Notícias

Em São Paulo, Humberto e senadores do PT têm encontro com Lula

Por Nill Júnior

24335609263_f235490192_z (1)

Os  12 senadores do PT, coordenados por Humberto Costa, desembarcam nesta quinta-feira (18) na capital paulista para encontrar o ex-presidente Lula. A bancada no Senado vai almoçar com o ex-presidente para conversar sobre a conjuntura atual e prestar solidariedade.

O encontro ocorrerá no Instituto Lula, a partir das 13h. “Nossa bancada decidiu ir até o ex-presidente para trocar ideias sobre política, sobre economia e também para mostrar que está ombreada com ele na defesa dessas acusações infundadas com as quais certos setores da sociedade querem atingi-lo”, afirmou Humberto Costa.

“Lula é muito maior que isso, o povo brasileiro sabe. Ele sofre hoje os mesmos ataques torpes que sofria antes de se eleger em 2002. É uma campanha sórdida contra o seu imenso capital político, é o medo de 2018.”

Os senadores querem ouvir do ex-presidente suas impressões sobre o atual momento político do país e afinar a atuação da bancada no Senado com as linhas tiradas do encontro. A economia será outro tema da reunião. Na última terça-feira, os senadores do PT tiveram uma reunião de mais de duas horas com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, quando levaram questionamentos sobre os rumos tomados na área econômica.

Outras Notícias

Deputado Eriberto Medeiros recebe título de cidadão de Bezerros

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, recebeu, na noite do último sábado (20), o título honorífico de cidadão de Bezerros. O autor da proposição que o parlamentar estadual cidadão bezerrense foi o vereador José Hailton de Carvalho e Silva (PP), conhecido como Gabeira. A entrega do diploma aconteceu em […]

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, recebeu, na noite do último sábado (20), o título honorífico de cidadão de Bezerros. O autor da proposição que o parlamentar estadual cidadão bezerrense foi o vereador José Hailton de Carvalho e Silva (PP), conhecido como Gabeira. A entrega do diploma aconteceu em reunião solene, na Câmara Municipal.

Na solenidade, o pastor Roberto José dos Santos, presidente da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (IEADALPE) também foi agraciado como cidadão bezerrense, tendo como autor da homenagem o vereador Eliel Vieira (PV). Além de Gabeira e Eliel, também marcaram presença os vereadores Luiz Carlos (PSB), Fia de Cajazeiras (PSL), Tititi (PSB), Júnior Carvalho (PSL), Nivaldo Santino (PSB), Carlos Antônio (PSD), Erivaldo Justino (PSB), Didiu da Laranja (PSB), Guinho de Pessoa (PR) e Evandro Silvestre (PHS).

A proposta do título de cidadão ao deputado Eriberto Medeiros foi aprovada por unanimidade na Câmara de Bezerros. O vereador Gabeira, presidente do Legislativo municipal, ressaltou a feliz coincidência da honraria ser entregue no Dia do Amigo, 20 de julho, evidenciando as boas parcerias que o deputado tem feito em favor da população.

“Antes de conhecê-lo pessoalmente, sempre ouvi falar que Eriberto tinha mandado trator para arar a terra, para cavar poços. Enfim, tinha um trabalho intenso na cidade de Bezerros mesmo não tendo nenhuma representação aqui. Foi dessa forma que estabelecemos uma parceria que rendeu muitos frutos para a população”, afirmou o vereador.

O presidente Eriberto, por sua vez, fez um agradecimento emocionado ao título de cidadão, afirmando que suas raízes familiares vêm dessa região, especialmente o seu pai, José Belarmino de Oliveira, também conhecido como Zé Soares. “Somos iluminados porque fomos reconhecidos pelos verdadeiros representantes do povo de Bezerros e o nosso dever só aumenta com esse município”, concluiu o deputado, que esteve acompanhado da sua esposa, a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, o seu cunhado, Antônio Américo, que é presidente da Câmara do mesmo município, além de filhos, irmãos e amigos.

Iterpe e Decred alinham informações sobre o PNCF em Pernambuco

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Patriota, se reuniu com a consultora do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário (Decred/SAF/MAPA), Andréa Connolly, com o objetivo de alinhar as informações sobre o processo de contratação das propostas de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) para 2020. A […]

Foto: Mirthis Novaes/ASCOM Iterpe

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Patriota, se reuniu com a consultora do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário (Decred/SAF/MAPA), Andréa Connolly, com o objetivo de alinhar as informações sobre o processo de contratação das propostas de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) para 2020.

A pauta da reunião, realizada nesta quinta-feira (12), considerou a importância do papel da rede de apoio para a qualificação e apresentação das propostas de aquisição de terras, que devem ser analisadas pelo Iterpe.

Integraram ainda a discussão a gerente da execução do PNCF em Pernambuco, Alcineide Oliveira, e o representante da Fetape, Aglailson Paixão, uma das instituições parceiras do programa e que é responsável pela etapa de capacitação dos grupos de agricultores beneficiários do financiamento da terra.

A ocasião serviu, ainda, para definir conjuntamente alguns encaminhamentos necessários, neste mês de abril, para alavancar o processo de envio e análise das propostas de áreas rurais enquadradas nas exigências legais do programa, que, por sua vez, tramitam entre o Iterpe e a União.

O presidente do Iterpe reforçou a importância da integração das esferas institucionais parceiras da promoção do PNCF, durante a reunião. “O diálogo permanente entre as entidades que orquestram a realização do programa é o diferencial para acelerar as etapas voltadas às contratações dessa política pública no Estado de Pernambuco”, enfatizou Altair Patriota.

Sobre o Programa

O PNCF é uma política nacional implementada em 2003 com apoio dos estados que, ao longo do tempo, contou com diversas modificações em sua normativa em atendimento às reivindicações da sociedade civil organizada para adequar as diferenças regionais dos beneficiários.

A execução dessa política, em Pernambuco, realizada pelo Iterpe, tem o objetivo de conceder financiamento com juros baixos às famílias de agricultores sem ou com pouca terra, para que comprem um imóvel rural a fim de produzir o sustento de suas famílias.

Em Afogados, se candidato, Zé Patriota pode ter parte da base dividida

Dono de bancada majoritária com sobras na Câmara, doze de treze vereadores, o prefeito de Afogados da Ingazeira deve não ter situação similar se candidato a Deputado Estadual. Foi o que ficou evidente no Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú, que recebeu quatro vereadores para avaliar o ano de 2017 para o Legislativo. […]

Dono de bancada majoritária com sobras na Câmara, doze de treze vereadores, o prefeito de Afogados da Ingazeira deve não ter situação similar se candidato a Deputado Estadual.

Foi o que ficou evidente no Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú, que recebeu quatro vereadores para avaliar o ano de 2017 para o Legislativo. Destes, três eram governistas: o presidente Igor Mariano, Daniel Valadares e Raimundo Lima e um oposição, Zé Negão.

Raimundo foi o único que cravou apoio incondicional ao socialista. Disse inclusive ser favorável à candidatura de Patriota a Estadual. Para este cenário ser viável, é necessário que o gestor se desincompatibilize até abril, com a cidade passando a ser gerida por Alessandro Palmeira. “Quando a gente vota, escolhe prefeito e vice. Tenho certeza que Sandrinho fará um bom trabalho”, afirmou.

A posição de Raimundo deverá ser majoritária na Câmara caso Patriota defina ser candidato. Mas não haverá a mesma hegemonia de hoje.  Igor Sá Mariano, por exemplo, confirmou já ter dito ao prefeito que caso Aline Mariano dispute vaga na Assembleia, o que está muito próximo de ser confirmado, apoiará a tucana alegando o critério familiar. “Já disse a ele que apoiaremos Aline caso ela seja candidata”, confirmou o vereador, dizendo entretanto, que há muito a ser discutido até lá.

Daniel Valadares, filho do ex-prefeito Totonho Valadares, não escondeu que tem uma relação de proximidade muito grande com o Deputado Waldemar Borges, pré-candidato a reeleição. Perguntado se não ficaria numa saia justa caso Patriota seja candidato, Daniel preferiu dizer que “é prematuro para avaliar diante do atual cenário”. Mas não será novidade se mantiver o voto no socialista e líder do governo Câmara na Alepe. “Mais importante é que a gente decida o que é melhor para Afogados e o Pajeú”, disse.

Já Zé Negão confirmou que manterá os votos nos irmãos Cavalcanti, Zeca e Júlio. A decisão foi reforçada segundo ele pela posição de Zeca Cavalcanti de não votar pela aprovação da Reforma da Previdência. “O PTB pressionou ele  dizendo que pode sair do partido, mas ele já disse que não tem só o PTB para ele ficar”, disse. Zé disse haver uma série de emendas do Deputado para Afogados como justificativa para manter o voto.

Augusto Martins eleito Presidente da Comissão Parlamentar do Pajeú

O nome do vereador afogadense Augusto Martins foi confirmado na presidência da Comissão Parlamentar do Pajeú – Copap. A escolha aconteceu esta manhã na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira. O restante da Comissão ficou formada por Antonio de Pádua, da Ingazeira, como vice, Francimere Silva , de Santa Terezinha, como Primeira Secretária e […]

Foto: Blog do Finfa
Foto: Blog do Finfa

O nome do vereador afogadense Augusto Martins foi confirmado na presidência da Comissão Parlamentar do Pajeú – Copap. A escolha aconteceu esta manhã na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira.

O restante da Comissão ficou formada por Antonio de Pádua, da Ingazeira, como vice, Francimere Silva , de Santa Terezinha, como Primeira Secretária e Manoel Olímpio (Iguaraci), Segundo Secretário.

Como suplentes, Júnior de Mocinha (Carnaíba) e Danilo Augusto (Tuparetama).

As próximas reuniões acontecerão dias 11 de abril em Carnaíba e dia 12 de junho em Quixaba.  Antes, dia 11 de fevereiro, acontecerá Audiência Pública tendo como convidados representantes da Secretaria de Saúde, Geres e HR. Na pauta, as dificuldades no atendimento.

Dia 25, representantes da Comissão participarão de evento puxado pelo MP: uma Audiência Pública para debater a problemática da água na região. O encontro deste sábado contou ainda com participações do Gerente Regional da Compesa, Sérgio Bruno e do promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto. Dentre as informações passadas pelo promotor, a confirmação de que o encontro do Todos Por Pernambuco, que mapeia as ações prioritárias por região, acontecerá no mês de março em Afogados da Ingazeira.

Agora ex-presidente, Joel Gomes (Tuparetama) aproveitou para prestar contas dos avanços a frente da entidade. Destacou várias ações e também criticou o Deputado Sílvio Costa Filho por citar que Tuparetama é um dos municípios com dificuldade na segurança no Pajeú. “Houve efetivo ampliado, inclusive por  luta da Copap”, garante.

Coluna do Domingão

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento Na última sexta-feira (3), uma reportagem exclusiva dos jornalistas Rodrigo Rangel e Sarah Teófilo, para o Portal Metrópoles, trouxe à tona a verdadeira face da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro e a forma em que vive o clã, fazendo cair a máscara da família perfeita modelo propaganda de margarina. […]

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento

Na última sexta-feira (3), uma reportagem exclusiva dos jornalistas Rodrigo Rangel e Sarah Teófilo, para o Portal Metrópoles, trouxe à tona a verdadeira face da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro e a forma em que vive o clã, fazendo cair a máscara da família perfeita modelo propaganda de margarina.

A reportagem mostra, por exemplo, que durante os últimos quatro anos habitado pela família Bolsonaro, o Palácio do Alvorada foi testemunha de confusões barulhentas, assédio moral a funcionários e de transações financeiras pouco usuais que vão ao encontro das suspeitas de caixa 2 reveladas há duas semanas pelo Metrópoles e que, neste momento, estão sob investigação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A reportagem também mostra que o jeito afável e sorridente da ex-primeira-dama era apenas para a plateia. Na verdade, na intimidade do Alvorada, Michelle costumava destratar a equipe de funcionários escalada para auxiliá-la.

“O relacionamento difícil de Michelle com o staff que a atendia mais proximamente se refletia nas demais relações de trabalho dentro do palácio, inclusive naquelas que envolviam pessoas simples, como jardineiros e funcionários da limpeza”, relata a reportagem.

A reportagem apresenta relatos de quem viveu o cotidiano do palácio nos últimos anos, documentos e outros registros inéditos, como gravações e mensagens de WhatsApp. 

“Para esta reportagem, ao longo das últimas semanas entrevistamos vários funcionários do palácio, incluindo militares. Alguns aceitaram gravar depoimentos, desde que não tivessem suas identidades reveladas. Outros concordaram apenas em contar o que viram, sem registro em vídeo”, explica.

Isso me faz lembrar Padre Luizinho, quando diz que tem gente que usa a Bíblia como receito de bolo. Ou ainda quando fala sobre os falsos cristãos.

Não se dizer seguidor de Cristo, quando lhe falta humildade, quando maltrata o seu semelhante e recorre ao seu poder para humilhar e destratar o seu próximo. É incompatível.

A reportagem revela que a ex-primeira-dama, que se diz tão cristã, é apenas religiosa. É como o antigo ditado popular que diz: por fora bela viola, por dentro pão bolorento.

Dever cumprido. Qual?

Na sexta-feira (3), o ex-presidente Jair Bolsonaro disse em um evento em Miami, onde fez uma palestra para um público de gosto duvidoso, que tem satisfação em ter cumprido o seu dever na Presidência da República.

Só resta saber que dever foi esse. O de ter sido responsável pelas quase 700 mil vidas de brasileiros perdidas para a Covid-19 por conta de uma gestão desastrosa, recheada de negacionismo e mentiras, o quase genocídio do povo Yanomami, ou os milhões de brasileiros jogados na extrema pobreza, na fome e na insegurança alimentar? Coisa de psicopata!

Assim não, Randolfe

Na semana que passou, o senador Randolfe Rodrigues tomou o celular de um YouTuber que fazia um vídeo questionando as suas posições. Randolfe então fez uma das únicas coisas que não poderia ter feito, tomou-lhe o celular. Ao fazer isso, se assemelhou aquilo que tanto combateu e mostrou desprezo. Questionar e ser questionado faz parte da democracia.

Aumentou o número, mas, e a qualidade?

O Diário Oficial de Pernambuco publicou, neste sábado (4), o decreto assinado pela governadora Raquel Lyra oficializando o aumento do número de unidades escolares ofertando a modalidade de ensino integral no Estado. Serão 61 novas escolas, totalizando 635 espalhadas por todas as regiões.

Mas não adianta aumentar o número de escolas com a modalidade, se não adequar a infraestrutura das unidades.

Veja o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Rosete Bezerra de Souza, de Iguaracy. 

Em novembro de 2022, a professora e analista educacional, Carol Roma e o professor Márcio Rogério, ambos docentes da escola, denunciaram a situação precária que se encontra. Os relatos são de falta de refeitório, obrigando os alunos a fazerem as refeições no chão do pátio, a falta de climatização, biblioteca e até de sala dos professores.

A medida é boa, mas precisa ser acompanhada de estudo técnico e conversa com cada uma das 61 comunidades escolares que serão migradas para o sistema integral para evitar que aconteça o que aconteceu na EREM Rosete.

O Pajeú volta à Alepe

No dia 1º de fevereiro passado, os 49 deputados estaduais de Pernambuco tomaram posse para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Dentre os empossados, dois representantes das duas maiores cidades do Sertão do Pajeú, José Patriota (PSB), ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e Luciano Duque (Solidariedade), ex-prefeito de Serra Talhada.

No discurso dos dois a promessa em trabalhar para o desenvolvimento do estado e da região, além de trabalhar pelos que mais precisam. Vamos cobrar!

Na Alepe e líder de bancada

O deputado estadual Luciano Duque estará a frente da liderança do Solidariedade na Assembleia Legislativa de Pernambuco neste ano – o primeiro da nova legislatura.

Prometeu se dedicar com afinco a missão e disse que prezar pelo diálogo e equilíbrio.

Quando o certo vira errado

Vereadores de São Miguel do Oeste (SC) cassaram o mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT) por suposta quebra de decoro parlamentar. A votação ocorreu na madrugada deste sábado (4). Foram 10 votos a favor e apenas um contra, o dela própria.

Seu crime? Ter publicado um vídeo em suas redes sociais com a denúncia de uma manifestação de vários participantes com suposto gesto nazista em frente à base do Exército na cidade, em 2 de novembro de 2022.

Os dez vereadores que votaram a favor do impeachment da vereadora mostraram que para eles está tudo bem, fazer saudação nazista, o que não pode é ser petista.

Cuidado com a língua

O presidente Lula (PT), anda com a língua muito solta, até parece que agora faz parte da liturgia do cargo falar o que quiser, sem pensar e sem se preocupar com as ações que as palavras podem causar.

Só em 2024 e com a benção do povo

Nesta sexta-feira (3), o grupo político do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, se reuniu para debater o processo sucessório para 2024.

A reunião definiu três pontos. O primeiro foi que, o processo só será desencadeado em 2024. O segundo ponto, que ficou acertado entre o grupo, é que o processo será coordenado por Anchieta, após escutar a população e lideranças municipais.

Já o terceiro e último ponto que ficou acertado no encontro é que o nome escolhido quando o for dado o start no processo, terá o apoio de todos.

Frase da Semana:

“O Senador Marcos Do Val apresentou, à Polícia Federal, uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas, de modo que se verifica a pertinência e necessidade de diligências para o seu completo esclarecimento, bem como para a apuração dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo”.

Do ministro do STF, Alexandre de Moraes explicando a motivação para abrir investigação contra o senador Marcos do Val.