Notícias

Missa do Lava-Pés reúne fiéis na Catedral de Afogados da Ingazeira

Por Nill Júnior

Lava-Pes-2015-640x330

Na noite desta Quinta-Feira Santa aconteceu na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios a tradicional Missa Vespertina da Ceia do Senhor e Lava-Pés. A cerimônia faz memória ao momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos antes de ser preso.

Dom Egídio repetiu o gesto de humildade de Jesus, lavou e beijou os pés de algumas mulheres que prestam serviços à Igreja (pastorais) e a comunidade.

Às 17h teve início na Catedral a Celebração da Paixão do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto.

A Sexta-feira da Paixão, 3 de abril, é o único dia do ano em que não se realizam missas em nenhuma igreja católica do mundo. O rito é composto por Celebração da Palavra (leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas de Afogados da Ingazeira.

Outras Notícias

Para onde vai o PSB em Solidão: Cida ou Djalma?

Esta é a pergunta recorrente no meio político da cidade: com quem ficará o PSB de Solidão? O prefeito Djalma Alves tem esperanças de receber da direção estadual a sinalização para disputar a reeleição pela sigla do Governador Paulo Câmara. A ex-prefeita Cida Oliveira tem o controle da legenda, uma vez que o marido Jesus […]

Esta é a pergunta recorrente no meio político da cidade: com quem ficará o PSB de Solidão? O prefeito Djalma Alves tem esperanças de receber da direção estadual a sinalização para disputar a reeleição pela sigla do Governador Paulo Câmara.

A ex-prefeita Cida Oliveira tem o controle da legenda, uma vez que o marido Jesus é o Presidente. Notícias que chegaram a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta dão conta de que o prefeito Djalma Alves aproveitou sua ida ao Recife esta semana para participar do ‘Programa Criança Alfabetizada’ e visitou a direção estadual do partido para tratar do futuro do PSB em Solidão.

Uma coisa é certa na cidade: o caldeirão da política está fervendo depois da notícia de que Cida enfrentará o prefeito Djalma nas urnas. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Em carta, Guimarães oficializa saída da Caixa

Por Beatriz Gomes e Carla Araújo/UOL O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, oficializou, em carta, o seu pedido de demissão do cargo no banco estatal um dia após as denúncias de assédio sexual de funcionárias contra ele serem divulgadas pela imprensa.  No texto, entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL), ele declarou que combateu […]

Por Beatriz Gomes e Carla Araújo/UOL

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, oficializou, em carta, o seu pedido de demissão do cargo no banco estatal um dia após as denúncias de assédio sexual de funcionárias contra ele serem divulgadas pela imprensa. 

No texto, entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL), ele declarou que combateu o assédio dentro do banco e disse ser colocado em uma “situação cruel, injusta, desigual e que será corrigida na hora certa com a força da verdade”.

Pedro Guimarães discorre no texto que sempre se “empenhou no combate a toda forma de assédio” e nega as acusações de assédio sexual denunciadas por funcionárias do banco. Ele aponta que sua ascensão profissional não ocorreu em decorrência de “troca de favores” ou “pagamento por qualquer vantagem”.

“Na atuação como Presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio, repelindo toda e qualquer forma de violência, em quaisquer de suas possíveis configurações. (…) As acusações noticiadas não são verdadeiras! Repito: as acusações não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal. Tenho a plena certeza de que estas acusações não se sustentarão ao passar por uma avaliação técnica e isenta”, diz ex-presidente da Caixa na carta.

Confira abaixo a íntegra da carta de demissão assinada pelo ex-presidente da Caixa:

À população brasileira e, em especial, aos colaboradores e clientes da CAIXA:

A partir de uma avalanche de notícias e informações equivocadas, minha esposa, meus dois filhos, meu casamento de 18 anos e eu fomos atingidos por diversas acusações feitas antes que se possa contrapor um mínimo de argumentos de defesa. É uma situação cruel, injusta, desigual e que será corrigida na hora certa com a força da verdade.

Foi indicada a existência de um inquérito sigiloso instaurado no Ministério Público Federal, objetivando apurar denúncias de casos de assédio sexual, no qual eu seria supostamente investigado. Diante do conteúdo das acusações pessoais, graves e que atingem diretamente a minha imagem, além da de minha família, venho a público me manifestar.

Ao longo dos últimos anos, desde a assunção da Presidência da CAIXA, tenho me dedicado ao desenvolvimento de um trabalho de gestão que prima pela garantia da igualdade de gêneros, tendo como um de seus principais pilares o reconhecimento da relevância da liderança feminina em todos os níveis da empresa, buscando o desenvolvimento de relações respeitosas no ambiente de trabalho e por meio de meritocracia.

Como resultados diretos, além das muitas premiações recebidas, a CAIXA foi certificada na 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além também de ter recebido o selo de Melhor Empresa para Trabalhar em 2021 – Great Place To Work®?, por exigir de seus agentes e colaboradores, em todos os níveis, a observância dos pilares Credibilidade, Respeito, Imparcialidade e Orgulho.

Essas são apenas algumas das importantes conquistas realizadas nesse trabalho, sempre pautado pela visão do respeito, da igualdade, da regularidade e da meritocracia, buscando oferecer o melhor resultado para a sociedade brasileira em todas as nossas atividades.

Na atuação como Presidente da CAIXA, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio, repelindo toda e qualquer forma de violência, em quaisquer de suas possíveis configurações. A ascensão profissional sempre decorre, em minha forma de ver, da capacidade e do merecimento, e nunca como qualquer possibilidade de troca de favores ou de pagamento por qualquer vantagem que possa ser oferecida.

As acusações noticiadas não são verdadeiras! Repito: as acusações não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal. Tenho a plena certeza de que estas acusações não se sustentarão ao passar por uma avaliação técnica e isenta.

Todavia, não posso prejudicar a instituição ou o governo sendo um alvo para o rancor político em um ano eleitoral. Se foi o propósito de colaborar que me fez aceitar o honroso desafio de presidir com integridade absoluta a CAIXA, é com o mesmo propósito de colaboração que tenho de me afastar neste momento para não esmorecer o acervo de realizações que não pertence a mim pessoalmente, pertence a toda a equipe que valorosamente pertence à CAIXA e também ao apoio de todos as horas que sempre recebi do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Junto-me à minha família para me defender das perversidades lançadas contra mim, com o coração tranquilo daqueles que não temem o que não fizeram.

Por fim, registro a minha confiança de que a verdade prevalecerá.

Pedro Guimarães

Doriel diz que agressão a petistas não pode ser banalizada

O presidente do PT e deputado estadual Doriel Barros, lamentou  a violência sofrida ontem (17), pelo professor aposentado Paulo Valença, de 72 anos, filiado ao partido dos Trabalhadores.  Paulo precisou ser socorrido pelo SAMU e levado ao hospital, após ter desmaiado. A  discussão ocorreu com um vizinho que, além de o agredir fisicamente, falou da […]

O presidente do PT e deputado estadual Doriel Barros, lamentou  a violência sofrida ontem (17), pelo professor aposentado Paulo Valença, de 72 anos, filiado ao partido dos Trabalhadores. 

Paulo precisou ser socorrido pelo SAMU e levado ao hospital, após ter desmaiado. A  discussão ocorreu com um vizinho que, além de o agredir fisicamente, falou da preferência partidaria da vítima, utilizando palavras de baixo calão.

Valença tem uma história de militância no partido e já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintepe), da Central Única dos Trabalhadores (CUT Pernambuco), vice-prefeito de Olinda, além de secretário de Educação do município.

Doriel disse que o PT já acionou o seu setor Jurídico para entrar com uma ação contra o agressor,  e que essa prática de violência disseminada por alguns eleitores de  Bolsonaro precisa ser combatida. “A Justiça  tem que prevalecer. Não podemos banalizar esse tipo de comportamento”, finalizou.

Tabira: Téa da Damol confirma convite para gestora escolar disputar mandato legislativo

O empresário tabirense José de Arimatéia, o Téa da Damol confirmou em nota que lançou o convite na tarde de sábado (26), para que a gestora da Escola de Referência de Tempo Integral Professora Carlota Brekenfeld, Silvana Siqueira seja candidata a vereadora em 2016 com seu apoio. A professora, que tem se destacado na gestão do educandário, ainda não aceitou o […]

Tea e silvanaO empresário tabirense José de Arimatéia, o Téa da Damol confirmou em nota que lançou o convite na tarde de sábado (26), para que a gestora da Escola de Referência de Tempo Integral Professora Carlota Brekenfeld, Silvana Siqueira seja candidata a vereadora em 2016 com seu apoio.

A professora, que tem se destacado na gestão do educandário, ainda não aceitou o convite, mas prometeu que irá analisar o convite. Silvana, claro, agradeceu a sinalização de apoio pessoal do empresário.

Arimateia quer evitar a aproximação de nomes que não tenham identificação com projetos que representem a renovação para a política tabirense.

Em 2012, apoiou Val do Bar, que no final decepcionou não apenas ele, mas boa parte do eleitorado. Tea não tem escondido frustração com a gestão Sebastião dias e postura de políticos governistas, de oposição e até do GI.

Diocese de Afogados terá cinco ordenações diaconais em celebração esta noite

Colaborou Afogados On Line A Diocese de Afogados da Ingazeira viverá um momento histórico nesta quarta-feira (10). De uma só vez cinco estagiários que concluíram o seminário serão ordenados Diáconos. Há alguns meses, eles  estão estagiando em algumas Paróquias da Diocese. Todos os cinco estiveram acompanhando o bispo dom Egídio Bisol no mês de agosto […]

12693_10202424350595934_696800126_n
Wellington Luiz (Afogados da Ingazeira), Wanderson Moraes (São José do Egito), Clodoaldo Fernando (Itapetim) , Daniel Gomes (Serra Talhada) e Juacir Delmiro (São José do Belmonte).

Colaborou Afogados On Line

A Diocese de Afogados da Ingazeira viverá um momento histórico nesta quarta-feira (10). De uma só vez cinco estagiários que concluíram o seminário serão ordenados Diáconos. Há alguns meses, eles  estão estagiando em algumas Paróquias da Diocese. Todos os cinco estiveram acompanhando o bispo dom Egídio Bisol no mês de agosto em missão no Estado de Roraima.

Serão ordenados diáconos Wellington Luiz (Afogados da Ingazeira), Daniel Gomes (Serra Talhada), Juacir Delmiro (São José do Belmonte), Clodoaldo Fernando (Itapetim) e Wanderson Moraes (São José do Egito).

O bispo Dom Egídio disse que esse momento é um fato extraordinário para a Diocese de Afogados da Ingazeira e se mostrou alegre e feliz com esse acontecimento. “Que se trata de um fato extraordinário o próprio número já diz. Nunca aconteceu na história de nossa Diocese e acho que na história de muitas dioceses.  Em breve passaremos de 35 padres na Diocese para 40″, comemora.

Na diocese de Roraima, onde estiveram em missão, por exemplo,  há localidades em que as pessoas têm a presença do padre duas ou três vezes por ano.

A missa de ordenação dos cinco diáconos acontecerá  às 18h na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Será presidida pelo bispo dom Egídio Bisol e concelebrada pelos padres da diocese.