Juiz federal do DF suspende posse de Lula na Casa Civil
Por Nill Júnior
Do G1
O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu nesta quinta-feira (17), por meio de uma decisão liminar (provisória), a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil.
A decisão foi tomada em ação popular movida por um advogado, mas ainda recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
A Advocacia Geral da União (AGU), que defende o governo na Justiça, já informou que vai recorrer ainda nesta quinta para tentar derrubar a liminar.
Lula foi empossado na pasta em uma cerimônica realizada na manhã desta quinta no Palácio do Planalto. Com seu ingresso no primeiro escalão, o ex-presidente volta a ter direito ao foro privilegiado.
Na mesma decisão liminar, o juiz determinou que a presidente Dilma Rousseff seja intimada para imediato cumprimento da decisão. Segundo Catta Preta, a posse de Lula pode representar uma intervenção indevida na atividade policial, no Ministério Público e no Judiciário.
“Em vista do risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da autuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, defiro o pedido de liminar para sustar o ato de nomeação do sr. Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, ou qualquer outro que lhe outorgue prerrogativa de foro”, escreveu o magistrado no despacho.
Catta Preta também destacou na decisão que a situação envolvendo Lula – gravado nesta quarta-feira (16) pela Polícia Federal (PF) em uma conversa com Dilma na qual eles tratam da entrega do termo de posse na Casa Civil – é “complexa e grave”.
Na tarde desta sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou suas redes sociais para manifestar sua tristeza e solidariedade em relação ao desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, ocorrido na Zona Norte do Recife. O incidente, que resultou em duas mortes e deixou dezenas de feridos, alguns em estado […]
Na tarde desta sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou suas redes sociais para manifestar sua tristeza e solidariedade em relação ao desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, ocorrido na Zona Norte do Recife.
O incidente, que resultou em duas mortes e deixou dezenas de feridos, alguns em estado grave, foi classificado por Lula como uma tragédia que abalou não só a cidade, mas o país inteiro.
Em sua mensagem, o presidente expressou profunda tristeza pela perda de vidas e pela dor enfrentada pelos feridos e seus familiares.
“Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento,” escreveu Lula.
Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy estão na programação Os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy irão sediar, de 18 à 21 de Abril, mais uma etapa do projeto Cariri Cangaço, o mais conceituado encontro de escritores e pesquisadores de temas nordestinos. O Cangaço foi um importante fenômeno histórico-social que marcou […]
Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy estão na programação
Os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy irão sediar, de 18 à 21 de Abril, mais uma etapa do projeto Cariri Cangaço, o mais conceituado encontro de escritores e pesquisadores de temas nordestinos.
O Cangaço foi um importante fenômeno histórico-social que marcou a história do Nordeste no final do século XIX e primeiras décadas do século XX.
O Pajeú, não apenas por ter sido o berço de nascimento de Virgulino Ferreira, o “Lampião”, principal personagem do cangaço, mas também por terem nascido na região personagens importantes do cangaço como o cangaceiro Antônio Silvino, Adolfo meia-noite e o tenente João Bezerra, policial que comandou a volante que matou Lampião e quase todo o seu bando.
Em reconhecimento à importância que a região do Pajeú tem para a história do cangaço, o projeto Cariri Cangaço irá realizar no Pajeú uma extensa programação, com lançamento de livros, palestras, debates, visitas técnicas, entregas de comendas, apresentações culturais, entre os dias 18 e 21 de Abril. A abertura oficial acontece amanhã (18), a partir das 18h, no cineteatro São José. O Cariri Cangaço é um projeto que reúne historiadores, estudiosos e pesquisadores com o objetivo de divulgar, estudar, pesquisar e debater esse importante período de nossa história.
Coordenador do evento em Afogados, o historiador e Secretário de Cultura de Afogados, Augusto Martins, destaca a importância do encontro: “Será um evento muito importante, que contará com o apoio da Prefeitura de Afogados. Afogados da Ingazeira é uma importante referência para a história do cangaço no Nordeste. Somos a terra que viu nascer Antônio Silvino e o tenente João Bezerra. Reuniremos aqui, no mês de abril, alguns dos maiores estudiosos do cangaço em uma programação que vai conter com debates, palestras, visitas técnicas, feiras de livros, dentre outras. A programação também envolverá cidades como Iguaracy, Ingazeira e Carnaíba, que também estiveram na rota do cangaço,” destacou Augusto Martins.
Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo , a “chegada do Empreendimento ao Alto Pajeú significa o reconhecimento de todo o Brasil à força da memória, história e tradição de Afogados da Ingazeira , como também de toda região , uma vez que será em consórcio com as cidades de Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy. Será uma grande festa regional , sediada aqui; daí gostaríamos de agradecer todo o apoio da gestão municipal , através do prefeito como também o secretário de cultura Augusto Martins“.
Quem quiser se inteirar sobre o assunto e conhecer as ações desenvolvidas pelo projeto, pode seguir o perfil do grupo no Instagram: @cariricangaco .
O Cariri Cangaço é uma realização do Instituto Cariri do Brasil e do Conselho Alcino Alves Costa – Cariri Cangaço, com o apoio das Prefeituras de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy. O apoio institucional é da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço, Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino, Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco, Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, Centro de Pesquisa e Documentação do Pajeú e Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú.
Confira a íntegra da programação:
Quinta, 18 de Abril
NOITE SOLENE DE ABERTURA
CINE TEATRO SÃO JOSÉ
Rua Newton César de Macedo Lima, s/n – Afogados da Ingazeira
18h – Abertura Festiva da Feira de Livros
19h – Início da Noite Solene
Mestre de Cerimônia: Marcelo Litwak
Apresentação Artística: Grupo de Xaxado Bandoleiros de Solidão
Mesa Solene de Abertura:
MANOEL SEVERO BARBOSA – Curador Cariri Cangaço
ALESSANDRO PALMEIRA- Prefeito de Afogados da Ingazeira
ANCHIETA PATRIOTA- Prefeito de Carnaíba
LUCIANO TORRES – Prefeito de Ingazeira
ZEINHA TORRES – Prefeito de Iguaracy
AUGUSTO MARTINS – Presidente da Comissão Organizadora/ Sec de Cultura de Afogados da Ingazeira
JOSÉ PATRIOTA – Deputado Estadual
PADRE LUIZ MARQUES FERREIRA – Diocese de Afogados
HESDRAS SOUTO – Presidente do CPDOC
ALBERTO RODRIGUES – Presidente do IHGP
PROFESSOR PEREIRA – SBEC Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço
ARCHIMEDES MARQUES – Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço
ADRIANO CARVALHO – Academia Brasileira de Estudos do Sertão
BISMARCK MARTINS – GPEC Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço
ANDRE VASCONCELOS – ASTUR – Pernambuco
ROBERTO BATISTA – GECAPE Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco
JOÃO DE SOUSA LIMA – Academia de Letras de Paulo Afonso
19h Hino Nacional – Banda de Música Bernardo Delvanir Ferreira
19h15 – Entrada do Estandarte do Cariri Cangaço
Conselheiros Cariri Cangaço: Célia Maria Parahybana – João Pessoa PB
Capitão Quirino Silva – João Pessoa PB
19h40 – Apresentação do Cariri Cangaço
Conselheiro LUIZ FERRAZ FILHO – Serra Talhada PE
TAILENE BARROS – Serra Talhada PE
19h50 – Cumprimentos aos Convidados
MANOEL SEVERO BARBOSA – Curador Cariri Cangaço
ALESSANDRO PALMEIRA- Prefeito Municipal de Afogados da Ingazeira
AUGUSTO MARTINS – Presidente da Comissão Organizadora
JOSÉ PATRIOTA – Deputado Estadual
20h30 – Entrega de Comendas “Mérito Cultural Cariri Cangaço”
Prefeito Alessandro Palmeira –
Entregue por Conselheiro Zezito Maia – Catolé do Rocha PB
Gastão Cerquinha da Fonseca(in memorian)
Entregue por Conselheira Elane Marques – Aracaju SE
3.Joel Ferreira Lima – Museu da Saudade
Entregue por Conselheiro Luiz Ferraz Filho – Serra Talhada PE
José Rufino da Costa Neto – Dedé Monteiro
Entregue por Conselheiro Moustafa Veras – Afogados da Ingazeira PE
Nivaldo Alves Galindo Filho – Nill Junior
Entregue por Conselheira Ana Gleide Leal – Floresta PE
Diocese de Afogados da Ingazeira – Padre Luizinho
Entregue por Conselheiro Gilmar Teixeira – Feira de Santana BA
20h50 – Homenagem Especial “In Memorian”
NARCISO APARECIDO DIAS
Entregue por Conselheiros, Jorge Remígio e Luiz Ruben – Recife PE
21h – Homenagens pela ABLAC
Archimedes Marques e Elane Marques
21h10 – Posse de Novos Conselheiros Cariri Cangaço
HESDRAS SÉRVULO SOUTO DE SIQUEIRA CAMPOS FARIAS
Estola e Diploma entregues por Conselheiros
ANDRÉ VASCONCELOS – Triunfo PE
LUMA HOLANDA – João Pessoa PB
ORLANDO NASCIMENTO CARVALHO
Estola e Diploma entregues por Conselheiros
MANOEL BELARMINO – Poço Redondo SE
JOÃO DE SOUSA LIMA – Paulo Afonso BA
21h15 – Conselheiros Mirins
HENRIQUE DINIZ FERRAZ NOVAES
Estola e Diploma entregues por Conselheiro
CLÊNIO NOVAES e HELGA DINIZ – São José de Belmonte PE
No último dia do ano de 2015, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, concedeu uma entrevista na Rádio Independente FM, onde abordou vários temas de interesse da população da cidade. Uma prestação de contas do que já foi feito durante a gestão, saúde, educação e obras foram assuntos levantados. A prefeita Madalena esteve acompanhada do vice-prefeito […]
No último dia do ano de 2015, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, concedeu uma entrevista na Rádio Independente FM, onde abordou vários temas de interesse da população da cidade. Uma prestação de contas do que já foi feito durante a gestão, saúde, educação e obras foram assuntos levantados.
A prefeita Madalena esteve acompanhada do vice-prefeito Wellington Araújo e iniciou a entrevista falando da importância que é fazer uma gestão responsável. Mesmo com a crise atual, o município segue cumprindo o papel de sempre atender bem a população e continuar com obras, serviços públicos essenciais eficientes e também com as contas e pagamentos de funcionários em dia.
“Temos obras por toda a cidade e o mais importante é que ouvimos a nossa população, como por exemplo, com o programa Prefeitura nos Bairros”, enfatizou a prefeita, que também destacou ações na zona rural com o programa Mais Saúde no Campo, Trator na Roça e também com ações de abastecimento de água para todos os agricultores e também a recuperação das estradas rurais. “Pela primeira vez o Governo Municipal deu atenção à zona rural”, pontuou a gestora.
Ainda sobre obras, a prefeita destacou a usina de asfalto, que a partir dos próximos dias estará asfaltando diversas ruas pelos bairros de Arcoverde graças a um convênio firmado com o Governo do Estado de Pernambuco. “A usina é um patrimônio da população que permite asfaltar mais ruas gastando menos dinheiro”, disse ela.
No campo da Educação, carro chefe da gestão da prefeita Madalena, ela destacou a construção de duas creches, uma já em funcionamento (Creche Dr. Jennecy Ramos), e outra prestes a iniciar suas atividades no bairro Jardim da Serra. Assim como, a construção de uma Escola de doze salas de aula, na Cidade Jardim e Quadras Poliesportivas na cidade e zona rural. Motivo de muita alegria também é o salto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb e sem dúvida a valorização dos professores da rede municipal.
Coube ao vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo, falar sobre o reconhecimento da atual gestão com os pequenos empresários. “Atualmente a gestão da prefeita Madalena Britto compra cerca de 70% do que precisa dos micro e pequenos empresários e isso é um marco para qualquer gestor”.
Finalizando a prefeita Madalena Britto destacou que, em fevereiro, estará entregando o novo Pátio da Feira do São Cristovão e também a Praça da Cohab II e do São Cristovão. “Até o último instante de 2016 teremos obras para mostrar”, disse Madalena que também desejou um Feliz Ano Novo de paz e realizações com a benção de Deus para todos os arcoverdenses.
Cerca de trezentas pessoas compareceram nesta segunda-feira (29) à primeira reunião de voluntários da Região Metropolitana do Recife que estão engajados na campanha pela reeleição do deputado estadual Lucas Ramos (PSB). O encontro contou com a presença de amigos, familiares e correligionários do parlamentar que lotaram o auditório do Hotel Manibu, em Boa Viagem. O advogado […]
Cerca de trezentas pessoas compareceram nesta segunda-feira (29) à primeira reunião de voluntários da Região Metropolitana do Recife que estão engajados na campanha pela reeleição do deputado estadual Lucas Ramos (PSB).
O encontro contou com a presença de amigos, familiares e correligionários do parlamentar que lotaram o auditório do Hotel Manibu, em Boa Viagem. O advogado Caio Ramos abriu o encontro relembrando o trabalho desempenhado por Lucas na Alepe e destacando a vocação do irmão para a política.
Ele destacou a luta do socialista contra o processo de privatização da Chesf e as reformas Trabalhista e da Previdência propostas pelo Governo Federal.
Em seguida, Lucas apresentou as ações empreendidas ao longo do seu mandato nas áreas de desenvolvimento econômico, acesso à água, cidadania, educação, saúde, esportes, lazer e cultura.
“Rodamos mais de 360 mil quilômetros em Pernambuco para ouvir o povo e conhecer as diferentes realidades do nosso estado. Conhecer os problemas para ter condições de apresentar soluções. Aprendi o verdadeiro significado de doação, eu dei o meu melhor fazendo tudo o que estava ao meu alcance e sabemos que temos capacidade e disposição para continuar avançando”, concluiu.
Janjão (PL), prefeito do Bom Jardim, no Agreste pernambucano, anunciou um investimento de mais de R$ 10 milhões em obras no município. As ordens de serviço foram assinadas na tarde deste sábado (3), no distrito de Umari. As informações são do Blog do Alberes Xavier, que esteve no município acompanhando o evento. Em entrevista à […]
Janjão (PL), prefeito do Bom Jardim, no Agreste pernambucano, anunciou um investimento de mais de R$ 10 milhões em obras no município. As ordens de serviço foram assinadas na tarde deste sábado (3), no distrito de Umari. As informações são do Blog do Alberes Xavier, que esteve no município acompanhando o evento.
Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios, o gestor falou que os sonhos idealizados por ele na época de campanha estão se tornando realidade.
“A gente sonhou com um Bom Jardim verdadeiro, livre da corrupção e da enganação. Vemos que, aquilo que a gente sonhou, Deus está pouco a pouco permitindo se tornar realidade. Os sonhos que muitos imaginavam serem impossíveis estão acontecendo”, completou.
A prefeitura anunciou a construção do Parque Municipal Pedra do Navio; construção do Campo de Futebol de Umari; construção da Praça da Comunidade Umari do Zezé; reforma do matadouro do Distrito de Umari; construção da Unidade Municipal de Saúde dos povoados Lagoa de Negro, Pindobinha e Plabas; reforma das quadras do Distrito da Encruzilhada, povoado de Pindobinha e Freitas; calçamento de 75 ruas do município e o asfaltamento em diversas ruas da cidade.
“Essas obras que estamos anunciando já estão com os recursos garantidos. O dinheiro está ouvindo a conversa esperando os empreiteiros colocarem, massa, cimento e brita. São mais de 80 ruas que vou calçar em Bom Jardim, 40 somente aqui em Umari”, garantiu Janjão.
Você precisa fazer login para comentar.