Devolva meu São João: em Petrolina, 76% das atrações não respeitam tradição junina
Os sanfoneiros que criaram em 2017 a campanha “Devolvam o nosso São João” aparentemente vão ter que reviver o mesmo questionamento a levar em consideração as programações já divulgadas pelos grandes pólos juninos do Estado.
O movimento nasceu dos músicos Joquinha Gonzaga e Chambinho do Acordeon, que denunciaram uma descaracterização do São João nas programações dos festejos públicos. Alcymar Monteiro e outros nomes também reforçaram a cobrança. Uma fala de Elba Ramalho sobre a presença de nomes como Marília Mendonça deu o que falar. E a polêmica deve continuar.
O Blog fez um levantamento percentual das atrações já anunciadas para o São João 2018 em Petrolina, no Sertão. Ao todo, serão 45 atrações entre 15 e 23 de junho. A grande maioria foge da pecha de São João tradicional. Ao contrário, é difícil identificar quais são os artistas representantes do forró autêntico na programação.
Dentre eles, Raimundo do Acordeon, Flávio Leandro, Mano Walter, Targino Gondim, Geraldinho Lins e Dorgival Dantas. Nenhum deles fecha a programação entre os dias de evento. São colocados geralmente no meio de cada noite. As atrações principais, a maioria sertanejos ou do sertanejo universitário é que são anunciados como as grandes atrações.
Zezé di Camargo e Luciano, Matheus e Kauã, Luan Santana, Henrique e Juliano, Marília Mendonça, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Jorge e Matheus, Mayara & Maraisa, Gabriel Diniz e Léo Magalhães estão sendo anunciados como as grandes atrações dos shows.
Um levantamento do blog mostra que das atrações anunciadas, praticamente 76% não tem relação nenhuma com o São João autêntico. Ao todo, 4,3% representam o chamado forró eletrônico e apenas 19,7%, forró pé de serra. A linha é a mesma adotada desde o início da gestão Miguel Coelho. Resta saber como virão as programações em outros pólos, como Caruaru, Arcoverde e Recife.