Notícias

Ingazeira: Grupo de mulheres de Bonsucesso se organiza na busca por direitos

Por Nill Júnior

A associação de Mulheres de Bomsucesso, formada por 22 associadas, do Município de Ingazeira em Pernambuco, vem proporcionando ao longo dos 5 anos de existência, mudanças na vida das mulheres. A autonomia para saírem de casa, a participação em intercâmbios, as trocas de experiências e saberes, tornaram realidade na vida das agricultoras de Bom Sucesso.

A busca por direitos trouxeram muitas conquistas, entre elas, está a participação da Associação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Elas vendem ovos, queijo, polpa de frutas, verduras e galinha de capoeira, bolo, entre outros produtos da agricultura familiar. Ao se organizarem coletivamente vem proporcionando melhorias em suas comunidades, como a construção de cisternas de 16 mil litros, que garante água de qualidade para beber e cozinhar, e a construção dos fogões agroecológicos.

“Entre as conquistas do grupo é a chegada do fogão agroecológico. Eu faço muito bolo e doce para entregar ao PAA, e não preciso mais utilizar o gás para cozinhar. Através do fogão agroecológico, estou mostrando aos meus vizinhos a importância da preservação da Caatinga, fazendo o uso racional da lenha. Eles me visitam para conhecer a tecnologia e multiplicar essa ideia”, disse Maria Suely, agricultora da comunidade de Bom Sucesso.

Algumas integrantes da Associação de Mulheres de Bom Sucesso fazem parte do Projeto Mulheres na Caatinga, que desde 2013 tem trabalhado com a comunidade. É notória a consciência ecológica e a preocupação que as mulheres demonstram com a preservação do Bioma Caatinga e a sustentabilidade de sua comunidade. “As Mulheres precisam se organizar, porque só com muita luta conseguiremos nossos objetivos de estrutura, renda e reconhecimento. Nossa associação já conseguiu muitas conquistas e não foi esperando pela boa vontade dos homens, foi com coragem e determinação”, conta a agricultora Margarida Rodrigues da Costa, presidente da Associação.

O Mulheres na Caatinga, projeto executado pela Casa da Mulher do Nordeste, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, visa fomentar ações de enfrentamento à desertificação, priorizando a preservação da biodiversidade da Caatinga e seu manejo sustentável. O segredo do sucesso dessas mulheres está no trabalho coletivo que proporciona melhorias na comunidade, segurança nas tomadas de decisões, preservação ambiental, aumento da autoestima e independência financeira.

Outras Notícias

Sertânia inaugura base descentralizada do Samu

O Prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira inaugurou nesta sexta-feira (13) a nova base do Samu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entrou em operação no município em 2021 e estava funcionando em um prédio alugado, enquanto a administração municipal construía uma sede própria. Agora a base descentralizada fica localizada no Parque de Exposições Renato […]

O Prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira inaugurou nesta sexta-feira (13) a nova base do Samu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entrou em operação no município em 2021 e estava funcionando em um prédio alugado, enquanto a administração municipal construía uma sede própria.

Agora a base descentralizada fica localizada no Parque de Exposições Renato Moraes, na PE 280.

“Hoje o nosso Samu ganhou uma nova casa e essa sede própria é uma conquista da população e dos servidores que aqui vão trabalhar. Enxergamos esse local como estratégico para o funcionamento do Samu, já que fica em um trecho que permite acesso rápido a vários pontos do município”, comentou o prefeito.

O novo local teve aprovação técnica do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), responsável pela gerência do Samu na III Macrorregional de Saúde do Sertão de Pernambuco. O local tem uma garagem com escoamento para lavagem da ambulância, central de material de esterilização, dormitórios, banheiros, cozinha, sala de estar e DML. O investimento total foi de mais de R$ 188 mil, em recursos próprios.

“Estamos trabalhando constantemente em prol da saúde dos sertanienses buscando fortalecer desde a atenção básica a rede de urgência e emergência. Essa entrega da nova sede do Samu é um avanço para os usuários e funcionários do Sistema Único de Saúde. O nosso serviço acontece com transparência e resultados, mas sobre tudo, fazendo aquilo que a população precisa”, destacou a secretária de Saúde de Sertânia, Mariana Araújo.

A base descentralizada da Princesa do Moxotó dispõe de uma ambulância de suporte básico com aparelhos para atendimentos emergenciais. O veículo disponibiliza técnico de enfermagem e condutor. A central de regulação fica em Serra Talhada, que cuida de todo o processo de atendimento e funcionamento.

Além do prefeito Ângelo e da Secretária Mariana, a inauguração contou com a presença do vice-prefeito, Toinho Almeida; secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira e vice-presidente do COSEMS (Conselho dos Secretários de Saúde do estado de Pernambuco), Artur Amorim; diretora da 6ª Geres, Sylvia Renata; coordenadora de Planejamento da GERES, Maria Clara; e representando o Cimpajeú, Bruna Leite, além de Hérbert Inácio, representando a ITGM, empresa reguladora do Cimpajeú.

Também participaram os secretários municipais Neto Cajueiro (Chefe de Gabinete), Vladimir Cavalcanti (Segurança e Mobilidade), Wilson Zalma (Administração e Gestão de Pessoas), Ana Cristina Leandro (Planejamento e Finanças), Marco Aurélio (Infraestrutura e Projetos Especiais), Simoni Laet (Educação), Tácio Henrique (Juventude, Esporte, Cultura e Turismo), Irineu Júnior (Jurídico), Renato Remígio (Serviços Públicos) e Paulo Henrique Ferreira (Desenvolvimento Social e Cidadania).

Prestigiaram, ainda, a inauguração o presidente da Câmara de Vereadores de Sertânia, Antônio Henrique Ferreira (Fiapo) e os vereadores Tadeu Queiroz e Edmundo Alves (Mundico).

Samu

O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas. Sendo assim, as ambulâncias funcionam como unidades móveis de saúde.

O atendimento do Samu 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita e pode ser feita de telefones fixos ou móveis. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro e aciona as ambulâncias quando necessário.

Afogados: interino na Infraestrutura, vice acompanha obras no município

Desde que assumiu, há pouco mais de uma semana, a Secretaria de Infraestrutura, a rotina do Vice-Prefeito Alessandro Palmeira tem sido acompanhar diariamente as ações da pasta, indo às ruas, acompanhando e fiscalizando os serviços e ouvindo as demandas da população. Logo no início desta semana, Alessandro Palmeira acompanhou a ampliação da rede de esgoto […]

Desde que assumiu, há pouco mais de uma semana, a Secretaria de Infraestrutura, a rotina do Vice-Prefeito Alessandro Palmeira tem sido acompanhar diariamente as ações da pasta, indo às ruas, acompanhando e fiscalizando os serviços e ouvindo as demandas da população.

Logo no início desta semana, Alessandro Palmeira acompanhou a ampliação da rede de esgoto da Travessa Odon José, no Sobreira. Foram instalados 145 metros de uma nova rede coletora. Sandrinho também vistoriou, esta semana, a operação tapa-buraco no trevo que dá acesso às saídas de Afogados para Carnaíba e Tabira, os serviços de recuperação de 120 metros quadrados de calçamento da Rua Frei Miguelinho, no bairro Padre Pedro Pereira, além de diversas ações de terraplanagem nos bairros Borges e Brotas.

“Tem sido muito gratificante poder acompanhar e vistoriar esses serviços, ouvir a população e poder contribuir para minimizar os transtornos que as fortes chuvas provocam na infraestrutura de nosso município,” avaliou Alessandro Palmeira, que nesta quinta (09), dará continuidade à sua agenda de trabalho à frente da Secretaria de Infraestrutura.

Temporário – como já havia sido divulgado, o Secretário Silvano Brito está temporariamente afastado das suas atribuições, tendo em vista uma visita que precisou fazer a uma filha que mora fora do País.

Equipe da X Geres participa de reuniões técnicas sobre qualidade da água

A equipe da Vigilância Ambiental da X Gerência Regional de Saúde, com sede em Afogados da Ingazeira, participa nesta terça e quarta-feira (17 e 18) de reuniões técnicas para alinhamento das atividades e ações do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) em âmbito regional. Durante a agenda, também estão […]

A equipe da Vigilância Ambiental da X Gerência Regional de Saúde, com sede em Afogados da Ingazeira, participa nesta terça e quarta-feira (17 e 18) de reuniões técnicas para alinhamento das atividades e ações do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) em âmbito regional.

Durante a agenda, também estão sendo discutidos o aprimoramento da utilização do Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), a realização de inspeções sanitárias estratégicas em Estações de Tratamento de Água (ETA), em municípios de abrangência da X Região de Saúde.

A visita foi conduzida pelo coordenador estadual da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), Itamar Soares, com o objetivo de fortalecer o processo de trabalho desta vigilância de forma regionalizada e o aprimoramento do apoio regional.

“A importância dessa visita técnica é dar suporte e aprimoramento junto ao nosso apoio regional para os municípios, no que diz respeito ao Sistema de Informação, onde o coordenador estadual está nos auxiliando na correção de inconsistência nos dados dos municípios. Além disso, estamos realizando inspeções sanitárias nas Estações de Tratamento de Água com o objetivo de garantir a boa qualidade da água para consumo humano”, destacou a gerente da X Geres, Mary Delanea.

TCE determina formalização de processos de Auditoria Especial em Sertânia

A Segunda Câmara do TCE referendou, na última quinta-feira (19), duas medidas cautelares expedidas pela conselheira Teresa Duere que determinaram a instauração de auditorias especiais no município de Sertânia. As cautelares foram indeferidas, pois nenhum dos processos exigia medidas em caráter de urgência, e sim uma apuração mais detalhada das questões abordadas. A primeira Cautelar, […]

A Segunda Câmara do TCE referendou, na última quinta-feira (19), duas medidas cautelares expedidas pela conselheira Teresa Duere que determinaram a instauração de auditorias especiais no município de Sertânia. As cautelares foram indeferidas, pois nenhum dos processos exigia medidas em caráter de urgência, e sim uma apuração mais detalhada das questões abordadas.

A primeira Cautelar, de número 2056442-9, diz respeito ao processo de Dispensa de Licitação nº 02/2020, que tinha por objeto “a contratação direta de uma empresa para locação de três motoniveladoras, três retroescavadeiras e dois tratores de esteira destinados à execução de serviços na zona rural do município, deteriorada pelas últimas chuvas ocorridas em toda sua extensão territorial”. Publicada em 31 de julho, a dispensa tinha orçamento estimado em R$ 366.930,39.

Após a análise do pregão, a equipe técnica da Gerência de Auditorias de Obras Municipais – Norte (GAON), do TCE, identificou falhas no procedimento, tais como a realização de dispensa de licitação extemporânea, projeto básico precário, inadequado, deficiente e com preço superfaturado, contratação de máquinas com preços superestimados e locação desnecessária de equipamentos.

A Prefeitura de Sertânia, mesmo tendo solicitado uma dispensa de licitação alegando motivos emergenciais, só concluiu o processo licitatório em 3 de agosto, aproximadamente cinco meses após a declaração da emergência. Foi quando assinou os contratos nº 034/2020 e nº 035/2020, com as empresas J. B. de Pádua Silva Construções e Visão Nordeste.

A GAON, então, solicitou uma Medida Cautelar para suspender os contratos, evitando possíveis danos ao erário, mas a Prefeitura não aguardou julgamento da relatora e os rescindiu.

Embora a anulação descarte o uso de medida cautelar, a conselheira Teresa Duere entendeu que há necessidade de formalização de processo de auditoria especial, “tendo em vista a natureza e a relevância dos achados apresentados pela auditoria, que vão desde o processo de dispensa, da motivação da contratação, até à execução dos contratos dela decorrentes”.

AMBULÂNCIAS – A outra Medida Cautelar que resultou na determinação de abertura de Auditoria Especial foi a de número 2054125-9, formalizada a partir de uma representação da empresa Fiori Veicolo, com intuito de suspender o Processo Licitatório nº 023/2020, que previa a contratação de empresa para fornecimento de ambulâncias, como ação de enfrentamento à pandemia.

A empresa Fiori Veicolo denunciou supostas práticas irregulares adotadas pela empresa declarada vencedora, Santa Catarina Comercial, que estaria realizando a venda indireta de veículos, procedimento indevido no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), com repercussões de natureza tributária em desfavor do Estado.

A relatoria não concedeu a medida de urgência, pois não foram identificadas irregularidades no edital da Prefeitura. Seu voto argumenta, entretanto, que o problema “transcende a esfera da gestão municipal e pode estar sendo executado em práticas privadas, com suposta sonegação fiscal”.

Sendo assim, Teresa Duere alertou os gestores sobre o dever da Prefeitura de assegurar as condições da garantia dos veículos, além de que poderão vir a ser responsabilizados em caso de irregularidades fiscais. Tais ações serão verificadas na Auditoria Especial, que vai possuir diligências junto ao Detran e à Secretaria Estadual da Fazenda.

Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde busca recursos em Brasília para educação, saúde e esportes

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, cumpre agenda em Brasília com o objetivo de viabilizar investimentos para o município. As reuniões têm como foco a captação de recursos voltados às áreas de educação, saúde e esportes. Durante a estadia na capital federal, o gestor visitou ministérios e participou de encontros com […]

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, cumpre agenda em Brasília com o objetivo de viabilizar investimentos para o município. As reuniões têm como foco a captação de recursos voltados às áreas de educação, saúde e esportes.

Durante a estadia na capital federal, o gestor visitou ministérios e participou de encontros com lideranças políticas. Entre as reuniões, esteve com o ministro Silvio Costa Filho e com Carlos Costa, acompanhado do ex-prefeito Tassio Bezerra.

Segundo Dr. Ismael, as pautas apresentadas buscam gerar investimentos concretos para o município. “Estamos trabalhando para abrir portas e conquistar novos investimentos que garantam avanços para a nossa gente. Educação, saúde e esportes são áreas prioritárias nessa nossa vinda”, afirmou.