir nesta data, já que em junho não conseguimos realizar. Ficamos até de madrugada com a kermesse, e tudo o que colocamos à venda esgotou”, relatou Edilene de Souza, moradora e uma das organizadoras.
De acordo com a gestão municipal, a iniciativa integra a política de fortalecimento de manifestações culturais e religiosas, incluindo ações também na zona rural. A realização da Festa do Padroeiro em parceria com a comunidade tem como objetivos valorizar tradições locais, estimular o turismo comunitário e ampliar oportunidades de renda para os moradores.
Com informações de Júnior Campos Na madrugada deste sábado (7), um grave acidente na BR-232, em Serra Talhada, resultou na morte precoce de Lindemberg Inácio e Souza, 28 anos. Por volta das 03h, o veículo que ele dirigia capotou violentamente e saiu da pista – o corpo foi encontrado cerca de 100 metros do local […]
Na madrugada deste sábado (7), um grave acidente na BR-232, em Serra Talhada, resultou na morte precoce de Lindemberg Inácio e Souza, 28 anos.
Por volta das 03h, o veículo que ele dirigia capotou violentamente e saiu da pista – o corpo foi encontrado cerca de 100 metros do local do impacto.
O acidente ocorreu no sentido Salgueiro, logo após o SESC. De acordo com o relato de um policial rodoviário federal que esteve no local, não foram encontradas marcas de frenagem na pista, o que levanta a hipótese de que Lindemberg possa ter cochilado ao volante.
“O policial me contou que não havia marcas de freada brusca, o que geralmente ocorre em situações de susto ou perda de controle. Ele acredita que o Berg estava em alta velocidade, desceu a arremanceira, foi lançado para fora do carro, e o veículo parou em outro ponto”, relatou Sabrina Oliveira, integrante da equipe do blog, que acompanhou a ocorrência.
Lindemberg, conhecido carinhosamente como Berg, era um jovem empresário reconhecido por seu carisma e profissionalismo. Era web designer, promotor de eventos e muito querido na cidade.
Um incêndio de importantes proporções atinge a área do Aeroporto de Serra Talhada. Não há informações sobre danos na estrutura do terminal de passageiros. Os bombeiros já foram acionados. Segundo relatos, o fogo contornou a pista e segue em direção à beira do rio. O incidente gera relatos e repercussão nas redes sociais. Não há […]
Um incêndio de importantes proporções atinge a área do Aeroporto de Serra Talhada.
Não há informações sobre danos na estrutura do terminal de passageiros. Os bombeiros já foram acionados.
Segundo relatos, o fogo contornou a pista e segue em direção à beira do rio. O incidente gera relatos e repercussão nas redes sociais. Não há informações sobre danos ou vítimas.
Representantes de organizações, agências de cooperação, igrejas evangélicas e do poder público da Província de Huíla, na Angola, participam do intercâmbio que acontece até dia 14/02 Ascom/Diaconia A atuação da Diaconia na implementação das tecnologias sociais de convivência com o semiárido nordestino e o fortalecimento da agricultura familiar em bases agroecológicas, no Sertão do Pajeú, […]
Representantes de organizações, agências de cooperação, igrejas evangélicas e do poder público da Província de Huíla, na Angola, participam do intercâmbio que acontece até dia 14/02
Ascom/Diaconia
A atuação da Diaconia na implementação das tecnologias sociais de convivência com o semiárido nordestino e o fortalecimento da agricultura familiar em bases agroecológicas, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, vai servir de inspiração, mais uma vez, para um grupo vindo da Angola.
Na segunda-feira (6), a equipe da Diaconia recebeu representantes da Agência de Cooperação Ajuda da Igreja da Noruega (AIN), da Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA) e do poder público da Província de Huíla para dar início a uma semana de troca de experiências sobre as questões climáticas.
O intercâmbio faz parte de uma parceria histórica da Diaconia com a Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN), organização parceira da cooperação internacional. Desde 2013, a Diaconia participa de intercâmbios com representantes da Angola, na África, devido às semelhanças na área rural com o semiárido brasileiro.
Através da troca de experiências, foram instaladas as primeiras cisternas calçadão em Angola. De 2017 até 2022, já foram construídas cerca de 150 cisternas.
“Para nós da Diaconia, tem o exemplo da gestão da água diferente do Brasil. Aqui, as cisternas são implementadas por famílias e na Angola, as cisternas são implementadas para contribuir com a água para um grupo de famílias. Já é uma forma diferenciada de gerenciar água e articular a relação com o consumo, distribuição e gestão”, conta Waneska Bonfim, coordenadora político pedagógico da Diaconia.
Waneska ainda complementa: “Historicamente temos recebido grupos de angolanos e angolanas articulados por AIN no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, como também técnicos da Diaconia já foram colaborar na implementação de tecnologias sociais em Angola, a exemplo da Cisterna Calçadão, que foi a primeira tecnologia adotada pelo grupo no país”, afirma Waneska Bonfim, coordenadora político pedagógica da Diaconia.
Avelino Jamba, representante da Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), já esteve no sertão pernambucano participando de outro intercâmbio realizado pela Diaconia, mas conta que está com grandes expectativas para participar da jornada.
“Já estive aqui no Pajeú, mas ainda assim, trago grandes expectativas, principalmente olhando pela integração das organizações. Hoje não é uma ou duas apenas, são cerca de seis instituições representadas. Esperamos que, juntos e juntas à Diaconia, consigamos entender o que tem sido a interação da Diaconia com outros atores territoriais, envolvendo as organizações de base, como as associações e cooperativas, no sentido de serem possíveis interlocutores em diferentes espaços, já que o Brasil tem um grande avanço em envolver as comunidades no desenvolvimento comunitário”, afirma.
O intercâmbio começou na manhã da segunda-feira (6) com a apresentação das organizações, alinhamento da programação, compartilhamento de expectativas e, em seguida, o grupo foi à campo para conhecer, na prática, as experiências de convivência com o Semiárido, a partir da integração de tecnologias sócias e processos organizativos de grupos informais e individuais, no município de Carnaíba.
A programação se estende até o dia 14/02 com visitas à feiras agroecológicas, reuniões com parceiros estratégicos na produção agroecológica e reflexões de acesso a mercados a partir de circuitos curtos de comercialização, além de diálogos com setores públicos voltados para o desenvolvimento territorial sustentável.
Foto gentilmente cedida por Evandro Lira ao blog O corpo de Luana dos Santos Veras, de 33 anos, vítima de feminicídio, foi sepultado em clima de muita comoção na tarde deste domingo. O corpo só chegou para ser velado mais de 24 horas depois do crime, na noite de sábado. Ela foi sepultada no Cemitério […]
O corpo de Luana dos Santos Veras, de 33 anos, vítima de feminicídio, foi sepultado em clima de muita comoção na tarde deste domingo.
O corpo só chegou para ser velado mais de 24 horas depois do crime, na noite de sábado. Ela foi sepultada no Cemitério São Judas Tadeu.
Além do debate sobre o feminicídio e a legislação em relação ao tema, o caso também explica a necessidade permanente de regionalização do IML. Só sabe a dor quem é obrigado a precisar do serviço em Caruaru ou Recife.
O autor do crime, Ivan Souza, segue internado na UTI do Hospital da Restauração. O estado segue grave. Já o terceiro envolvido, sobrinho de Luana, Liedson Hiago, 20 anos, saiu da UTI do HRA, em Caruaru. Ele precisará fazer um procedimento para retirar um projétil do ombro.
Você precisa fazer login para comentar.