Notícias

Governo de Pernambuco diz ter alcançado 800 quilômetros de estradas recuperadas

Por André Luis

O Governo de Pernambuco divulgou nesta terça-feira (9), que superou a marca de 800 quilômetros de estradas requalificadas em apenas 18 meses. Ainda segundo o governo, o investimento é na ordem de R$ 1,5 bilhão, incluindo obras paralisadas e demandas solicitadas pela população em diversas regiões de Pernambuco. Estão sendo requalificados 429,5 quilômetros e já foram concluídos outros 388,5, totalizando mais de 800 quilômetros. 

“O Governo de Pernambuco está decidido recuperar a infraestrutura do nosso Estado e as ações nas estradas, com muitas entregas já realizadas, e tantas outras próximas da conclusão, são exemplos disso. Além de assegurar o direito de ir e vir das pessoas, a reestruturação da malha rodoviária é fundamental para escoamento da nossa produção em diversas áreas da economia, atraindo mais desenvolvimento para diversas regiões. É também uma estratégia para retomada do turismo, como é o caso de obras entregues e em ritmo avançado em importantes rodovias no Litoral Sul”, ressalta a governadora Raquel Lyra.

Atualmente, 21 estradas estão sendo requalificadas, com obras em curso. Entre essas intervenções, destaca-se a PE-015, um dos principais corredores de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), beneficiando mais de 900 mil pessoas. O Governo Raquel Lyra já investiu R$ 85 milhões nas obras de restauração da rodovia. Além da melhoria da trafegabilidade de mais de 50 mil veículos que circulam diariamente pelo local, as intervenções contemplam novas calçadas, ciclovias, passeios para pedestres, paisagismo e iluminação pública em LED. 

De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Diogo Bezerra, as obras de recuperação, implantação e pavimentação de estradas contemplam vias de fundamental importância para o crescimento socioeconômico de cada região. “Estamos fazendo entregas a todo momento. Pernambuco conta com canteiros de obras localizados do Litoral ao Sertão, que vão se convertendo em estradas mais seguras para motoristas e pedestres e em ganhos para a agricultura e o turismo”, declara.

Pleito histórico de Jaboatão dos Guararapes, a recuperação da Estrada da Muribeca (PE-017) já recebeu R$ 22,5 milhões de investimento e está sendo realizada pelo Governo do Estado. A obra restabelece as características funcionais e estruturais para garantir condições adequadas de mobilidade, segurança e conforto para os usuários da via. Já a PE-499, conhecida como a Estrada da Cebola, em Terra Nova, no Sertão Central, foi restaurada e já beneficia diretamente mais de 45 mil moradores. A rodovia é fundamental para o crescimento econômico do município, gerando desenvolvimento para a região.

Na Zona da Mata Norte, a PE-075 e a PE-045 estão sendo recuperadas e vão ajudar no escoamento da produção agrícola da região. No Agreste, a BR-104 teve sua obra de duplicação e restauração retomada. As intervenções irão facilitar o grande fluxo de veículos que transportam mercadorias vindas de Toritama, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Cupira e Agrestina, cidades que compõem o Polo de Confecções de Pernambuco.

Outras Notícias

Ex-diretor, doleiro e lobista estão proibidos de se comunicarem

Por determinação da Polícia Federal, o ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró não poderá se comunicar com o doleiro Alberto Youssef ou com o lobista Fernando Baiano. Os três estão presos em celas separadas na superintendência da PF em Curitiba, acusados de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás. Apesar de estarem na mesma ala, a […]

lava-jatoPor determinação da Polícia Federal, o ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró não poderá se comunicar com o doleiro Alberto Youssef ou com o lobista Fernando Baiano. Os três estão presos em celas separadas na superintendência da PF em Curitiba, acusados de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás. Apesar de estarem na mesma ala, a ordem é para que não se comuniquem. As celas são divididas por paredes, o que evita o contato.

A medida foi tomada para que não combinem depoimentos nem se devem ou não fazer delação premiada. Baiano tem se recusado a colaborar com as investigações da Operação Lava Jato. Seu novo advogado, o criminalista Nélio Machado, afirmou que vai recorrer a um estratégica “clássica” de defesa, descartando a delação. No primeiro depoimento desde a prisão, Cerveró respondeu anteontem às perguntas dos investigadores até o ponto de não se incriminar.

Os três só terão companhia na cela quando houver, eventualmente, necessidade de acomodar um preso comum no aguardo de transferência. Os demais 11 presos pela Lava Jato – lista que inclui executivos das maiores empreiteiras do País – dividem o mesmo espaço na superintendência e não têm restrição de comunicação entre si. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fernando Bezerra Coelho faz visita ao prefeito Geraldo Júlio

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez nesta terça-feira (05/01) uma visita de cortesia ao prefeito do Recife Geraldo Júlio. O encontro aconteceu no Palácio Antônio Farias no início da tarde, e além dos votos de um bom 2016, Fernando Bezerra colocou o gabinete à disposição da prefeitura para o apoio necessário em Brasília. “O […]

2016_2_GjulioO senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez nesta terça-feira (05/01) uma visita de cortesia ao prefeito do Recife Geraldo Júlio. O encontro aconteceu no Palácio Antônio Farias no início da tarde, e além dos votos de um bom 2016, Fernando Bezerra colocou o gabinete à disposição da prefeitura para o apoio necessário em Brasília. “O ano que terminou foi bastante difícil para todos os gestores, mas Geraldo conseguiu manter o ritmo de trabalho com obras e projetos importantes, que repercutiram positivamente na vida dos recifenses”, declarou o senador.

Eles conversaram também sobre o quadro político nacional, que deve ter definições a partir de fevereiro com o retorno das atividades parlamentares. Fernando Bezerra acredita que a executiva nacional do PSB deve se reunir no mês que vem para definir a posição da legenda em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Após a conversa com o prefeito, Fernando Bezerra teve reunião com o secretário de Governo e Articulação Social, Sileno Guedes. Os dois discutiram cenários políticos do Recife e do Estado. Fernando Bezerra colocou-se à disposição para participar dos debates que envolvam o fortalecimento da Frente Popular.

Grupo do Cacique mostra força e reúne 5 mil pessoas no União, em Pesqueira

A convenção do Partido Republicano, diretório de Pesqueira, e dos partidos coligados PT, PSB,PDT e Agir foi avaliada como “emocionante, histórica e de reafirmação da mudança e transformação”. No Clube União, foram mais de 5 mil pessoas e doze dos quinze vereadores eleitos. O encontro homologou as candidaturas de Bal de Mimoso para prefeito e […]

A convenção do Partido Republicano, diretório de Pesqueira, e dos partidos coligados PT, PSB,PDT e Agir foi avaliada como “emocionante, histórica e de reafirmação da mudança e transformação”.

No Clube União, foram mais de 5 mil pessoas e doze dos quinze vereadores eleitos. O encontro homologou as candidaturas de Bal de Mimoso para prefeito e de Guilherme Araújo para vice nas eleições suplementares, que acontecerão no dia 30 de outubro, nessa cidade.

Guilherme Araújo relembrou a sua trajetória na Serra do Ororubá e reforçou a sua experiência na militância e do fortalecimento do grupo com a apresentação dessa chapa.

“Tive muitas oportunidades e sempre busquei aproveita-las da melhor forma. O nosso grupo segue unido, buscando melhorias para esse povo que acredita na transformação e em dias melhores para o nosso povo, que é forte e assim como o povo xukuru diversas vezes sofreu perdas, e se reconstruiu”.

Em discurso marcado pela emoção, Bal reafirmou o compromisso da sua chapa em continuar com o avanço conquistado em tão pouco de governo, em cada canto de Pesqueira. “É assim que seguiremos durante toda a nossa campanha. O sentimento de avanço permanece na nossa chapa, precisamos fazer muito mais pelo nosso povo. Embaixo de sol ou chuva, vamos chegar nas localidades para ouvir o povo, entendendo seus anseios e assim construindo uma campanha inclusiva”.

O Cacique Marcos, líder indígena Xukuru, prefeito eleito do município em 2020 reafirmou o seu apoio a chapa Todos por Pesqueira e ressaltou a importância de votar em um grupo sério e que tem pessoas compromissadas, focadas no progresso e transformação. “Precisamos continuar mudando vidas, avançando com ideias novas, através de uma equipe empenhada. Esse projeto não é meu, não é de Guilherme, nem de Bal, é de todos os pesqueirenses que acreditam em uma cidade melhor. É necessário dar nos as mãos em defesa do nosso povo. Vamos juntar gente, sonhos e colocar em prática através da capacidade desse grupo”, disse.

Estiveram presentes na convenção o presidente da câmara Pastinha Xukuru e os vereadores Zezinho da Briboca, João Galindo, Nega de Biu, Leni de Mimoso, Rochevânia Rocha, Izabela Lins, Gean da Toyota, Diego de Mutuca, Arinete Acioli, Sil Xukuru e Vavá de Mutuca, que agora também faz parte do Grupo do Cacique. Também estiveram presentes lideranças como o Deputado Federal e candidato a reeleição, Sílvio Costa Filho, o candidato a Deputado Estadual Júnior Matuto e o também candidato a estadual Luciano Duque.

Afogados perde com saída de Aldo Santos do ProRural

Por Anchieta Santos Certamente o Prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota está desejando boa sorte ao ex-secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar da cidade de Caruaru, Anselmo Pereira, agora novo diretor geral do ProRural. Mas uma coisa é certa, Afogados deve perder com a saída de Aldo Santos do comando do órgão. Santos […]

Por Anchieta Santos

Certamente o Prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota está desejando boa sorte ao ex-secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar da cidade de Caruaru, Anselmo Pereira, agora novo diretor geral do ProRural.

Mas uma coisa é certa, Afogados deve perder com a saída de Aldo Santos do comando do órgão. Santos sempre demostrou muita atenção com Afogados da Ingazeira e em especial com o Prefeito José Patriota, a quem tratava como um bom irmão.

Patriota e Totonho se encontram com governador. E colega diz que gestor “engoliu um mendigo”

O flagrante é do colaborador do blog Marcelo Patriota: aos que questionaram a ausência do ex-prefeito Totonho Valadares no camarote da Prefeitura para acompanhar a Expoagro ao lado do sucessor Patriota, eis que eles estiveram juntos na recepção ao governador Paulo Câmara e almoço na AABB. Aparentaram estar muito bem. Definição de Dêva: Engraçada mesmo, […]

foto 1

O flagrante é do colaborador do blog Marcelo Patriota: aos que questionaram a ausência do ex-prefeito Totonho Valadares no camarote da Prefeitura para acompanhar a Expoagro ao lado do sucessor Patriota, eis que eles estiveram juntos na recepção ao governador Paulo Câmara e almoço na AABB. Aparentaram estar muito bem.

11403388_701732849949847_577661766663081459_n

Definição de Dêva: Engraçada mesmo, segundo o próprio Marcelo, foi a definição de Dêva Pessoa, do Cimpajeú e prefeito de Tuparetama, ao “pede-pede” de José Patriota ao Paulo Câmara. Eram tantos pedidos que Dêva definiu:  “Patriota parece que engoliu um mendigo”.