Notícias

Ministro confirma vinda a Recife para autorizar migração de rádios AM

Por Nill Júnior

O Ministro Gilberto Kassab estará em Recife dia 15 de setembro, às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, para o ato de assinatura dos processos de migração de rádios AM para FM em Pernambuco.

A confirmação veio através de nomes do partido do ministro, o PSD, e integrantes do governo do Estado. O governador Paulo Câmara também participará da solenidade, além de representantes da Asserpe.

Em abril, uma comissão de rádios do estado esteve no Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicações, em Brasília,  para buscar agilizar os processos de migração para FM das rádios AM que já atenderam as exigências técnicas do Ministério, mas que ainda aguardavam liberação.

Do Sertão,  prefixos históricos como as rádios Pajeú, de Afogados da Ingazeira, Cardeal Arcoverde, Asa Branca de Salgueiro e Educadora de Belém do São Francisco estão entre as que aguardavam o ato do Ministério.

A assinatura não quer dizer que haverá migração automática para FM, mas é passo determinante. Após o ato, as emissoras ainda cumprem protocolo técnico até a autorização definitiva. Há ainda os custos para a montagem do novo parque técnico, já que boa parte dos atuais equipamentos não são aproveitados em FM.

O Ministério tem feito encontros regionalizados estado a estado, sempre com a presença do Ministro Gilberto Kassab, que é do PSD. Em Pernambuco, o partido tem comando de nomes como o Deputado André de Paula.

Outras Notícias

Carlos Veras (PT-PE) declara apoio a Rona Leite em São José do Egito

Em passagem por São José do Egito nesta segunda-feira(6), o deputado federal Carlos Veras (PT/PE), se reuniu com membros do diretório municipal para declarar apoio ao pré-candidato Rona Leite a prefeitura da referida cidade. “Meu apoio a Rona se deve ao seu perfil histórico e engajado, por sua capacidade de reunir o partido em nível […]

Em passagem por São José do Egito nesta segunda-feira(6), o deputado federal Carlos Veras (PT/PE), se reuniu com membros do diretório municipal para declarar apoio ao pré-candidato Rona Leite a prefeitura da referida cidade.

“Meu apoio a Rona se deve ao seu perfil histórico e engajado, por sua capacidade de reunir o partido em nível local, além de estar sintonizado com o projeto político nacional que trará o PT de volta à presidência da República”.

O anúncio foi feito em entrevista ao comunicador da João Rocha, na Rádio Gazeta FM.

Dêva Pessoa diz em entrevista que crise pode fazê-lo desistir da reeleição

Severino Otávio (Bezerros), também cogita possibilidade Quarenta e dois anos. Esse é o espaço de tempo entre o primeiro e o atual mandato do prefeito de Bezerros, Severino Otávio (PSB). Branquinho, com é mais conhecido, comandou o município pela primeira vez em 1973. Voltou ao cargo na eleição de 2012, tendo, portanto, o direito a […]

deva

Severino Otávio (Bezerros), também cogita possibilidade

Quarenta e dois anos. Esse é o espaço de tempo entre o primeiro e o atual mandato do prefeito de Bezerros, Severino Otávio (PSB). Branquinho, com é mais conhecido, comandou o município pela primeira vez em 1973. Voltou ao cargo na eleição de 2012, tendo, portanto, o direito a disputar a reeleição. Mas esse é o caminho que Severino Otávio não quer percorrer. O socialista decidiu não participar da disputa em 2016. As dificuldades impostas pela crise econômica seriam o maior motivo dos desencantos dele com a administração pública. Foi o que disse ele e outro gestor ao Diário de Pernambuco.

“Já dei minha cota de sacrifício. Ser prefeito agora é um desafio para gigantes e eu sou pequeno”, desabafou. O sentimento exposto na frase dele resume o pensamento de outros prefeitos que também estão preocupados com a inviabilidade da gestão por conta da recessão econômica. Por isso, também cogitam a possibilidade de não renovar o mandato.

“Tenho esse pensamento. Vai depender da situação. A crise desanima a gente”, ponderou o prefeito de Tuparetama, Edvan Pessoa (PSD), o Dêva. Ele, no entanto, fez questão de frisar que qualquer decisão será tomada em conjunto com o seu grupo político. Para mostrar as dificuldades do município, Edvan citou a escassez do abastecimento de água na área. “A barragem do Rosário secou e os moradores viram voltar o tempo do carro-pipa. Desde 1993 isso não acontecia”, destacou.

Na avaliação dos prefeitos, administrar um município nos dias atuais não é uma tarefa fácil. “Sem responsabilidade você até governa, mas para quem governa com responsabilidade está muito difícil”, observou Severino Otávio. O socialista afirma que os prefeitos precisam fazer uma ginástica com o orçamento para atender os serviços básicos e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que recai nos gastos com pessoal. “E ainda temos que assumir as despesas criadas pelo governo federal, que repassa tudo para os municípios. Então, é preciso uma melhor distribuição de recursos”, alertou Branquinho.

Câmara Municipal de Solidão reelege Adriana Lima para o biênio 2023/2024

A Câmara de Vereadores de Solidão, realizou na noite desta quinta-feira (27), uma sessão ordinária em que elegeu a nova Mesa Diretora para o biênio de 2023/2024.  A sessão contou com a presença do prefeito Djalma Alves, do vice-prefeito José Nogueira, secretários municipais, e vereadores de outros municípios, entre eles o presidente da Câmara de […]

A Câmara de Vereadores de Solidão, realizou na noite desta quinta-feira (27), uma sessão ordinária em que elegeu a nova Mesa Diretora para o biênio de 2023/2024. 

A sessão contou com a presença do prefeito Djalma Alves, do vice-prefeito José Nogueira, secretários municipais, e vereadores de outros municípios, entre eles o presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João.

Por unanimidade, a nova Mesa é composta pela atual presidente da Câmara, Adriana Lima, que foi reeleita, vereadores Luiz Vicente – 1º Secretário e Viturino Melo – 2º Secretário.

Os nove vereadores da Casa se fizeram presentes para a eleição, Antônio Marinheiro, Djalma Barros, Edileuza Godê, Genivaldo Barros, Jacinete Goiz, Luiz Vicente Junior, Telma Melo e Viturino Melo e presidente Adriana Lima.

Laura Gomes acompanhou agenda de Paulo Câmara no Pajeú

A deputada estadual Laura Gomes, PSB, cumpriu agenda ao lado do governador Paulo Câmara, percorrendo mais de nove cidades do Sertão do Pajeú. Apoiando o Plano Retomada, a parlamentar destacou nova indicação que fez ao executivo estadual para reforçar a perfuração de poços. Na visita a Santa Cruz da Baixa Verde, cidade que é a […]

A deputada estadual Laura Gomes, PSB, cumpriu agenda ao lado do governador Paulo Câmara, percorrendo mais de nove cidades do Sertão do Pajeú.

Apoiando o Plano Retomada, a parlamentar destacou nova indicação que fez ao executivo estadual para reforçar a perfuração de poços.

Na visita a Santa Cruz da Baixa Verde, cidade que é a maior produtora de Pinha do estado, produzindo cerca de 500 toneladas da fruta por ano, Laura teve reuniões com lideranças rurais. Um dos encontros foi marcado pela escuta de moradores de 15 comunidades que integram a Cooperativa Agrícola José de Josias.

Laura Gomes explicou detalhes sobre a nova indicação realizada, para a perfuração de mais de 15 poços artesianos nas localidades ligadas à entidade, apoiando o aumento da produção de pinha. A deputada informou que a solicitação foi encaminhada ao governo estadual, através das Secretarias de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco e  de Infraestrutura e Recursos Hídricos. A presidente da Cooperativa, Nataly Fontes, parabenizou a deputada pela atuação, e seu compromisso com o diálogo, buscando ampliar o acesso a políticas públicas de desenvolvimento.

Em março deste ano, Laura Gomes articulou na gestão estadual,  a prorrogação de contrato com a Diocese de Caruaru, para a construção de mais de 1.500 cisternas de placas, de 16 mil litros, na zona rural do município.

Terceira eleição na Câmara de Tavares elege Edson Cordeiro

Eleito na primeira disputa em 2017 e mais votado na terceira eleição realizada ontem, o vereador José Edson Cordeiro vai seguir na Presidência da Câmara de Tavares, na Paraíba. A chapa tem Maria Darleide Luiz como vice-presidente, Marcelo Bezerra de Sousa como Primeiro Secretário e Lenira Almeida Marinho na Segunda Secretaria. A oposição ainda briga […]

Eleito na primeira disputa em 2017 e mais votado na terceira eleição realizada ontem, o vereador José Edson Cordeiro vai seguir na Presidência da Câmara de Tavares, na Paraíba. A chapa tem Maria Darleide Luiz como vice-presidente, Marcelo Bezerra de Sousa como Primeiro Secretário e Lenira Almeida Marinho na Segunda Secretaria. A oposição ainda briga na justiça pela validade da segunda eleição o que recolocaria a vereadora Socorrinha na Presidência.

A eleição aconteceu com base na Resolução Legislativa n. 001/2018 que anulou a eleição da mesa diretora para o biênio 2019/2020 realizada no dia 1º de janeiro de 2017 consubstanciada no Requerimento Legislativo n. 001/2017. A Resolução Legislativa 001/2018 foi suspensa por força de decisão judicial nos autos do Mandado do Segurança n. 0800029-02.2019.8.15.0311 em trâmite na Comarca de Princesa Isabel que suspendeu os efeitos da Resolução Legislativa, segundo a decisão do Juiz de direito José Milton Barros de Araújo, de 29 de dezembro de 2018.  Ela obstou a realização da eleição da mesa diretora em 31 de dezembro de 2018, à época, que tinha sido anulada pela Resolução Legislativa 001/2018.

Em manifestação judicial, no dia 14 de março de 2019, o presidente da Câmara de Vereadores de Tavares, o vereador José Edson Cordeiro, apresentou contrarrazões nos autos do Recurso n. 0001774-47.2018.815.0000 sustentando a ilegalidade da Resolução Legislativa 001/2018 e hoje realiza novas eleições com base dita Resolução considerada ilegal perante a Justiça.