Ideli, que deve ser substituída por Berzoini, já foi informada da sua saída
Da Folha
Por orientação do ex-presidente Lula, o Palácio do Planalto começou a negociar a saída da ministra Ideli Salvatti da Secretaria de Relações Institucionais. Como a coluna Painel, da Folha, mostrou nesta terça-feira (25), ela deve ser substituída pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) no comando das articulações com o Congresso Nacional.
Segundo um integrante do Planalto, Ideli já foi informada sobre a sua saída. Berzoini ocupou os ministérios da Previdência e do Trabalho na gestão de Lula (2003-2010).
A mudança ocorre depois de uma rebelião na base aliada da Câmara, liderada pelo PMDB, ter imposto derrotas ao governo e em meio à ameaça da criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a compra da refinaria Pasadena (EUA) pela Petrobras.
A troca pode ocorrer até a próxima semana. A ideia do Planalto seria encaixar Ideli na Secretaria de Direitos Humanos no lugar de Maria do Rosário, que volta à Câmara para poder disputar as eleições de outubro. Pela legislação eleitoral, o prazo final para a saída termina na próxima semana.
A Folha apurou que Berzoini conversou hoje com Ideli para tratar da pasta. Ele já teve encontros com a presidente Dilma Rousseff, onde teria sido sondado.