Notícias

Eleitos de Carnaíba, Quixaba e Solidão foram diplomados nesta quarta-feira

Por André Luis

Fotos de: Ivonaldo Filho e Aryel Aquino.

Cerimônias observaram protocolos de prevenção a Covid-19.

Por André Luis

Aconteceu no Salão do Júri do Fórum do Poder Judiciário da Comarca de Carnaíba, nesta quarta-feira (16), a cerimônia de diplomação dos eleitos e reeleitos dos municípios de Carnaíba, Quixaba e Solidão. 

Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, foram observados alguns protocolos, como: número de participantes limitado a, no máximo, 50% da capacidade do ambiente, com controle de acesso na entrada; distanciamento social de, no mínimo, 1,5 m (um metro e meio) entre os participantes, no sentido lateral, dianteiro e traseiro, quando sentados; entrega dos diplomas sem contato físico entre a autoridade e o diplomado; uso obrigatório de máscaras de proteção por todos os presentes; disponibilização de álcool em gel nos ambientes de maior circulação de pessoas; A entrega dos diplomas aos suplentes far-se-á, exclusivamente, por e-mail. 

Também só foram permitidas as presenças, única e exclusivamente, dos candidatos eleitos.

De Carnaíba, Além do prefeito reeleito, Anchieta Patriota (PSB) e de seu vice, Júnior de Mocinha (PSB), foram diplomados os vereadores: Neudo da Itã (DEM); Alex Mendes (PSB); Izaquelle da Itã (PT); Juniano (PSB); Zé Ivam (PSB); Calango (PSB); Cícero Batista (PSB); Antonio Venâncio (PSB); Vanderbio Bandega (DEM); Matheus Francisco (DEM) e Irmão Paulinho de Serra Branca (DEM).

De Quixaba, foram diplomados, o prefeito Zé Pretinho (Avante), seu vice, Zé e Joaquim (Avante). Os vereadores: Lau (Avante); Jodilma Avante; Neudiram (Avante); Marcelo do Capitão (Avante); Zezinho (Avante); Lenildo (Avante); João Vianney (Avante); Vaninha do Posto (Avante) e Edinho dos Mendes (Avante).

Já de Solidão, além do prefeito reeleito Djalma Alves (PSB) e de seu vice, Zé Nogueira (PSB), foram diplomados os vereadores: Adriana de Agenor (PSB); Edileuza Gode (PODE); Neta Riqueta (PSB); Djalma Barros (PSB); Genivaldo Barros (PSB); Junior de Luiz de Zuza (PSB); Telma Melo (PSB); Antonio Bujao (PODE) e Viturino Melo (PODE).

Outras Notícias

George diz que oposição quer “adotar criança que não é dela” sobre agenda com Raquel

O pré-candidato a prefeito de São José do Egito,  George Borja,  do PSB, disse ao Debate do Sábado da Gazeta FM que foi institucional,  capitaneada pelo prefeito Evandro Valadares,  a entrega de uma pauta de reivindicações à governadora Raquel Lyra. Ele disse ter acompanhado a solicitação de um mamógrafo,  transferência de incentivos financeiros para fortalecer serviços […]

O pré-candidato a prefeito de São José do Egito,  George Borja,  do PSB, disse ao Debate do Sábado da Gazeta FM que foi institucional,  capitaneada pelo prefeito Evandro Valadares,  a entrega de uma pauta de reivindicações à governadora Raquel Lyra.

Ele disse ter acompanhado a solicitação de um mamógrafo,  transferência de incentivos financeiros para fortalecer serviços do Hospital Maria Rafael de Siqueira.

Ainda a solicitação de garantia hídrica para as comunidades de Muquém, Papagaio e Açude da Porta.

Confrontado com a informação de que o oposicionista Fredson Brito divulgou nota informando que levou a demanda hídrica à governadora,  George rebateu. “A oposição preocupada em adotar a criança depois que ela saiu da barriga”.

O nome governista ainda disse que teve excelente conversa com a ex-vereadora Ana Maria e família,  sinalizando que pelo alinhamento e ligação com o PSB, está atuando para tê-los no seu palanque.

Ele respondeu perguntas dos ouvintes da emissora e também falou de propostas em temas como geração de emprego,  saúde,  cultura e infraestrutura.

Em Serra Talhada, Marília Arraes anuncia apoio do Solidariedade a Márcia Conrado

A vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, garantiu hoje, em Serra Talhada, a formação do maior palanque para a reeleição da prefeita Márcia Conrado (PT), ao comandar um grande ato para anunciar o apoio oficial da legenda à gestora, nas próximas eleições de outubro. “Assim como Maracatu Atômico, de Nação Zumbi & Chico Science, a […]

A vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, garantiu hoje, em Serra Talhada, a formação do maior palanque para a reeleição da prefeita Márcia Conrado (PT), ao comandar um grande ato para anunciar o apoio oficial da legenda à gestora, nas próximas eleições de outubro.

“Assim como Maracatu Atômico, de Nação Zumbi & Chico Science, a chegada do SD, de Marília Arraes, tem o peso de uma tonelada e marca uma nova, e importante, etapa da disputa pré-eleitoral aqui em Serra”, afirmou o presidente do Avante, o ex-deputado federal Sebastião Oliveira, uma das principais lideranças do Pajeú.

Durante o evento, que reuniu, milhares de pessoas, o deputado federal Fernando Monteiro reforçou a importância da união das forças políticas progressistas em torno da reeleição de Márcia.

“Marília é uma das principais lideranças políticas da nova geração em Pernambuco. Tenho muito respeito e admiração por seu trabalho incessante em defesa de Pernambuco e tê-la aqui, conosco, num projeto que tem como principal objetivo a construção de um futuro cada vez mais próspero para Serra”, destacou.

Segunda maior liderança fora do município com maior influência junto ao eleitorado local, atrás apenas do presidente Lula, Marília destacou a importância da união apontando para o futuro e para a luta incessante pela justiça social e o fim das desigualdades regionais.

Eleita com mais de 60% dos votos, em 2020, Márcia foi enfática. “É uma honra imensa estar aqui, neste momento, aio lado dessa mulher de tanta garra. Marília, juntas estamos dizendo não as tentativas de intriga, ao machismo, a política do coronelismo. E ao mesmo tempo estamos dizendo sim ao trabalho e ao futuro. O que estamos fazendo aqui, ao lado de nossa gente, não é contra ninguém, é a favor de Serra”.

Presidente municipal do SD em Serra Talhada, Waldir Tenório, enfatizou a sintonia da legenda com o projeto comandado pela prefeita Márcia Conrado. “Serra Talhada é uma das cidades mais importantes do sertão pernambucano e, como tal, precisa seguir no rumo certo, do lado certo da história”.

Recebida com muito carinho, pela população e lideranças presentes ao evento, Marília relembrou, durante seu discurso, sua relação de amor e dedicação à Serra Talhada.

“Há muitos anos eu me apaixonei por Serra Talhada. Até hoje eu lembro de estive aqui, com meu avô, Miguel Arraes. Foi paixão à primeira vista. Nunca mais aquela imagem saiu da minha memória e todas as vezes que aqui chego, a emoção é a mesma. E é por isso que jamais poderia estar de outro lado, senão o lado certo da história. Aqui, eu e você Márcia, estamos mostrando como é importante olhar para a frente. E mais, agradecer pelo passado e aprender com que ele nos ensinou, com erros e acertos. Assim como presidente Lula, estamos fazendo, aqui no Pajeú, uma grande onda de união. E é disso que o Brasil e Pernambuco precisam. Aqui, não tem lugar para ódio ou intriga. Aqui construímos um espaço para dialogar, construir e respeitar. Quem, como nós, é mãe, quer olhar para o futuro. E é isso que estamos fazendo e vamos seguir construindo”, concluiu Marília.

Casos de violência marcam São José do Egito e Itapetim

Dois homens foram mortos a tiros na noite desta sexta-feira (10) em São José do Egito. De acordo com informações do Blog Marcelo Patriota, as vítimas foram identificadas  como Pedro Rocha e Igor Ramos. Pedro foi morto com cinco tiros próximo ao cemitério Campo do Silêncio, no Bairro São João.  Já Igor Alves de Souza […]

Dois homens foram mortos a tiros na noite desta sexta-feira (10) em São José do Egito.

De acordo com informações do Blog Marcelo Patriota, as vítimas foram identificadas  como Pedro Rocha e Igor Ramos.

Pedro foi morto com cinco tiros próximo ao cemitério Campo do Silêncio, no Bairro São João.  Já Igor Alves de Souza Ramos, de 29 anos, estava no Alto do Cemitério, com a namorada, quando dois homens chegaram encapuzados e efetuaram os disparos. Ambos morreram no local.

A autoria e motivação dos crimes são desconhecidas. A polícia investiga o caso. Os corpos foram recolhidos para o IML-Instituto de Medicina Legal, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Corpos de itapetinense e egipciense  encontrados: foi encontrado na manhã deste sábado (11) na zona rural do município de Camalaú, no Cariri paraibano o corpo de Renato Siqueira de Lima.

Ele era morador do Distrito de São Vicente, em Itapetim. Renato de Augustinho, como era conhecido, desapareceu na última quarta-feira (08).

Na quinta-feira (09), um veículo Strada, uma motocicleta e um reboque de propriedades de Renato foram encontrados incendiados em Camalaú.

Segundo o Blog Repórter do Sertão, o corpo foi localizado próximo a um açude, onde também foi encontrado Marcos Vinícius de Souza Queiroz, conhecido como “Vica”, residente  em São José do Egito, amigo do itapetinense.

Agricultores de Flores participam de intercâmbio sobre a convivência no semiárido

Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor Beber nas fontes diversificadas de produção e práticas agroecológicas no semiárido Pernambucano motivou famílias agricultoras do município de Flores a participarem do intercâmbio intermunicipal que aconteceu na última sexta-feira (21).  A troca de saberes foi organizada pelo Centro de Educação Comunitário Rural(Cecor), ONG situada em Serra Talhada, através […]

agricultores vistam a comunidade Pereiros

Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor

Beber nas fontes diversificadas de produção e práticas agroecológicas no semiárido Pernambucano motivou famílias agricultoras do município de Flores a participarem do intercâmbio intermunicipal que aconteceu na última sexta-feira (21).  A troca de saberes foi organizada pelo Centro de Educação Comunitário Rural(Cecor), ONG situada em Serra Talhada, através do Projeto Pernambuco Mais Produtivo.

Assim como todo Nordestino, os/as agricultores/as da comunidade Pereiros, município de Flores, recepcionaram os/as visitantes com muita alegria e a certeza de que o dia seria de troca de experiências. Com uma pergunta daqui e uma resposta dacolá o encontro ficou participativo e rico de práticas exitosas de convivência no semiárido.

Na propriedade da guerreira Maria Aparecida Rocha dos Santos foram visitados o sistema agroflorestal, galinheiro e o fogão agroecológico. A junção das práticas e bons resultados, além de servirem de exemplo, nos deixam felizes em receber pessoas interessadas em aprender o que não sabe e repassar o que sabe para nós, agradeceu Maria Aparecida.

Vista na comunidade Pereiros

O intercâmbio reuniu 25 agricultores/as das comunidades Baixa da Torre, Gabriel, Barragem do Mel, Tamboril, Cachoeirinha, Riacho do Meio e Estreito, todos contemplados com a cisterna calçadão de 52 mil litros. “O reservatório precisa ser bem cuidado. Não basta querer uma cisterna, precisamos avaliar o que vamos produzir para não gastar muita água. Então vale preservar algumas espécies já produtivas e o que vai criar para ter subsídios que ajudem a sustentar a família. Precisamos fazer da cisterna uma ferramenta de trabalho e não um acessório de luxo”, alertou José Renato Mariano de Souza, do Sítio Pedreira.

Satisfeito com o resultado, o técnico que acompanhou a turma, Valdir Vieira, disse que, a partir desses experimentos, a avalição foi positiva porque eles/as relataram sobre a importância da visita e que muito do que foi aprendido será colocado em prática nas comunidades e compartilhado para os vizinhos que não puderam participar. Ainda de acordo com Valdir, no último dia 14, outras famílias do município de Flores também tiveram oportunidade de conhecer o sistema agroflorestal da agricultora Alaíde Martins, da comunidade Souto, em Triunfo.

Amanhã (25), técnicos do Cecor realizarão intercâmbio no Sítio Santo Antônio de Coras, em Triunfo e no município de Santa Cruz da baixa Verde. No dia 28, as visitas irão acontecer na comunidade Serrinha dos Carlos, em Quixaba e na comunidade Moradinha, em Flores.

Tabira recebe novo veículo para reforçar ações voltadas às mulheres

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, participou nesta quarta-feira (10), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, da entrega de um novo veículo destinado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Mulher. Ele esteve acompanhado da secretária executiva da Mulher, Ilma Soares. A governadora Raquel Lyra repassou ao município um Citroën C3 que será usado […]

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, participou nesta quarta-feira (10), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, da entrega de um novo veículo destinado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Mulher. Ele esteve acompanhado da secretária executiva da Mulher, Ilma Soares. A governadora Raquel Lyra repassou ao município um Citroën C3 que será usado nas políticas públicas voltadas às mulheres.

O automóvel faz parte de uma iniciativa do Governo de Pernambuco, que distribuiu 182 veículos para cidades que possuem Organismos Municipais de Políticas para Mulheres (OMPMs). O investimento estadual soma R$ 16,2 milhões. Os carros já chegam licenciados, com taxas pagas e identificação específica para o serviço.

Em Tabira, o veículo será utilizado no transporte de mulheres vítimas de violência e no apoio às ações da rede de proteção. Este é o 14º automóvel incorporado à frota municipal em 2025, segundo a gestão.

Durante o ato de entrega, o prefeito Flávio Marques afirmou que a iniciativa contribui para ampliar o atendimento. “Somente este ano já conquistamos 14 veículos para fortalecer os serviços públicos, e este, em especial, chega para ampliar as ações voltadas às mulheres”, declarou.