Grupo faz campanha escancarada para oposição em Mirandiba
Por Machado Freire, jornalista
A pré-campanha para as eleições municipais de outubro em Mirandiba está sendo tocada de forma apressada e escancarada, como se ninguém (entre os envolvidos) tivesse o menor conhecimento da existência de leis que regulam o processo eleitoral. Como se o pleito fosse se realizar logo amanhã.
Os pré-candidatos apressados formam grupos de trabalho assistencial e levam profissionais e “entendidos” para ajudar moradores da periferia e da região rural. São muito bem vindos os atendimentos e consultas a domiciliares, que geralmente acontecem em fins de semana.
Além da presença física e ostensiva de determinados pré-candidatos, a logística e “inteligência” dos grupos de trabalho reforçado por cabos eleitorais estão a mil, com um reforço muito importante da mídia, que torna o projeto político-eleitoral mais barato e mais competitivo. Trata-se do “grupo” “Notícias de Mirandiba”.
O grupo tem sido muito útil para difundir, defender, criticar e até manter acesa a disputa entre os adversários na goludice de angariar mais simpatizantes a cada dia. No “Notícias de Mirandiba” os “marqueteiros” comentam as pesquisas (não autorizadas pela Justiça Eleitoral, claro) criticam fortemente a gestão da atual prefeita Rose Cléa (PSD) e levantam a bola da oposição. Falam de tudo, menos de que todos estão errados, na medida que desrespeitam a Lei, que não permite que se pratique campanha antecipada, até porque existe um calendário eleitoral a ser cumprido (e respeitado) no País inteiro.
Os nomes. Os pré-candidatos que estão com o nomes (e números) nas ruas, são o ex-vice-prefeito Evaldo Bezerra de Carvalho (filiado ao PSB) e o vereador conhecido por Natinho do Sindicato (que foi eleito pelo PSB), além do o cabo da PM de Alagoas, Expedito Pereira, que apoiou o presidente Bolsonaro que obteve 11 % dos votos do município.