Notícias

Fórum Eleitoral de Afogados só atenderá mediante agendamento eletrônico

Por André Luis

Também está sendo disponibilizado atendimento por telefone.

Medida começa a vigorar a partir da próxima segunda (02.02).

Por André Luis

A partir da próxima segunda-feira (02.02), o atendimento no Fórum Eleitoral de Afogados da Ingazeira passa a ser apenas por meio de agendamento através do endereço eletrônico www.tre-pe.jus.br/solicitar-agendamento .

A informação foi passada pelo chefe do Cartório Eleitoral, Antonio Demétrio, por telefone ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, nesta quinta-feira (30.01).

Segundo Antonio, a medida visa proporcionar maior comodidade e agilidade aos eleitores. Ele destacou que para as pessoas que não dispuserem de acesso a internet está sendo disponibilizado o atendimento por telefone no número: (87) 3838-2191.

Outras Notícias

Paulo Câmara: atraso em obras do FEM é devido a pioneirismo

do Diário de Pernambuco O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), justificou, nesta última sexta-feira (14), que o atraso nas obras realizadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) se deve ao pioneirismo do programa. Ele admitiu, contudo, que ajustes serão necessários para evitar a demora na entrega dos benefícios […]

20141114204603347383u

do Diário de Pernambuco

O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), justificou, nesta última sexta-feira (14), que o atraso nas obras realizadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) se deve ao pioneirismo do programa. Ele admitiu, contudo, que ajustes serão necessários para evitar a demora na entrega dos benefícios à população. O FEM foi criado no governo Eduardo Campos (PSB) para afagar as prefeituras no auge da crise econômica, em 2013, quando os prefeitos começaram a reclamar da falta de verbas federais. No primeiro ano, o estado liberou R$ 228 milhões, aumentando em 6% este ano, pouco antes de se desincompatibilizar do cargo.

“O FEM é uma coisa inovadora que só tem em Pernambuco. É óbvio que, com esse pioneirismo, os ajustes serão necessários”, declarou, depois de visitar a reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE).

Segundo o governador eleito, falhas na execução de obras nas cidades beneficiadas serão analisadas “caso a caso”. “Não há nenhum interesse em punir os municípios. A gente quer a obra entregue e bem feita. Esse é o objetivo do FEM. Então, vamos analisar caso a caso. Só se houver questões de má utilização (de recursos), ai a gente não pode tolerar”, declarou, dando um voto de confiança aos prefeitos.

Paulo Câmara falou sobre o assunto em meio ao apelo dos gestores para criar o FEM Social, prometido durante a campanha. O benefício gera expectativa. Obras como a reforma e ampliação do Mercado das Mangueiras, em Prazeres, Jaboatão, não saíram do papel. Já outro exemplo mais próximo, o Canal do Arruda, no Recife, está apenas no início da drenagem. “(O atraso) faz parte da natureza dele (do programa), do pioneirismo. Ruim é a  obra ficar inconclusa. Temos que ver uma forma de concluir tudo e nos preparar para que isso não ocorra de novo”, ressaltou.

O socialista também falou sobre a visita à UPE. Contou ter conversado com o reitor Carlos Fernando de Araújo Calado e voltou a se comprometer com a interiorização dos cursos universitários. “Temos um desafio de, nos próximos quatro anos, consolidar esse processo e corrigir algumas lacunas”, observou, lembrando já ter tomado providências em relação ao campus de Arcoverde, no interior, onde os alunos reclamam da falta de estrutura para os cursos de direito e odontologia.

Marconi Santana parabeniza Petrolina pelos 130 anos 

Ex-prefeito de Flores, Marconi Santana, publicou mensagem enaltecendo a cidade e citou lideranças locais que “acreditam no seu projeto” Em suas redes sociais neste domingo (21), o ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, publicou uma homenagem a Petrolina pelos 130 anos da cidade. A publicação, escrita em tom poético, destaca as […]

Ex-prefeito de Flores, Marconi Santana, publicou mensagem enaltecendo a cidade e citou lideranças locais que “acreditam no seu projeto”

Em suas redes sociais neste domingo (21), o ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, publicou uma homenagem a Petrolina pelos 130 anos da cidade. A publicação, escrita em tom poético, destaca as características da cidade e agradece a acolhida recebida.

Na mensagem, Santana se refere à cidade como “o sopro de esperança que brota no coração do sertão” e “a força que nasce do São Francisco e se espalha em forma de prosperidade, coragem e grandeza”. O ex-prefeito também faz referência a lideranças políticas locais que, segundo ele, “acreditam no meu projeto e no futuro que juntos podemos semear”.

Entre os nomes citados estão Siqueira, Sizenando, Paulo, Jailson, Erasmo, Zé Nilton, Renivaldo, José Peixoto, Jonas, Agilton, Compadre Mário, Zé Mário, Alexandre, Edvaldo e “tantos outros filhos desta terra amada”.

A publicação termina com votos de felicitação pelos 130 anos da cidade, completados neste domingo. Petrolina foi emancipada politicamente em 21 de julho de 1893, tornando-se um dos principais polos de desenvolvimento do interior pernambucano.

Santana, que foi prefeito de Flores entre 2017 e 2020, busca agora um assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco nas eleições deste ano. A homenagem a Petrolina é vista como parte de sua estratégia de campanha para ampliar sua base eleitoral no Sertão do Estado. Veja abaixo a postagem de Marconi:

 

Escola de Ouro Velho recebe visita técnica de educadoras de Campina Grande

A Escola Municipal em Tempo Integral Jacinto Dantas, localizada em Ouro Velho, recebeu nesta quarta-feira (30) a visita técnica de uma equipe da Escola Eraldo César, de Campina Grande. A agenda foi divulgada pelo prefeito do município, Doutor Júnior, em suas redes sociais nesta quinta-feira (31). De acordo com a publicação, a visita foi composta […]

A Escola Municipal em Tempo Integral Jacinto Dantas, localizada em Ouro Velho, recebeu nesta quarta-feira (30) a visita técnica de uma equipe da Escola Eraldo César, de Campina Grande.

A agenda foi divulgada pelo prefeito do município, Doutor Júnior, em suas redes sociais nesta quinta-feira (31).

De acordo com a publicação, a visita foi composta por gestora, supervisora, coordenadora e professora da unidade de Campina Grande, a convite da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.

A pasta estadual indicou a escola de Ouro Velho como referência em boas práticas pedagógicas, o que motivou a visita.

Durante a passagem pela unidade de ensino, as educadoras foram recebidas pela gestora da Jacinto Dantas, Claudeci Soares, pela vice-prefeita Natália, pela secretária de Educação Edjane, pelo subcoordenador Valdinez e por integrantes da equipe pedagógica.

Foram apresentadas as ações desenvolvidas na escola, que, segundo o prefeito, contribuíram para o reconhecimento estadual por meio do Prêmio Referência, vinculado ao programa Alfabetiza Mais Paraíba.

A visita técnica teve como objetivo a troca de experiências e a observação de metodologias adotadas pela escola de Ouro Velho, que vêm sendo destacadas em avaliações educacionais no estado.

João Lyra segue para São Paulo onde acompanhará trabalho do IML

O Governador de Pernambuco, João  Lyra  foi a São Paulo agora a pouco às 09h da manhã para buscar agilizar liberação dos corpos de Eduardo Campos e dos demais pernambucos envolvidos na tragédia. Neste momento, a interdição da área a frente do Palácio do Campo das Princesas causa algum congestionamento no centro do Recife, segundo informações […]

c3460a3fd2c3460a3fd2_galeria_13_08_2014_17_08_16
Movimentação de simpatizantes de Campos na frente do Palácio

O Governador de Pernambuco, João  Lyra  foi a São Paulo agora a pouco às 09h da manhã para buscar agilizar liberação dos corpos de Eduardo Campos e dos demais pernambucos envolvidos na tragédia.

Neste momento, a interdição da área a frente do Palácio do Campo das Princesas causa algum congestionamento no centro do Recife, segundo informações à Rádio Pajeú.

Já se sabe que o corpo do presidenciável Eduardo Campos (PSB) será velado durante uma missa campal na Praça da República, que fica em frente ao Palácio do Campos das Princesas, casa do Executivo estadual. Segundo o Blog do Magno, o pedido foi feito pela viúva do ex-governador de Pernambuco, Renata Campos, para que a população possa dar o último adeus a Eduardo.

A informação foi repassada pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que está reunido com a família do gestor desde às 6h desta quinta-feira (14). Há expectativa é de que o velório aconteça ainda neste sábado (16).

O corpo de Eduardo Campos será enterrado no Cemitério de Santo Amaro, na zona central da capital pernambucana. O ex-governador será sepultado ao lado do túmulo onde foi enterrado o avô dele, o também ex-governador Miguel Arraes, morto a nove anos atrás, no mesmo dia 13 de agosto de 2005.

O local já foi confirmado, mas a definição da data depende da liberação do corpo, que foi encaminhado, junto com os outros seis, para o Instituto Médico Legal (IML) pela perícia.

No ato, poucos sertanejos com acesso a Lula

Dos políticos sertanejos, poucos tiveram acesso ao palanque oficial com o presidente Lula. Dentre eles, o Deputado Federal Carlos Veras e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, como presidente da AMUPE. Deputados estaduais como Luciano Duque e José Patriota ficaram na plateia em um local a frente do palco, próximos aos fotógrafos. Um pouco […]

Dos políticos sertanejos, poucos tiveram acesso ao palanque oficial com o presidente Lula.

Dentre eles, o Deputado Federal Carlos Veras e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, como presidente da AMUPE.

Deputados estaduais como Luciano Duque e José Patriota ficaram na plateia em um local a frente do palco, próximos aos fotógrafos. Um pouco mais atrás, prefeitos como Luciano Torres, Zeinha Torres e Anchieta Patriota.

Destaque entretanto para a genialidade dos sertanejos Maciel Melo, que cantou com Petrúcio Amorim, sendo muito aplaudido e Antonio Marinho, que declamou Geneton Moraes Neto, fez versos para o Lula e o PAA e foi ovacionado pela plateia até anunciar o presidente.

O presidente esteve nesta quarta (22) em Pernambuco para relançar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantado originalmente na primeira gestão do petista, em 2003, e recriar o Condraf – Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“Eu queria que vocês soubessem que o que nós anunciamos hoje é um passo muito importante na melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e sobretudo na melhoria da qualidade de vida do povo que costuma trabalhar na agricultura”, disse o presidente.

No primeiro Governo Lula, o PAA era um dos braços do programa Fome Zero, e tinha como objetivo incentivar a agricultura familiar por meio de contratações desses produtores pelo poder público.

O programa atua comprando alimentos produzidos pela agricultura familiar, sem licitação, e distribui para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede de assistência social.