Notícias

Morre de Covid-19 prefeito de Santana do Ipanema

Por Nill Júnior

Após mais de dois meses lutando contra a Covid-19, o prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões Barros (MDB) acabou não resistindo e faleceu na manhã desta quarta-feira (8). O filho de Isnaldo  foi o primeiro a se pronunciar sobre o falecimento.

O gestor sertanejo recebeu o resultado positivo para o coronavírus em 21 de maio, mas acabou sendo internado somente em junho no Hospital do Coração, em Maceió. Em meados deste mesmo mês ele teve uma piora no quadro de saúde.

Em uma das últimas semanas, IB teve cerca de 70% do pulmão comprometido pela infecção causada pelo novo coronavírus.

A família ainda não divulgou informações sobre o velório e enterro. Contudo, devido à situação da pandemia, a cerimônia deverá ser bastante reservada e pode acontecer na própria capital alagoana, onde o político possui residência fixa.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) também lamentou a morte do prefeito. Quem respondia pelo comando do município era a filha e vice-prefeita, Christiane Bulhões, que assumirá titularidade do cargo.

Outras Notícias

Jornalistas: O grito do povo em palavras

Por Rinaldo Remigio* Todos os dias, a qualquer hora, recebemos notícias. Elas chegam rápidas, quase sem pedir licença: política, economia, religião, cultura, artes, turismo, ciência, educação, saúde… um universo inteiro de informações que não caberia em apenas uma vida. E por trás desse fluxo contínuo de palavras e análises, estão homens e mulheres que assumiram […]

Por Rinaldo Remigio*

Todos os dias, a qualquer hora, recebemos notícias. Elas chegam rápidas, quase sem pedir licença: política, economia, religião, cultura, artes, turismo, ciência, educação, saúde… um universo inteiro de informações que não caberia em apenas uma vida. E por trás desse fluxo contínuo de palavras e análises, estão homens e mulheres que assumiram um ofício tão nobre quanto desafiador: o de informar.

Nomes como Magno Martins, Ítala Alves, Romualdo de Souza, Ricardo Noblat, Antonio Magalhães, Carlos Britto, Edenevaldo Alves, Waldiney Passos, Nill Júnior, Júnior Finfa e tantos outros não são apenas profissionais; são guardiões do nosso direito de saber. São eles que nos oferecem o grito que muitas vezes gostaríamos de dar, mas não conseguimos.

O jornalista, o comentarista, o blogueiro… cada um, à sua maneira, transforma fatos em narrativas, números em compreensão, promessas em questionamentos. E, assim, nos ajudam a enxergar além do que a propaganda insiste em mostrar. Não há democracia sem a voz da imprensa — seja nas grandes redações ou nos blogs regionais, cada palavra carrega a responsabilidade de ecoar o que a população sente, sonha e desconfia.

Mas há também um alerta que não pode ser esquecido. Daqui a um ano, Pernambuco e o Brasil viverão mais um ciclo eleitoral. Já começam a surgir as visitas “inesperadas”, as fotos sorridentes ao lado de lideranças locais, os discursos improvisados de amizade e intimidade com o povo. São movimentos que pedem leitura atenta.

Alguns prometem milagres; nesses, é preciso desconfiar. Outros chegam carregando currículos de serviços comprovados; nesses, vale refletir. O papel da imprensa é dar o aviso, levantar a questão, iluminar o cenário. O nosso, como cidadãos, é não apenas ler, mas interpretar.

Por isso, enaltecer esses comunicadores é também reconhecer a importância da consciência popular. Que cada notícia seja mais que uma manchete passageira. Que seja um convite à reflexão. E que, quando for a nossa vez de escolher, escolhamos com a memória e a razão.

Pense nisso.

*Professor universitário aposentado, historiador e memorialista.

Homem perde a vida em acidente com moto na PE 380

Neste domingo (15), a rodovia PE-380, que liga Afogados da Ingazeira ao distrito de Ibitiranga, foi palco de um grave acidente que resultou na morte de Gleybson Charlyton. As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas, mas de acordo com informações preliminares, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e, ao chegar ao local, já encontrou […]

Neste domingo (15), a rodovia PE-380, que liga Afogados da Ingazeira ao distrito de Ibitiranga, foi palco de um grave acidente que resultou na morte de Gleybson Charlyton.

As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas, mas de acordo com informações preliminares, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e, ao chegar ao local, já encontrou a vítima sem vida.

Gleybson, residente do Curral Velho dos Pedros, na zona rural de Afogados da Ingazeira, era bastante conhecido na região pelo seu trabalho como eletricista, atuando em instalações elétricas residenciais e prediais. Além disso, ele também prestava serviços de serralharia e fabricação de estruturas metálicas.

A comunidade local está abalada com a notícia e aguarda por mais detalhes sobre as causas do acidente. O caso ainda será investigado pelas autoridades para determinar o que levou a esta trágica perda. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Em Lagoa Grande, Raquel entrega primeira Estação de Tratamento com tecnologia de ultrafiltração do Sertão

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (8), a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) com tecnologia de ultrafiltração no sertão pernambucano. Com investimento de mais de R$ 14 milhões, a entrega garante o fim do rodízio de abastecimento na cidade, beneficiando cerca de 23 mil pessoas. A nova estrutura, situada no distrito de […]

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (8), a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) com tecnologia de ultrafiltração no sertão pernambucano.

Com investimento de mais de R$ 14 milhões, a entrega garante o fim do rodízio de abastecimento na cidade, beneficiando cerca de 23 mil pessoas. A nova estrutura, situada no distrito de Izacolândia, em Petrolina, também atenderá os moradores locais com a eliminação do rodízio em 50% das áreas.

Além disso, a chefe do Executivo estadual repassou três ônibus escolares, autorizou a construção de uma creche e assinou protocolo de intenção para a construção do novo Mercado Público de Lagoa Grande. A vice-governadora Priscila Krause também participou da agenda.

“Temos trabalhado noite e dia para tirar o rodízio de água que afeta a população do nosso Estado. Isso significa dignidade e cidadania para o nosso povo, que passava três dias com água e três dias sem. No início ainda teremos rodízio, mas já com uma redução significativa. E, com a conclusão das obras muito em breve, vamos acabar de vez com o racionamento e garantir água todos os dias na torneira da população de Petrolina. Hoje, Lagoa Grande já vive essa realidade”, explicou a governadora Raquel Lyra.

A nova ETA com tecnologia de ultrafiltração leva apenas quatro meses para fabricação e instalação, tempo significativamente menor que os 18 meses necessários em sistemas convencionais. A iniciativa faz parte do Programa Águas de Pernambuco, que reúne investimentos de R$ 6,1 bilhões em obras de água e esgoto em todo o Estado.

“Esse equipamento que chega a Petrolina para abastecer também Lagoa Grande é apenas o primeiro de mais 32 que iremos adquirir. A aquisição levará água na torneira para as pessoas”, detalhou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

A nova ETA opera com capacidade de 50 L/s e conta com sistema avançado de automação, permitindo monitoramento remoto e integração ao Centro de Controle Operacional da Compesa.

Beneficiados pela nova unidade de tratamento de água, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, e a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, expressaram alegria e gratidão com a entrega do equipamento. “Agora teremos o fim da escassez e do rodízio de água para o nosso povo. É uma conquista histórica. O Governo do Estado tem trabalhado junto para avançar cada vez mais”, disse Garziera. Simão Durando complementou. “Momento de vitória e conquista. A esperança que está sendo cultivada em nossos corações e na nossa população nos levará longe. O povo esperava há muitos anos pela água na torneira. O Governo do Estado tem essa sensibilidade de enxergar o problema e trazer a solução”, finalizou.

Além da unidade, o projeto incluiu a implantação de um novo conjunto de elevatórias e implantação de cerca de nove quilômetros de adutoras, ampliando a capacidade do sistema atual em 15 litros por segundo, um avanço importante, uma vez que este operava no limite da capacidade.

 

Estudantes de Itapetim irão conhecer história do Cangaço em Serra Talhada

O Projeto “Passeando pela história no Museu do Cangaço” será retomado nesta quinta feira (14), agora com estudantes de Itapetim.   Professores e adolescentes das escolas públicas irão conhecer a história do seu povo e vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando, por meio do projeto. Os visitantes chegaram a Serra Talhada […]

O Projeto “Passeando pela história no Museu do Cangaço” será retomado nesta quinta feira (14), agora com estudantes de Itapetim.   Professores e adolescentes das escolas públicas irão conhecer a história do seu povo e vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando, por meio do projeto.

Os visitantes chegaram a Serra Talhada por volta das 07h30min da manhã. O encontro com os guias será no Museu do Cangaço. Em seguida seguem para  o Sítio Passagem das Pedras, onde  nasceu Lampião.

Eles irão conhecer o roteiro “Nas Pegadas de Lampião”, que passam pelas Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família Ferreira e Zé Saturnino (primeiro inimigo de Lampião), a Casa Grande da Fazenda Pedreira (palco de memoráveis confrontos com cangaceiros) e encerram na Casa onde nasceu Lampião.

Na cidade a visita começa na Praça Agamenon Magalhães, que originou a cidade e que ainda mantém os casarios construídos dos séculos XVIII e XIX. Depois, o grupo segue para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no Século XVII, ateliês de artistas plásticos, que conta com muitas histórias e lendas que permeiam o imaginário popular e a Casa da Cultura de Serra, onde os jovens terão contato com o acervo cultural da cidade.

De acordo com a Presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto visa levar as escolas a conhecerem os bens culturais de Serra Talhada para que os jovens valorizem a história do sertão pernambucano. “Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que detém total conhecimento dos fatos”, afirma ela.

Os alunos visitarão também o Museu do Cangaço, o maior do gênero do Brasil, que funciona na antiga estação ferroviária e que tem relíquias do personagem sertanejo, como utensílios domésticos do bando, armas usadas por eles, fotografias, livros, filmes e documentários sobre os cangaceiros, volante e também sobre outros personagens que foram parte forte da história do cangaço.

Os visitantes serão recebidos por monitores que contarão a vida de Lampião e irão acompanhar uma palestra do pesquisador e escritor do cangaço, Anildomá Willans de Souza, que tem 04 livros publicados sobre o tema.

O projeto conta com o patrocínio da Caixa Cultural e receberá todas as cidades do Sertão do Pajeú.

Serviço:

 Projeto “Passeando pela História – Museu do Cangaço”

Local: Museu do Cangaço, na Vila Ferroviária (antiga estação de trem), s/n – São Cristovão, Serra Talhada

Sábado (13) | 8h30 às 17h

Vacinação de crianças contra a Covid-19: PE define grupos prioritários

Crianças com comorbidades neurológicas, distúrbios do desenvolvimento e indígenas serão as primeiras a se vacinarem no estado Representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação se reuniram, na manhã desta terça-feira (11), para definir as orientações sobre o início da imunização de crianças de 5 a 11 anos em Pernambuco.  A definição dos especialistas, […]

Crianças com comorbidades neurológicas, distúrbios do desenvolvimento e indígenas serão as primeiras a se vacinarem no estado

Representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação se reuniram, na manhã desta terça-feira (11), para definir as orientações sobre o início da imunização de crianças de 5 a 11 anos em Pernambuco. 

A definição dos especialistas, diante da expectativa do recebimento gradativo de doses destinadas para imunização do público, foi a criação de grupos prioritários para cada etapa da campanha. 

A partir da chegada da primeira remessa, crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica, com distúrbios do desenvolvimento neurológico – priorizando neste momento meninas e meninos com síndrome de down e autismo – e indígenas terão seus esquemas vacinais iniciados.

A definição técnica foi pactuada e aprovada entre o Estado e os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A expectativa é que Pernambuco receba o primeiro montante nos próximos dias.

“A partir da ordem e dos critérios já estabelecidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 para vacinação de crianças e observando que a expectativa de doses a receber seja insuficiente para grandes avanços, o Comitê Técnico, com apoio dos representantes municipais, elencou prioridades dentro deste Plano”, destacou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

“Estamos reforçando junto aos municípios pernambucanos que, tão logo o Estado receba do Ministério da Saúde mais doses, a estratégia de vacinação será ampliada para que possamos proteger a população pertencente à faixa etária de 5 a 11 anos”,  completou Ana.

A recomendação desses grupos que iniciarão a imunização se deu devido aos fatores que influenciam no contágio e evolução para forma grave da doença. 

“As doenças neurológicas crônicas constituem um importante causador de agravamento e óbito dos casos da Covid-19 na faixa etária a ser protegida. Já as crianças com distúrbios do desenvolvimento neurológico se justifica pela dificuldade de utilização correta e prolongada do uso de máscaras”, acrescentou.

A comprovação se dará aos moldes da vacinação dos adultos, ou seja, com apresentação de laudo médico contendo o CID indicativo da doença.

De acordo com a superintendente, apesar de uma preocupação com a obesidade infantil e as pneumopatias (doenças que afetam os pulmões, como a asma) essas comorbidades – apesar de serem mais frequentes nessa faixa etária – não apresentam percentuais elevados de mortalidade neste grupo.

“Priorizamos as doenças que causam maior possibilidade de agravamento e óbito. Conforme a chegada de mais imunizantes, os grupos serão ampliados beneficiando ainda mais as crianças pernambucanas”, falou Ana Catarina. 

De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), na análise de março de 2020 o novembro de 2021, 17,3% das crianças de 5 a 11 que morreram pela Covid-19 eram portadoras da síndrome neurológica crônica (demência vascular, acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório), sendo a comorbidade mais presente entre os óbitos confirmados pela doença nesta faixa etária.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunização, já tem organizado o processo de logística para distribuir, rapidamente, o imunizante aos municípios, que ficarão responsáveis pela aplicação no público infantil.