Notícias

Governo de Pernambuco entrega 77 viaturas para a PMPE

Por Nill Júnior
Imagem ilustrativa

O governador Paulo Câmara entrega, nesta quarta-feira (06.12), mais 77 novos veículos para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), renovando a frota de batalhões e unidades especializadas na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste.

Ao todo, serão entregues 43 veículos modelo Spacefox (tipo station wagon), 29 caminhonetes L-200 4×4 e 5 viaturas do tipo Spin. A solenidade de entrega será realizada às 8h, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

Os veículos serão distribuídos para os batalhões da PMPE de Olinda (1º BPM), Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º), Recife (11º, 16º e 19º), Paulista (17º), Cabo de Santo Agostinho (18º) e São Lourenço da Mata (20º). Também serão contempladas as forças policiais que atuam em unidades especializadas da PMPE: Batalhões de Choque, Radiopatrulha e Cavalaria.

No Agreste, os novos veículos equiparão o 4º BPM, sediado em Caruaru, e o batalhão de Belo Jardim (15º). Já a Zona da Mata será contemplada com novas viaturas para a região de Palmares (10º), Vitória de Santo Antão (21º) e Goiana (3ª CIPM).

Outras Notícias

Lula admite erros de Dilma na economia, diz que orçamento secreto é ‘escárnio’ e que quer ‘pacificar o país’

O ex-presidente e candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, admitiu nesta quinta-feira (25), em entrevista ao Jornal Nacional, erros da ex-presidente Dilma Rousseff na economia. Ele ainda chamou o orçamento secreto de “escárnio” e disse que quer pacificar o país. Lula é o terceiro candidato a ser entrevistado nesta semana pelo […]

Projeto Escola das Águas abre inscrições para jovens de Serra Talhada, Flores e Santa Cruz da Baixa Verde‏

Colaborou Juliana Lima Estão abertas a partir desta terça-feira (20) até o dia 21 de fevereiro as inscrições para formação das novas turmas do Projeto Escola das Águas, nos municípios de Serra Talhada, Flores e Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú. Podem se inscrever jovens entre 18 e 29 anos, que sejam […]

yvfy-dsc00051

Colaborou Juliana Lima

Estão abertas a partir desta terça-feira (20) até o dia 21 de fevereiro as inscrições para formação das novas turmas do Projeto Escola das Águas, nos municípios de Serra Talhada, Flores e Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú.

Podem se inscrever jovens entre 18 e 29 anos, que sejam moradores de comunidades rurais, filhos/as de famílias agricultoras, que tenham no mínimo o Ensino Fundamental, sejam lideranças jovens em suas comunidades, além de jovens produtores/as rurais.

As inscrições podem ser feitas na sede dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos três municípios envolvidos ou na sede do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), localizada na Rua Manoel Pereira da Silva, nº 1349, Centro, Serra Talhada. As aulas estão previstas para começar ainda em fevereiro.

O projeto

O Projeto Escola das Águas é uma realização do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), em parceria com o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor) e Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), com patrocínio da Petrobras.

O objetivo do projeto é formar 360 jovens de nove municípios do Semiárido pernambucano, tornando-os profissionais em Captação e Manejo de Água na região semiárida, visando a inserção deste público no mercado de trabalho.

Serviço

No ato da inscrição os/as candidatos/as deverão apresentar: 01 foto 3/4; xerox do histórico escolar com a conclusão do Ensino Fundamental;  e xerox do RG, CPF e comprovante de residência, além da ficha de inscrição devidamente preenchida.

Para maiores informações acesse o site do projeto: http://www.projetoescoladasaguas.com.br/

Festa de Agosto movimenta Santa Rosa

A aguardada Festa de Agosto de Santa Rosa, no município de Ingazeira, marca a localidade desde a última sexta-feira. A abertura contou com os shows das bandas Arreio de Ouro e Juarez. Na noite de ontem,  os shows foram de Helton Lima e Raí Saia Rodada. Um grande público compareceu na noite de ontem para […]

A aguardada Festa de Agosto de Santa Rosa, no município de Ingazeira, marca a localidade desde a última sexta-feira.

A abertura contou com os shows das bandas Arreio de Ouro e Juarez. Na noite de ontem,  os shows foram de Helton Lima e Raí Saia Rodada.

Um grande público compareceu na noite de ontem para a madrugada deste domingo.

O evento é promovido pela Prefeitura de Ingazeira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O prefeito Luciano Torres esteve presente acompanhado do vice-prefeito Djalma do Minadouro, do presidente da Câmara, Djalminha Veras, vereadores e secretários municipais.

Irmão de Luciano,  o ex-prefeito de Iguaracy,  Zeinha Torres,  do PSDB,  e a esposa Mary Delânea,  Gerente Regional de Saúde,  também participaram do evento.

Veja imagens da TV Web Sertão:

 

Shows e religiosidade encerram Festa da Padroeira de Tabira

Tabira encerrou neste domingo o novenário de Nossa Senhora dos Remédios. O ponto alto da programação festiva organizada pela Prefeitura e comerciantes foi o dia 14, com os shows de Vozes do Forró e a irreverência de Harry Estigado. E no dia 15,  Forró Estigado e Edson Lima e Gatinha Manhosa encerraram as festividades do município levando uma multidão […]

DSC_1801

Tabira encerrou neste domingo o novenário de Nossa Senhora dos Remédios. O ponto alto da programação festiva organizada pela Prefeitura e comerciantes foi o dia 14, com os shows de Vozes do Forró e a irreverência de Harry Estigado.

E no dia 15,  Forró Estigado e Edson Lima e Gatinha Manhosa encerraram as festividades do município levando uma multidão na Avenida Raul Pereira Amorim.

DSC_1849
Edgley foi até na famosa Mesa da Amargura…

“Eventos como este levantam o comercio local, principalmente num momento de crise que o município e o país estão passando. Tabira viveu na última noite uma das maiores festas de rua da sua história. Nós que fazemos a gestão  Sebastião Dias ficamos  lisonjeados em fazer um evento desde porte ”, declarou o Secretário de Cultura, Edgley Freitas.

O encerramento das festividades da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios aconteceu no domingo (16) com missa e procissão sob o comando do Padre Aldo Guedes.

TCE cobra fiscalização dos recursos destinados ao combate do mosquito aedes aegypti

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) expediu um “alerta de responsabilização” à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, para que haja uma efetiva fiscalização dos recursos destinados pelo Governo do Estado para o combate do mosquito “aedes aegypti”, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika. O “alerta” foi requerido pela procuradora geral Germana […]

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) expediu um “alerta de responsabilização” à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, para que haja uma efetiva fiscalização dos recursos destinados pelo Governo do Estado para o combate do mosquito “aedes aegypti”, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika.

O “alerta” foi requerido pela procuradora geral Germana Laureano, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). Segundo o órgão, nos anos de 2015 e 2016, foram liberados pelo Estado 5 milhões de reais para as prefeituras, mas não houve, segundo Germana, um efetivo acompanhamento da utilização correta desses recursos.

O MPCO representou para que a Secretaria Estadual de Saúde fiscalize se os recursos estão sendo bem utilizados pelos prefeitos. No pedido, a procuradora destacou o alto número das doenças “arboviroses” e o número de crianças que nasceram com microcefalia nos últimos anos em Pernambuco, ambas situações decorrentes de transmissão pelo mosquito.

“A omissão em fiscalizar traz graves prejuízos aos cidadãos, pois a proliferação das doenças lota postos de saúde e hospitais, podendo ocasionar diversas mortes”, diz Germana Laureano.

O relator do caso no TCE, conselheiro Ranilson Ramos, determinou ao Governo do Estado “promover a efetiva fiscalização da verba destinada ao combate das arboviroses”. A Secretaria de Saúde de Pernambuco já foi notificada, através de um ofício do TCE, em 9 de fevereiro.

Em 2019, segundo o MPCO, há previsão da liberação aos prefeitos de mais 7 milhões de reais, pelo Governo do Estado, para combater o mosquito.  TCE e MPCO irão acompanhar o cumprimento do “alerta”.