Notícias

Moro seria um dos principais rivais de Bolsonaro em 2022, diz pesquisa

Por Nill Júnior

Da Veja

O ex-ministro Sergio Moro, que deixou o governo há pouco mais de uma semana fazendo graves acusações ao presidente Jair Bolsonaro seria um dos principais rivais do ex-chefe em uma eventual disputa presidencial em 2022, segundo levantamento exclusivo feito pelo instituto Paraná Pesquisas.

No cenário mais provável, Moro aparece em segundo lugar, com 18,1% das intenções de voto, atrás apenas do presidente, que lidera com 27%, e empatado tecnicamente com o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que tem 14,1% – o empate acontece no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

“Bolsonaro ganhou um adversário à altura para a próxima eleição. Ele perde muito potencial eleitoral para o Moro nas regiões Sul e Sudeste, onde reinava. Bolsonaro ganhou uma concorrência que não tinha nessa parte do país e começará a ter dificuldades por conta do Moro”, afirmou Murilo Hidalgo, diretor do instituto Paraná Pesquisas.

A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 29 de abril e já captou a crise política desencadeada com a saída rumorosa de Moro do governo. Ele acusou o presidente de interferência política na Polícia Federal ao pressionar pela saída do diretor-geral do órgão, Maurício Valeixo, com o objetivo de obter acesso a investigações em andamento, inclusive envolvendo os seus filhos.

Em outro cenário, no qual o nome de Haddad é substituído pelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-juiz da Lava-Jato aparece em terceiro lugar com 17,5%, atrás do petista (23,1%) e de Bolsonaro (26,3%). Neste momento, Lula não pode ser candidato porque está inelegível, enquadrado na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em duas instâncias – em uma delas, ironicamente pelo próprio Moro – no processo relativo a um tríplex no Guarujá, que teria sido dado a ele pela construtora OAS como pagamento de propina.

“Chama a atenção que Bolsonaro não recupera o potencial eleitoral “lavajatista”. Mostra que foi um divórcio litigioso. O contingente do Moro que estava com Bolsonaro se foi com o vento”, diz o cientista político Antonio Lavareda, especialista em pesquisas de opinião.

Outras Notícias

Subseccional OAB se prepara para eleição. Comdrur já escolheu Diretoria

Encabeçada pelo candidato Douglas Passos, a chapa da Subseccional Afogados da Ingazeira da OAB, foi formada esta semana. A entidade abrange a área do Alto Pajeú. A eleição acontecera no dia 19 de novembro. Além de  Douglas Passos, candidato a  Presidente, a chapa ainda tem o advogado Toscano (Vice),  Steno Ferraz (Secretario Geral), Elizabete Leite […]

douglas-e1315935604485Encabeçada pelo candidato Douglas Passos, a chapa da Subseccional Afogados da Ingazeira da OAB, foi formada esta semana. A entidade abrange a área do Alto Pajeú. A eleição acontecera no dia 19 de novembro.

Além de  Douglas Passos, candidato a  Presidente, a chapa ainda tem o advogado Toscano (Vice),  Steno Ferraz (Secretario Geral), Elizabete Leite (Secretaria Adjunta) e Edivonaldo Macedo (Tesoureiro).  O nome da chapa é “O avanço continua”.

Já o Comdrur (Conselho Municipal de desenvolvimento Rural e Urbano) escolheu esta semana sua diretoria para o biênio 2016-2017.

Madalena Brito, atual coordenadora da Atenção em Saúde da Prefeitura Municipal foi escolhida como a nova Coordenadora. O Conselho é tido como referência em organização comunitária e já encaminhou várias ações como de segurança hídrica nesta estiagem.

IMG-20151029-WA0036

IMG-20151029-WA0035

Quebra da maior rapadura do mundo marca encerramento da 27ª Feira da Rapadura

O encerramento da 27ª edição da Feira da Rapadura reuniu milhares de pessoas em Santa Cruz da Baixa Verde em um evento que reafirmou o papel da cidade como referência cultural e econômica do Sertão do Pajeú. Um dos momentos mais aguardados foi a quebra da maior rapadura do mundo, com mais de 20 toneladas, […]

O encerramento da 27ª edição da Feira da Rapadura reuniu milhares de pessoas em Santa Cruz da Baixa Verde em um evento que reafirmou o papel da cidade como referência cultural e econômica do Sertão do Pajeú.

Um dos momentos mais aguardados foi a quebra da maior rapadura do mundo, com mais de 20 toneladas, que foi distribuída entre o público após o corte simbólico. Também ocorreu a quebra do maior alfenim da região, mantendo viva uma tradição que movimenta moradores e visitantes.

A programação do palco cultural contou com apresentações de grupos locais e regionais, voltadas à valorização da arte, da dança e da música populares.

Durante o dia, o carro da Pitú animou o público com shows de Dedé da Pedra e André do Acordeon. À noite, o palco principal recebeu as apresentações de Jotavê, Henry Freitas e Eduardo Costa, que atraíram mais de 30 mil pessoas, segundo a organização do evento.

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Doutor Ismael, destacou o resultado alcançado. “Sem dúvida, essa foi a maior Feira da Rapadura de todos os tempos. Vivemos dias históricos, com recorde de público, grandes atrações, importantes conquistas e, acima de tudo, com o sentimento de orgulho da nossa gente. Santa Cruz da Baixa Verde mostrou sua força e sua tradição”, afirmou.

Novaes realiza audiência pública sobre Código do Consumidor Estadual

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) promoveu, na última quarta-feira (04), no edifício Miguel Arraes, uma audiência pública dentro da Comissão Especial que irá elaborar o Código Estadual de Defesa do Consumidor de Pernambuco, o primeiro do país. O objetivo do encontro foi debater o projeto de lei nº 1512/2017, de sua autoria, com representantes de […]

Foto: Rinaldo Marques

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) promoveu, na última quarta-feira (04), no edifício Miguel Arraes, uma audiência pública dentro da Comissão Especial que irá elaborar o Código Estadual de Defesa do Consumidor de Pernambuco, o primeiro do país. O objetivo do encontro foi debater o projeto de lei nº 1512/2017, de sua autoria, com representantes de empresas de varejo e serviços e órgão de fiscalização que estiveram presentes no encontro.

Um dos pontos levantados no colegiado foi a lei complementar 123/2006 sobre o Estatuto da Microempresa. “Nesta norma é estabelecida a obrigatoriedade da dupla visita. O fiscal vai ao estabelecimento comercial e no caso de irregularidade o proprietário é advertido. Em uma segunda visita, se as exigências são forem atendidas é aplicada a penalidade”, explicou Herman Dantas, advogado da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio). Para ele, a norma deve estar presente no código estadual porque 99% das empresas brasileiras estão na categoria de microempresa ou empresa de pequeno porte. “Elas são os verdadeiros amortecedores sociais do país”, completou Dantas.

“O fato de poder consolidar a legislação diante de um número significativo de leis estaduais em defesa do consumidor que temos, irá facilitar muito a questão da própria informação”, disse Daniele Senna, gerente jurídica da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE). E acrescentou: “Parabenizo a iniciativa e estamos aqui para contribuir com as discussões dos artigos que venham aí a serem inseridos ou modificados na sua aplicabilidade para os consumidores do nosso Estado”.

De acordo com o Novaes, a comissão foi criada para democratizar o debate no entorno da norma que foi criada. “Surgiram várias ideias no sentido de modernizar as leis de defesa do consumidor e já elaboramos um cronograma de trabalho. Até dezembro iremos concluir as tarefas, aprimorando a minuta que desenvolvemos”, ressaltou.

O parlamentar destacou, ainda, a importância de ouvir diversos seguimentos envolvidos na relação consumerista. “Pretendemos avançar em uma relação harmônica, desejamos a participação de todos. Não queremos um código que só preveja penalidades, mas, sobretudo, proteja o consumidor e que as normas sejam cumpridas pelos estabelecimentos”, concluiu.

Álvaro Porto assume comissão interventora no PSDB e gera debandada

Bloco ligado a Raquel emite nota e anuncia saída  A Executiva Nacional do PSDB, resolveu intervir no Diretório Regional de Pernambuco. Segundo nota, “constatou tanto ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária”. “Fruto dessa decisão, houve por bem nomear uma comissão interventora presidida pelo deputado Álvaro […]

Bloco ligado a Raquel emite nota e anuncia saída 

A Executiva Nacional do PSDB, resolveu intervir no Diretório Regional de Pernambuco.

Segundo nota, “constatou tanto ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária”.

“Fruto dessa decisão, houve por bem nomear uma comissão interventora presidida pelo deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para que, juntamente com os outros membros designados, num prazo de 180 dias – podendo este prazo ser prorrogado – tenham a atribuição de organizar e dirigir o partido no âmbito estadual”, diz em nota.

A Executiva Nacional determinou a alteração da composição do Diretório estadual junto à Justiça Eleitoral, inclusive no sistema de gerenciamento de informações partidárias, e designou também o secretário geral da Executiva Nacional, deputado Paulo Abi Ackel, como relator e responsável pelo acompanhamento do processo de forma permanente.

Fred Loyo e aliados de Raquel emitem nota:

Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável.

Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo. 

Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.

A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.

É importante destacar que essa caminhada se deu através de diálogo, compromissos e convergências, fortalecendo o partido em todas as regiões do Estado.

Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas.

Frederico Loyo Filho 

Vice- Governadora Priscila Krause 

André Raimundo – prefeito de Cachoeirinha

Aninha da Ferbom – prefeita de Nazaré da Mata

Berg de Hacker – prefeito de Rio Formoso

Beto do Sargento – prefeito de Belém de Maria

Biu Abreu – prefeito de Orobó

Dió Filho – prefeito de Riacho das Almas

Diógenes Patriota – prefeito de Tuparetama

Diogo – prefeito de Barra de Guabiraba

Dona Graça – prefeita de Catende

Dr. Pedro Alves – prefeito de Iguaracy

Duguinha – prefeito de São Joaquim do Monte

Eder – prefeito de Vicência

Elizinho – prefeito de Carnaubeira da Penha

Fátima Borba – prefeita de Cortês

Izalta – prefeita de Ibirajuba

Joelda Pereira – prefeita de Tacaimbó

Joia – prefeito de Salgadinho

Júnior de Rivaldo – prefeito de Saloá

Júnior Pinto – prefeito de Exu

Luciano Bonfim – prefeito de Triunfo

Márcia Barreto- prefeita de Joaquim Nabuco 

Marlos Henrique – prefeito de Maraial

Paulo Galvão – prefeito de Itamaracá

Pollyanna Abreu – prefeita de Sertânia

Professora Elcione – prefeita de Igarassu

Rael- prefeito de Vertentes 

Ramos – prefeito de Paulista

Rodrigo Pinheiro – prefeito de Caruaru

Simãozinho – prefeito de Alagoinha

Teto Teixeira – prefeito de Moreilândia

Wellington – prefeito de Ibimirim

Xicão Tavares – prefeito de Verdejante

Zeinha Torres retorna à Iguaracy após tratamento de saúde no Recife

Nesta segunda-feira (3), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, 57 anos, retornou ao município após passar sete dias no Recife para tratar de questões de saúde. Em uma mensagem publicada nas redes sociais, o prefeito expressou sua gratidão pelo apoio recebido da comunidade durante este período desafiador. “Não há palavras suficientes para expressar minha imensa […]

Nesta segunda-feira (3), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, 57 anos, retornou ao município após passar sete dias no Recife para tratar de questões de saúde. Em uma mensagem publicada nas redes sociais, o prefeito expressou sua gratidão pelo apoio recebido da comunidade durante este período desafiador.

“Não há palavras suficientes para expressar minha imensa gratidão a cada um de vocês. Após um período desafiador de minha vida, sair do hospital e encontrar todos vocês esperando por mim foi uma benção indescritível. Aproveito para agradecer a todas as mensagens de apoio, orações e gestos de carinho, que me deram forças para enfrentar cada dia com esperança e determinação. Que possamos continuar a compartilhar momentos felizes juntos, muito obrigado a todos”, declarou Zeinha.

O prefeito passou mal na última terça-feira (28.05), sendo inicialmente atendido pelo doutor Jailson na unidade de saúde de Iguaracy. Posteriormente, foi transferido para o Recife, onde recebeu cuidados dos cardiologistas doutores Jorge Drummond e Eclérinston Ramos na Casa de Saúde Doutor José Evóide de Moura. Zeinha foi internado na UTI humanizada do Hospital Português.

Os primeiros exames descartaram a possibilidade de um problema cardíaco grave, como infarto ou arritmia. Segundo o pré-candidato a prefeito Pedro Alves, Zeinha sofreu uma síncope vasovagal, uma perda transitória de consciência causada pela diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, devido à ação do nervo vago. 

Este episódio foi considerado isolado, mas como o prefeito é portador de diabetes e não mantém hábitos alimentares controlados, foi submetido a uma bateria de exames para um check-up completo.