Notícias

Duque critica fala machista e desumana de Rosimério de Cuca contra Raquel Lyra

Por André Luis

O deputado estadual Luciano Duque usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quinta-feira (18), para repudiar as declarações feitas pelo vereador Rosimério de Cuca (PT), de Serra Talhada, contra a governadora Raquel Lyra.

Durante uma sessão da Câmara Municipal, o vereador fez referência à morte do esposo da governadora, em 2022, em tom de ironia, para descredibilizar sua gestão. Para Duque, a fala ultrapassa qualquer limite do debate político.

“Quando não existem argumentos reais para criticar uma mulher em posição de liderança, muitos recorrem ao machismo e à crueldade. O que vimos foi a utilização de uma tragédia pessoal para atacar a governadora, algo que fere não apenas Raquel Lyra, mas todas as mulheres que enfrentam esse tipo de violência todos os dias”, afirmou o parlamentar.

Duque destacou ainda que a governadora tem conduzido o Estado com responsabilidade e compromisso, levando investimentos para Serra Talhada e para todo Pernambuco. “A política precisa ser o espaço do debate de ideias e do respeito. Espero que o vereador possa refletir e se arrepender, como homem público e como ser humano”, completou.

Outras Notícias

Arcotrans começa a recolher carros abandonados pelas vias de Arcoverde

A partir dessa terça-feira (20), Arcoverde dá início a 2ª etapa da campanha Cidade Limpa. Numa parceria entre a Polícia Militar, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -Dnit, Autarquia de Transito de Arcoverde- Arcotrans e a Secretaria de Serviços Públicos, a campanha, nesse momento, visa recolher automóveis abandonados e carcaças de veículos pela cidade e pelas […]

Carro AbandonadoA partir dessa terça-feira (20), Arcoverde dá início a 2ª etapa da campanha Cidade Limpa. Numa parceria entre a Polícia Militar, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -Dnit, Autarquia de Transito de Arcoverde- Arcotrans e a Secretaria de Serviços Públicos, a campanha, nesse momento, visa recolher automóveis abandonados e carcaças de veículos pela cidade e pelas margens do BR.

Os carros abandonados serão levados para o Departamento de Transito de Pernambuco- Detran, onde será cobrada diária, até que o veículo seja recolhido pelo proprietário. Nos casos da carcaças serão reclusas para o Arcocenter até que chegue a um destino final.

 A “Cidade Limpa” começou em novembro com a desobstrução das calçadas. Inicialmente, a ação educativa e punitiva era voltada para os comerciantes e proprietários de oficinas, que utilizavam as calçadas para fazer propaganda, com cavaletes, pneus, cones, mesas, inclusive, estacionamento irregular. Após essa investida, os donos de estabelecimentos de Arcoverde estão mais conscientes.

 “A campanha passa a ser permanente tanto em relação ao abandono de veículos nas vias, quanto a obstrução das calçadas”, garante o presidente da Arcotrans, Vlademir Cavalcanti.

Internauta Repórter: Hospital Otávio de Freitas segue sem energia

Familiares e pacientes do Hospital Otávio de Freitas (HOF), em Teijpió, Zona Oeste do Recife, passaram por momentos de desespero, na noite da última terça-feira (26). Uma queda de energia atingiu a instituição de saúde e, principalmente, pacientes da emergência e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que precisaram ser transferidos para outros hospitais da cidade. O fato ocorreu por volta […]

Familiares e pacientes do Hospital Otávio de Freitas (HOF), em Teijpió, Zona Oeste do Recife, passaram por momentos de desespero, na noite da última terça-feira (26).

Uma queda de energia atingiu a instituição de saúde e, principalmente, pacientes da emergência e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que precisaram ser transferidos para outros hospitais da cidade.

O fato ocorreu por volta das 21h. O gerador foi acionado para tentar conter impactos maiores aos pacientes do HOF, mas a tentativa foi frustrada, porque foi identificado um problema na distribuição da energia na área interna da unidade.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem, revoltado, denunciando a situação. Nas imagens, ele frisa o horário em que tudo aconteceu e pede ajuda do Governo de Pernambuco para que o problema seja sanado.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) diz que, até o momento, 10 pacientes das duas alas citadas no começo desta reportagem foram removidos para os hospitais Alfa (Boa Viagem, Zona Sul), Barão de Lucena (Iputinga, Zona Oeste) e Oswaldo Cruz (Santo Amaro, centro do Recife), bem como leitos da própria regulação estadual.

As equipes de plantão do HOF e as chefias dos serviços da unidade estão acompanhando os pacientes. Novas transferências não foram descartadas e podem acontecer a qualquer momento.

“Desde ontem, as equipes técnicas estão no local realizando os reparos para a normalização da distribuição da energia dentro do hospital”, diz a nota da SES-PE.

Neoenergia tem a ver com o problema? Visto que o problema aconteceu na instalação interna do HOF, a concessionária Neoenergia Pernambuco não tem qualquer ligação com a falta de energia.

Cabe à instituição contratar profissionais que resolvam o problema interno da energia. Segundo à companhia, o fornecimento de energia para aquela localidade não sofreu qualquer oscilação e esteve normal, durante todo o tempo.

Por meio de nota, a empresa afirmou que mandou “uma equipe ao local para ajudar os técnicos da unidade de saúde a realizarem a manutenção no circuito interno do Hospital”.

Internauta Repórter: Esta manhã, cirurgias estão sendo canceladas.  O vídeo é do ouvinte da Rádio Pajeú Arthur Santana:

Projeto que criminaliza “discriminação” a políticos passa na Câmara e divide bancada de Pernambuco

Por André Luis Veja como votou cada deputado pernambucano Na última quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados aprovou, por 252 votos a 163, um projeto de lei que tipifica como crime a “discriminação” contra pessoas “politicamente expostas”, como políticos, ministros e comissionados. O texto, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da […]

Por André Luis

Veja como votou cada deputado pernambucano

Na última quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados aprovou, por 252 votos a 163, um projeto de lei que tipifica como crime a “discriminação” contra pessoas “politicamente expostas”, como políticos, ministros e comissionados.

O texto, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, ainda será votado pelo Senado Federal. O projeto tramitou em regime de urgência, sem passar pelas comissões temáticas.

Entre os deputados pernambucanos, 13 votaram a favor e nove votaram contra. Único representante do PT na bancada, Carlos Veras votou a favor do projeto, assim como os deputados do PSB.

Os favoráveis foram: Augusto Coutinho (Republicanos); Carlos Veras (PT); Eduardo da Fonte (PP); Eriberto Medeiros (PSB); Felipe Carreras (PSB); Fernando Coelho Filho (União); Fernando Monteiro (PP); Fernando Rodolfo (PL); Guilherme Uchoa (PSB); Lucas Ramos (PSB); Lula da Fonte (PP); Silvio Costa Filho (Republicanos); e Waldemar Oliveira (Avante).

Os contrários foram: Clarissa Tércio (PP); Clodoaldo Magalhães (PV); Coronel Meira (PL); Luciano Bivar (União); Maria Arraes (Solidariedade); Mendonça Filho (União); Pastor Eurico (PL); Renildo Calheiros (PCdoB); e Túlio Gadêlha (Rede).

Tabira: Imprensa lança coluna com antes e depois para defender governo Sebastião Dias

A Prefeitura de Tabira, através da assessoria municipal de imprensa está lançando uma  coluna eletrônica, enviada aos blogs da região, para mostrar que a gestão Sebastião Dias tem ações importantes para apresentar à população. A coluna, batizada de “Recordar é Viver”, terá participação de Aderval Soares e tem o objetivo de lembrar aos tabirenses como […]

O antes e depois da escola Adeildo Santana no bairro Frei Adelmo. Imprensa quer mostrar que gestão tem legado
O antes e depois da escola Adeildo Santana no bairro Frei Adelmo. Imprensa quer mostrar que gestão tem legado

A Prefeitura de Tabira, através da assessoria municipal de imprensa está lançando uma  coluna eletrônica, enviada aos blogs da região, para mostrar que a gestão Sebastião Dias tem ações importantes para apresentar à população.

A coluna, batizada de “Recordar é Viver”, terá participação de Aderval Soares e tem o objetivo de lembrar aos tabirenses como estava e como se encontram hoje alguns prédios que foram recuperados, ampliados pela gestão.

Também  apresentar dados informativos e apresentar a frota encontrada e as conquistas atuais. É uma forma encontrada para buscar defender a gestão de ataques da oposição e até do clássico fogo amigo.

O primeiro exemplo apresentado foi o da  escola Adeildo Santana no bairro Frei Adelmo (COHAB). Nas imagens, como a gestão encontrou o educandário e o que foi feito para recuperá-lo. “Atenção população! hoje a escola está assim”, mostra na nota.

Sandrinho vai inaugurar unidade de saúde do bairro Planalto 

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, vai inaugurar nesta sexta-feira (11), mais uma ação na área da saúde: uma nova UBS, dessa vez para atender a população do bairro Planalto.  Com investimento de R$ 60 mil, a nova unidade vai atender, com saúde mais perto de casa, mais de dois mil moradores do […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, vai inaugurar nesta sexta-feira (11), mais uma ação na área da saúde: uma nova UBS, dessa vez para atender a população do bairro Planalto. 

Com investimento de R$ 60 mil, a nova unidade vai atender, com saúde mais perto de casa, mais de dois mil moradores do bairro Planalto, que antes eram atendidos pela UBS do bairro Padre Pedro Pereira. 

A nova unidade fica próxima à academia da saúde do bairro, e contará com os seguintes serviços: atendimento médico e odontológico, serviços de enfermagem, consultas de pré-natal, puericultura, exame citológico, orientações e ações para o planejamento familiar, vacina, curativos, retirada de pontos, nebulização, visita domiciliar, programa saúde na escola e programa de combate ao tabagismo.

A inauguração acontece nesta próxima sexta (11), às 16h.