Notícias

Itaíba: Feira de Saúde atende a mais de 4 mil pessoas

Por André Luis
Pref. Regina ao cento de branco e ao lado a Secretária Tamara Evellyn. No canto esquerdo o Secretário Pedro Teotônio

Apesar do sol já está castigando logo cedo, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (6), centenas de pessoas, entre adultos, crianças e idosos, já lotavam a Praça central de Itaíba, em frente a sede da Prefeitura, para participar da primeira edição do Programa Governo em Ação, que leva atendimentos de saúde e assistência social as pessoas mais carentes e que neste primeira edição realizou mais de 4.500 atendimentos nos dois dias do evento.

Durante toda a manhã e tarde, médicos, odontologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, profissionais da beleza, nutricionistas, entre outros, estiveram levando os mais diversos serviços para mais de 4.500 pessoas. Segundo a prefeita Regina da Saúde (PTB), o programa “é apenas um piloto que pretendemos expandir e levar a todos os pontos de Itaíba, garantindo com que a saúde e a assistência social vá aonde a população está, em sua comunidade”.

De acordo com o Secretário de Saúde do município, Pedro Teotônio, “o evento surgiu da necessidade de suprir uma carência da população de Itaíba que, por muito tempo, esteve desassistida e que não temos como suprir essa deficiência no atendimento a saúde somente nas UBS, principalmente pelo pouco tempo em que a prefeita Regina está no governo”. Teotônio ressaltou que somente com exames de mamografia foram atendidas 170 mulheres e mais de 300 pessoas foram consultadas por médicos que atuaram no evento.

Dona Maria José Olívia de Oliveira, moradora da Rua São José, de 62 anos, que estava fazendo teste de glicemia “há muitos anos nunca houve isso aqui. Agora a prefeita tá fazendo e é muito bom pra gente. Agente num tinha atendimento e agora tem”.

Já Dona Maria Aparecida, moradora da Rua Pau Ferrão, que há tempos se trata de um problema de mama, revelou que a decisão da prefeita de trazer esses atendimentos para a cidade “foi muito bom, porque antes agente tinha que ir se tratar, fazer exame em Garanhuns ou Arcoverde…fazia a ficha aqui na secretaria de saúde e depois tinha que sair pra outras cidades pra fazer o exame. Agora não! O trabalho da prefeita tá muito bom”.

Para a profissional da beleza Cida Cabeleiras, que integrava a comitiva da Assistência Social, “o trabalho que a prefeita Regina está fazendo está de parabéns, divulgando nossa cidade está beneficiando nós, como comerciantes, e a população de Itaíba”. Sobre o evento ela disse que “tudo isso que tá acontecendo é muito importante: a beleza, a saúde, levanta a autoestima das pessoas”.

A secretária de Assistência Social, Tamara Evellyn, ressaltou que o programa foi idealizado exatamente para suprir uma grande carência de assistência em saúde e social da população itaibense, seja de uma simples exame de glicemia, a um tratamento dentário ou mesmo a um momento de embelezamento que valoriza a autoestima das mulheres. “Somente nestes dois dias, realizamos no estande de beleza mais de 800 atendimentos desde cortes de cabelo, escovas, manicures e pedicures e pudemos ver no sorriso das pessoas a alegria de estar participando e sendo beneficiados por estes serviços”, disse Tamara.

Espalhados em stands montados na Praça, os profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social realizaram exames de sangue, teste de glicemia, orientação nutricional e contra o tabagismo, vacinação, exames de vista, exames de mamografia no carro dos Amigos do Peito, tratamento dentário, manicure e pedicure, tratamento de beleza, ginástica aeróbica, emissão de cartões do SUS, entre outros serviços, a exemplo do SAMU presente ao evento para dar apoio, que envolveram mais de 120 profissionais das duas pastas nos dias 5 e 6 de abril, nos horários da manhã e tarde.

“O que mais nos alegra é ver o sorriso do povo, a alegria e a satisfação de poder ter perto dele um atendimento de saúde e social de qualidade e em quantidade, demonstrando que estamos no caminho certo ao trabalharmos para construir a cidade de nossos sonhos e, principalmente, para cuidarmos das pessoas”, concluiu a prefeita Regina ao visitar o evento.

Outras Notícias

Melhora aprovação do governo Duque, atesta Múltipla

Os percentuais divulgados nesta terça (24), mostram que, de acordo com o Múltipla, a avaliação do governo Luciano Duque cresceu consideravelmente, em comparação com o levantamento anterior, divulgado em fevereiro deste ano, oscilando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A aprovação do governo Luciano Duque passou de […]

Pesquisa Duque - Cópia

Os percentuais divulgados nesta terça (24), mostram que, de acordo com o Múltipla, a avaliação do governo Luciano Duque cresceu consideravelmente, em comparação com o levantamento anterior, divulgado em fevereiro deste ano, oscilando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A aprovação do governo Luciano Duque passou de 33% em fevereiro para 55% em novembro, de acordo com pesquisa do Instituto Múltipla divulgada nesta terça-feira (24), pelo STMais.

O percentual de 55% é o dos entrevistados que “aprovam” o governo de Luciano Duque, de acordo com o levantamento. O Múltipla ouviu 1040 pessoas entre os últimos dias 6 e 14 do mês em curso.

O índice que “desaprovavam” o governo sofreu uma queda de 63% para 36,4%.

Absurdo: corpo de Marciano Augusto ainda não chegou para sepultamento

Família está revoltada. Mãe de Marciano até agora não teve o direito de se despedir do filho. Fato reforça necessidade de um IML na região  O corpo de Marciano Augusto de Lima, 37 anos, ou Marciano dos Barreiros, que foi encontrado nesta segunda-feira por bombeiros na comunidade, teve que ser levado para o IML do […]

Família está revoltada. Mãe de Marciano até agora não teve o direito de se despedir do filho. Fato reforça necessidade de um IML na região 

O corpo de Marciano Augusto de Lima, 37 anos, ou Marciano dos Barreiros, que foi encontrado nesta segunda-feira por bombeiros na comunidade, teve que ser levado para o IML do Recife.

Ele havia sido encaminhado para o IML de Caruaru, mas segundo informações da família, não conseguiram extrair as digitais do corpo.

Enquanto isso, a mãe de Marciano até agora não teve o direito de se despedir do filho. A família está revoltada com a demora. O corpo foi encaminhado nesta terça-feira (28), para o Recife. A previsão é que o procedimento seja realizado por volta das 11h, aí depois tem toda a burocracia e a viagem de volta para. 

Com a demora, o corpo de Marciano deve chegar já na entrada da noite desta quarta-feira (29) e ir direto para o cemitério para ser sepultado, tirando assim o direito da família de realizar o velório. 

O fato reforça a necessidade de um IML na região do sertão, para diminuir essa espera e o sofrimento de familiares que precisam aguardar o corpo de seus entres morto para velar e sepultar. 

Marciano desapareceu no domingo (26), após ir pescar no Açude de Barreiros, zona rural de Afogados da Ingazeira. Os bombeiros foram acionados na manhã da segunda-feira (27). No local, encontraram roupas e até peixes pescados por ele.

À noite, pessoas da comunidade iniciaram as buscas, sem êxito. Ele vendeu picolés por muito tempo em Afogados da Ingazeira. Marciano Augusto era primo legítimo da jornalista e comunicadora Juliana Lima.

Em evento, prefeito de Serra Talhada diz que cidade recebeu mais de R$ 150 milhões em ações

A prefeitura de Serra Talhada realizou nesta terça-feira (05), a prestação de contas do ano de 2014 e premiação dos maiores contribuintes do ISS, no Maria’s Recepções. Secretários, políticos, empresários, a imprensa local e regional, além da população serra-talhadense acompanharam o evento, para um espaço lotado. O Prefeito Luciano Duque, prestou contas dos  investimentos, segundo ele […]

Informações e fotos: Blog Nayn Neto
Informações e fotos: Blog Nayn Neto

A prefeitura de Serra Talhada realizou nesta terça-feira (05), a prestação de contas do ano de 2014 e premiação dos maiores contribuintes do ISS, no Maria’s Recepções. Secretários, políticos, empresários, a imprensa local e regional, além da população serra-talhadense acompanharam o evento, para um espaço lotado.

O Prefeito Luciano Duque, prestou contas dos  investimentos, segundo ele de mais de R$ 150 milhões nas áreas de saúde, educação, segurança, entres outras.

SAM_1244-620x413

Programação: Nesta quarta-feira, dia 06, houve Desfile Cívico e Corte do Bolo na Rua Enock Inácio de Oliveira. Às 19h30, acontece a abertura da Feira Literária, na Estação do Forró. A programação da feira tem sequência dias 7, 8 e 9 de maio.

Serra Talhada 164 anos:  Terra  natal de  Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Serra era uma fazenda de criação pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães. Recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha cujo formato dá a ideia de que foi cortada a prumo.

A Lei Provincial 52, de 19 de abril de 1838, mandou erigir a capela de Nossa Senhora da Penha da Serra Talhada em Pajeú de Flores.

Com a Lei Provincial nº 280, de 6 de maio de 1851, agregando a seu território a então Vila Bela e a Comarca de Flores, foi elevada à categoria de município. Hoje possui uma população superior a 80 mil habitantes e é uma das mais importantes cidades de Pernambuco.

Governo da Argentina cancela benefícios sociais de mais de 27 mil pessoas

O governo de Javier Milei anunciou neste sábado (20) que cancelou benefícios sociais de mais de 27 mil pessoas por irregularidades em programas relacionados à empregabilidade. Segundo anunciou o Ministério do Capital Humano, foram detectados 27.208 planos do “Potenciar Trabajo” e 12 planos do “Potenciar Empleo” com “incompatibilidades”. Houve verificação de todos os titulares dos […]

O governo de Javier Milei anunciou neste sábado (20) que cancelou benefícios sociais de mais de 27 mil pessoas por irregularidades em programas relacionados à empregabilidade. Segundo anunciou o Ministério do Capital Humano, foram detectados 27.208 planos do “Potenciar Trabajo” e 12 planos do “Potenciar Empleo” com “incompatibilidades”.

Houve verificação de todos os titulares dos programas, analisando se cumpriam os requisitos necessários para receberem os benefícios. Ainda de acordo com a pasta, serão economizados mais de 2 bilhões de pesos. As informações são da CNN.

Algumas das incompatibilidades detectadas foram relacionadas a trabalhadores autônomos, residentes no exterior e falecidos.

Mais de 31 mil pessoas perderam benefícios desde o início do novo governo, segundo informou o jornal Lá Nación. Outros 150 mil beneficiários que viajaram ao exterior serão analisados, de acordo com o periódico.

Segundo o governo, o “Potenciar Trabajo” tem como objetivo “contribuir para a melhoria do emprego e a geração de novas propostas produtivas através do desenvolvimento de projetos socioprodutivos, sociocomunitários, sociolaborais e de conclusão educacional”.

Prefeitos vão pedir prorrogação do prazo do Escritório de Projetos. Até agora, só uma proposta, segundo Seplag

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, informou que vai oficializar, nesta segunda-feira, um pedido para que o governo estadual amplie o prazo de recebimento de propostas do Escritório de Projetos. Criado este ano para ajudar os municípios na captação de recursos junto a instituições públicas e privadas, o programa inicialmente teria […]

Gestão Paulo Câmara na expectativa da participação das prefeituras no Escritório de Projeto

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, informou que vai oficializar, nesta segunda-feira, um pedido para que o governo estadual amplie o prazo de recebimento de propostas do Escritório de Projetos. Criado este ano para ajudar os municípios na captação de recursos junto a instituições públicas e privadas, o programa inicialmente teria a primeira fase encerrada no dia 31 de maio. “Os prefeitos me ligaram e pediram para interceder pela prorrogação do prazo”, disse ao Jornal do Commercio.

Prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão, Patriota vai entregar pessoalmente o ofício com a solicitação de mudança no prazo. “Chego ao Recife na segunda-feira para pegar um voo para Brasília, onde estarei na Marcha dos Prefeitos. Antes, vou formalizar o pedido. Acho que se ampliar o prazo por mais 30 dias está de bom tamanho”, destacou.

A única cidade que se inscreveu no edital do Escritório foi Cumaru, no Agreste, que está pleiteando ajuda para a construção de um aterro sanitário. Apesar disso, Patriota negou que os prefeitos estejam menosprezando o programa, cuja proposta inicial é disponibilizar R$ 10 milhões para capacitar as prefeituras a elaborarem projetos de engenharia nas áreas de infraestrutura urbana e rual, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social e meio ambiente e sustentabilidade.

Quem também saiu em defesa das administrações municipais foi o prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho (PSB). Ele afirmou que as prefeituras estão finalizando planos de trabalho para que possam inscrever seus projetos até 31 de maio. “Os dados técnicos demandam alguns dias para serem consolidados. Não é apenas entregar um ofício requerendo o apoio do governo. Moreno, por exemplo, entregará o pedido para a recuperação de 110 quilômetros de estradas na área rural”, falou.

Para Dilsinho, a presença dos gestores municipais na Marcha dos Prefeitos, que ocorrerá de 25 a 28 de maio, não irá gerar problemas para a inscrição de projetos no Escritório, como prevê o governo estadual. “Eu, por exemplo, irei a Brasília, mas deixei uma equipe trabalhando para finalizar a nossa proposta”, esclareceu.