Notícias

Deva nega queda de braço com Moacir Rodrigues e promete ouvir prefeitos na gestão do IPA

Por Nill Júnior

O novo Gerente Regional do IPA, Deva Pessoa, disse em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que não trata com “queda de braço” a disputa pela indicação do órgão regional, que acabou com sua efetivação esta semana. “Estive com Moacir fazendo a transição. Somos da casa, funcionários efetivos. Moacir esteve oito anos na Gerência Regional do IPA. Precisamos dar continuidade “, afirmou.

O gestor disse já ter mantido contato com vários prefeitos do Pajeú para discutir projetos e parcerias. “Já recebemos ensiladeiras para comunidades rurais da região. Há poucos recursos, mas em parceria podemos fazer muito”, disse o gestor. Ele confirmou que sua indicação rteve a bênção principalmente de prefeitos do Alto Pajeú, citando Evandro Valadares, Adelmo Moura, Tânia Maria, Anchieta e José Patriota no médio.

Condenação no TCE: Deva se defendeu de uma condenação do TCE fruto de denúncia contra sua gestão por contrato entre o CIMPAJEÚ e o INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORDESTE – IDESNE para cedência de médicos ao hospital municipal.  A punição transitou em julgado contra Deva Pessoa, as ex-secretárias de Saúde Vanda Lucia, Morganna Perazzo, o ex-secretário de finanças Anderson Silva e o ex-controlador Interno Hélio Batista, aplicando multa a todos e determinando abertura de tomada de contas especial.

“Fizemos uma parceria com o Cimpajeú através de um processo de licitação para especialidades no Hospital. Temos muitos especialistas via OS o que não é novidade em Pernambuco. O IDESNE fez excelente trabalho. O TCE disse que havíamos perdido prazo. Mas pedimos nulidade do julgamento por falta de comunicação”.

Outras Notícias

Nena Magalhães critica Sebastião e Duque

Com reprodução do Farol de Noticias O pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Nena Magalhães (PTB) criticou em entrevista ao programa Caderno 1 no ar, na Vila Bela FM o deputado federal licenciado Sebastião Oliveira e cantou que ainda pode acontecer a aliança entre ele e o prefeito Luciano duque, no PT. “Eu acredito que alguma […]

Nena

Com reprodução do Farol de Noticias

O pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Nena Magalhães (PTB) criticou em entrevista ao programa Caderno 1 no ar, na Vila Bela FM o deputado federal licenciado Sebastião Oliveira e cantou que ainda pode acontecer a aliança entre ele e o prefeito Luciano duque, no PT.

“Eu acredito que alguma coisa está sendo montada em Serra Talhada que é para pegar o povo de surpresa lá na frente. Eu acho que pode até existir uma união, voltar tudo de novo. Voltarem a se unir, porque o jogo deles (Duque e Sebastião), o interesse maior, primeiro deles chama-se o poder pelo poder. E tudo pelo poder eles não vão medir esforços para chegar lá. E o povo que se lixe”, disparou o pré-candidato.

“Eu não descarto essa possibilidade que possa acontecer. Não descarto de forma nenhuma, muito pelo contrário. No meu ponto de vista eles estão até o momento tentando confundir a opinião pública, confundir o povo de Serra Talhada. E os menos desavisados, pelo amor de Deus, não acreditem nisso não. Porque Serra Talhada pode se sair muito mal em um segundo governo aqui”.

Ainda durante a entrevista, o petebista  perguntou a Duque onde é que está a coerência e a disciplina político partidária de ambos.

PR tenta reaproximação com Fonseca: Enquanto isso, o PR tenta juntar os cacos da mal elaborada tentativa de aliança entre Sebastião Oliveira e o PT do Prefeito  Luciano Duque.

O pré-candidato Fonseca Carvalho, que era o mais cotado antes das negociações, ficou deveras insatisfeito. Fonseca inclusive não compareceu a recepção ao Governador Paulo Câmara, quando de sua última passagem por Serra Talhada, e nem participou das inaugurações do último final de semana com Sebastião Oliveira.

Em busca de uma reaproximação o Presidente do PR em Serra Talhada, Allan Pereira se reuniu ontem com o Dr. Fonseca. Na sexta feira a conversa será com Sebastião Oliveira no Recife.

São José do Egito também representa o Pajeú no concurso de práticas inovadoras

A partir desta segunda, 23, até a quarta, 25, o Berço Imortal da Poesia estará participando do 2º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe. Neste domingo o stand de São José do Egito foi montado para aguardar a abertura da programação. Nesta edição do evento o município foi um dos 12 selecionados – entre […]

DSCN2972

A partir desta segunda, 23, até a quarta, 25, o Berço Imortal da Poesia estará participando do 2º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe. Neste domingo o stand de São José do Egito foi montado para aguardar a abertura da programação.

Nesta edição do evento o município foi um dos 12 selecionados – entre 76 projetos inscritos – no Concurso Práticas Inovadoras da Gestão Municipal. A Adesje (Agência de Desenvolvimento de São José do Egito) é o projeto que será defendido na terça-feira.

O prefeito Dr. Romério Guimarães foi convidado pela Amupe para coordenar a mesa de trabalho da oficina “Cidades para as Pessoas”; o superintendente da Adesje Clodoaldo Lopes apresentará o projeto “Adesje e Prami (Programa Municipal de Apoio ao Micro Empreendedor Individual)”.

O 2º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda.

Romério nega acerto com Clodoaldo e diz que futuro passa por Eriberto

O ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães, reafirmou em nota há pouco seu compromisso com o deputado Eriberto Medeiros para o pleito do próximo ano. “A determinação será do deputado Eriberto. Quando ele decidir qual espaço vai disputar, nós daremos nosso apoio”, afirmou, em resposta a especulações ventiladas na imprensa. Médico respeitado na […]

O ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães, reafirmou em nota há pouco seu compromisso com o deputado Eriberto Medeiros para o pleito do próximo ano.

“A determinação será do deputado Eriberto. Quando ele decidir qual espaço vai disputar, nós daremos nosso apoio”, afirmou, em resposta a especulações ventiladas na imprensa.

Médico respeitado na região, Dr. Romério lidera um grupo político na única cidade do alto Pajeú em que o ex-senador Armando Monteiro obteve vitória como candidato a governador contra o PSB.

Isso reforçando o peso do seu apoio numa área tradicionalmente “arraesista”. Independente do destino do deputado Eriberto Medeiros, seja para estadual ou federal, o grupo do ex-prefeito está fechado com sua eleição.

Na Pedra, prefeito teve que ir ao TSE para manter cartório eleitoral

O prefeito da Pedra, Júnior Vaz, comemorou em entrevista ao Jornal Itapuama a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que suspendeu a resolução do TRE-PE e manteve o cartório eleitoral no município. O prefeito celebrou a conquista e destacou que foram “dias de angústia” enfrentados pela população e pelas lideranças políticas locais. Júnior Vaz lembrou que […]

O prefeito da Pedra, Júnior Vaz, comemorou em entrevista ao Jornal Itapuama a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que suspendeu a resolução do TRE-PE e manteve o cartório eleitoral no município.

O prefeito celebrou a conquista e destacou que foram “dias de angústia” enfrentados pela população e pelas lideranças políticas locais.

Júnior Vaz lembrou que não houve qualquer consulta prévia ao município e que a gestão só soube da mudança quando o processo já tramitava no pleno do TRE. Segundo ele, a mobilização envolveu idas a Brasília, apoio da OAB, parlamentares e diálogo direto com o ministro Floriano de Azevedo Marques.

O prefeito afirmou que a retirada do cartório seria um grave prejuízo para a população da Pedra, sobretudo moradores da zona rural, trabalhadores e donas de casa, que enfrentariam grandes deslocamentos. Ele também reforçou que o cartório nunca chegou a fechar, mas viveu sob “ameaças de datas” para retirada de equipamentos e servidores.

Júnior Vaz agradeceu à população que ocupou o cartório em protesto e disse esperar que a decisão seja confirmada pelo plenário do TSE, garantindo definitivamente a permanência do serviço no município. “Foi uma batalha grande, mas a vitória chegou”, concluiu.

Serra Talhada: Sertão Saudável é realizado em Bernardo Vieira

Serra Talhada recebeu no último domingo (12.01) mais uma edição do Sertão Saudável. A iniciativa é de estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, nutrição e psicologia da região, com apoio da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina – IFMSA BRAZIL. A ação gratuita de promoção e educação em saúde aconteceu na Escola […]

Serra Talhada recebeu no último domingo (12.01) mais uma edição do Sertão Saudável. A iniciativa é de estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, nutrição e psicologia da região, com apoio da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina – IFMSA BRAZIL.

A ação gratuita de promoção e educação em saúde aconteceu na Escola Barão do Pajeú, no Distrito de Bernardo Vieira, com apoio da Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde e Autarquia Educacional – AESET.

Foram ofertados diversos serviços à população do distrito e comunidades vizinhas, beneficiando cerca de 350 pessoas com atendimento médico, odontológico, nutricional e psicológico, além de eletrocardiogramas, vacinação e testes rápidos de sífilis, hepatites e HIV.

O estudante de medicina, Emanuel Cordeiro, um dos organizadores do evento, agradeceu à Prefeitura Municipal pela parceria. “Nós queremos agradecer à Secretaria de Saúde que disponibilizou o transporte para locomoção dos estudantes, equipe médica com dois clínicos e um cardiologista, unidade odontológica móvel com dentista e auxiliar de saúde bucal, eletrocardiogramas, vacinação, testes rápidos e equipe da Unidade Básica de Saúde local. Agradecer também à AESET, que disponibilizou os serviços da Clínica Escola de Psicologia, aos empresários parceiros e aos vereadores Alice Conrado e Zé Raimundo pelo apoio”, disse.

A secretária de Saúde, Márcia Conrado, destacou a importância do evento, que foi realizado pela primeira vez na zona rural do município. “Os estudantes da área de saúde de Serra Talhada estão de parabéns pela iniciativa, mostrando que se preocupam com o bem-estar das pessoas, e desta vez escolheram Bernardo Vieira para realizar o Sertão Saudável, atendendo centenas de pessoas em parceria com o município. Faço questão de agradecer a cada um dos envolvidos na ação, e dizer que estamos sempre à disposição para contribuir com esse projeto que ajuda tantas pessoas, levando atendimento, orientação e prevenção em saúde”, afirmou.