Notícias

Governo de Pernambuco começa a distribuir mais de 1,5 milhão de seringas aos municípios

Por André Luis

Quantidade será suficiente para aplicar a primeira dose nos públicos prioritários nas duas primeiras fases da campanha de vacinação contra a Covid-19

O Governo de Pernambuco começou, nesta terça-feira (12), a distribuir seringas e agulhas para os municípios se prepararem para as duas primeiras fases da campanha de vacinação contra a Covid-19. Ao todo, serão distribuídas 1.537.126 unidades, a serem utilizadas na aplicação da primeira dose da vacina. Os insumos serão repassados pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) até a próxima sexta-feira (15). Ao chegar às Geres, cada cidade ficará responsável por retirar seu quantitativo.

“Estamos iniciando hoje a distribuição de 1,5 milhão de seringas para todo o Estado, sendo um milhão para o interior e 500 mil para a Região Metropolitana. Tão logo as vacinas cheguem, já estamos preparados, com cronogramas definidos de recebimento de novas seringas, para que, assim que haja disponibilização da vacina, não falte esse insumo fundamental. Vamos avançar e dar condições a todas as pessoas em Pernambuco de serem imunizadas contra o novo coronavírus”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Atualmente, o Estado conta com 3,9 milhões de seringas e agulhas em estoque. Mais 2,8 milhões estarão disponíveis até o fim deste mês, e outros 7,5 milhões serão distribuídos a partir de fevereiro, totalizando 14,2 milhões de insumos disponibilizados. Na primeira fase da campanha, serão imunizados trabalhadores de saúde, população indígena aldeada, idosos a partir dos 75 anos e idosos a partir de 60 anos internados em abrigos e instituições, totalizando mais de 627 mil pessoas. Já na segunda fase, com público superior a 910 mil, serão beneficiados os idosos entre 60 e 74 anos.

“Estamos, na nossa Central de Distribuição, estruturando da melhor maneira a logística para essa entrega. Esse planejamento está sendo feito a partir de um plano de segurança, que também está sendo compartilhado com a Secretaria de Defesa Social, para que a gente tenha a chegada, com tranquilidade, desse insumo que é fundamental a todas as cidades. Tão logo a gente tenha a vacina aprovada pela Anvisa, esperamos, num menor período de tempo, iniciar a vacinação em todos os 184 municípios de Pernambuco, para que a gente comece efetivamente a resolver o problema da pandemia no nosso Estado”, detalhou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A distribuição das seringas foi definida na manhã da segunda-feira (11), durante reunião extraordinária da Câmara Técnica, envolvendo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE). O encontro contou com a presença virtual do secretário André Longo e dos secretários municipais, além de diversas áreas técnicas da SES-PE.

Outras Notícias

A voz de um desabafo

Ao escutar o programa da  Câmara de vereadores fiquei muito feliz ao escutar a frase de Dr Alan Xavier ” eu me nomeio líder das oposições” na verdade eu acho que ele quis dizer : oi pessoal , o povo , a sociedade de Tabira fala através de mim. Nesse momento acendeu a luz de […]

Ao escutar o programa da  Câmara de vereadores fiquei muito feliz ao escutar a frase de Dr Alan Xavier ” eu me nomeio líder das oposições” na verdade eu acho que ele quis dizer : oi pessoal , o povo , a sociedade de Tabira fala através de mim.

Nesse momento acendeu a luz de esperança no peito dos tabirenses saudosistas assim como eu sou, sou daqueles que ao me perguntarem de onde sou digo : Brasileiro , Nordestino , sertanejo, Pernambucano,  Tabirense , lá do Baixio dos Costas.

Ultimamente muito me dói ao ver as ruas de tabira abandonadas, esburacadas , lamas e esgoto na frente da casa do povo, o comércio parado , o trânsito, reestruturado como assim foi dito dificulta o progresso trazido pelos grandes caminhões,  a prefeitura falida pela sede do poder pelo poder não paga aos funcionários, meses de atraso, esse pai ou mãe de família deixa de pagar ao mercado, já o dono do mercado não compra ou emprega e se torna um círculo vicioso, a saúde ,  abandonada , partos ,  cirurgias , só de Afogados pra frente.

Algumas vezes como eu já recebi pacientes no Regional de Afogados transferidos de Tabira pela falta de antibiótico que  custa R$ 2,50. As escolas deixaram de ajudar os pais de família,  sem material escolar , sem farda , alguns dias sem merenda , às estradas vicinais do município,  acabaram faz tempo, às ” grandes ” obras da gestão ,  são invisíveis aos olhos nus , porém, na internet , todo comunicador , digo , quase todos , divulgam até o show da Viola nos campos do Sport Tabira.

Dinheiro ? Só para os grandões da gestão ,  onde o real prefeito passa o dia separando as notas para o maior laranja da atual história do município de Tabira passar a caneta. E quem não vê isso ?

Eu vejo, Alan vê,  Valdemir vê,  Genedy vê,  Dinca vê,  na verdade,  o povo vê, sente , e mais importante , tenho certeza que Deus tá vendo tantos absurdos. Lembrei que num momento de erro da minha vida ao apoiar a primeira campanha do prefeito atual. Ao vencer as eleições,  durante a comemoração até o céu de Tabira derramou suas lágrimas. Até então eu não tinha entendido, porém, agora sei. Estamos na cidade mais violenta proporcionalmente falando  do nosso Pajeú,  mas a Guarda grava filme hollywoodiano.

Acorda Tabira , não podemos defender preciosismos. A “Terra das Tradições ” logo terá que mudar esse termo , uma pena.

Gilson Brito

Inscrições abertas para o 3º LabPajeú

Estão abertas as inscrições para a 3º LabPajeú serão abordados diversos gêneros cinematográficos,com consultoria do roteirista Marcelo Pedroso. O 3º Laboratório de Roteiros no Sertão do Pajeú busca aperfeiçoar roteiros no interior do Estado, atendendo ao interesse e colaborando para o fortalecimento da cadeia produtiva no estado. Para tal, serão disponibilizadas 10 vagas, com prioridade […]

Estão abertas as inscrições para a 3º LabPajeú serão abordados diversos gêneros cinematográficos,com consultoria do roteirista Marcelo Pedroso.

O 3º Laboratório de Roteiros no Sertão do Pajeú busca aperfeiçoar roteiros no interior do Estado, atendendo ao interesse e colaborando para o fortalecimento da cadeia produtiva no estado. Para tal, serão disponibilizadas 10 vagas, com prioridade para pessoas residentes no nordeste, em especial no interior do estado de Pernambuco, respectivamente Sertão, Agreste e Zona da Mata.

Serão 4 encontros presenciais com 13h cada (totalizando 52h), que acontecerão no formato presencial, na cidade de Afogados da Ingazeira, intercalados, para que haja a maturação dos projetos individuais dos participantes ao longo do processo. A proposta é que ao final do laboratório cada participante tenha um roteiro pronto para participar de editais de captação de recursos.

As inscrições para o 3º LabPajeú são totalmente gratuitas e seguem abertas até o dia 09 de agosto de  2024, no link https://forms.gle/RWsfR9daZWWpF1DD6. Os selecionados serão divulgados até o dia 20 de agosto de 2024. No ato da inscrição a candidata ou candidato deverá enviar uma ideia em argumento de filme, um texto motivacional e a sua minibio ou minicurrículo.

Também serão disponibilizadas 8 bolsas, no valor de R$400 por encontro presencial, para viabilizar despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação de participantes não residentes em Afogados da Ingazeira. O participante poderá indicar na inscrição se gostaria ou não da bolsa, sob a obrigatoriedade de participação nos encontros presenciais do 3º LabPajeú.

Regulamento completo, com mais informações e o link para inscrições você encontra nas redes sociais do LabPajeu (@labpajeu) da Pajeú Filmes (@pajeufilmes) , organizadora do Laboratório, com apoio da Sagaz produções e incentivo do Edital de Ações Criativas do Audiovisual da LPG/PE 2023, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Ivan Moraes vota no Recife e diz esperar “surpresa” no resultado em Pernambuco

O candidato ao Governo de Pernambuco Ivan Moraes (PSOL) votou na manhã deste domingo (4), no Colégio Vera Cruz, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. Após registrar o voto, afirmou esperar um resultado que, segundo ele, pode surpreender na disputa estadual. Ivan chegou ao local acompanhado da esposa, Daiane Dutra, dos filhos […]

O candidato ao Governo de Pernambuco Ivan Moraes (PSOL) votou na manhã deste domingo (4), no Colégio Vera Cruz, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. Após registrar o voto, afirmou esperar um resultado que, segundo ele, pode surpreender na disputa estadual.

Ivan chegou ao local acompanhado da esposa, Daiane Dutra, dos filhos e do pai. Também estiveram presentes o candidato ao Senado Paulo Rubem (Rede), a candidata a vice-governadora Alice Gabino e os candidatos a deputado Ricardo Gadêlha (Rede), Mari Lessa e Daniel Valença (PSOL).

Ao conversar com a imprensa, Ivan fez uma avaliação positiva da própria campanha e voltou a criticar a polarização entre os principais grupos que disputam o Governo de Pernambuco.

“Tenho certeza absoluta que o resultado das eleições neste primeiro turno vai ser surpreendente para Pernambuco. A gente não precisa trocar seis por meia dúzia. As pessoas já compreenderam que existe alternativa a esse revezamento”, afirmou.

A declaração representa a avaliação do próprio candidato sobre a disputa estadual.

Ivan também comentou a eleição presidencial e manifestou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando acreditar em uma definição ainda no primeiro turno.

O candidato disputa o Governo de Pernambuco pela coligação Frente Pernambuco de Luta, formada pela Federação PSOL/Rede e pelo PCB.

Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Reprodução/Instagram

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

João Campos reitera desejo de eleger Patriota

Em Recife, onde participou do Reconecta, evento que comemorou os 22 anos da TV Guararapes, bem como de dez anos de afiliada Record, o prefeito João Campos (PSB) teve diálogo com esse blogueiro e quis saber principalmente sobre a candidatura de José Patriota à ALEPE. “Como está o Patriota por lá?” – perguntou, para depois […]

Em Recife, onde participou do Reconecta, evento que comemorou os 22 anos da TV Guararapes, bem como de dez anos de afiliada Record, o prefeito João Campos (PSB) teve diálogo com esse blogueiro e quis saber principalmente sobre a candidatura de José Patriota à ALEPE.

“Como está o Patriota por lá?” – perguntou, para depois dizer que se empenhará para fazê-lo Deputado Estadual. Além do apoio em cidades do Pajeú como Afogados, Carnaíba, Solidão, Ingazeira e Triunfo, Patriota tem buscado votos em outras regiões do estado, fruto de sua atuação na AMUPE.

Com os Campos, tem votos em áreas da Região Metropolitana, como nas bases do vereador e secretário de Governo da Prefeitura do Recife e vereador do Recife, Carlos Muniz (PSB). Em contrapartida, Patriota apoia Pedro Campos para Federal em Afogados da Ingazeira.

Ao lado de Vinícius Marques, Álvaro Porto participa da festa de Nossa Sra. do Carmo em São José do Belmonte

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB), participou, nesta quarta-feira (15.07), ao lado do prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques (PSB), da festa de Nossa Senhora do Carmo, no distrito do Carmo, naquele município. “É sempre uma satisfação retornar a Belmonte, rever amigos e, juntamente com o prefeito Vinícius […]

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB), participou, nesta quarta-feira (15.07), ao lado do prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques (PSB), da festa de Nossa Senhora do Carmo, no distrito do Carmo, naquele município.

“É sempre uma satisfação retornar a Belmonte, rever amigos e, juntamente com o prefeito Vinícius Marques, poder fortalecer parcerias em favor da população”, disse Porto. “Neste momento de celebração religiosa, podemos acompanhar de perto as manifestações da fé e da alegria do povo belmontense. Parabéns ao prefeito, aos servidores municipais, ao vereador Ronaldo da Manga, aos demais vereadores e aos moradores por promoverem uma festa que mantém a tradição e a reverência à Nossa Senhora do Carmo”, completou.

A aliança entre o deputado e o prefeito foi selada há cerca de três meses e fez parte de costuras políticas que reforçaram o palanque do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo João Campos (PSB) no Sertão Central.

Neste tempo, o presidente da Alepe tem cumprido agendas em São José do Belmonte. Inclusive, marcou presença, durante três dias, nas comemorações relativas à 32ª Cavalgada da Pedra do Reino, em maio, e anunciou a destinação de R$ 600 mil de recursos de emendas para a saúde e associações rurais do município. Nas celebrações em homenagem à Nossa Senhora do Carmo esteve acompanhado da esposa, prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos).