Notícias

Morte de Maria Dapaz gera comoção e homenagens

Por Nill Júnior

É com profunda tristeza e consternação que venho a público externar os meus votos de pesar pelo falecimento da cantora e compositora Maria da Paz, a nossa eterna “Paizinha”.

Apesar de jaboatonense de nascimento, ela sempre se considerou afogadense, por aqui ter crescido e pelos laços familiares com a nossa cidade. “Paizinha” , pelo seu enorme talento e dedicação à cultura sertaneja, fará muita falta na cena cultural brasileira.

Afogados perde uma de suas referências artísticas, perde alguém que levava o nome do nosso município aos quatro cantos do Brasil e do mundo. Que Deus a tenha ao seu lado, e conforte a família e os amigos nesse momento de perda e dolorosa ausência.

José Patriota – Prefeito de Afogados da Ingazeira

Expresso aos familiares de Maria Dapaz, ao povo afogadense, nossos sentimentos.

Paizinha foi uma expoente da nossa musica, intérprete que viajou em diversos ritmos, sem perder o cheiro da terra.

Anchieta Patriota – Prefeito de Carnaíba

Um sabiá na roseira
Pousou e entoou seu canto
Eu me tomei de um espanto
E vi subir uma poeira
Me tocou uma frieira
Eu senti-me arrepiado
Assim chegou-me o recado
Do mundo dos sabiás
Se foi Maria Dapaz
Cantar no reino encantado!

Paulo Matricó – Cantor e compositor

Uma lágrima por Maria da Paz

Conheci Maria da Paz em Afogados da Ingazeira nos anos 70 quando tocava (saxofone) numa banda de “yê yê yê” de São José do Egito e fiquei impressionado com a voz dela. Limpa, afinada, potente.

E logo pressenti que se transformaria numa grande cantora como se fato se transformou.

Quarenta anos depois, nos encontramos no Recife, ela já famosa nacionalmente e eu como saxofonista da banda “Pinga Fogo”. Ensaiamos para fazer um show na terra dela e nunca mais nos distanciamos, mesmo ela morando em São Paulo.

Sempre que vinha para as bancas de cá, eu fazia questão de ir prestigiar os seus shows. Ela nos deixou ontem, precocemente, no auge de sua carreira artística, abrindo uma enorme lacuna no cancioneiro nacional.

Descanse em paz, querida amiga! Você deu uma grande colaboração à Música Popular Brasileira com suas interpretações magistrais de músicas de variados estilos e ritmos.

Inaldo Sampaio – jornalista

Maria Dapaz em paz,
Teve de Deus um convite,
Assinou logo o desquite,
Com os bens materiais,
No céu disse ao Pai dos Pais,
Toda envolvida num véu,
Receba como troféu
Esse pinho por favor,
Que eu vou cantar pro Senhor
Nas serenatas do céu!

Diomedes Mariano – poeta

Outras Notícias

Assista : PSB oficializa Eduardo Campos para presidente e Marina para vice

Clique na imagem acima para acompanhar ao vivo o ato que homologa as candidaturas de Eduardo Campos e Marina Silva à Presidência da República. O PSB realiza esta manhã deste sábado (28) convenção nacional para oficializar as candidaturas do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos à Presidência da República e da ex-senadora Marina Silva à Vice-Presidência. […]

eduamarina

Clique na imagem acima para acompanhar ao vivo o ato que homologa as candidaturas de Eduardo Campos e Marina Silva à Presidência da República.

O PSB realiza esta manhã deste sábado (28) convenção nacional para oficializar as candidaturas do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos à Presidência da República e da ex-senadora Marina Silva à Vice-Presidência.

O evento anunciará a coligação “Unidos pelo Brasil”, aliança entre PSB, PPS, PPL, PRP e PHS.

De acordo com assessores da campanha, Campos deverá reforçar, no discurso, que sua candidatura, em aliança com Marina Silva, é a única capaz de promover mudanças significativas no Brasil. Em declarações nas últimas semanas, o ex-governador reforçou críticas ao que chama de “velha política”, baseada, segundo ele, na troca de vantagens.

Campos tem endurecido nas críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff, destacando que a dirigente deixará o país “pior do que recebeu” das mãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marina Silva também irá discursar, na convenção nacional, defendendo que a aliança com Campos trará “renovação” ao país.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), reforçou que o mote dos discursos será a necessidade de mudança. “A sociedade brasileira quer mudar. É como no esporte, num jogo de futebol, está na hora de haver substituição. Todo o discurso nosso daqui para frente é sobre a necessidade de mudança”, afirmou ao G1.

Freire disse que o PPS resolveu apoiar Campos e Marina Silva por acreditar que os dois farão um governo com foco em desenvolvimento econômico e aumento na capacidade de produção. Para ele, o Brasil atualmente enfrenta um “período de mediocridade”.

“Não tem investimento em produção, não tem desenvolvimento econômico. Uma das coisas que nos levou a apoiar Eduardo Campos é a ideia que o Brasil precisa de uma agenda para o desenvolvimento. Desde muito tempo que não temos um projeto nacional de desenvolvimento”, disse.

Para o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), a convenção confirmará o fim das divergências entre membros do PSB  e da Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva que ainda não obteve registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Marina se filiou ao PSB provisoriamente, até que a Rede seja oficialmente criada.

Museus ligados à Fundarpe reabrem no dia 16 de setembro

Nesta reabertura, os equipamentos vão adotar protocolos e recomendações das autoridades médicas e sanitárias  A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) informa que, a partir do próximo dia 16 de setembro (quarta-feira), reabrirá para visitação pública os museus e centros culturais localizados no Recife e em Olinda que gerencia. Compõem o calendário […]

Nesta reabertura, os equipamentos vão adotar protocolos e recomendações das autoridades médicas e sanitárias 

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) informa que, a partir do próximo dia 16 de setembro (quarta-feira), reabrirá para visitação pública os museus e centros culturais localizados no Recife e em Olinda que gerencia.

Compõem o calendário de reabertura os seguintes espaços: Museu do Estado de Pernambuco, Estação Capiba – Museu do Trem, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (atendimento ao pesquisador), Torre Malakoff e Espaço Pasárgada.

MEDIDAS – Para essa etapa de reabertura, a Fundarpe adotará requisitos básicos e procedimentos seguros para funcionamento e abertura gradual à visitação dos espaços.

O objetivo é retomar e dar continuidade às atividades presenciais das instituições e manter as medidas de prevenção diante da pandemia da doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2 /COVID-19), garantindo que colaboradores e público sigam as recomendações mundiais de saúde, respeitando as orientações de distanciamento social e higiene.

O uso de máscaras será obrigatório, com implementação de regras de circulação e definição de quantidade de visitantes por ambientes e turnos, de acordo com as especificidades de cada um desses equipamentos culturais.

Ainda, cada um dos espaços culturais passará por um rigoroso e contínuo processo de higienização, de acordo com as normas sanitárias vigentes e terá sinalização informativa acerca das recomendações e práticas para funcionários e público.

O horário de visitação será de terça a sexta, das 11h às 17h (exceto para o Espaço Pasárgada, que abrirá de segunda a sexta, das 11h às 17h); sábados e domingos, das 14h às 17h. A realização de ações de música, teatro, cinema, saraus e outras atividades específicas nesses locais permanecem suspensas.

Os equipamentos culturais em todo o Estado tiveram suas atividades ao público interrompidas no mês de março, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 48.832, de 19 de março de 2020, que traz recomendações do Governo de Pernambuco para a pandemia.

A flexibilização não atingirá, neste momento, o Museu do Barro de Caruaru, o Teatro Arraial Ariano Suassuna e os cinemas São Luiz e Cineteatro Guarany, também ligados à Fundarpe.

Polícia Civil: Dia Estadual de Mobilização no Recife é marcado por apoio da população

Nesta quarta-feira (26), o “Dia Estadual de Mobilização” na capital pernambucana foi marcado por aplausos e gritos em apoio à polícia civil de Pernambuco. O ato público, organizado pelo Sinpol, teve concentração na Praça do Derby, no Recife, às 9h da manhã, e contou com dirigentes do Sindicato e um grande número de policiais civis. […]

FG9A8524

Nesta quarta-feira (26), o “Dia Estadual de Mobilização” na capital pernambucana foi marcado por aplausos e gritos em apoio à polícia civil de Pernambuco.

O ato público, organizado pelo Sinpol, teve concentração na Praça do Derby, no Recife, às 9h da manhã, e contou com dirigentes do Sindicato e um grande número de policiais civis.

Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol, ressaltou a grandiosidade do dia de hoje no Estado.

“São dez cidade importantes de Pernambuco que estão realizando, simultaneamente, as mesmas ações que estamos fazendo aqui no Recife. A cidade de Arcoverde, por exemplo, contou com a participação de 80% do efetivo policial do local. Vamos fazer um levantamento no final do dia para termos ao certo como as demais cidades reagiram às mobilizações”, comentou Áureo.

Os policiais civis realizaram uma grande panfletagem e alertaram a população sobre o aumento da violência no Estado. Faixas comunicavam a população para o descaso do Governo de Pernambuco com a segurança pública.

A luta do Sinpol é para garantir proteção e melhores condições de trabalho para os policiais civis do Estado. “Estamos buscando melhorias para podermos trabalhar de forma digna e combater com mais eficácia a criminalidade em Pernambuco. O Governo sabe que não estamos com estrutura adequada para investigar os crives que aumentam a cada dia”, disse o presidente do Sinpol.

Anitta e Cordel do Fogo Encantado dividem véspera de São João em Arcoverde

O Comitê Gestor de Eventos da Prefeitura de Arcoverde anunciou no final da tarde de ontem a programação oficial de atrações Artísticas e Culturais para o ciclo junino do município. Serão  oito polos de animação e dois dedicados a gastronomia e ao lazer. A Prefeita Madalena Brito revelou a programação que apresentará na noite do dia […]

O Comitê Gestor de Eventos da Prefeitura de Arcoverde anunciou no final da tarde de ontem a programação oficial de atrações Artísticas e Culturais para o ciclo junino do município.

Serão  oito polos de animação e dois dedicados a gastronomia e ao lazer. A Prefeita Madalena Brito revelou a programação que apresentará na noite do dia 23 os shows de Anita, o maior fenômeno musical da atualidade e Cordel do Fogo Encantado.

Também estarão na grade dos festejos juninos nomes como Leonardo, Alcimar Monteiro, Elba Ramalho,  Fulô de Mandacaru, Aviões do Forró, Maciel Melo e Alceu Valença.

Flor de Mandacaru hoje e Dorgival Dantas amanhã no São João de Caruaru– Depois de Alceu Valença e Cavaleiros do Forró botarem caruaru para dançar ontem a noite, a festa junina segue hoje na Capital do agreste.

Hoje sábado, 8 de junho, cantam Batista Lima, Jonas Esticado e Fulô de Mandacaru. Amanhã, domingo,  9 de junho, Lucas Costa,  Dorgival Dantas e Alcymar Monteiro.

Os festejos iniciados no aniversário da cidade, dia 18 de maio, com o “São João na Roça”, em Itaúna, vão até 14 de julho, com a realização do Xerém com Galinha, na Vila do Rafael.

XI Geres recebe nesta sexta lote com 2.358 vacinas da Pfizer

Até o momento, a XI Geres aplicou 152.151 primeiras doses, 93.407 segundas doses, 7.233 doses únicas e 881 doses de reforço, segundo dados do Painel da Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde. Por Juliana Lima A XI Geres de Serra Talhada recebeu nesta sexta-feira (08) um novo lote com 2.358 doses de vacinas do imunizante […]

Até o momento, a XI Geres aplicou 152.151 primeiras doses, 93.407 segundas doses, 7.233 doses únicas e 881 doses de reforço, segundo dados do Painel da Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde.

Por Juliana Lima

A XI Geres de Serra Talhada recebeu nesta sexta-feira (08) um novo lote com 2.358 doses de vacinas do imunizante Pfizer para atender os dez municípios da região.

As doses são destinadas para aplicação da segunda dose na população geral sem comorbidades. No total, 960 doses são para Serra Talhada.

Na quarta-feira (6), a região já havia recebido um lote composto por 6.729 doses da Pfizer e AstraZeneca, específicas para a segunda dose e dose de reforço contra a Covid-19. Do total, 2.554 ficaram em Serra Talhada.

Até o momento, os municípios da XI Geres aplicaram 152.151 vacinas de primeira dose, 93.407 segunda dose, 7.233 dose única e 881 doses de reforço, segundo dados do Painel da Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde.

A XI Geres é composta pelos municípios de Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.