Humberto quer cassar decretos de Bolsonaro que liberam armas letais
Por André Luis
A decisão do presidente Jair Bolsonaro de editar quatro decretos para facilitar a compra e o uso de armas de fogo por cidadãos levou o senador Humberto Costa (PT-PE) a recorrer ao Ministério Público Federal (MPF) para impugnar os atos assinados.
Segundo Humberto, a medida de Bolsonaro é insana e fomenta a formação de grupos armados ilegais, num aceno claro às milícias já formadas no país.
Pelos decretos, um cidadão comum tem aumentado de quatro para seis o número de armas de fogo que pode adquirir. O governo passa a permitir, também, o porte simultâneo de duas armas por pessoa. Adolescentes, que já tinham autorização anterior de Bolsonaro para a prática de tiro desportivo, podem agora utilizar arma emprestada por algum colega atirador. Fora isso, o Exército foi excluído do controle de uma série de itens, como projéteis e pólvora.
“Mesmo durante a pandemia, em pleno isolamento social, nós tivemos um aumento de 5% nos assassinatos em 2020. Em meio a essa tragédia social, Bolsonaro usurpa as competências do Congresso Nacional e edita atos para estimular mais violência, para armar pessoas, num ato voltado à constituição de milícias, com as quais ele e sua família têm muita intimidade”, afirmou o senador.
Em representação à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF, Humberto alega que as medidas afrontam o Estatuto do Desarmamento e atentam contra a vida dos cidadãos, que o Estado deveria proteger. A ideia do senador é que o Ministério Público leve os atos de Bolsonaro aos tribunais superiores para que sejam cassados por decisão judicial.
O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, e Roseane Gomes, secretária de Assistência Social do Município, estiveram na comemoração do Dia dos Pais realizada pela pasta na noite da sexta, 10 de agosto. O evento foi organizado para os pais dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Programa de Atendimento Integral […]
O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, e Roseane Gomes, secretária de Assistência Social do Município, estiveram na comemoração do Dia dos Pais realizada pela pasta na noite da sexta, 10 de agosto.
O evento foi organizado para os pais dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Programa de Atendimento Integral à Família e do Bolsa Família da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama.
O prefeito com a secretária entregaram a fardamento a todos os usuários do SCFV e kits que foram sorteados para os pais. “Fomos às comemorações do dia dos pais e entregamos o fardamento”, disse Sávio. Esta comemoração foi realizada no Centro de Convivência José Severino da Silva (Zé Pretão).
Houve mensagem com oração do Pr Cláudio Santos, as apresentações da Banda Sofrência Universitária, do grupo de dança e de música do SCFV. Segundo Roseane, esta comemoração teve o habitual momento informar os serviços e benefícios oferecidos por a Secretaria de Assistência Social de Tuparetama.
Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença. Por André Luis Nesta quinta-feira (17), foram notificados no do Sertão do Pajeú, mais 149 novos casos positivos de Covid-19, 171 recuperados e 6 novos óbitos, nas últimas 24 horas. Agora o Sertão do Pajeú conta com 29.939 casos confirmados, 28.198 recuperados […]
Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença.
Por André Luis
Nesta quinta-feira (17), foram notificados no do Sertão do Pajeú, mais 149 novos casos positivos de Covid-19, 171 recuperados e 6 novos óbitos, nas últimas 24 horas.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 29.939 casos confirmados, 28.198 recuperados (94,18%), 567 óbitos e 1.174 casos ativos da doença.
Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:
Afogados da Ingazeira registrou 24 novos casos positivos, 52 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 5.186 casos confirmados, 4.890 recuperados, 67 óbitos e 229 casos ativos. O 67º óbito se trata de paciente do sexo masculino, 83 anos, aposentado, hipertenso, com histórico de AVC e de problemas renais crônicos. O mesmo havia recebido as 2 doses da vacina. Faleceu no HREC em 14/06.
Brejinho registrou 1 novo óbito. O município conta com 713 casos confirmados, 675 recuperados, 21 óbitos e 17 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito ocorrido.
Calumbi registrou 7 novos casos positivos e 6 recuperados. O município conta com 613 casos confirmados, 541 recuperados, 4 óbitos e 68 casos ativos da doença.
Carnaíba registrou 17 novos casos positivos, 2 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 1.830 casos confirmados, 1.654 recuperados, 35 óbitos e 141 casos ativos da doença.
Flores registrou 11 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 940 casos confirmados, 833 recuperados, 32 óbitos e 75 casos ativos.
Iguaracy registrou 2 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 732 casos confirmados, 693 recuperados, 27 óbitos e 17 casos ativos.
Ingazeira registrou 2 novos casos positivos e 4 casos recuperados. O município conta com 409 casos confirmados, 400 recuperados, 6 óbitos e 3 casos ativos.
Itapetim registrou 3 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 1.167 casos confirmados, 1.088 recuperados, 28 óbitos e 51 casos ativos.
Quixaba não divulgou boletim até às 22h35 desta quinta-feira. O município conta com 471 casos confirmados, 431 recuperados, 14 óbitos e 26 casos ativos.
Santa Cruz da Baixa Verde registrou 3 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 587 casos confirmados, 548 recuperados, 17 óbitos e 22 casos ativos.
Santa Terezinha registrou 7 novos casos positivos. O município conta com 975 casos confirmados, 918 recuperados, 26 óbitos e 31 casos ativos.
São José do Egito registrou 5 novos casos positivos e 15 recuperados. O município conta com 2.345 casos confirmados, 2.270 recuperados, 45 óbitos e 30 casos ativos.
Serra Talhada registrou 44 novos casos positivos, 51 recuperados e 3 novos óbitos. O município conta com 9.341 casos confirmados, 8.978 recuperados, 154 óbitos e 209 casos ativos da doença.
Óbito 152 – Paciente do sexo feminino, 54 anos, moradora do Mutirão. Portadora de diabetes, doença cardiovascular crônica, doença renal crônica e obesidade. Faleceu no dia 15/06/2021 no Hospam.
Óbito 153 – Paciente do sexo masculino, 83 anos, morador da CAGEP. Ex-tabagista, faleceu no dia 16/06/2021 no Hospital Eduardo Campos.
Óbito 154 – Paciente do sexo masculino, 64 anos, morador do Sítio Varzinha. Portador de tuberculose pulmonar. Faleceu no dia 17/06/2021, no Hospam.
Solidão registrou 17 novos casos positivos. O município conta com 632 casos confirmados, 565 recuperados, 3 óbitos e 64 casos ativos.
Tabira registrou 2 novos casos positivos e 23 recuperados. O município conta com 2.653 casos confirmados, 2.457 recuperados, 37 óbitos e 159 casos ativos.
Triunfo registrou 4 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 866 casos confirmados, 824 recuperados, 26 óbitos e 16 casos ativos.
Tuparetama registrou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 474 casos confirmados, 433 recuperados, 25 óbitos e 16 casos ativos da doença.
A Prefeitura de Iguaracy iniciou obras de reforma na Casa de Apoio do município, localizada em Recife, utilizada por pacientes que se deslocam à capital pernambucana para tratamento médico. A intervenção visa adequações na estrutura física do imóvel. Durante o período das obras, os usuários serão acolhidos na Casa de Apoio da cidade de Ingazeira, […]
A Prefeitura de Iguaracy iniciou obras de reforma na Casa de Apoio do município, localizada em Recife, utilizada por pacientes que se deslocam à capital pernambucana para tratamento médico. A intervenção visa adequações na estrutura física do imóvel.
Durante o período das obras, os usuários serão acolhidos na Casa de Apoio da cidade de Ingazeira, por meio de uma parceria que garante a continuidade do atendimento aos pacientes e seus acompanhantes.
O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, comentou a ação. “Estamos investindo na estrutura da nossa Casa de Apoio para garantir que nossos munícipes tenham um ambiente mais acolhedor e seguro. Nosso objetivo é oferecer o melhor atendimento possível, mesmo durante o período de reformas, e assim garantir o bem-estar de todos que dependem desse serviço”, afirmou.
A previsão é de que a reforma seja concluída em breve. A reabertura do espaço deve ocorrer com a entrega de melhorias no local, segundo a gestão municipal.
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), comemorou em suas redes sociais a autorização pela Governadora Raquel Lyra da implantação de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), para as comunidades de Juá, Aroeira de Cima, Aroeira de Baixo e Bom Nome. Segundo o gestor, o sistema contará com adutora, estação de tratamento, reservatórios e […]
O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), comemorou em suas redes sociais a autorização pela Governadora Raquel Lyra da implantação de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), para as comunidades de Juá, Aroeira de Cima, Aroeira de Baixo e Bom Nome.
Segundo o gestor, o sistema contará com adutora, estação de tratamento, reservatórios e rede de distribuição, totalizando 207 ligações e beneficiando também 207 famílias, com recursos da ordem de R$ 2,2 milhões.
“Serão mais de 2 milhões de reais investidos, e mais de 800 pessoas beneficiadas. Muito obrigado Governadora Raquel Lyra”.
A ação será realizada por intermédio da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, com a gestão do SISAR Pajeú, compartilhada com as associações das referidas comunidades.
Zeinha ainda solicitou à governadora Raquel Lyra a instalação de uma unidade regional do Hemope na área da X Geres.
Retomada das atividades: o que os prefeitos cobraram à Câmara Muito aguardada, aconteceu ontem a reunião do governador Paulo Câmara com prefeitos do Sertão do Estado. A expectativa era grande porque dois dias antes, o plano de atividades de quatro regiões foi adiado por mais uma semana. Mas, ao contrário, a região teve liberação para […]
Retomada das atividades: o que os prefeitos cobraram à Câmara
Muito aguardada, aconteceu ontem a reunião do governador Paulo Câmara com prefeitos do Sertão do Estado. A expectativa era grande porque dois dias antes, o plano de atividades de quatro regiões foi adiado por mais uma semana. Mas, ao contrário, a região teve liberação para retomada gradual.
A partir de amanhã, lojas de varejo com até 200 metros quadrados, das 9h às 18h, salões de beleza e estética, treinos de futebol profissional, comércio, aluguel e vistoria de veículos.
Os demais estabelecimentos, como restaurantes, bares, academias, clubes vão ter que esperar mais um pouco segundo as autoridades.
Sobre as aulas, o governador Paulo Câmara informou que a Secretaria de Educação vai começar as reuniões com os municípios para analisar quando haverá o retorno, com planejamento e data.
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu neste sábado, 13/06, com o governador Paulo Câmara.
Desta vez, os gestores de todo o Sertão do Estado, que compreendem as Macrorregiões 3 e 4 de saúde, puderam debater com o Estado a regionalização do plano de convivência.
O governador Paulo Câmara informou que a Secretaria de Educação vai começar as reuniões com os municípios, para analisar quando haverá o retorno das aulas, com planejamento e data. Além da entrega, em breve, dos hospitais de campanha no Sertão.
Segundo o secretário de Saúde, André Longo, os Hospitais de Campanha de Serra Talhada e Petrolina vão começar a funcionar em 10 dias. O de Serra, por exemplo vive um imbróglio por conta, pasmem,da escolha de um diretor.
No encontro, alguns dos cerca de 55 prefeitos e secretários trataram de solicitações específicas.
O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque pediu um “olhar especial” à reabertura da feira de animais, um arranjo produtivo local de Serra, além da situação dos mototaxistas da cidade.
O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, pediu atenção quanto à disponibilização de leitos na região. O Governador Paulo Câmara anunciou, em 10 dias, a abertura de mais 10 leitos no Hospital Santa Maria. A cidade tem recebido pacientes de todo o Sertão, como no exemplo de um paciente grave de Ingazeira essa semana.
Em Cabrobó, o prefeito Marcílio Rodrigues, pediu reforço policial. A gestora Jane Souza, de Petrolândia, mostrou dúvidas a respeito dos protocolos da reabertura do comércio.
O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota questionou o Estado acerca da abertura de templos religiosos e, principalmente, sobre a situação do Transporte Intermunicipal, as lotações .
O Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá sugeriu um protocolo para as academias com menor ocupação e orientação de personais trainners, fazendo a atividade mais individual e menos coletiva.
Já em Arcoverde, a prefeita Madalena Britto pediu a instalação de salas de hemodiálise, visto que alguns pacientes com coronavírus precisam desse tratamento. A cidade também recebe pacientes de toda a região.
O governador Paulo Câmara prometeu estudar a questão da feira livre de animais e a questão dos mototaxistas para recomeçar essa operação.
Na questão da abertura de templos religiosos, disse estar fechando um protocolo junto às igrejas.
Já sobre transporte intermunicipal, disse haver construção de protocolo, mas sinalizou que a situação é preocupante, principalmente nas cidades fronteiriças, o que dificulta retomada a curto prazo.
O maior medo é de que após a volta, haja aumento de casos e necessidade de novas medidas restritivas, o que seria terrível. Para isso, governos, comércio e população precisam fazer seguir rigorosamente os protocolos. Ninguém quer ver esse vai e volta…
Longe da fita …
Ações e obras inacabadas em Serra Talhada deverão dominar o debate eleitoral. Num rápido levantamento, Aeroporto, reforma do Pereirão, SAMU, sede dos bombeiros, Hospital do Sertão e agora o de Campanha, aguardando diretor pra funcionar. Tem pra todo lado.
Você ouviu?
Áudios de Zé Negão criticando a história do “super concurso” que José Patriota disse que faria “sendo travado na pandemia” correram trecho nas redes. No mais forte, diz que o gestor “subestima a inteligência do povo”, que a fala “serviu de chacota” e emendou: “é um fela da p…, picareta, imbecil”.
Fechou…
Em Ingazeira, o empresário Luciano Moreira será o candidato da oposição, com o vereador Admilson Veras na vice. Mário Viana, que fala terça à Rádio Pajeú, deve anunciar apoio à dupla.
e virou vidraça …
Governistas criticaram postagens do empresário nas redes sociais relacionando o combate à Covid-19 com a campanha eleitoral. “Contra a Covid-19, juntos PODEMOS mais”. PODEMOS é a legenda do candidato.
Fim do mistério
Está pré-agendado para 1 de julho o fim de um dos mistérios da politica de Pernambuco: Madalena Britto anunciará seu nome para enfrentar Zeca Cavalcanti e Eduíno Brito. São cotados Cybele Roa e Israel Rubis,. Mas pode aparecer outro “salvador da pátria”.
Novo normal
A eleição deste ano será virtual. Mesmo que haja adiamento, não haverá ambiente para super comícios. A compra de votos pode cair de volume com o medo da pandemia ? Até agora, datas mantidas: dia 4 de julho acaba mídia institucional municipal. De 20/7 a 5/8, convenções.
Apaga, não apaga…
O prefeito Sebastião Dias assinou dia 9 um decreto mantendo por 15 dias as medidas restritivas na cidade. Com a flexibilização do Governo do Estado, sinalizou que autorizaria a reabertura do que estava previsto para amanhã. Só horários de funcionamento seriam mantidos. Mas reavaliou e manterá o tranca-rua.
Frase da semana:
“[Se] Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar”.
Do presidente Jair Bolsonaro, em fala criticada por governadores. O presidente que que se mostre “se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não”.
Você precisa fazer login para comentar.