Iguaracy e Quixaba confirmam primeiros caso de Covid-19
Por Nill Júnior
Iguaracy teve o primeiro caso confirmado
Em Iguaracy, jovem de 24 anos contraiu doença. Já Quixaba consta na relação de óbitos das últimas 24 horas
A comunicação foi feita pelo próprio Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres em entrevista a Anchieta Santos no Programa Rádio Vivo da Pajeú FM hoje do primeiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade.
Trata-se de uma jovem de 24 anos, que apresenta comorbidades e faz tratamento fora do domicilio. A paciente foi orientada a permanecer em isolamento social por 14 dias depois de apresentar sintomas característicos da doença.
Ao procurar a unidade de saúde, foi constatado que não havia a necessidade de internação. Iguaracy não tinha apresentado nenhum caso antes.
O prefeito do município ainda baixou o decreto 17/2020, intensificando as medidas de combate ao coronavirus. Ele determinou o uso obrigatório de máscaras pela população no território do município, a partir da próxima segunda-feira (27).
Morte em Quixaba: Das 40 mortes registradas nas últimas horas em Pernambuco por Covid-19, uma é do município de Quixaba.
Segundo a Secretaria de Saúde de Quixaba, trata-se de paciente do sexo masculino. O óbito se deu dia 22, quarta-feira. Ele tinha 66 anos. Pouco antes, apresentou febre, tosse, desconforto respiratório e outros sintomas associados.
O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB), anunciou em entrevista na Rádio Tupã FM a construção de uma nova creche na cidade. Segundo o gestor, o Deputado Federal Ricardo Teobaldo (PODEMOS) foi determinante para a ação. Os recursos para a creche foram conseguidos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A contrapartida da […]
O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB), anunciou em entrevista na Rádio Tupã FM a construção de uma nova creche na cidade. Segundo o gestor, o Deputado Federal Ricardo Teobaldo (PODEMOS) foi determinante para a ação.
Os recursos para a creche foram conseguidos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A contrapartida da prefeitura nesta obra vai ser a doação do terreno.
O valor da creche é de R$ 2,5 milhões. Ela vai ter capacidade para atender 376 crianças em 2 turnos ou 188 crianças em tempo integral, de 0 a 5 anos. “Me sinto feliz de a gente ter conquistado essa creche”, disse Sávio. Segundo ele, a prefeitura já está com os recursos garantidos para esta creche aguardando agora os procedimentos legais para a liberação.
Esta creche vai ser construída dentro dos padrões do Ministério da Educação que exige um terreno medindo 40 metros de largura por 60 metros de fundo. Ela terá 10 salas de aula. “O terreno para a creche a prefeitura já está providenciando”, disse Sávio.
O trabalho de combate a violência contra a mulher também é feito de sonhos Por André Luis Quais sonhos tem mulheres que lidam com o trabalho tão duro de defender outras mulheres, que vivem a realidade cruel do machismo estrutural e cultural que apresentam a face oculta da violência doméstica? O Debate das Dez da […]
O trabalho de combate a violência contra a mulher também é feito de sonhos
Por André Luis
Quais sonhos tem mulheres que lidam com o trabalho tão duro de defender outras mulheres, que vivem a realidade cruel do machismo estrutural e cultural que apresentam a face oculta da violência doméstica? O Debate das Dez da Rádio Pajeú ouviu duas destas mulheres nesta segunda-feira (4/4) e procurou saber quais os seus sonhos relacionados às mulheres, o que elas desejam?
“Meu sonho, além de me incluir, incluo todas as mulheres: é de que nós tenhamos mais clareza; que conquistemos Independência; que valorizemos nossa liberdade; e que não voltemos para outro lugar que não seja esse que procuramos. Tem que procurar esse espaço de convívio, é saudável. Que Cada vez a gente saber delimitar de início – o que é muito difícil, não é fácil é um desafio, mas a gente saber o que quer; aonde podemos chegar; onde podemos negociar nas nossas relações, e aquilo que nós não conseguimos abrir mão sabendo isso principalmente nos inícios das relações afetivas auxilia muito para que a gente não se torne vítima de violência e nenhuma mulher por mais esclarecida que seja está livre de sofrer qualquer tipo de violência. Não se culpar tanto também, é isso! Por uma sociedade mais justa”. Este é o sonho da delegada Andreza Gregório, titular da 13ª Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (13ª DEAM).
Já Risolene Lima, coordenadora da Mulher de Afogados da Ingazeira revelou: “meu sonho não é utópico. Foi com sonhos como esse que nós sonhamos com a Delegacia da Mulher em Afogados; nós sonhamos com a Coordenadoria, com o movimento de mulheres lá em 2008 e com quase 10 anos depois isso foi conquistado, não foi tanto tempo assim; nós sonhamos com a Lei Maria da Penha e ela existe. Hoje eu diria que meu sonho é que a delegacia não fosse necessária; que a gente não precisasse dizer a essas mulheres que elas não estão só, que os homens não vissem essas mulheres como objetificação de suas necessidades, então, quando isso não for mais necessário vou me sentir realizada. Onde uma mulher estiver sofrendo, eu vou estar à disposição para ajudar.”
Às duas falaram nesta segunda-feira (4/4) ao Debate das Dez da Rádio Pajeú sobre as políticas públicas municipais em defesa dos direitos das mulheres.
Andreza e Risolene apresentaram as ações e as ferramentas que Afogados da Ingazeira dispõe para que as mulheres vítimas de violência doméstica saibam que tem com quem contar e tenham a certeza de que não estão sozinhas.
Elas explicaram, por exemplo, que as políticas para as mulheres, articulado pela Coordenadoria é uma articulação com órgãos governamentais e não governamentais. Que o que tange as políticas públicas vão desde obrigatórias, que asseguram a partir da garantia de direitos que são instituídos através da Constituição Federal, mas que também precisa de algumas ações afirmativas e reparadoras que é tem um objetivo de equiparar os direitos entre alguns grupos em especial as mulheres.
Também falaram que para aquelas mulheres que permanecem em um relacionamento abusivo por conta da dependência financeira de seus agressores, a Rede de Proteção conta com assessoria jurídica para orientar as mulheres com relação a direito a pensão alimentícia; que se houver interesse de desenvolver alguma atividade de qualificação, tem articulação para serem direcionadas para cursos profissionalizantes; e que ainda poderão contar com articulação de microcrédito quando estiverem preparadas no sentido profissional e de qualificação.
Ainda que para aquelas que tem a dependência emocional são ofertados serviços de acompanhamento psicossocial.
A obra da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que chegou no distrito de Riacho do Meio, tem sido executada até nos domingos. É o que relata o colaborador Marcelo Patriota. A Empresa responsável é a MRM da Bahia. A obra, que já está no Abatedouro Novo, entre Riacho do Meio e São José do […]
A obra da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que chegou no distrito de Riacho do Meio, tem sido executada até nos domingos. É o que relata o colaborador Marcelo Patriota.
A Empresa responsável é a MRM da Bahia. A obra, que já está no Abatedouro Novo, entre Riacho do Meio e São José do Egito tem tido movimentação de trabalhadores e máquinas.
Vários caminhões descarregaram a tubulação desta fase da obra no pátio em frente a Escola Máxima Vieira de Melo, em Riacho do Meio e ao lado de uma churrascaria. Segundo os engenheiros, cerca de 45 quilômetros de tubulação estão chegando para a etapa da obra.
A promessa da MRM é de que até maio a tubulação esteja pronta até São José do Egito. A outra parte da tubulação tem 35 quilômetros e capacidade de chegar até a divisa da Paraíba, informou um funcionário da Empresa.
Deputado não revela nome, mas aumentam rumores de que deve lançar a esposa Neriane Cavalcanti O Deputado Federal Zeca Cavalcanti disse já ter definido o nome que disputará a sucessão por seu grupo em outubro na cidade de Arcoverde, para enfrentar a prefeita e candidata a reeleição, Madalena Brito. “Já temos o nome, mas ainda não […]
Deputado não revela nome, mas aumentam rumores de que deve lançar a esposa Neriane Cavalcanti
O Deputado Federal Zeca Cavalcanti disse já ter definido o nome que disputará a sucessão por seu grupo em outubro na cidade de Arcoverde, para enfrentar a prefeita e candidata a reeleição, Madalena Brito.
“Já temos o nome, mas ainda não fiz o anúncio oficial em Arcoverde. Ganharemos pela rejeição muito grande que a prefeita goza, pelos desmandos, pelo que vem fazendo com a sua família”, diz, em referência às críticas de gestão nepotista.
“Voltaremos aos tempos de outrora. Tenho fé que nosso nome fará um novo governo. Terminando esse mês, já anunciaremos”, disse, sem especificar data..
Nos bastidores, especula-se que o nome pode ser o da esposa de Zeca, a ex-secretária de assistência Social Neriane Cavalcanti. O nome de Neriane já vem sendo sondado dede o rompimento de Madalena e Zeca, que se deu no processo eleitoral de 2014, quando a gestora decidiu apoiar Paulo Câmara.
No momento, o único nome confirmado é o da própria prefeita, com direito a uma reeleição. Esta semana, Madalena já falou em tom de campanha ao programa Frente a Frente, com Magno Martins. Questionou o grupo de Zeca e Júlio, a quem disse já estar em campanha e afirmou que a cidade vive “um canteiro de obras”. Outro nome cotado é o de Eduíno Brito, Deputado Estadual.
O ex-prefeito de Flores, Marconi Santana, hoje no PSB, está ampliando as discussões em torno de sua pré-candidatura a Deputado Estadual e tem avaliado essa possibilidade como real. Semana passada, Santana esteve conversando com jornalistas e debatendo os cenários no estado. O prefeito tem ouvido também algumas lideranças regionais. Essa semana, participa ao lado do […]
O ex-prefeito de Flores, Marconi Santana, hoje no PSB, está ampliando as discussões em torno de sua pré-candidatura a Deputado Estadual e tem avaliado essa possibilidade como real.
Semana passada, Santana esteve conversando com jornalistas e debatendo os cenários no estado. O prefeito tem ouvido também algumas lideranças regionais. Essa semana, participa ao lado do prefeito Giba Ribeiro do encontro nacional de prefeitos em Brasília.
Sem considerar o já Deputado Luciano Duque e Sebastião Oliveira, com base em Serra Talhada, e que disputarão mandados na Alepe, Marconi é o segundo nome a discutir essa possibilidade na região.
O outro nome é o do também socialista e ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura. E aí reside a questão: Santana tem sinalizado que, dada a articulação de João Campos em torno do nome do Alto Pajeú, pode discutir a migração para uma outra legenda, com a sinalização de disputar com chances reais o mandato. Publicamente, o ex-prefeito ainda não falou dessa possibilidade, mas é certo dizer que em breve deve montar uma agenda a partir da região para discutir seu futuro.
Em suas aparições públicas, o ex-prefeito tem levantado bandeiras regionais. “O Pajeú tem ficado um pouco atrás. Se não fossem os prefeitos dos Pajeú, estaríamos mal. E aqui temos os melhores quadros de prefeitos, não sei o que seria sem eles”, disse em encontro com a imprensa.
Reclamou do subfinanciamento pra saúde e da prioridade que os polos onde ficam unidades regionais tem. “O maior calo é a saúde pública. Hoje a região só conta com os hospitais Emília Câmara, Eduardo Campos e Hospam. Só Flores e Carnaíba tem unidades municipais. Assim, cidades como Serra e Afogados absorvem todo o atendimento. Não tem vaga pras outras cidades. Isso faz com que os outros municípios não tenham o mesmo espaço. Estamos nessa luta com a governadora para ampliar o atendimento. Só em Flores, aportamos quase R$ 700 mil, R$ 800 mil mês”.
Você precisa fazer login para comentar.