Notícias

Governo Federal assegura a continuidade do Projeto São Francisco

Por Nill Júnior

8204zmj4mvglf2s7216ob732tO Ministério da Integração Nacional (MI) e o Tribunal de Contas da União (TCU) trabalham em parceria para garantir que as obras do Projeto São Francisco não sofram paralisações. As Pastas têm analisado alternativas legais com o objetivo de adotar a medida mais adequada para a substituição da empresa Mendes Júnior Trading S.A no maior empreendimento hídrico do país.

A construtora está enfrentando dificuldades de financiamento para obtenção de créditos no mercado, o que compromete a sua capacidade técnica e que poderia impactar a execução de serviços no projeto. No último mês de junho, a Mendes Junior consultou o Ministério sobre a possibilidade de transferir o contrato a outra empresa.

“Estamos buscando fazer um processo de transição sem que haja prejuízo de prazo. O otimismo é que nós vamos encontrar uma solução. A obra não está parada”, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

A Mendes Junior possui dois contratos firmados com o ministério para construção das estruturas de engenharia da primeira etapa (Meta 1N) do Eixo Norte do empreendimento. Com 87,7% de avanço físico, o trecho possui 140 quilômetros de extensão e conta com 2.827 profissionais. A água do Velho Chico percorre 51,2 quilômetros desse trajeto.

Composta por três estações de bombeamento do eixo, canais, reservatórios e túnel, a meta 1N compreende a captação de água do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), até o início do reservatório Jati, em Jati (CE).

Outras Notícias

Em uma semana, prefeitura retira mais de 2.500 toneladas de lixo das ruas de Petrolina

Ação integra o programa Cidade Mais Limpa que realiza mutirões de limpeza nos bairros da cidade. É assustadora a quantidade de lixo que foi encontrada pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina em apenas uma semana de trabalho nas ruas da cidade. Depois de passar pelos bairros Vila Eduardo, João de […]

LimpezaJoséeMaria (2)(1)Ação integra o programa Cidade Mais Limpa que realiza mutirões de limpeza nos bairros da cidade.

É assustadora a quantidade de lixo que foi encontrada pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina em apenas uma semana de trabalho nas ruas da cidade. Depois de passar pelos bairros Vila Eduardo, João de Deus, São Gonçalo, José e Maria e Quati, o programa Cidade Mais Limpa recolheu 2. 574 toneladas de entulhos, lixo doméstico, restos de poda, móveis abandonados e outros resíduos. A ação atende uma das principais demandas da população e que foi colocada entre as prioridades da gestão do prefeito Miguel Coelho: limpeza pública.

HAJA LIXO – As ações do mutirão de limpeza começaram no último domingo, dia 08 de janeiro na Vila Eduardo quando foram retiradas quase 598 toneladas de lixo. No João de Deus foram pouco mais de 656. Já no São Gonçalo, ultrapassou as 534 toneladas, enquanto que no bairro José e Maria foram quase 315. Finalmente, do ponto de descarte de Lixo do Quati, foram retiradas 470 toneladas de resíduos. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, Eduardo Carvalho, explica que os números são um misto de alegria e tristeza. “A gente fica feliz pelo trabalho que está sendo feito, mas ao mesmo tempo triste em ver o quanto de lixo que está espalhado pela nossa cidade. Isso só reforça o nosso compromisso com a visão do prefeito de transformar Petrolina o quanto antes. Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente”, afirma Eduardo.

CONSCIENTIZAÇÃO – Mesmo com tanto trabalho, a secretaria de Desenvolvimento Urbano já recebeu denúncias, principalmente através da imprensa sobre o descarte de lixo nos locais já limpos pelo mutirão. Por isso, Eduardo Carvalho pede que todos ajudem a manter a cidade limpa. “Vamos lançar equipes nas ruas para fiscalizar o descarte de lixo nessas áreas. Os pontos de descarte vão ser mantidos por enquanto e por isso pedimos a todos que só joguem entulho nestes locais. O lixo doméstico e outros materiais devem ter destinação adequada e recolhidos pelas equipes de coleta de lixo” lembra Eduardo.

Estado Islâmico planejou atentado suicida no Ano Novo, diz Alemanha

A organização terrorista Estado Islâmico (EI) tinha planejado cometer um atentado suicida em Munique, no sul da Alemanha, durante a noite de Ano Novo, informou nesta sexta-feira (data local) o ministro do Interior do estado federado da Baviera, Joachim Hermann. A polícia federal da Alemanha notificou durante a noite as autoridades da Baviera de que […]

2016-01-01t000008z_1080812805_lr2ebcv1unxu0_rtrmadp_3_security-germany

A organização terrorista Estado Islâmico (EI) tinha planejado cometer um atentado suicida em Munique, no sul da Alemanha, durante a noite de Ano Novo, informou nesta sexta-feira (data local) o ministro do Interior do estado federado da Baviera, Joachim Hermann.

A polícia federal da Alemanha notificou durante a noite as autoridades da Baviera de que havia indícios fortes de um atentado provenientes de informações dos serviços secretos de países amigos, disse Hermann em entrevista coletiva na madrugada de hoje.

O chefe de polícia de Munique, Hubertus Andrä, por sua vez, indicou que o atentado suicida seria cometido por um comando com entre cinco e sete homens.

No entanto, os controles policiais realizados até agora não deram qualquer resultado e, até o momento, não foram feitas detenções.

Hermann disse que as informações recebidas eram de tal magnitude que, apesar de não haver 100% de certeza, não podiam ser ignoradas, por isso foram tomadas medidas imediatas.

Assim, foi ordenada a evacuação das estações central e do bairro de Passing, em Munique, e se recomendou às pessoas que evitassem as aglomerações, já que havia o risco de os terroristas agirem em outros locais, depois que o acesso a seus alvos originais foi fechado.

Hermann comparou a situação de hoje com a vivida há poucas semanas em Hannover, onde um jogo de futebol entre Alemanha e Holanda teve que ser cancelado devido à ameaça terrorista. “Ainda espero que esta noite termine em paz”, disse Hermann.

Previsão de voo em Serra Talhada é para setembro, diz blog

Do Blog do Maciel Rodrigues Parecia haver pressa na previsão de funcionamento do Aeroporto Santa Magalhães em Serra Talhada. A última data não cumprida foi o mês de abril e logo em seguida surgiu a promessa para o próximo dia 15, o que apuramos, não vai acontecer. Em conversa com o Deputado Sebastião Oliveira no […]

Do Blog do Maciel Rodrigues

Parecia haver pressa na previsão de funcionamento do Aeroporto Santa Magalhães em Serra Talhada. A última data não cumprida foi o mês de abril e logo em seguida surgiu a promessa para o próximo dia 15, o que apuramos, não vai acontecer.

Em conversa com o Deputado Sebastião Oliveira no começo da manhã dessa sexta-feira (11), ficamos sabendo que até o dia 30 deste mês estarão sendo concluídas as licitações da cerca e da terraplanagem da faixa de segurança, exigências feitas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Também fomos informados que em junho deverá estar pronta a Estação Meteorológica -EMS — exigência da Azul Linhas Aéreas — para voar monitorada por instrumentos. Por mais segurança, a Azul se recusou a voar somente pelo monitoramento visual.

O ex-secretário de Transportes de Pernambuco nos contou ainda que esteve reunido quarta-feira passada, dia 19, com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dr. Valter Cassimiro, e com representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da ANAC, e essa nova previsão de funcionamento em setembro foi pactuada nesse encontro.

Neste domingo: Maciel Melo estreia “Isso Vale um Abraço” na TV Clube

OP9 A partir deste domingo (5), a TV Clube/Record TV abre um espaço para a cultura nordestina com a estreia do programa Isso Vale um Abraço. Apresentado pelo cantor e compositor Maciel Melo e dirigido pelo radialista Fabian Miranda, o programa tem em suas pautas temas como música, gastronomia, turismo, entre outros, sempre buscando destacar a história e […]

Marcelo Melo, do Quinteto Violado, com Maciel Melo

OP9

A partir deste domingo (5), a TV Clube/Record TV abre um espaço para a cultura nordestina com a estreia do programa Isso Vale um Abraço. Apresentado pelo cantor e compositor Maciel Melo e dirigido pelo radialista Fabian Miranda, o programa tem em suas pautas temas como música, gastronomia, turismo, entre outros, sempre buscando destacar a história e os valores da região Nordeste.

“Temos poucas opções de programas assim. A ideia é falar de tudo que tenha ver com a cultura nordestina, sempre diversificando. Vamos abraçar todos os artistas, independente da área que sejam. E também queremos levá-lo para outros estados. As expectativas são as melhores possíveis, porque fizemos com muito carinho”, afirma Maciel Melo.

“Eu já trabalho na área cultural há tempos, mas a ideia surgiu neste ano. Estamos felizes e aguardando um bom retorno da audiência. Esperamos também que os empresários apoiem nossa cultura, porque estamos órfãos de coisas boas”, acrescenta Fabian Miranda.

No programa de estreia, haverá uma homenagem ao compositor cearense Xico Bizerra, com convidados como Santanna o Cantador, Rogério Rangel e Kelly Rosa. O “Isso Vale um Abraço” vai ao ar na TV Clube às 10h30, sempre aos domingos, logo após o Super Bancada.

Levy Fidelix vira destaque internacional depois de discurso homofóbico

por Bruna Verlene O candidato a presidência da República, Levy Fidelix (PRTB), virou destaque internacional nesta segunda (29), após o seu discurso homofóbico durante o debate entre os presidenciáveis neste domingo (28) na Rede Record. O jornal britânico “The Gardian” destacou que foi uma noite ruim para a democracia Brasileira e para tolerância. Fidelix foi […]

Levy Fidelix disparou críticas contra o casamento gay no debate deste domingo

por Bruna Verlene

O candidato a presidência da República, Levy Fidelix (PRTB), virou destaque internacional nesta segunda (29), após o seu discurso homofóbico durante o debate entre os presidenciáveis neste domingo (28) na Rede Record. O jornal britânico “The Gardian” destacou que foi uma noite ruim para a democracia Brasileira e para tolerância.

Fidelix foi infeliz ao associar a homossexualidade com pedófilia, e ainda afirmou que os gays precisam de tratamento psicológico “bem longe daqui”.

O candidato ainda citou que a população do Brasil se reduziria a metade, caso isso “virasse moda”.