Notícias

Incluindo Direito e Engenharia Civil, AESA abre inscrições para o Vestibular 2019.1

Por Nill Júnior

A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa recebe, entre os dias 10 e 23 de janeiro, as inscrições para o Vestibular de Verão – 2019.1.

O processo seletivo, que envolve graduações nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde, juntamente com o Centro de Ensino Superior de Arcoverde – Cesa, terá este ano como novidade a inclusão para as primeiras turmas dos cursos de Direito e Engenharia Civil, que receberam em 2018 o parecer de Aprovação Sem Restrições pelo Conselho Estadual de Educação – CEE.

“A prova do vestibular acontece no dia 27 de janeiro. Já o período para a realização das matrículas dos aprovados está previsto para acontecer entre os dias 04 e 08 de fevereiro, possibilitando que as aulas já tenham início no dia 15 do mesmo mês”, informou o presidente da Aesa, Roberto Coelho. “Com a inclusão de Direito e Engenharia Civil, passamos a ofertar 15 cursos superiores a partir deste ano”, destacou.

Mais informações sobre o processo seletivo poderão ser obtidas através do site:www.aesa-cesa.br , pelo telefone: (87) 3821-1579 ou presencialmente, na sede da instituição, que fica localizada na Rua Gumercindo Cavalcanti, n° 420, no bairro do São Cristóvão.

Outras Notícias

Chefe da Casa Militar anunciado como interventor de Gravatá

Do Blog da Folha O chefe da Casa Militar do Estado, Coronel Mário Cavalcanti, será o interventor de Gravatá. O nome dele foi anunciado agora a pouco, no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara. A intervenção no município   foi decretada nessa segunda-feira (16), pela Corte Especial do Tribunal de Justiça de […]

Chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti e o governador Paulo Câmara
Chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti e o governador Paulo Câmara

Do Blog da Folha

O chefe da Casa Militar do Estado, Coronel Mário Cavalcanti, será o interventor de Gravatá. O nome dele foi anunciado agora a pouco, no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara.

A intervenção no município   foi decretada nessa segunda-feira (16), pela Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), composta por 15 desembargadores. O colegiado acatou por unanimidade o pedido de liminar do Ministério Público de Pernambuco, que solicitou o afastamento temporário imediato do prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) indicou, entre outras irregularidades, praticadas na Prefeitura do Município de Gravatá a ocorrência de obstrução aos trabalhos do TCE-PE; contratação de empresa para coleta de lixo sem licitação; superfaturamento no recolhimento do lixo local nos anos de 2013 e 2014; falsificação no processo de dispensa de licitação do lixo; disposição de lixo em aterro sanitário sem licença.

Ainda identificou desvio de valores retidos de servidores devidos ao INSS no exercício de 2013; sonegação de contribuição patronal ai instituto municipal de previdência no mesmo exercício; não executar o devido recolhimento de contribuições à Receita Federal; fraude para afastar licitante de processo licitatório; falsificação de documento para facilitar processo licitatório e fornecimento gracioso de atestados de execução de obras, tudo devidamente discriminado e com juntada de farta documentação que aparenta demonstrar todo o alegado, requerendo a concessão de liminar intervencional e, ao final, a decretação definitiva da intervenção estadual.

Histórico: Coronel Mário, como é conhecido, nasceu no Recife, em 20 de março de 1955. Ingressou na carreira militar em março de 1979, sendo aspirante a oficial da turma de 1981. Lecionou no curso de Formação de Oficiais por mais de 10 anos, pela Academia de Polícia Militar de Paudalho. Trabalhou como professor no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.

Chegou ao posto de Coronel da Polícia Militar de Pernambuco pelo princípio de merecimento, no Natal de 1998.

Foi Ajudante de Ordens do ex-governador Miguel Arraes e assessor de Eduardo Campos quando ministro da Ciência e Tecnologia em 2004 e 2005. Em 2007, assumiu a chefia da Casa Militar, cargo que ocupa até hoje.

Ao anunciar o nome do chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti, como o interventor de Gravatá, o governador Paulo Câmara afirmou não ter dúvidas da habilidade do auxiliar para desempenha a função de ajustar o município, alvo de uma série de denúncias. “Tomamos essa medida visando o estabelecimento da normalidade do município, para que qualidade de vida melhore”, afirmou o governador, durante o anúncio, no Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com Câmara, todas as denúncias serão apuradas, para que as providencias necessárias. Ele também ressaltou que Coronel Mário, como é chamado, foi o responsável pelas ações na Mata Sul, na época em que foi devastada pelas enchentes. “Ele responsável pela operação reconstrução. Tem toda experiência e terá o apoio de todos nós”, afirmou Câmara, acrescentando que a decisão foi tomada em “respeito do povo de Pernambuco e de Gravatá”.

Bolsonaro faz ato de lançamento de novo partido em Brasília

Número escolhido para a nova legenda é o 38, afirmou presidente. G1 O presidente Jair Bolsonaro deu nesta quinta-feira (21), em Brasília, o primeiro passo para criação do partido Aliança pelo Brasil. O ato de lançamento da sigla aconteceu em um hotel de Brasília e reuniu diversos apoiadores, que lotaram a capacidade do local. A nova legenda ainda […]

Número escolhido para a nova legenda é o 38, afirmou presidente.

G1

O presidente Jair Bolsonaro deu nesta quinta-feira (21), em Brasília, o primeiro passo para criação do partido Aliança pelo Brasil. O ato de lançamento da sigla aconteceu em um hotel de Brasília e reuniu diversos apoiadores, que lotaram a capacidade do local.

A nova legenda ainda depende da coleta de assinaturas e de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em transmissão ao vivo por uma rede social na noite desta quinta, Bolsonaro afirmou que o número escolhido para a nova sigla é o 38.

“Acho que é um bom número, não é? Tinha poucas opções, e 38 é um número fácil de gravar”, afirmou o presidente.

O 38 é o calibre de um dos modelos de revólver mais comuns. Entre os princípios que a nova legenda diz ter está o “direito à legítima defesa, inclusive por meio do acesso às armas”.

O Aliança, se criado, será o nono partido de Jair Bolsonaro. Ele foi eleito pelo PSL, do qual se desfiliou na semana passada. Ao longo de três décadas de carreira política, ele teve passagens por PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC. Em discurso durante o ato, Bolsonaro disse que o partido não é “um negócio”, e que por isso saiu do PSL.

“Agora, falo para vocês uma coisa da minha vida: fiquei 28 anos dentro do parlamento. Dois anos como vereador no Rio de Janeiro, 30 anos de vida pública, nunca tive um diretório municipal. Não pode, como está na cabeça de alguns, querer ter comando do partido no estado para negociar legenda. Isso não vai acontecer. Em parte, o problema que tivemos no partido que deixei há poucas horas foi essa questão: negociar legenda, vender tempo de televisão e fazer do partido um negócio”, afirmou Bolsonaro.

No ato de lançamento na capital federal, a maior parte da imprensa não teve acesso ao evento e assistiu aos discursos por um telão instalado do lado de fora, sob o sol, em um gramado cercado.

Ações alertam para o combate ao abuso e exploração sexual infantil em Sertânia

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia realizou, durante toda esta semana, ações no município para alertar a população para o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Esta data se comemora hoje, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e […]

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia realizou, durante toda esta semana, ações no município para alertar a população para o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Esta data se comemora hoje, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Desde a última segunda-feira, dia 14, rodas de conversa e palestras chegaram às Unidades Básicas de Saúde da Família e às Escolas Municipais. Nesta sexta (18), uma blitz educativa com panfletagem aconteceu no centro da cidade. E a culminância do evento se dá com palestra sobre o tema, aberta ao público, na Escola Municipal Etelvino Lins de Albuquerque, na Vila da Cohab.

Pedro Alves e Marcos Melo se reúnem com Kaio Maniçoba

Na tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, o prefeito de Iguaracy,  Pedro Alves (PSDB-PE), acompanhado do vice-prefeito Marcos Melo (PSDB-PE) e de Rodrigo Alves, filho do gestor,  teve um encontro com o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP-PE). Foi na capital pernambucana. O prefeito agradeceu ao deputado e à governadora Raquel Lyra (PSDB-PE) pelo apoio dado […]

Na tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, o prefeito de Iguaracy,  Pedro Alves (PSDB-PE), acompanhado do vice-prefeito Marcos Melo (PSDB-PE) e de Rodrigo Alves, filho do gestor,  teve um encontro com o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP-PE). Foi na capital pernambucana.

O prefeito agradeceu ao deputado e à governadora Raquel Lyra (PSDB-PE) pelo apoio dado na conquista do Centro de Educação Infantil (CEI). “Agradeço imensamente ao deputado Kaio Maniçoba e à governadora Raquel Lyra por acreditarem em nosso projeto e apoiarem a educação em Iguaracy. O CEI irá ofertar turmas de creche e pré-escola, contribuindo significativamente para a formação das nossas crianças e para o futuro do nosso município”, declarou Dr. Pedro Alves.

O vice-prefeito Marcos Melo também se manifestou sobre a importância da conquista. “Essa é uma vitória para todas as famílias de Iguaracy. Estamos investindo no futuro das nossas crianças, que merecem uma educação de qualidade desde cedo.”

“Trabalhar em conjunto com o prefeito e o vice é fundamental para garantir que as necessidades da população sejam atendidas. O CEI é um passo importante para fortalecer a educação em Iguaracy”, disse Kaio.

Ele também mencionou que durante a reunião foram discutidos investimentos que serão destinados ao município, visando melhorias em diversas áreas.

Câmara homenageia Escola Ernesto de Souza Leite

Dando sequência às comemorações dos 70 anos da Escola Estadual Ernesto de Souza Leite, a instituição de ensino mais antiga do município, a Câmara de vereadores realiza sessão solene em sua homenagem. Será na quadra poliesportiva da referida instituição, na próxima quinta-feira às 10 da manhã. Na ocasião serão entregues moções de aplauso aos ex-gestores […]

Dando sequência às comemorações dos 70 anos da Escola Estadual Ernesto de Souza Leite, a instituição de ensino mais antiga do município, a Câmara de vereadores realiza sessão solene em sua homenagem.

Será na quadra poliesportiva da referida instituição, na próxima quinta-feira às 10 da manhã. Na ocasião serão entregues moções de aplauso aos ex-gestores da instituição, à Gerente Regional de Educação Cecília Patriota.

Ainda ao Coordenador Regional do Programa Travessia, Paulo Silva, além do título de cidadã tuparetamense à professora Lucivanda Patrícia.