Manutenção em estação da Transposição afeta abastecimento em cidades no Pajeú
Por André Luis
Iguaracy, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Carnaíba e Quixaba sofrem com diminuição ou interrupção do abastecimento
A Compesa informou através de nota na tarde desta terça-feira (05.10), que uma manutenção em uma das estações de bombeamento no Eixo-Leste da Transposição do Rio São Francisco, executada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), provocou a diminuição do nível da água no canal de captação, em Sertânia.
Ainda segundo a nota, para preservar os equipamentos para que eles não queimem, a Compesa desligou a captação, o que tem gerado diminuição ou interrupção do abastecimento de nove cidades: Iguaracy, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Carnaíba e Quixaba.
A Companhia está aguardando informações do MDR sobre a retomada da operação do Ramal.
Com informações de Afogados On Line A Audiência Publica da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira para debater a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública no município foi marcada por ausências de vereadores e representação do poder executivo. A audiência foi idealizada pelo PSOL para discutir a Contribuição, regras atuais, projeto de lei, código […]
A Audiência Publica da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira para debater a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública no município foi marcada por ausências de vereadores e representação do poder executivo.
A audiência foi idealizada pelo PSOL para discutir a Contribuição, regras atuais, projeto de lei, código tributário, despesa com o consumo de energia pública e sua manutenção, ação judicial e valores arrecadados.
O advogado José Célio Júnior mostrou números sobre a arrecadação da CIP em Afogados e fez algumas comparações de municípios maiores que Afogados, com cobrança de valores abaixo dos cobrados no município, como Serra Talhada.
Algumas propostas foram tiradas. Dentre elas, a redução da alíquota e rever a possibilidade de anular o último Decreto que reajustou o valor a ser cobrado. Também foi formada uma comissão para aprofundar as discussões junto aos setores responsáveis pela cobrança (Prefeitura e Celpe) e debater com os vereadores.
A parte negativa da audiência foi o não comparecimento de nenhum dos 13 vereadores, gerando revolta por parte dos que estavam presentes na Câmara. “Esses são os representantes do povo, que dizem que defendem o povo e numa hora como essa nenhum deles aparece”, disse um dos presentes. Também não estiveram presentes nenhum membro do MPPE, nem da Celpe e Prefeitura. Já a CDL, interessada no tema, mandou uma representação.
Veja o vídeo e assista pela primeira vez na região Emídio falando de melancia em vez de PT, governos socialistas, Lula e Dilma, etc… Conhecido em sua região natal pelas polêmicas que tem criado como militante histórico do PT, hoje vice-presidente da legenda em Afogados da Ingazeira, Emídio Vasconcelos é conhecido por outra face no […]
Veja o vídeo e assista pela primeira vez na região Emídio falando de melancia em vez de PT, governos socialistas, Lula e Dilma, etc…
Conhecido em sua região natal pelas polêmicas que tem criado como militante histórico do PT, hoje vice-presidente da legenda em Afogados da Ingazeira, Emídio Vasconcelos é conhecido por outra face no Estado do Rio Grande do Norte, onde é tido como grande produtor de melancia e melão na cidade de Baraúnas, colada em Mossoró.
Reportagem do programa Tela Rural , produzido pela TV Brasil, foi a cidade para acompanhar produtores de melancia que estão recebendo ofertas de pesquisas realizadas pela Universidade Federal Rural do Semiárido, com novas tecnologias em todos os segmento s e etapas da produção como novas sementes e defensivos. Vasconcelos foi ouvido pela equipe. “Nós temos que buscar tecnologia para alcançar mais produtividade e frutos com mais capacidade nutricional, transporte e armazenamento”, disse Emídio à reportagem.
O programa mostrou também quais atividades e experiências estão sendo desenvolvidos pela universidade para enfrentar a estiagem na região, que impacta economicamente na produção.
No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a governadora Raquel Lyra encerrou as suas agendas públicas se reunindo com mulheres que compõem o Governo de Pernambuco em diversas áreas. Durante o bate-papo, que aconteceu no auditório da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foram compartilhados pela governadora e pela vice-governadora […]
No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a governadora Raquel Lyra encerrou as suas agendas públicas se reunindo com mulheres que compõem o Governo de Pernambuco em diversas áreas.
Durante o bate-papo, que aconteceu no auditório da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foram compartilhados pela governadora e pela vice-governadora Priscila Krause os desafios e experiências da gestão e a relevância de mulheres estarem ocupando vários postos em ambientes de trabalho diversos.
“Esse encontro é para celebrar e refletir sobre esse Dia da Mulher e mostrar para as mulheres de Pernambuco que elas não estão sozinhas, porque contamos com um time de muitas de nós para fazer um Estado melhor para se viver. Fizemos e vamos fazer ainda mais políticas públicas e ações para as mulheres, como a construção de maternidades, de creches, e o programa Mães de Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
Priscila Krause, por sua vez, falou sobre os desafios que a dupla enfrenta diariamente. “Nossa força é do tamanho do desafio que superamos todos os dias. Nós, duas mulheres no governo, estamos trabalhando para construir um novo tempo, uma nova história, e sabemos que todas vocês estão juntas com a gente”, destacou.
Ainda durante o encontro, houve uma palestra da defensora pública Debora Andrade sobre o papel da Defensoria Pública na promoção, assistência e defesa dos direitos das mulheres. A secretária da Mulher, Mariana Melo, também conversou com o público feminino apresentando o panorama e dados sobre as mulheres em Pernambuco e no Nordeste, além de ter apresentado as entregas do Governo do Estado em ações para as mulheres ao longo da gestão.
“Nesse momento, nesse dia tão simbólico que é o Dia Internacional da Mulher, nós queremos que as mulheres do Governo saibam o que as outras secretarias estão fazendo, porque as entregas da mulher e para a mulher pernambucana pelas secretarias são entregas transversais”, registrou a secretária Mariana Melo.
Ao longo do dia, a governadora participou da ação social promovida pelo Governo para as mulheres, lançou o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino e lançou a modalidade Reforma do Lar do Programa Morar Bem, que vai financiar obras em residências chefiadas por mulheres economicamente vulneráveis.
Folha de Pernambuco Promessa de garantia de água para o Sertão do Pajeú, a continuidade das obras da Barragem de Ingazeira, retomadas em julho do ano passado, exigirá o desmatamento de 18 trechos de floresta atlântica às margens do rio Pajeú, consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs) pelo Código Florestal. Somadas, as matas equivalem a […]
Promessa de garantia de água para o Sertão do Pajeú, a continuidade das obras da Barragem de Ingazeira, retomadas em julho do ano passado, exigirá o desmatamento de 18 trechos de floresta atlântica às margens do rio Pajeú, consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs) pelo Código Florestal. Somadas, as matas equivalem a 54,48 hectares, distribuídas nos municípios de Ingazeira, Tabira, São José do Egito e Tuparetama.
O pedido do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, enviado por meio de projeto de lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), vem com a ressalva de que a supressão deverá ser iniciada antes do período rigoroso de chuvas, uma vez que a elevação do nível do rio encheria a bacia, o que impossibilitaria a conclusão da obra. Com 65% da barragem concluída, o empreendimento, que está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), beneficiará aproximadamente 36 mil moradores da região quando pronta.
Entre as considerações, Paulo Câmara assegura que “a execução de qualquer obra ou serviço no local onde haverá supressão de vegetação permanente será iniciada somente depois de ultimado o licenciamento por parte da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que acompanhará todas as fases técnicas da obra”.
Porém, na avaliação do geógrafo e coordenador de projetos do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), Joaquim Freitas, embora se trate de uma obra de utilidade pública – justificativa que, pela lei, flexibiliza o desmatamento de vegetação nativa -, a pergunta mais importante a se fazer é: Como e onde serão feitos os processos de reposição da vegetação suprimida?
“Claro que a compensação ambiental não terá a mesma capacidade de gerar os mesmos benefícios ambientais que um ecossistema de APP naturalmente existente na região, e frágil por definição, possui. Mas, se definir essas compensações em áreas-chave para a manutenção de serviços ambientais hidrológicos, pode-se tentar amortizar esses efeitos”, comenta o geórgrafo.
Para Freitas, o ideal seria que a fase de licenciamento de uma obra desse porte venha atrelada a uma compensação florestal que seja inteligente e que venha a ser funcional. “O que acontece por vezes é uma implantação tardia dessas compensações em processos que demoram bastante. Essas recomposições vegetais precisam ser céleres e estar atreladas à execução do empreendimento”, observa.
Qualquer vegetação presente ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água é reconhecida, pelo Código Florestal, como de preservação permanente que, como o nome diz, devem ser mantidas intactas para garantir a preservação dos recursos hídricos. As APPs se destinam a proteger solos e, principalmente, as matas ciliares. Esse tipo de vegetação cumpre a função de proteger os rios e reservatórios de assoreamentos, evitar transformações negativas nos leitos, garantir o abastecimento dos lençóis freáticos e a preservação da fauna aquática.
A Folha de Pernambuco teve acesso ao termo de compromisso assinado entre a CPRH e o Dnocs. Em relação aos 54,48 hectares para a construção da barragem, a compensação a ser feita será de 108,96 hectares, ou seja, o dobro do que será desmatado, entre os municípios de Tabira e Afogados da Ingazeira. Os relatórios de implantação e de monitoramento da barragem deverão ser enviados ao órgão estadual ambiental durante os três primeiros anos a partir de julho de 2018. O descumprimento pode gerar multa de R$ 20 mil ou suspensão da autorização de supressão de vegetação nativa pela CPRH. A reportagem tentou contato com o Dnocs, mas não obteve êxito.
Empreendimento
Orçada em cerca de R$ 40 milhões, a previsão do Ministério da Integração é de inaugurar a Barragem de Ingazeira em maio deste ano. Segundo dados do Dnocs, a capacidade da barragem é de 49 milhões metros cúbicos de água. Cerca de 60 toneladas de concreto por dia são preparadas na usina no canteiro de obras, o que exige 300 mil litros de água para preparar essa quantidade de concreto, água essa retirada de alguns poços tubulares perfurados exclusivamente para obra.
Blog da Folha O Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns obteve, na Justiça Federal, a condenação do ex-prefeito de Itaíba (no agreste pernambucano) e ex-deputado estadual, Claudiano Ferreira Martins, por crimes de responsabilidade e associação criminosa. Segundo consta na sentença judicial, foi caracterizado o desvio de recursos públicos da ordem de R$ 1.583.435,30, verba relativa a […]
O Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns obteve, na Justiça Federal, a condenação do ex-prefeito de Itaíba (no agreste pernambucano) e ex-deputado estadual, Claudiano Ferreira Martins, por crimes de responsabilidade e associação criminosa. Segundo consta na sentença judicial, foi caracterizado o desvio de recursos públicos da ordem de R$ 1.583.435,30, verba relativa a convênios celebrados entre a União e o município.
Conforme consta no processo, as irregularidades ocorreram nos períodos de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004, e envolveram recursos repassados pelos Ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Desenvolvimento Agrário e Integração Nacional. Os recursos deveriam ter sido destinados a obras de saneamento básico, construção de estradas, recuperação e construção de córregos, bem como aos programas Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Esquema fraudulento : De acordo com a decisão judicial, as fraudes aconteciam da seguinte forma: inicialmente, o ex-prefeito firmava convênios e contratos com a União. Após a celebração, no intuito de desviar os valores disponibilizados, fraudava-se o procedimento licitatório. As empresas participantes do certame eram inexistentes ou tinham ligações entre si.
O serviço licitado era pago sem sua efetiva prestação ou o pagamento era antecipado, sem a conclusão da etapa prevista ou entrega do material. As empresas contratadas apresentavam notas fiscais falsas para a prefeitura fazer a prestação de contas. O dinheiro repassado pela União era sacado diretamente pelo ex-prefeito ou por terceiros sem relação com as empresas que deveriam receber os valores.
Além disso, o ex-gestor também não comprovou o funcionamento dos programas sociais e educacionais e o recebimento de mercadorias e produtos adquiridos pela prefeitura.
Penas : A Justiça Federal condenou, em decisão ainda sujeita a recurso, Claudiano Martins a 13 anos e dois meses de prisão e a não mais poder exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.
Você precisa fazer login para comentar.