Notícias

MP combate venda de gás e água clandestinos em Serra Talhada

Por Nill Júnior

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), trabalhando em defesa do consumidor, recomendou aos comerciantes de água potável e de gás de cozinha (gás liquefeito do petróleo – GLP) do município de Serra Talhada que façam adequações no comércio de seus produtos e saiam da clandestinidade, para que tudo seja vendido conforme as normas e legislação que regulam esses tipos de mercadorias.

Aos comerciantes de água potável que vendem clandestinamente a mercadoria, foi recomendado que, no prazo de 30 dias, sejam feitas adequações no comércio. Para isso, devem ser levadas em consideração as normas previstas na Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde, que estabelece que toda água consumida coletivamente deverá passar por desinfecção ou cloração, passando pelo devido controle.

O MPPE recomendou também à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e à Vigilância Sanitária Municipal que fiscalizem e informem ao Ministério Público, à Polícia Militar ou à Delegacia de Polícia a ocorrência de práticas abusivas contra o consumidor, bem como apliquem as providências pertinentes nos termos do Lei Federal nº 6.437/77.

Já aos revendedores e distribuidores de gás de cozinha, o promotor de Justiça Vandeci Leite recomendou que não vendam ou revendam botijões a pessoas físicas ou jurídicas, com fins de comércio, que não sejam autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ficando toda venda condicionada à apresentação dessa autorização. Os contratos de comodato firmados em que figurem empresas que não possuam essa documentação também devem ser rescindidos.

Outras Notícias

Zeca Cavalcanti propõe Comissão Parlamentar para acompanhar ações de combate à seca no NE

O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) apresentou, na Câmara dos Deputados, requerimento que cria Comissão Externa para acompanhar as ações do governo federal, estadual e municipal no combate à seca no semiárido nordestino. Pela proposta, a Comissão será composta por nove membros do Legislativo Federal. O parlamentar pernambucano lembra que o colapso do abastecimento de […]

Dep Zeca Cavalcanti - Foto

O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) apresentou, na Câmara dos Deputados, requerimento que cria Comissão Externa para acompanhar as ações do governo federal, estadual e municipal no combate à seca no semiárido nordestino. Pela proposta, a Comissão será composta por nove membros do Legislativo Federal.

O parlamentar pernambucano lembra que o colapso do abastecimento de água, provocado pela estiagem, está causando a pior seca dos últimos 50 anos no semiárido nordestino ,e afirma a importância  da participação ativa para enfrentar o problema:

Para se ter uma ideia, 60% dos municípios de Pernambuco sofrem com racionamento de água. O açude Poço da Cruz – maior reservatório do Estado, situado no município de Ibimirim, no sertão Pernambucano – está com 7% da sua capacidade de água, de um total de 500 milhões de metros cúbicos. A oferta de água foi suspensa para evitar o volume morto, que agravaria ainda mais o colapso da falta de água.

Zeca Cavalcanti ressalta o destaque das constantes notícias veiculadas na imprensa sobre seca no semiárido. Já este ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que há 45% de chance da quadra chuvosa ser abaixo da média, em municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Em outra recente matéria da Imprensa, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) ressalta que “Nesse período, chove em torno de 400mm, mas, devido à atuação do fenômeno El Niño, a previsão é de que chova abaixo de 70% do que é esperado”.

Quase 7 mil pés de maconha são erradicados em Betânia e Flores

Quase sete mil pés de maconha foram erradicados nessa quinta-feira (9) nas cidades de Betânia e Flores, no Sertão de Pernambuco. As plantações foram alvo da operação Polígono 1, realizada pela Polícia Federal em conjunto com agentes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior, da Polícia Militar. A primeira ação ocorreu na zona rural de Betânia. Os agentes identificaram uma plantação com 2.404 pés do entorpecente no Sítio Lagoa do Enchu. Já na cidade […]

Quase sete mil pés de maconha foram erradicados nessa quinta-feira (9) nas cidades de Betânia e Flores, no Sertão de Pernambuco.

As plantações foram alvo da operação Polígono 1, realizada pela Polícia Federal em conjunto com agentes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior, da Polícia Militar.

A primeira ação ocorreu na zona rural de Betânia. Os agentes identificaram uma plantação com 2.404 pés do entorpecente no Sítio Lagoa do Enchu.

Já na cidade de Flores, o plantio estava no Sítio Barreiros, próximo ao distrito de Fátima de Flores, onde foram encontrados 4.500 pés de maconha.

Um mês após alerta de moradores, cai parede do Cemitério da Carapuça

Essa madrugada caiu parte da parede do cemitério da comunidade de Carapuça, na área rural de Afogados da Ingazeira. Segundo moradores em contato com o programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, várias denúncias haviam sido feitas, mas a prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura não tomou nenhuma providência. De fato, dia 25 de maio, o […]

Essa madrugada caiu parte da parede do cemitério da comunidade de Carapuça, na área rural de Afogados da Ingazeira.

Segundo moradores em contato com o programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, várias denúncias haviam sido feitas, mas a prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura não tomou nenhuma providência.

De fato, dia 25 de maio, o programa recebeu várias denúncias de moradores do local e as encaminhou para a Secretaria de Infraestrutura.

“A parede do cemitério da Carapuça está caindo. Já foi falado com o prefeito, com Assis e com Bombinha e até agora não foi resolvido nada. Tem 30 dias que foi enterrado um rapaz próximo a parede. Se cair o corpo deste rapaz vai ficar exposto”.

Apesar do apelo nada foi feito. Irmão de um sepultado, Júnior Silva mandou relato revoltado. “Agora o cheiro dos corpos deve atrair os cães. E não foi falta de aviso. É um desrespeito com meu irmão”, criticou.

Incêndio atinge ala Covid de hospital em Aracaju

Cerca de 50 pacientes da ala Covid do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, na Avenida Maranhão, em Aracaju, foram transferidos para outras unidades, após um incêndio que ocorreu na área por volta das 6h30 da manhã desta sexta-feira (28). A Secretaria Municipal da Saúde informou que as chamas foram controladas, mas há feridos. […]

Cerca de 50 pacientes da ala Covid do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, na Avenida Maranhão, em Aracaju, foram transferidos para outras unidades, após um incêndio que ocorreu na área por volta das 6h30 da manhã desta sexta-feira (28). A Secretaria Municipal da Saúde informou que as chamas foram controladas, mas há feridos.

Uma força-tarefa das equipes de saúde foi montada do lado de fora do hospital para atender, além dos pacientes, os próprios funcionários e acompanhantes que inalaram fumaça e passaram mal. A suspeita é de que as chamas tenham iniciado no ar-condicionado do setor.

“Esse incêndio pode ser considerado de grandes proporções devido às consequências. O problema maior foi a quantidade de fumaça acumulada na área Covid e a retirada das vítimas, que estavam acamadas, e a organização da cena para a remoção até outras unidades hospitalares”, disse o capitão do Corpo de Bombeiros, Breno Queiroz.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram à unidade com cilindros de oxigênio. A Defesa Civil, a Polícia Rodoviária Federal e o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT) também estão no local.

Os pacientes estão sendo levados para os hospitais de Urgência Governador João Alves Filho de Urgência de Sergipe (Huse), da Polícia Militar, Joel Patrício, Santa Isabel e Cirurgia. Até a tarde da quinta-feira (27), 10 pacientes estavam na unidade à espera de leitos de UTI, segundo o boletim epidemiológico do novo coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde.

Ranking do Alexa dá mais uma boa notícia ao blog

Mais uma boa notícia do blog: depois de um mês de aumento nos acessos medidos pelo Google Analytcs, principal contador analisado pelas agências de publicidade, o  site Alexa, especializado em medir tráfico de acessos na internet, confirmou a audiência do blog como o mais acessado na região. É a consolidação do posto que já vinhamos mantendo […]

palmas

Mais uma boa notícia do blog: depois de um mês de aumento nos acessos medidos pelo Google Analytcs, principal contador analisado pelas agências de publicidade, o  site Alexa, especializado em medir tráfico de acessos na internet, confirmou a audiência do blog como o mais acessado na região.

É a consolidação do posto que já vinhamos mantendo também com base no Instituto de Pesquisa Múltipla, com cruzamento de dados de pesquisas realizadas na região.

O Alexa é um site especializado em medir a audiência dos blogs. O parâmetro funciona assim: quanto  menor a posição no ranking,  maior a movimentação na página e consequentemente a audiência.

A nova boa notícia vem justamente dias antes de uma campanha publicitária estadual que o blog vai tocar em agosto. A ideia é “estadualizar” ainda mais o patrimônio que segundo os internautas é a mola mestra do blog: credibilidade. Essa conquista dividimos com todos!