Notícias

JUCEPE mantém serviços e atendimento ao público funcionando 100% digital

Por André Luis

Com os funcionários trabalhando em home office desde o dia 24 de março para conter avanço da Covid-19, o novo Coronavírus, a Junta Comercial do Estado de  Pernambuco (JUCEPE), vem assegurando que todos os serviços de registro empresarial sejam executados no Estado sem nenhum prejuízo aos empresários e empreendedores.

Do dia 24 de março até o dia 7 de abril, foram realizados 10.849 atendimentos, o que envolve processos protocolados, analisados, atendimento Redesim, consultas prévias, atualização cadastral,emissão de certidões, abertura de Chat e Chamado.

Segundo a presidente da JUCEPE, Taciana Bravo, foi criado um comitê que discute diariamente as ações que podem beneficiar os profissionais que estão na linha de frente   do registro empresarial,  proporcionado celeridade para a classe empresarial pernambucana.

Além disso, todos os funcionários estão empenhados em garantir que a sociedade não deixe de ser atendida.

“Estamos sempre atentos às necessidades dos usuários e buscando soluções para que os beneficie. A pandemia vai passar e as empresas precisam continuar crescendo e fazendo a economia do Estado crescer”, disse Taciana Bravo.

Para atender os usuários, a Junta está utilizando os canais de atendimento digital: Chat (www.jucepe.pe.gov.br) –> Fale Conosco; Ou por meio de Chamados –> Site da JUCEPE –> Serviços ao Usuário –> Abertura de Chamados.

Por meio deles, a equipe da JUCEPE, formada por servidores e terceirizados, prestam informações, orientações e posicionamentos referentes aos processos de registro empresarial.

A JUCEPE é 100% digital. Isso quer dizer que todo o processo pode ser realizado  utilizando a internet.

Com assinatura digital, segurança jurídica e confiabilidade, a Junta Digital garante maior acessibilidade do empresário aos serviços da JUCEPE, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A Junta Digital fez com que o serviço da Junta não parasse. “Em um momento em que precisamos que as pessoas permaneçam em casa, a Junta Digital permite que todo o processo seja feito de forma facilitada, rápida, a qualquer hora e de qualquer lugar”, enfatizou Taciana Bravo.

Outras Notícias

Márcia, Luciano e Sílvio Costa Filho anunciam emenda e falam sobre 2022

“Luciano, não tenho dúvida, será Deputado Estadual”, disse Sílvio  A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  esteve, juntamente com o ex-prefeito Luciano Duque, atendendo a convite do deputado federal Silvio Costa Filho e fazendo-lhe uma visita. “O Deputado se comprometeu em liberar recursos para investimentos em Serra Talhada”, informou Márcia. “Com mais esse gesto o […]

“Luciano, não tenho dúvida, será Deputado Estadual”, disse Sílvio 

A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  esteve, juntamente com o ex-prefeito Luciano Duque, atendendo a convite do deputado federal Silvio Costa Filho e fazendo-lhe uma visita.

“O Deputado se comprometeu em liberar recursos para investimentos em Serra Talhada”, informou Márcia.

“Com mais esse gesto o deputado vem se mostrando um amigo de Serra Talhada”, comemorou em uma rede social.

Luciano Duque também comemorou a agenda. Sílvio destacou que eles ainda conversaram sobre a conjuntura política e afirmou que Luciano fez “uma excelente gestão” na Capital do Xaxado.  Cravou: “não tenho dúvida que será Deputado Estadual”.

Águas da Transposição voltam a percorrer canais do Eixo Norte

A cidade de Terra Nova vai contar com reforço no abastecimento de suas residências ainda em fevereiro. Na última quinta-feira (8), as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco voltaram a avançar pelos canais com o funcionamento da segunda estação de bombeamento (EBI-2) do trecho. A previsão é de que 9,2 […]

A cidade de Terra Nova vai contar com reforço no abastecimento de suas residências ainda em fevereiro. Na última quinta-feira (8), as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco voltaram a avançar pelos canais com o funcionamento da segunda estação de bombeamento (EBI-2) do trecho. A previsão é de que 9,2 mil pessoas do município sejam beneficiadas.

As equipes técnicas da empresa responsável pela primeira meta (1N) do Eixo Norte trabalharam sete dias em regime de 24 horas para que os reparos nas placas de concreto que foram movimentadas com a força da água, no último dia 2, fossem concluídos rapidamente.

Agora, com tudo normalizado, as águas do São Francisco continuarão a percorrer os canais até chegar ao reservatório Serra do Livramento do Projeto. Após o enchimento dessa estrutura, a água será disponibilizada para o açude Nilo Coelho, que atende o município de Terra Nova.

Pré-operação – As obras do Eixo Norte estão em fase de pré-operação. Nesta etapa, são realizados testes e verificações no funcionamento dos equipamentos hidromecânicos e das estruturas de engenharia que conduzem as águas.

A movimentação das placas de concreto dos canais (forebay – estruturas maiores que ficam após as elevatórias) poderá ocorrer, eventualmente, durante os acionamentos das bombas das estações de bombeamento devido à força com que água é liberada. Outro fator que também contribui é a exposição das estruturas mecânicas às altas e diferentes temperaturas da região Nordeste – calor durante o dia e frio à noite –, sem a proteção da água, que funciona como regulador térmico.

Contudo, não há comprometimento nas estruturas, porque as mantas que ficam embaixo das placas são as responsáveis pela impermeabilização dos canais. Essas mantas têm objetivo de garantir que não haja perda de água e nem infiltrações.

Eixo Norte – As obras do Eixo Norte estão em pleno andamento e apresentam 94,9% de finalização. Hoje, a primeira etapa (1N) está com 1.790 profissionais contratados nas 27 frentes de serviço do trecho, ao longo dos 140 quilômetros de extensão. O número do efetivo aumentará 20% neste mês, chegando a 2.148 carteiras de trabalho assinadas.

O trecho 1N captará a água em Cabrobó (PE) e a conduzirá até o Ceará, em Penaforte. De lá, as águas seguirão por meio das estruturas das outras duas etapas (2N e 3N) que compõem o eixo até os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. As metas 2N e 3N estão com mais de 98% de finalização. Ao todo, o Eixo Norte tem 260 quilômetros de extensão, as três estações, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis.

Brasil tem 1 prefeito retirado do cargo a cada 8 dias pela Justiça Eleitoral

O Brasil teve, desde as últimas eleições municipais, em 2012, 142 prefeitos cassados e retirados do cargo pela Justiça Eleitoral – uma média de um a cada oito dias. É o que revela um levantamento feito pelo G1 com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). […]

prefeitos-cassados_LXMqDndO Brasil teve, desde as últimas eleições municipais, em 2012, 142 prefeitos cassados e retirados do cargo pela Justiça Eleitoral – uma média de um a cada oito dias. É o que revela um levantamento feito pelo G1 com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além disso, outros 99 também foram cassados, mas se mantêm no cargo com liminares e recursos, a poucos meses de um novo pleito, que ocorre em outubro deste ano.

O levantamento não leva em conta os prefeitos retirados do cargo pela Justiça comum ou pelas Câmaras municipais. Também não inclui os cassados em primeira instância que já conseguiram reverter a decisão em instância superior e não respondem mais a processo.

Motivos: a maioria dos prefeitos foi cassada em razão de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante a campanha. Há também casos de conduta vedada pela legislação eleitoral. O dado de cassados no cargo e fora dele representa 4% do total de prefeitos eleitos em 2012 (5.568).

O cientista político Malco Camargos, da PUC Minas, diz que esse número tem aumentado eleição após eleição.

“Se por um lado as regras eleitorais têm ficado mais rígidas e as promotorias eleitorais mais atuantes, de outro há uma classe política que ainda não se acostumou a lidar com essa nova forma de atuação das instituições. Isso cria uma necessidade de regulação com o passar do tempo”, afirma.

“Um outro ponto importante é que hoje há uma maior possibilidade de registro de provas com os meios eletrônicos, de gravação. Fica mais fácil obter imagens que revelam práticas não permitidas nas eleições”, diz Camargos.

Há casos de prefeitos que passaram mais da metade do mandato cassados, porém mantidos no cargo por recursos judiciais. São Paulo, maior colégio eleitoral do país, possui três prefeitos nessa condição desde 2013.

Coluna do Domingão

Dinca x Odorico Paraguaçu  Essa semana foi marcada pelo debate sobre a liberdade de imprensa, os direitos de quem ataca ou é atacado na comunicação na nossa região a partir do que acontece em Tabira. Na Cidade das Tradições, o ex-prefeito Dinca Brandino, marido da atual gestora Nicinha Melo, atacou o profissional Fabrício Ferreira, da […]

Dinca x Odorico Paraguaçu 

Essa semana foi marcada pelo debate sobre a liberdade de imprensa, os direitos de quem ataca ou é atacado na comunicação na nossa região a partir do que acontece em Tabira.

Na Cidade das Tradições, o ex-prefeito Dinca Brandino, marido da atual gestora Nicinha Melo, atacou o profissional Fabrício Ferreira, da Cidade FM, sugerindo que ele merecia levar uma pisa ou que iria encontrá-lo e bater um papo com ele. “Você é palhaço, vagabundo e forasteiro. E já disse a você: você já passou de receber  aquilo que eu já lhe disse que o povo devia ter feito com você . Qualquer hora a gente se encontra pra ter um bate papo com ele”.

Tudo começou com uma crítica de Fabrício à cedência da folha do funcionalismo pela prefeitura à Caixa Econômica Federal. Disse que era um presente de grego que a gestão estava dando à população. Aliados e agregados da gestão ligaram pra rádio e ele disse que não daria ouvidos a baba ovos, como são chamados aqueles que ganham mais para chalerar do que para prestar serviços para o município. Essas tropas de choque e claques existem em todo lugar.

A crítica era à gestão, que tinha os mecanismos para buscar o contraditório, inclusive à forte crítica do profissional. Mas, em todas as vezes que houve questionamentos da sociedade  ou de comunicadores na emissora, Nicinha Melo foi convidada a se manifestar ou escalar um nome que possa se colocar pelo governo, à exceção das avaliações que envolveram prefeitos da região,  onde ela devia estar, e não o marido que se escalou.

Nicinha poderia ter estabelecido uma relação que forçasse a emissora a uma escuta permanente. Preferiu o enfrentamento, ignorar, afrontar o trabalho da imprensa. E estabeleceu como opção responder através das lives de Dinca, que só tumultua o processo.

Numa estratégia bolsonarista, tenta tirar a atenção dos erros da gestão para chamar a si os holofotes. É pior,  já que pelo método que usa pra se comunicar, com linguagem chula e grosseira, acaba gerando uma repercussão terrível da política de Tabira em todo o estado, agrega mais rejeição à gestão e ainda é enquadrado pela lei, já que cometeu crimes na ameaça e na invasão à Cidade FM.

O pior é que nas suas aparições,  Dinca sempre desmantela a luta de Nicinha para se mostrar uma gestora independente do marido, que pode construir uma boa interlocução com a sociedade tabirense. Há poucos dias, por exemplo, ela teve um belo gesto ao promover ações de prevenção ao câncer de mama, sendo ela a estimular a campanha usando o mamógrafo do hospital municipal.  Mas a falta de melhor comunicação,  como no caso da venda da folha, em que servidores e comércio se sentem traídos por saber depois, somada à pior comunicação possível,  nas lives de Dinca, estragam tudo.

O ex-prefeito ainda usa a artimanha de ignorar os fatos e tentar enganar. Disse por exemplo que os policiais chamados para convidá-lo a sair da Rádio Cidade FM na verdade estavam para escoltar o Delegado João Gadelha em uma entrevista.  O próprio delegado disse que teve dificuldade de entrar no estúdio dada a confusão gerada pela tentativa de invasão de Dinca. Pensou até em voltar pra delegacia.  Os PMs não tinham nenhuma relação com a ida dele à emissora.  Mas Dinca mente descaradamente até envolvendo agentes públicos que nada tem a ver com suas baixarias.

Pior, triste saber que há outros Dincas por aí,  intimidando e recorrendo a esse tipo de expediente para atacar o contraditório.  Como não aceitam o questionamento,  encontram na violência e intimidação o caminho para que sua mentira seja a única verdade. Por sorte, no mundo de hoje, cada vez mais, não passarão.  Prova disso é o mar de solidariedade despejado sobre o radialista e a emissora,  a cobrança de entidades ligadas à radiodifusão e aos radialistas por providências contra o ex-prefeito,  mais o  grande número de tabirenses independentes que pede desculpas,  dizendo “não nos representa”.

Por fim, Brandino se irritou quando uma ouvinte comparou Tabira a Sucupira, com ele ocupando o espaço que seria de Odorico Paraguaçu, o prefeito destrambelhado da cidade fictícia.  Nisso ele tem razão.  Odorico era muito melhor…

Pesquisa e grupo

Perguntado sobre quando vai definir seu candidato,  Evandro Valadares disse que na hora certa, quem vai resolver é o grupo, amparado em pesquisas de opinião. “Ningum pode ficar dizendo que não tá conversando sobre isso.  Mas lá na frente é que vamos decidir”.

O discurso de Carlão

Nem Márcia nem Duque. O discurso mais comentado no ato de assinatura da ordem de serviço de uma praça para o Bairro Caxixola foi o de Carlos Evandro.  Para alguns, o pivô do quase afastamento de Duque e Márcia,  quando convidado pela prefeita para o grupo, Carlos deu uma espécie de chega pra lá na futricagem, como ele mesmo falou,  alimentada nos últimos dias.

Abre aspas…

“Nós não tamo aqui pra dizer quem fez mais, quem fez menos. As futricas de política,  quem prega a divisão,  quem prega deserção,  quem prega separação,  não é Carlos Evandro.  Carlos Evandro vem pra somar,  pro bem de Serra Talhada,  jamais dividir. Posição de tomar se tá com A, com B ou com C, somos livres e independentes. Jamais fiz deserção,  Jamais persegui quem quer que seja”. E conclamou a unidade pelo bem de Serra, em meio a elogios para Duque e Márcia.

É bom, mas é o cão

Nem o radialista Francys Maya aguentou as críticas do vereador governista Rosimério de Cuca ao oposicionista Vandinho da Saúde.  “Eu quero é que Deus abençoe ele. É muito trabalhador,  agora, é cabra inrunhento.  Esse aí veio mandado pelo Satanás!” Maya riu e depois, se benzeu.

Sonho e pedido

O advogado e ex-desembargador eleitoral Roberto Morais também cobrou ao Secretário de Infraestrutura Evandro Avelar a operação tapa buracos na PE 283, entre Afogados e Ingazeira.  O sonho maior, disse ao secretário,  é ver a Estrada do 49 asfaltada. Ele esteve há alguns dias no encontro com o secretário que teve ainda o presidente Câmara, Argemiro Morais e o Primeiro  Secretário,  Djalminha.

Quem tem mais garrafa vazia pra vender?

Pelo que se apura dentre lideranças da Frente Popular em Afogados da Ingazeira,  a maioria dos nomes tem tendência de defesa da manutenção da chapa Sandrinho-Daniel Valadares.  Rubinho do São João tem apoio de uma parte importante dos vereadores, e vai usá-los como poder de barganha pra virar o jogo.

Magistrado gente

No caso da luta pela decisão que garanta a medicação da jovem Ávila Gabrielly para tratamento de um câncer,  chamou a atenção a resposta rápida do TJPE e a preocupação do próprio juiz, Luiz Gomes da Rocha Neto,  em ligar para este jornalista, explicar muito educadamente o que ocorreu e determinar o fornecimento.  Muito diferente de magistrados Brasil afora que se sentem deuses, acima do bem e do mal.

Favorito, sem favoritismo 

Na bolsa de apostas para a vaga a ser preenchida no TCE por votação na ALEPE,  aparentemente Rodrigo Novaes tem ligeiro favoritismo,  com Joaquim Lyra colado e Guilherme Uchôa Júnior correndo por fora.  Mas o arranca rabo atrás de votos pode inverter a ordem pra um ou pra outro. O jogo é pesado.

Identificado

O blog apurou que o DER identificou quem é o dono do terreno que meteu estacas na margem da PE 292, pertinho do entroncamento com a PE 275,  sem respeitar a faixa de domínio estadual. A ideia é inicialmente alertar para a infração e, caso não haja sensibilidade,  acionar o jurídico do órgão.

Vira virou?

Aliados do prefeito Wellington Maciel dizem que ele começou a virar o jogo da popularidade  depois de um início de gestão conturbada.  A virada de chave teve a participação do novo nome da comunicação,  Rodolfo Albuquerque,  que tem contribuído com a guinada de percepção da gestão pela opinião pública.

O que Xiêta falou

O prefeito de Carnaíba,  Anchieta Patriota,  minimizou à Coluna o movimento de sexta, puxado pela ASSEMUCA, pelo cumprimento do piso. “A maioria dos professores, 50,5% foi contrária à paralisação e quis o acordo proposto. E não houve impacto nas aulas. A frequência foi extraordinária e as aulas ocorreram normalmente. E estamos abertos ao diálogo.  Só espero que não seja um movimento político”.

Frase da semana:

“Nicinha é uma mulher do sexo feminino.”

Do ex-prefeito Dinca Brandino,  quando foi explicar que o termo baba ovo, cunhado por Fabrício Ferreira,  não se aplica a ela.

Duplicação da entrada de São José do Belmonte será iniciada até outubro

Com obra orçada em mais de R$ 11 milhões, São José do Belmonte ganhará do Governo Paulo Câmara a duplicação de entrada da cidade da Pedra do Reino. Falando a Anchieta Santos no programa institucional da Prefeitura na Rádio Comunitária São José FM, o Prefeito Marcelo Pereira (PR) assegurou que a duplicação já foi licitada. […]

70990174

Com obra orçada em mais de R$ 11 milhões, São José do Belmonte ganhará do Governo Paulo Câmara a duplicação de entrada da cidade da Pedra do Reino.

Falando a Anchieta Santos no programa institucional da Prefeitura na Rádio Comunitária São José FM, o Prefeito Marcelo Pereira (PR) assegurou que a duplicação já foi licitada.

Garantiu Marcelo, até o mês de outubro a ordem de serviço será dada pelo Governador Paulo Câmara e o Secretário de Transportes Sebastião Oliveira.