Notícias

Em cinco dias, Serra Talhada confirmou 170 novos casos de Covid-19

Por André Luis

A cidade registrou 53 casos a mais que na semana passada e continua com números crescentes da doença.

Sertão do Pajeú está com 242 casos ativos da doença. Serra é responsável por mais da metade destes números.

Por André Luis

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informou em seu boletim epidemiológico desta sexta-feira (3), mais 44 novos casos de Covid-19 no município.

Assim como nas últimas três semanas, a curva da doença está subindo. Nos últimos cinco dias, a cidade registrou 170 novos casos da doença, 53 a mais que na semana passada, quando fechou com 117 casos.

Os novos casos confirmados hoje são de 31 pacientes do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idades entre 7 e 86 anos.

O município soma 10.751 casos confirmados, 10.384 pacientes recuperados, 56 exames aguardando resultados, 57.944 casos descartados,   171 pacientes em isolamento domiciliar e 06 pacientes em tratamento hospitalar, somando 177 casos ativos, além de 190 óbitos. 

Ocupação hospitalar – O Hospital Eduardo Campos está com 6% de ocupação dos leitos de UTI, com cinco pacientes internados, sendo dois serra-talhadenses. Não há pacientes nos leitos clínicos da unidade. 

O HOSPAM está com 50% de ocupação dos leitos de UTI, com cinco pacientes internados, sendo cinco serra-talhadenses. Não há pacientes na enfermaria da unidade.

Não há pacientes internados nos Leitos de Retaguarda do Hospital São José.

Portanto, são seis serra-talhadenses internados na rede pública de Serra Talhada, sendo todos em leitos de UTI.

Sertão do Pajeú – Nesta sexta-feira, até o momento da postagem desta matéria, às 20h30, além dos 44 casos de Serra Talhada, apenas mais três cidades registraram casos da doença. Afogados da Ingazeira (dois), Carnaíba (três) e Tuparetama (dois).

Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, Solidão e Tabira, não registraram casos.

Brejinho, Calumbi, Flores, Santa Terezinha e Triunfo, não divulgaram boletim epidemiológico.

Óbito – Itapetim confirmou um novo óbito pela doença nesta sexta-feira. A Secretaria de Saúde do município não divulgou os detalhes.

A região conta agora com 34.179 casos confirmados, 33.270 recuperados, 667 óbitos e 242 casos ativos da doença, destes 177 são de Serra Talhada.

Outras Notícias

Com Bruna Pegon e Vitor Fernandes, Afogados faz mudanças na grade da Expoagro

A 20ª edição da Expoagro ganhou esta semana mais duas atrações: uma contratada pelo Governo de Pernambuco, Vitor Fernandes; e outra contratada pela gestão municipal, Bruna Pegon. As atrações se juntam a nomes como Taty Girl, Detonautas, Fundo de Quintal, Hungria, Vicente Nery, Walkyria Santos, Mara Pavanelli, Baby Som, Edy e Natan e Fulô de […]

A 20ª edição da Expoagro ganhou esta semana mais duas atrações: uma contratada pelo Governo de Pernambuco, Vitor Fernandes; e outra contratada pela gestão municipal, Bruna Pegon.

As atrações se juntam a nomes como Taty Girl, Detonautas, Fundo de Quintal, Hungria, Vicente Nery, Walkyria Santos, Mara Pavanelli, Baby Som, Edy e Natan e Fulô de mandacaru, já anunciados pela Prefeitura a pouco mais de um mês. Somam-se também às atrações locais, como Vacila Samba, Ney Gomes, Wilson Neres e Marquim Moreno. A expoagro começa no próximo dia 02 de julho.

Confira a programação completa da 20ª Expoagro e das festividades dos 117 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira

Programação

01 de Julho

7h – Alvorada com a Banda Bernardo Delvanir Ferreira (Av. Rio Branco)

8h – Hasteamento oficial dos pavilhões (Praça Mons. Alfredo de Arruda Câmara)

9h – Sessão solene para entrega de títulos de cidadão honorário e medalhas do mérito Dr. Orisvaldo Inácio (Câmara de Vereadores)

18h – Missa em celebração aos 117 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira (Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios)

19h – Tradicional corte do bolo, assinatura de convênio com o SEBRAE e outorga da medalha municipal de honra ao mérito Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho (Praça Mons. Alfredo de Arruda Câmara)

02 de Julho

8h30 – Abertura oficial da 20ª Expoagro – assinatura de proposta de crédito do Banco do Nordeste para agricultor familiar e início do mutirão de documentação para os agricultores em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (Centro desportivo municipal)

Shows

(a partir das 20h30)

Wilson Neres

Fulô de mandacaru

Mara Pavanelli

Bruna Pegon

03 de Julho

Shows (a partir das 20h30)

Ney Gomes

Detonautas

Fundo de quintal

Edy e Nathan

04 de Julho

Shows (a partir das 20h30)

Marquim Moreno

Vicente Nery

Baby Som

Vacila Samba

05 de Julho

Shows (a partir das 20h30)

Vitor Fernandes

Hungria

Taty girl

Walkyria Santos

SUDENE diz respeitar, mas contesta decisão

Em nota, a  Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) diz acompanhar com atenção a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) referente à suspensão de novos repasses federais destinados ao trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, entre Salgueiro e o Porto de Suape. “A Autarquia respeita integralmente o papel constitucional do TCU como órgão auxiliar […]

Em nota, a  Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) diz acompanhar com atenção a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) referente à suspensão de novos repasses federais destinados ao trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, entre Salgueiro e o Porto de Suape.

“A Autarquia respeita integralmente o papel constitucional do TCU como órgão auxiliar de controle externo da administração pública, no entanto, considera a obra estratégica para o desenvolvimento do Nordeste. A Sudene entende que a obra impactará positivamente o emprego e a renda, o fortalecimento das cadeias produtivas, a integração logística, o aumento da competitividade, a melhoria da qualidade de vida da população”.

Nesse sentido, diz que apresentará estudos técnicos atualizados que mostram a viabilidade da obra, dos impactos econômicos e socais da ferrovia, com o objetivo de contribuir de forma qualificada para a discussão em curso.

“A retomada e consolidação do trecho Salgueiro até Suape como estabelecido no projeto original, permanece alinhada ao compromisso do Governo do Brasil com o Nordeste. A ferrovia é considerada uma obra estruturante para a integração regional, especialmente pela conexão entre áreas produtoras do interior e os portos do Nordeste”, acrescenta.

E conclui: “A Sudene seguirá atuando de forma colaborativa com os entes federais envolvidos, colocando a sua capacidade técnica para encontrar soluções que viabilizem esta obra fundamental para o Nordeste e para o País”.

 

 

 

 

Ex-deputado Antonio Mariano recupera-se de cirurgia no Português

O ex-deputado e ex-prefeito de Afogados Antônio Mariano, foi submetido ontem (04), a  uma cirurgia no coração, realizada no Hospital Português, pelos médicos Maurílio Rodrigues, Fernando Moraes e equipe, no Hospital Português na capital pernambucana. Segundo a filha de Antonio, a Secretária de Combate às Drogas da Prefeitura do Recife, Aline Mariano, através do seu Facebook, a cirurgia […]

antonio-mariano-606x600O ex-deputado e ex-prefeito de Afogados Antônio Mariano, foi submetido ontem (04), a  uma cirurgia no coração, realizada no Hospital Português, pelos médicos Maurílio Rodrigues, Fernando Moraes e equipe, no Hospital Português na capital pernambucana.

Segundo a filha de Antonio, a Secretária de Combate às Drogas da Prefeitura do Recife, Aline Mariano, através do seu Facebook, a cirurgia foi um sucesso. Antônio encontra-se em observação na unidade.

Não houve detalhes sobre o procedimento ao qual Antonio foi submetido. Mas o mais importante, ele está bem.

Aneel aprova aumento de até 39% para contas de luz. Em Pernambuco, alta será de 2,2%

Do Diário  de Pernambuco A conta de luz dos pernambucanos vai subir a partir da próxima segunda-feira (2). A revisão tarifária extraordiária para 58 distribuidoras foi aprovada nesta sexta-feira (27) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão é de um aumento médio de 23,4%. O reajuste aprovado para a Celpe foi […]

20150227181123741841u

Do Diário  de Pernambuco

A conta de luz dos pernambucanos vai subir a partir da próxima segunda-feira (2). A revisão tarifária extraordiária para 58 distribuidoras foi aprovada nesta sexta-feira (27) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão é de um aumento médio de 23,4%. O reajuste aprovado para a Celpe foi de 2,2%, o menor do país.

Os maiores aumentos serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%). Além da Celpe, a Cosern terá um aumento pequeno (2,8%). A distribuidora CEA, do Amapá, não solicitou a revisão tarifária. Já as empresas Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão revisão tarifária porque não participam do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e não estão no Sistema Interligado Nacional. A Ampla (RJ) também não passou pela revisão, porque seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados.

Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o impacto médio será de 28,7% e para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu.

Segundo a Aneel, a revisão leva em consideração diversos fatores, como o orçamento da CDE deste ano, o aumento dos custos com a compra de energia da Usina de Itaipu – por causa da falta de chuvas -, o resultado do último leilão de ajuste – que aumentou a exposição das distribuidoras ao mercado livre – e o ingresso de novas cotas de energia hidrelétrica.

A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras, e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas. Na tarde desta sexta, a Aneel também aprovou o orçamento da CDE para este ano, que prevê repasse de R$ 22 bilhões para a conta dos consumidores de energia.

Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, várias empresas solicitaram a revisão extraordinária, por causa da falta de chuvas e a maior necessidade de compra de energia de termelétricas, que é mais cara.

DataTrends: Múcio Angelim lidera com 57% dos votos válidos em Parnamirim

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta segunda-feira (23/09), mostra o candidato Múcio Angelim liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Parnamirim. No levantamento espontâneo, Múcio Angelim aparece com 37% das intenções de voto, contra 33% de Nininho Carvalho. Não sabe/não respondeu 30%. Na estimulada, Múcio Angelim alcança 50%, contra Nininho Carvalho 37%. Não sabe/não […]

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta segunda-feira (23/09), mostra o candidato Múcio Angelim liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Parnamirim.

No levantamento espontâneo, Múcio Angelim aparece com 37% das intenções de voto, contra 33% de Nininho Carvalho. Não sabe/não respondeu 30%.

Na estimulada, Múcio Angelim alcança 50%, contra Nininho Carvalho 37%. Não sabe/não respondeu 9%. Brancos e nulos 4%. Em votos válidos, Múcio Angelim tem 57% e Nininho Carvalho tem 43%.

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Nininho Carvalho é aprovado por 39% e rejeitado por 48% da população de Parnamirim. Não sabe/não respondeu 1%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-00205/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.