Notícias

Gestão Sandrinho enfrenta desafio de retomar diálogo com comunidades em Afogados da Ingazeira

Por André Luis

A gestão do prefeito Sandro Palmeira, em Afogados da Ingazeira, enfrenta um novo desafio político e administrativo: retomar a interlocução com as comunidades do município. O tema ganhou destaque após o Debate das Dez, da Rádio Pajeú, que recebeu representantes comunitários para discutir a relação entre os bairros e o governo municipal.

Durante o programa, lideranças comunitárias relataram dificuldades de diálogo com a gestão e cobraram maior escuta por parte da prefeitura. Segundo os participantes do debate, a sensação em vários bairros é de que as demandas da população não estariam sendo devidamente consideradas.

A repercussão também se estendeu às redes sociais e aplicativos de mensagens. De acordo com manifestações registradas no WhatsApp durante e após o programa, diversos moradores relataram insatisfação semelhante, reforçando a percepção de que a administração municipal precisa ampliar os canais de escuta com a população.

A cobrança ganha peso porque, durante a campanha eleitoral, Sandrinho havia assumido o compromisso de fortalecer a interlocução com as comunidades e ampliar o diálogo com lideranças locais.

Outro ponto que gerou repercussão foi a reação de integrantes do governo municipal. Em vez de acolher as críticas apresentadas no debate, alguns membros da gestão teriam levado a discussão para o campo político, classificando as reclamações como “intrigas da oposição” em grupos de WhatsApp. A postura acabou gerando ainda mais desgaste, segundo relatos de participantes do debate e de moradores que acompanharam a discussão.

Para analistas locais, o episódio expõe a necessidade de a gestão municipal reforçar mecanismos de participação e diálogo com as comunidades, evitando que críticas e demandas da população sejam interpretadas apenas como disputa política.

Outras Notícias

Homologado o concurso público da prefeitura de Flores

Foi homologado nesta sexta-feira (18), através do Decreto nº 007/2022, o resultado final do Concurso Público nº 001/2021 realizado pelo município de Flores para preenchimento de 109 vagas destinadas à contratação de diversos profissionais. O documento foi assinado pelo prefeito municipal Marconi Santana, que ressaltou a transparência e seriedade em todas as etapas do processo […]

Foi homologado nesta sexta-feira (18), através do Decreto nº 007/2022, o resultado final do Concurso Público nº 001/2021 realizado pelo município de Flores para preenchimento de 109 vagas destinadas à contratação de diversos profissionais.

O documento foi assinado pelo prefeito municipal Marconi Santana, que ressaltou a transparência e seriedade em todas as etapas do processo do certame.

“Estamos não só cumprindo mais uma etapa do concurso público e sim dando uma clara demonstração do quanto somos e estamos comprometidos, com as questões primordiais da administração pública, que é ofertar um serviço à população cada vez mais qualificado, igualitário e eficiente”, frisou o prefeito.

Marconi ainda acrescentou que este é o segundo concurso que promove no município, enquanto gestor público, quando foi ofertado pela municipalidade 201 vagas no ano de 2007.

Como forma de classificação, os candidatos foram avaliados mediante aplicação de prova objetiva, já os (as) candidatos (as) inscritos (as) nos cargos de professor (as), foram submetidos (as) à fase de prova de títulos. O Concurso Público terá validade pelo prazo de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da prefeitura municipal de Flores.

Afogados da Ingazeira é a cidade que mais confia no MPPE, diz pesquisa

Do site do MPPE Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Uninassau, feita com 2.263 pessoas acima de 16 anos de 21 municípios pernambucanos, mostra que é em Afogados da Ingazeira onde o MPPE ostenta os melhores índices de confiabilidade e admiração. Das pessoas residentes na cidade e entrevistadas pelos pesquisadores, 74% disseram que admiram a […]

Do site do MPPE

Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Uninassau, feita com 2.263 pessoas acima de 16 anos de 21 municípios pernambucanos, mostra que é em Afogados da Ingazeira onde o MPPE ostenta os melhores índices de confiabilidade e admiração.

Das pessoas residentes na cidade e entrevistadas pelos pesquisadores, 74% disseram que admiram a instituição, enquanto 70% afirmaram confiar no Ministério Público de Pernambuco (nesta última pergunta, Pesqueira, no Agreste Central, registrou 71% de respostas “sim”).

Em outros dois quesitos, o afogadense também se destacou à frente dos moradores de outros municípios: 86% sabem onde fica o prédio do MP e 51% conhecem membros das instituição na cidade.

“Tive um problema com a compra de um terreno de herdeiros e precisei do Ministério Público”, diz o corretor de imóveis Tony Carlos da Silva Ramos, de 45 anos. Com sua motocicleta estacionada em frente à sede do MPPE em Afogados, nas Praça Monsenhor Arruda Câmara, Tony aprovou a atuação da instituição em seu caso. “Tudo foi resolvido. Fui bem recebido e, se precisar, venho de novo”, reforça.

Na mesma praça, onde ficam ainda a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios e a Prefeitura Municipal, uma turma de mulheres faz exercícios guiadas por um instrutor. Entre elas, Cícera Carla Souza Araújo, de 46 anos. Ela também faz elogios à atuação do MPPE na cidade. “Meu problema foi logo solucionado. Sei que muita gente que já precisou e ficou satisfeito. Eu volto se precisar”

Diante desses depoimentos espontâneos, surge a pergunta que levou o MPPE na Estrada a pegar a BR-232 e buscar as respostas in loco: o que faz com que a relação entre MPPE e a população de Afogados de Ingazeira e Pesqueira seja tão próxima? O MP realiza uma série de reportagens sobre essa atuação.

Nelly Sampaio garante legalidade de rito na sessão de ontem

Prezado Nill Júnior, Sobre as questões relacionadas à sessão de ontem, cabe-me esclarecer que: 1- Todo o rito regimental de abertura e encerramento da sessão foi feito por mim, de uma sessão exclusiva para eleição da nova Mesa Diretora. É salutar lembrar que às 13h01 de ontem, dia da votação, o vereador Djalma das Almofadas, […]

Prezado Nill Júnior,

Sobre as questões relacionadas à sessão de ontem, cabe-me esclarecer que:

1- Todo o rito regimental de abertura e encerramento da sessão foi feito por mim, de uma sessão exclusiva para eleição da nova Mesa Diretora.

É salutar lembrar que às 13h01 de ontem, dia da votação, o vereador Djalma das Almofadas, pediu renuncia da Chapa 1, sendo necessário, reabrir edital para recomposição da chapa e continuidade do rito eleitoral;

2- As autoridades policiais foram oficiadas, como sempre é feito em sessões polemicas, para garantir a ordem na Casa. Mas ratifico, que em nenhum momento, enquanto presidi a sessão, houve qualquer entrada de policiais ou GM no recinto;

3- Ate 31 de dezembro, estou frente aos trabalhos da Presidência da Casa, e de praxe, ao fim de cada sessão, desliga-se o som e a transmissão;

4- Agradeço sua atenção e manterei contato avisando da próxima data da eleição da mesa. Firme na luta!

Maria Nelly Sampaio – Vereadora Presidente

Operação Força no Foco combate homicídios, roubos e tráfico em Floresta

O combate aos homicídios, roubos e tráfico de drogas está sendo intensificado, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31/08), no município de Floresta, localizado no Sertão do Estado. Policiais militares e civis, além do Corpo de Bombeiros, participam, durante as próximas 48 horas, da Operação Força no Foco, que vai intensificar as abordagens a transeuntes, […]

O combate aos homicídios, roubos e tráfico de drogas está sendo intensificado, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31/08), no município de Floresta, localizado no Sertão do Estado. Policiais militares e civis, além do Corpo de Bombeiros, participam, durante as próximas 48 horas, da Operação Força no Foco, que vai intensificar as abordagens a transeuntes, veículos e motos em pontos quentes e bares da cidade.

Nesse período, ainda serão reforçadas as diligências, intimações, oitivas e cumprimento de mandados de prisão na cidade. A Polícia Civil também atuará com uma equipe tática na cidade e outras cinco empenhadas na instrução de inquéritos policiais de CVLIs ocorridos, neste ano, buscando a elucidação da autoria e adoção das demais providências necessárias. Além disso, foram montados cartórios na 22ª Delegacia Seccional e na 187º Circunscrição de Floresta.

Com apoio dos policiais militares, o Corpo de Bombeiros também colocará em prática a Operação Bar Seguro, que busca fiscalizar e, caso necessário, interditar estabelecimentos que estejam funcionando de forme irregular.

Agreste e RMR – Ao mesmo tempo em que está sendo realizada no Sertão, a Operação Força no Foco também intensificará as ações de segurança nos municípios de Bezerros, no Agreste do Estado, e na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Madalena Brito reforça pré-candidatura à prefeitura de Arcoverde 

Por André Luis Nesta sexta-feira (5), a ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, utilizou suas redes sociais para reforçar sua pré-candidatura à prefeitura do município. Em um texto publicado em seu Instagram, Madalena destacou o diálogo como força motriz de sua pré-campanha e ressaltou a importância da participação da população nesse processo de transformação. No texto […]

Por André Luis

Nesta sexta-feira (5), a ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, utilizou suas redes sociais para reforçar sua pré-candidatura à prefeitura do município. Em um texto publicado em seu Instagram, Madalena destacou o diálogo como força motriz de sua pré-campanha e ressaltou a importância da participação da população nesse processo de transformação.

No texto Madalena enfatiza o compromisso em ouvir cada voz e sentir cada pulso da cidade, destacando que cada conversa, seja nas ruas ou praças, é uma peça valiosa nessa jornada. A ex-prefeita ressalta que a força da mudança é irresistível quando é impulsionada pelos sonhos e aspirações do povo arcoverdense.

“Estamos aqui para ouvir cada voz, sentir cada pulso da nossa amada cidade. Cada conversa, seja nas ruas, nas praças, cada encontro é uma peça valiosa dessa caminhada. A marcha da mudança é irresistível quando é conduzida pelos sonhos e aspirações do nosso povo”, afirmou Madalena Brito em suas redes sociais.

Madalena também destaca que sua pré-candidatura nasceu da vontade popular e reforça a ideia de que aqueles que falam contra temem a verdadeira mudança. A ex-prefeita ressalta a importância da união e participação da comunidade nesse processo de construção de um novo capítulo para Arcoverde.

“Juntos, somos mais fortes. Juntos, construímos pontes, superamos desafios e escrevemos um novo capítulo para Arcoverde. A Mudança Começa Agora, e você faz parte dessa história! Sua voz importa, suas ideias contam, e sua participação é fundamental. Vamos construir, juntos, o futuro que Arcoverde merece. Estou pronta para caminhar junto com você. Vamos unidos mudar Arcoverde!”, concluiu Madalena Brito em sua publicação.