Notícias

Fachin nega pedido da PF para abertura de inquérito contra Toffoli

Por Nill Júnior

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (14) pedido da Polícia Federal para abertura de inquérito contra o também ministro Dias Toffoli com base na delação premiada do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

A CNN teve acesso à decisão, que está sob sigilo.

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral acusou o ministro do STF Dias Toffoli de recebimento de propina por decisões judiciais.

Fachin também proibiu a polícia de executar qualquer ato de investigação a partir da delação do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que embasava o pedido da PF, até que o plenário do Supremo decida sobre a validade da colaboração premiada.

“Determino, com fundamento nos incisos I e V do art. 21 do RISTF, ‘ad referendum’ do Plenário, que a autoridade policial se abstenha de tomar qualquer providência ou promover qualquer diligência direta ou indiretamente inserida ou em conexão ao âmbito da colaboração premiada em tela até que se ultime o julgamento antes mencionado.”

Outras Notícias

Cemitérios de Sertânia passaram por mutirão de limpeza

As Secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Infraestrutura e Projetos Especiais concluíram o mutirão de limpeza e reparos nos doze cemitérios de Sertânia. As ações foram realizadas em virtude do Dia de Finados, neste sábado (2), quando centenas de pessoas devem visitar esses locais. Os cemitérios que receberam as intervenções de melhorias foram […]

As Secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Infraestrutura e Projetos Especiais concluíram o mutirão de limpeza e reparos nos doze cemitérios de Sertânia. As ações foram realizadas em virtude do Dia de Finados, neste sábado (2), quando centenas de pessoas devem visitar esses locais.

Os cemitérios que receberam as intervenções de melhorias foram os de Várzea Velha, Caroalina, Rio da Barra, Albuquerque Né, Algodões, Moderna, Henrique Dias, Maniçoba, Pernambuquinho e o da sede.  Além desses serviços, os cemitérios de Umburanas e Cruzeiros do Nordeste também foram ampliados.

Capinação, varrição, poda de árvores, retirada de entulho e lixo, pequenos reparos, pintura e melhorias nos setores de iluminação estão entre as ações feitas pela Prefeitura de Sertânia. O objetivo é oferecer uma melhor recepção às pessoas.

Os cemitérios da Princesa do Moxotó recebem de forma corriqueira esses trabalhos, mas neste período, dias que antecedem o Dia de Finados, essas atividades são intensificadas. Devido ao fluxo maior de pessoas que visitam esses espaços.

Arquibancadas móveis podem ser vetadas para Afogados x Atlético

Jogo acontece pela Copa do Brasil.  Rádio Pajeú transmite  É preocupante a possibilidade de que a CBF não libere a utilização dos lances de arquibancadas móveis do Estádio Vianão para o jogo Afogados FC x Atlético Mineiro,  pela segunda fase da Copa do Brasil. A questão é que segundo dirigentes do clube, a solicitação de […]

Jogo acontece pela Copa do Brasil.  Rádio Pajeú transmite 

É preocupante a possibilidade de que a CBF não libere a utilização dos lances de arquibancadas móveis do Estádio Vianão para o jogo Afogados FC x Atlético Mineiro,  pela segunda fase da Copa do Brasil.

A questão é que segundo dirigentes do clube, a solicitação de utilização da estrutura devia ter sido encaminhada 30 dias antes do jogo. Eles só tiveram ciência após o prazo.

Curioso é que as arquibancadas já foram usadas a uma semana no jogo Afogados 0x2 Santa Cruz.  Para isso, foram necessários laudos de Bombeiros, engenheiro com CREA e autorização da própria FPF.

Uma força tarefa junto à CBF com Diretoria, Federação Pernambucana de Futebol e até o prefeito José Patriota tenta sensibilizar a CBF para a autorização.  Não está descartada a tentativa de uma liminar junto à TJD da CBF para autorizar a utilização.

A estrutura elevou para 5 mil a capacidade do estádio.  Segundo informação de torcedores,  o sistema que libera os ingressos eletronicamente informa que eles estão esgotados.

A Rádio Pajeú transmite o jogo histórico a partir das 20h30, com narração de Aldo Vidal, comentários de Anchieta Santos e reportagens  de Nill Júnior e Marconi Pereira.

Tabira: TCE-PE homologa Auto de Infração contra Nicinha Melo

Primeira mão Na sessão ordinária desta quinta-feira (31), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, por unanimidade, homologar o Auto de Infração lavrado contra a prefeita de Tabira, Nicinha Melo. A decisão, relatada pelo conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, apontou descumprimento de normativas relacionadas à transparência de informações […]

Primeira mão

Na sessão ordinária desta quinta-feira (31), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, por unanimidade, homologar o Auto de Infração lavrado contra a prefeita de Tabira, Nicinha Melo. A decisão, relatada pelo conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, apontou descumprimento de normativas relacionadas à transparência de informações e documentos, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.600/2004.

A infração, formalizada pelo auditor de controle externo Bruno Eduardo de Castro Carrilho, se deve ao não envio de esclarecimentos, pendentes há mais de 60 dias, sobre 153 indícios de irregularidades registrados no Sistema de Gerenciamento de Indícios (SGI). Esses indícios incluem questões como acumulação de cargos, aposentadoria compulsória, falecidos e inativos ou pensionistas na folha de ativos. A demora na resposta, exigida pelo artigo 3º, caput, da Resolução TC nº 174/2022, configurou sonegação de informações por parte da gestão municipal.

A prefeita foi inicialmente notificada sobre o auto de infração em 9 de agosto de 2024, com um prazo de cinco dias para apresentar defesa, conforme determina o regimento do Tribunal. A decisão de hoje, além de homologar o auto de infração, aplicou uma multa à gestora, conforme previsto no artigo 73 da Lei Estadual nº 12.600/2004, em resposta ao descumprimento das obrigações de envio tempestivo de informações ao TCE-PE.

“Todo mundo tá feliz”. Vinda de Lula a Pernambuco foi capitalizada por João e Raquel

Claro, você vai ler muitos conteúdos indicando que Raquel foi ovacionada ou vaiada na agenda de Lula a Pernambuco. O mesmo em se tratando de João Campos. Com parte dos veículos ligados ao jogo de um ou da outra, tem versão pra todo mundo. Mas é verdade é que a ida de Lula a Salgueiro […]

Claro, você vai ler muitos conteúdos indicando que Raquel foi ovacionada ou vaiada na agenda de Lula a Pernambuco. O mesmo em se tratando de João Campos. Com parte dos veículos ligados ao jogo de um ou da outra, tem versão pra todo mundo.

Mas é verdade é que a ida de Lula a Salgueiro e a busca de João e Raquel pelo melhor clique ao seu lado não teve vencedores ou vencidos.

Raquel tinha à sua disposição a claque ligada ao prefeito anfitrião, Fabinho Lisandro, que vibrava a cada fala no ato. O gestor se empenhou em puxar o coro em defesa da governadora. Quando a própria Raquel fez uso da fala, saudou João Campos. Foi a hora da claque socialista, ligada ao ex-prefeito Marcones Libório, cumprir a missão designada.

Vaias para um e para outra, certamente, mas nada que chamasse a atenção.

Veículos ligados a Raquel invocaram até o fato de sua proximidade com Lula no ato. Absolutamente normal no rito institucional, já que é a governadora do Estado. João ficou no espaço designado pelo cerimonial. Nada a ver com predileção. Lula foi inteligente e, quando provocado, disse que Pernambuco era um estado bafejado pela sorte de ter João e Raquel como quadros estaduais.

Dos prefeitos, a imprensa explorou o abraço de Márcia Conrado em Raquel Lyra, com a prefeita ocupando cadeira numa posição estratégica para saudar a ela e Lula.

Curioso também foi ver prefeitos que não optaram por Lula a quatro anos, mas hoje estavam buscando uma foto com o gestor, como Pollyana Abreu (Sertânia) e Fredson Brito (São José do Egito).

Cine Guarany ficou mais lindo, funcional e iluminado

Ícone do audiovisual e das artes cênicas em Pernambuco, o Theatro Cinema Guarany, na cidade de Triunfo, comemora 100 anos de história. Para celebrar este marco, o monumento ganhou, neste sábado (3/12), uma nova iluminação que dá mais destaque à obra arquitetônica. A iniciativa é resultado das ações do Programa de Iluminação Cultural, do Instituto […]

Ícone do audiovisual e das artes cênicas em Pernambuco, o Theatro Cinema Guarany, na cidade de Triunfo, comemora 100 anos de história.

Para celebrar este marco, o monumento ganhou, neste sábado (3/12), uma nova iluminação que dá mais destaque à obra arquitetônica.

A iniciativa é resultado das ações do Programa de Iluminação Cultural, do Instituto Neoenergia, em parceria com o Governo de Pernambuco e Prefeitura de Triunfo, numa iniciativa que promove a conservação e recuperação de construções históricas do país.

O equipamento também reabre ao público após obras de reforma e requalificação, com investimentos de R$1,2 milhão. As obras na estrutura e modernização do espaço cultural fizeram parte do Plano de Retomada nos Equipamentos, promovido pelo Governo de Pernambuco. O Theatro Cinema Guarany conta agora com uma nova estrutura, poltronas, climatização e iluminação.

A celebração ao centenário do Theatro Cinema Guarany teve uma festa à altura da relevância cultural do espaço para o estado de Pernambuco, com a participação de mais de 100 artistas e fazedores da cultura local. Além da inauguração da nova iluminação, o equipamento foi reaberto ao público após passar por obras de reforma e requalificação promovidas pelo Governo de Pernambuco.

Participaram da solenidade diversas autoridades, como Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura; Severino Pessoa, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Luciano Bonfim, prefeito de Triunfo; João Paulo Neves Baptista, diretor institucional da Neoenergia; Ramon Castesana, diretor do Comitê de Fundações Iberdrola; Fernando Garcia, presidente da Fundación Iberdrola España; e o Coronel PM José Roberto de Santana, Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, além de artistas, professores e personalidades triunfenses.

FESTIVAL DE CINEMA – É no Theatro Cinema Guarany que acontece boa parte da programação do Festival de Cinema de Triunfo, que volta a acontecer em 2022 depois de dois anos sem realização e chega à sua 13ª edição, marcada para começar nesta segunda-feira (5), com programação que se estende até o sábado (11). Neste ano, o festival contará com 38 filmes em competição, com representantes de 12 estados brasileiros. Clique aqui e confira a programação.