Notícias

Desembargador que mandou soltar Lula já é alvo de 6 pedidos de providência no CNJ

Por Nill Júnior

G1

O Desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que determinou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvaneste domingo (8) é alvo de seis pedidos de providência no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os pedidos foram apresentados a partir da decisão de Favreto. Advogados, políticos e membros do Ministério Público pedem a apuração de possível infração disciplinar do desembargador. A decisão de Favreto foi derrubada pelo presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores.

Um dos pedidos apresentados ao CNJ é assinado por 100 promotores e procuradores da República. Eles afirmam que a decisão de Favreto “viola flagrantemente o princípio da colegialidade, e, por conseguinte a ordem jurídica e o Estado Democrático de Direito”.

“A quebra da unidade do direito, sem a adequada fundamentação, redunda em ativismo judicial pernicioso e arbitrário, principalmente quando desembargadores e/ou ministros vencidos ou em plantão, não aplicam as decisões firmadas por órgão colegiado do tribunal”, afirmam os membros do MP no pedido.

O grupo quer o “afastamento liminar do citado desembargador federal, haja vista a ordem ilegal decretada em afronta à decisão unânime do TRF-4, referendado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal”.

Também foram apresentadas reclamações pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB) e pelo Partido Novo.

A íntegra dos demais pedidos não está disponível no site do CNJ.

Favreto concedeu habeas corpus a Lula alegando que um fato novo, a pré-candidatura à Presidência da República, o autorizava a tomar uma decisão durante o plantão judiciário.

Desembargador plantonista, Favreto decidiu no lugar do relator dos casos da Lava Jato na segunda instância, o também desembargador João Pedro Gebran Neto.

Gebran chegou a determinar que a decisão não fosse cumprida, mas a palavra final, após uma guerra de decisões, foi do presidente do TRF-4, Thompson Flores, que decidiu manter a prisão, afirmando que a pré-candidatura de Lula já era fato público e notório, por isso, não havia questão nova a ser decidida pelo plantonista.

Favreto é desembargador plantonista e já foi filiado ao PT. Ele se desfiliou ao assumir o cargo no tribunal.

Em setembro de 2016, durante votação da Corte Especial do TRF-4, ele foi o único que votou a favor da abertura de um processo administrativo disciplinar contra Moro e por seu afastamento cautelar da jurisdição, até a conclusão da investigação.

Favreto também já teve uma reclamação arquivada pelo CNJ em junho de 2017. O autor afirmava que o desembargador havia utilizado um blog para fazer críticas à atuação do juiz federal Sérgio Moro na condução dos processos da Operação Lava Jato.

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, entendeu que o autor não conseguiu comprovar sua alegação.

Outras Notícias

Domingo dos sertanejos foi sem celular da Tim

A Tim deixou os seus usuários incomunicáveis durante boa parte do domingo em várias cidades do Pajeú, entre elas Afogados da Ingazeira e Tabira. A Tim vem implantando cabos de fibra ótica na região para ampliar o serviço 4G. A suspensão dos serviços no sertão do Pajeú por parte da operadora Tim tem se tornado […]

timA Tim deixou os seus usuários incomunicáveis durante boa parte do domingo em várias cidades do Pajeú, entre elas Afogados da Ingazeira e Tabira. A Tim vem implantando cabos de fibra ótica na região para ampliar o serviço 4G. A suspensão dos serviços no sertão do Pajeú por parte da operadora Tim tem se tornado comum.

Muito já se tentou para melhorar o atendimento da operadora para os sertanejos, mas parece que nada, nem ninguém pode acabar com o descaso da empresa.

Secretário de Defesa Social se reúne com prefeita de Ipojuca e representantes de Porto de Galinhas

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire esteve reunido, nesta sexta-feira (01.04), com a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, secretários municipais e representantes de associações de restaurantes, lojas, hotéis e trade turístico. Ele detalhou o esforço operacional e as ações que fizeram a criminalidade recuar na região, que seguem por tempo indeterminado. “Na […]

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire esteve reunido, nesta sexta-feira (01.04), com a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, secretários municipais e representantes de associações de restaurantes, lojas, hotéis e trade turístico.

Ele detalhou o esforço operacional e as ações que fizeram a criminalidade recuar na região, que seguem por tempo indeterminado.

“Na data de ontem, implementamos a operação Porto Seguro, um reforço substancial no policiamento para garantir o direito de ir e vir da população, o funcionamento dos transportes e as vias desobstruídas. Vamos permanecer por tempo indeterminado com essa força, com todas as operativas da SDS, para garantir a tranquilidade em Porto de Galinhas, Nossa Senhora do Ó e na comunidade Salinas”, detalhou o secretário.

Humberto Freire também visitou a Central de Monitoramento da Prefeitura de Ipojuca, onde acompanhou as equipes em campo. São mais de 250 policiais empregados na operação, além da investigação sobre a morte da criança – que segue sendo feita no âmbito da corregedoria – um inquérito na Polícia Civil e um inquérito da Polícia Militar, que também foi instaurado.

“O governador Paulo Câmara determinou que a apuração seja feita de forma célere e aprofundada, com todos os meios técnicos necessários para que possamos chegar a verdade dos fatos e identificar de onde partiu aquele disparo”, concluiu Humberto Freire, informando ainda que o comércio local, vias e atividades transcorrem normalmente.

Mercado de trabalho perde 115,5 mil vagas em maio

Agência Brasil – O Brasil registrou retração de 115.599 empregos com carteira assinada no mês de maio, na comparação com abril. No período, foram admitidos 1.464.645 trabalhadores, número inferior ao das admissões registradas no mesmo mês, 1.580.244. O saldo representa queda de 0,28% no número de vagas no mercado de trabalho. Os dados são do […]

2

Agência Brasil – O Brasil registrou retração de 115.599 empregos com carteira assinada no mês de maio, na comparação com abril. No período, foram admitidos 1.464.645 trabalhadores, número inferior ao das admissões registradas no mesmo mês, 1.580.244. O saldo representa queda de 0,28% no número de vagas no mercado de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (19) pelo Ministério do Trabalho. Em maio de 2014, o saldo de empregos formais foi positivo em 58.836 vagas.

No acumulado do ano, houve decréscimo de 243.948 vagas. No acumulado dos os últimos 12 meses, a retração chega a 452.853 postos de trabalho, o que, segundo o ministério, corresponde a um declínio de 1,09% no contingente total de empregos com carteira assinada do país.

Dos oito setores pesquisados, apenas um obteve saldo positivo: a agropecuária, que abriu 28.362 vagas, 1,83% a mais do que o resultado de abril.

Em termos absolutos, a indústria da transformação foi o setor que registrou a maior queda, com eliminação de 60.989 postos de trabalho, variação negativa de 0,75% na comparação com abril. Em termos proporcionais, o pior resultado foi o da construção civil, que teve queda de 1% na comparação com abril, o que corresponde a 29.795 vagas a menos. O setor de serviços também registrou queda, com o fim de 32.602 empregos formais.

São Paulo foi a unidade federativa que mais demitiu, com redução de 23.037 postos de trabalho. O segundo pior resultado foi o do Rio Grande do Sul (-15.815), seguido pelo Rio de Janeiro (-11.105) e Minas Gerais (-10.024). Com retração de 2,73% no número de vagas, Alagoas foi o estado com pior resultado em termos proporcionais.

Apenas quatro estados obtiveram saldo positivo: Mato Grosso do Sul, com ampliação de 534 vagas; Goiás , com mais 333; Acre, com mais 193;  e Piauí, que criou 63 vagas.

Mais de 307 mil fazem o ENEM em Pernambuco

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (4), em todo o país. Em Pernambuco, 307.318 pessoas se inscreveram para realizar as provas. No estado, os portões abriram às 11h por causa do horário de verão, que passou a valer na madrugada do primeiro dia do exame. A capital pernambucana é a cidade […]

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (4), em todo o país.

Em Pernambuco, 307.318 pessoas se inscreveram para realizar as provas. No estado, os portões abriram às 11h por causa do horário de verão, que passou a valer na madrugada do primeiro dia do exame.

A capital pernambucana é a cidade com maior número de inscritos, reunindo 71.442 candidatos, seguida por Petrolina, no Sertão, com 17.466 pessoas. Em terceiro lugar no estado, está Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, com 15.207 inscritos. Caruaru, no Agreste, tem 13.865 candidatos. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para facilitar o deslocamento na Região Metropolitana, o Grande Recife reforçou 23 linhas, com 35 ônibus a mais circulando pela Região Metropolitana.

O número de inscritos neste ano no estado é inferior a 2017, quando 371.622 pessoas se inscreveram para realizar as provas em Pernambuco, apontando para uma tendência de menos inscritos. Em 2016, eram 430.684 habilitados para o exame.

Governo Municipal de Sertânia realiza processo seletivo para PELC

O Governo Municipal de Sertânia está com inscrições abertas para processo seletivo do PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade). Estão disponíveis 2 vagas para Agente Social e será formado cadastro reserva para os cargos de Coordenador Pedagógico e Coordenador de Núcleo. O edital completo está no site www.sertania.pe.gov.br, na aba download. Para o cargo de […]

O Governo Municipal de Sertânia está com inscrições abertas para processo seletivo do PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade). Estão disponíveis 2 vagas para Agente Social e será formado cadastro reserva para os cargos de Coordenador Pedagógico e Coordenador de Núcleo. O edital completo está no site www.sertania.pe.gov.br, na aba download.

Para o cargo de Agente Social é necessário ter o ensino médio completo e cumprir uma carga horária de 20h semanais. A remuneração é de R$ 750. Já paro os cargos de Coordenador Pedagógico e Coordenador de Núcleo, os candidatos devem ter nível superior nas áreas de educação ou educação física. A carga horária é de 40h semanais e salário de R$ 2.400.

A inscrição deve ser feita até o dia 12 de abril de forma presencial na Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo (SEJECT) das 8h até às 13h e das 15h às 17h. Nesta primeira etapa devem ser levados a ficha de inscrição, disponível na SEJECT (Antiga Estação), CPF, RG, comprovante de residência, foto 3×4 e curriculum com todas as informações de escolaridade e experiências profissionais.

Após análise das informações prestadas na fase eliminatória, os candidatos selecionados passarão por uma entrevista de caráter classificatório. O resultado final do processo será divulgado no dia 10 de maio. A PELC trata-se de um programa do Governo Federal que visa estimular a participação popular no que diz respeito a práticas esportivas e de lazer.