Notícias

Maioria da população do Sertão do Pajeú é feminina, aponta IBGE

Por André Luis

Por André Luis

Os novos dados do Censo de 2022, divulgados nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, no Sertão do Pajeú, dos 329.015 habitantes, a maioria é do sexto feminino. A região segue a tendência nacional apresentada pelos dados do IBGE.

Das 329.015 pessoas nos dezessete municípios da região, 288.774 são do sexo feminino contra 159.203 do sexo masculino. Portanto, o Sertão do Pajeú possui 129.571 pessoas a mais do sexo feminino do que do masculino.

Dos dezessete municípios da região, apenas Ingazeira e Solidão possuem mais pessoas do sexo masculino do que do feminino.

Por ordem alfabética, vamos aos números:

Afogados da Ingazeira – Dos 40.241 habitantes, 20.788 são do sexo feminino, contra 19.453 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 1.335 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Brejinho – Dos 7.720 habitantes, 3.885 são do sexo feminino, contra 3.835 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 50 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Calumbi – Dos 5.228 habitantes, 2.710 são do sexo feminino, contra 2.518 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 192 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Carnaíba – Dos 18.644 habitantes, 9.515 são do sexo feminino, contra 9.129 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 386 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Flores – Dos 20.347 habitantes, 10.343 são do sexo feminino, contra 10.004 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 339 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Iguaracy – Dos 11.081 habitantes, 5.565 são do sexo feminino, contra 5.516 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 49 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Ingazeira – Dos 4.765 habitantes, 2.343 são do sexo feminino, contra 2.422 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 79 pessoas do sexo feminino a menos que do masculino. 

Itapetim – Dos 13.791 habitantes, 7.040 são do sexo feminino, contra 6.751 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 289 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Quixaba – Dos 6.554 habitantes, 3.282 são do sexo feminino, contra 3.272 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 10 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Santa Cruz da Baixa Verde – Dos 11.567 habitantes, 5.920 são do sexo feminino, contra 5.647 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 273 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Santa Terezinha- Dos 10.244 habitantes, 5.289 são do sexo feminino, contra 4.955 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 334 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

São José do Egito – Dos 31.004 habitantes, 16.078 são do sexo feminino, contra 14.926 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 1.152 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Serra Talhada – Dos 92.228 habitantes, 48.555 são do sexo feminino, contra 43.673 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 4.882 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Solidão – Dos 5.210 habitantes, 2.554 são do sexo feminino, contra 2.656 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 102 pessoas do sexo feminino a menos que do masculino. 

Tabira – Dos 27.681 habitantes, 14.162 são do sexo feminino, contra 13.519 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 643 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Triunfo – Dos 14.705 habitantes, 7.656 são do sexo feminino, contra 7.049 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 607 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Tuparetama- Dos 8.005 habitantes, 4.127 são do sexo feminino, contra 3.878 do sexo masculino. Portanto, a cidade tem 249 pessoas do sexo feminino a mais que do masculino. 

Outras Notícias

Irregularidades registradas no aplicativo Pardal ultrapassam 4 mil casos em PE

No Sertão do Pajeú são 40 denúncias até o momento Por André Luis O aplicativo Pardal recebeu 4.346 denúncias de propaganda eleitoral irregular referentes ao primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 em Pernambuco. Os dados são desta quarta-feira (26). Neste segundo turno, o Estado já registrou 182 denúncias no aplicativo. No Sertão do Pajeú, […]

No Sertão do Pajeú são 40 denúncias até o momento

Por André Luis

O aplicativo Pardal recebeu 4.346 denúncias de propaganda eleitoral irregular referentes ao primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 em Pernambuco. Os dados são desta quarta-feira (26).

Neste segundo turno, o Estado já registrou 182 denúncias no aplicativo. No Sertão do Pajeú, as cidades que registram denúncias até o momento somando os dois turnos são as seguintes: Afogados da Ingazeira (12), Carnaíba (6), Flores (2), Itapetim (2), Serra Talhada (6), São José do Egito (1), Tabira (4), Triunfo (1) e Tuparetama (6).

Próxima da região do Pajeú, Arcoverde, no Sertão do Moxotó, registrou até agora, 56 denúncias de propaganda eleitoral irregular.

O app, que foi reativado no dia 16 de agosto deste ano, está apto a receber as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares.

No aplicativo, o eleitor pode realizar a denúncia de forma anônima, acompanhar a tramitação e acessar estatísticas de abrangência nacional. É necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos.

No ícone “Orientações”, é possível tirar dúvidas sobre o que é permitido ou não nas propagandas eleitorais. As denúncias são encaminhadas diretamente para o link do Ministério Público do estado do denunciante.

O aplicativo Pardal é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal. No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições a partir de 2018 e obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.

Confirmada morte de menino vítima de acidente na Tamarineira

O Hospital Santa Joana confirmou, na tarde desta segunda-feira, a morte do pequeno Miguel Neto, de apenas quatro anos. Ele estava no carro com o pai, a mãe, a irmã e a babá grávida, na noite desse domingo, quando eles foram atingidos por outro veículo em alta velocidade conduzido por um motorista embriagado e capotaram. O […]

O Hospital Santa Joana confirmou, na tarde desta segunda-feira, a morte do pequeno Miguel Neto, de apenas quatro anos.

Ele estava no carro com o pai, a mãe, a irmã e a babá grávida, na noite desse domingo, quando eles foram atingidos por outro veículo em alta velocidade conduzido por um motorista embriagado e capotaram.

O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Rosa e Silva com a Rua Padre Roma, no bairro da Tamarineira. Apenas o pai e a irmã, que tem cinco anos, sobreviveram.

Miguel Neto sofreu traumatismo craniano foi socorrido, mas não resistiu. Informações não oficiais apontam a possibilidade do garoto ser enterrado junto à mãe, Maria Emília Guimarães, de 39 anos, mas não há confirmação dos familiares e nem do Cemitério Morada da Paz, onde o corpo dela será sepultado no fim desta tarde.

O advogado trabalhista e contador Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, de 46 anos, que atua no escritório Cruz de Oliveira Advogados e é também diretor jurídico e de cidadania do Instituto Origami, ambos localizados no Poço da Panela, sofreu traumatismo torácico e quebrou várias costelas e vértebras, mas não corre risco de morte. Ele também está internado no Hospital Santa Joana.

A menina Marcela Guimarães Motta Silveira, de cinco anos, sofreu traumatismo craniano e estava internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no Recife. Ela foi transferida para o Santa Joana às 11h30 dessa segunda.

No fim da tarde desta segunda-feira, foram sepultados os corpos da advogada e a servidora do Poder Judiciário Maria Emília e também da babá Roseana Maria de Brito Souza, 23.

O trágico acidente aconteceu por volta das 19h30 desse domingo. Um Ford Fusion, de placas NMN-3336, em alta velocidade, atingiu o carro da família, uma Toyota RAV4, de placas OEZ-4943. Segundo a Polícia Civil, o teste do bafômetro constatou nível 1,03 de alcoolemia no motorista do Fusion, o universitário João Victor Ribeiro de Oliveira, 26 anos. Ele sofreu ferimentos leves, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento da Caxangá e, em seguida, para a Central de Flagrantes. Depois da Audiência de Custódia, foi preso no Cotel.

Tadeu Alencar: “Proposta da nova Previdência fere de morte o sistema de Proteção Social”

Durante a reunião do Diretório Nacional do PSB, nesta quinta-feira (25), em Brasília, que decidiu fechar questão contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro, o líder do Partido na Câmara, deputado federal Tadeu Alencar, disse ter clareza de que a “proposta, que causa um impacto de mais de R$1 trilhão, não […]

Foto: Sérgio Francês

Durante a reunião do Diretório Nacional do PSB, nesta quinta-feira (25), em Brasília, que decidiu fechar questão contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro, o líder do Partido na Câmara, deputado federal Tadeu Alencar, disse ter clareza de que a “proposta, que causa um impacto de mais de R$1 trilhão, não é um número qualquer. Ela fere de morte o sistema de Proteção Social, de uma Seguridade Social que foi construída pela luta de muitas mãos na Constituição de 1988. E o PSB estava lá participando daquele enfrentamento contra o ‘Centrão’, que claramente não queria esses avanços”, disse Tadeu Alencar.

O deputado afirmou ainda que “ajustes já foram feitos no passado e outros poderão ser feitos, desde que com justiça e equilíbrio, atendendo ao princípio da capacidade contributiva e não se atendo apenas à previdência, mas à necessidade de alterar o perfil do Estado brasileiro que é patrimonialista e cego às desigualdades sociais”.

Grupo pró Usina fará palestra em Itacuruba

O Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Museu de Ciência Nuclear levam para Itacuruba na próxima segunda-feira (18), uma palestra com o tema “Usina e Energia Nuclear: Mitos e verdades”. A ação acontecerá no Ginásio de Esporte da cidade, a partir das 15h. Terá como palestrantes os professores Carlos […]

Projeção da Eletronuclear, para a usina em Itacuruba, com seis reatores

O Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Museu de Ciência Nuclear levam para Itacuruba na próxima segunda-feira (18), uma palestra com o tema “Usina e Energia Nuclear: Mitos e verdades”.

A ação acontecerá no Ginásio de Esporte da cidade, a partir das 15h. Terá como palestrantes os professores Carlos Mariz, Fernando Andrade Lima e Hellen Khoury, com participação do deputado estadual Albert o Feitosa.

Existe um projeto de instalação de uma usina nuclear em Itacuruba. Enquanto entidades como a Igreja Católica são contra, Alberto já disse publicamente que é favorável. Ele inclusive pretende apresentar uma PEC para mudar a Constituição de Pernambuco e permitir a construção da usina.

Carnaíba: Lourdes Leite assume a Secretaria de Governo da gestão Anchieta Patriota

Maria de Lourdes, popularmente conhecida por Lourdes Leite, é a nova secretária de Governo da gestão de Carnaíba/PE, no Sertão do Pajeú. Ela foi nomeada para o cargo na manhã desta terça-feira (17/10), pelo prefeito, Anchieta Patriota (PSB). Lourdes Leite tem 76 anos de idade e já foi secretária municipal de Administração em três das […]

Maria de Lourdes, popularmente conhecida por Lourdes Leite, é a nova secretária de Governo da gestão de Carnaíba/PE, no Sertão do Pajeú.

Ela foi nomeada para o cargo na manhã desta terça-feira (17/10), pelo prefeito, Anchieta Patriota (PSB). Lourdes Leite tem 76 anos de idade e já foi secretária municipal de Administração em três das quatro gestões do atual chefe do Poder Executivo.

“Com dona Lourdes o nosso governo ganha reforço e Carnaíba por sua competência e experiência”, afirmou o prefeito, Anchieta Patriota, em contato com o Blog do Aryel Aquino.

A nomeação aconteceu no gabinete do prefeito, na prefeitura, foi acompanhada e comemorada pelo secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tiago Arruda; o diretor de Esportes, João Victor; o vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB), o vereador, José Jesus (Calango) (PSB); o ex-vice-prefeito, Jeovane Adriano (PSB); e outras lideranças locais. As informações são do blog do Aryel Aquino.