Notícias

Delson Lustosa e George Duarte autuados e multados pelo TCE

Por Nill Júnior

Gestores de Santa Terezinha e Santa Maria da Boa Vista não apresentaram ao tribunal as informações de pessoal do Sistema Sagres. 

Por Juliana Lima 

Em sessão realizada na última terça-feira (20), a Primeira Câmara do TCE homologou Auto de Infração contra os prefeitos Delson Lustosa e George Duarte, de Santa Terezinha e Santa Maria da Boa Vista, respectivamente. Cada gestor foi multado no valor de R$ 4.591,50.

Os dois gestores foram autuados por não terem apresentado ao Tribunal de Contas os dados do Módulo de Pessoal, integrante do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES).

Em Santa Terezinha, os dados eram referentes ao período compreendido entre os meses de março de 2021 a dezembro de 2022; já em Santa Maria da Boa Vista os dados eram relativos ao período
compreendido entre janeiro de 2021 a dezembro de 2021, descumprindo em ambos os casos o previsto na Resolução TCE-PE nº 26/2016.

No voto, o relator informou que o prefeito Delson Lustosa teve ciência do Auto, no entanto não apresentou defesa. Não há informações sobre apresentação ou não de defesa do prefeito George Duarte. O tribunal ainda ressaltou que os dados solicitados aos dois municípios sertanejos “são imprescindíveis para o devido planejamento dos trabalhos de auditoria deste Tribunal”.

Por estes motivos, ficou determinado aos dois gestores que no prazo de 60 dias sejam efetuadas as remessas referentes aos meses em atraso do Módulo de Pessoal do Sistema, e que todas as informações futuras sejam remetidas tempestivamente, observando-se os prazos previstos.

Outras Notícias

No Recife, José Patriota recebe Selo Unicef para Afogados da Ingazeira

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, recebeu na tarde desta quinta (17), o selo Unicef de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo município na proteção e acolhimento integral das crianças e adolescentes afogadenses. A solenidade aconteceu no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea. Segundo documento da própria instituição, “essa conquista significa que sua […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, recebeu na tarde desta quinta (17), o selo Unicef de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo município na proteção e acolhimento integral das crianças e adolescentes afogadenses.

A solenidade aconteceu no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea. Segundo documento da própria instituição, “essa conquista significa que sua gestão colocou crianças e adolescentes em primeiro lugar e foi possível avançar na melhoria de vida de cada menina e menino em sua cidade.”

Patriota esteve acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Veratânia Lacerda; da articuladora do Selo UNICEF em Afogados, Socorro Martins, também representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, na qual é Secretária Adjunta; e de Neucimar Alcântara, representando o Conselho Municipal de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Saúde.

O selo do UNICEF, instituição que integra a organização das nações unidas (ONU) é referente ao quadriênio 2017-2020 e é uma das mais respeitadas premiações internacionais no âmbito da promoção e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

“É emocionante ter podido como gestor alavancar as políticas públicas que melhoraram diversos indicadores e a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes. Mais do que as obras de pedra e cal, que também são importantes, cuidar das pessoas, sobretudo daquelas que mais precisam e que são mais vulneráveis, é motivo de orgulho para mim, como Prefeito de Afogados da Ingazeira,” avaliou o Prefeito José Patriota.

Marconi critica Soraya em entrega de praça

Na programação festiva, houve o ato de liberação da Praça Farmacêutico Otoni Andrada. O gestor do município, Marconi Santana, criticou a gestora anterior, Soraia Murioka, afirmando que a obra foi deixada por ela inacabada. “Este equipamento não teve o olhar de quem deveria fazer o dever de casa, e estava entre um conjunto de obras […]

Na programação festiva, houve o ato de liberação da Praça Farmacêutico Otoni Andrada.

O gestor do município, Marconi Santana, criticou a gestora anterior, Soraia Murioka, afirmando que a obra foi deixada por ela inacabada.

“Este equipamento não teve o olhar de quem deveria fazer o dever de casa, e estava entre um conjunto de obras inacabadas deixadas por quem nos antecedeu e que nossa administração teve a sensibilidade e a capacidade de entregar”, destacou.

Já no final da tarde, o público compareceu e assistiu a apresentação do grupo de capoeira do Centro de treinamento de artes marciais, o desfile de diversas bandas marciais, do município e municípios vizinhos, além do tradicional corte do bolo.

Em Arcoverde, Zeca faz caminhada no Jardim da Serra e reforça apoio a Raquel, Marcelo e Gustavo

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos), realizou nessa terça-feira (29) uma caminhada de campanha no bairro Jardim da Serra, onde voltou a defender as candidaturas de Raquel Lyra (PSD) ao Governo de Pernambuco, Marcelo Gouveia (Podemos) a deputado federal e Gustavo Gouveia (Podemos) a deputado estadual. Durante o percurso, Zeca também apresentou aos participantes […]

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos), realizou nessa terça-feira (29) uma caminhada de campanha no bairro Jardim da Serra, onde voltou a defender as candidaturas de Raquel Lyra (PSD) ao Governo de Pernambuco, Marcelo Gouveia (Podemos) a deputado federal e Gustavo Gouveia (Podemos) a deputado estadual.

Durante o percurso, Zeca também apresentou aos participantes os nomes de Mendonça Filho (PL) e Túlio Gadêlha (PSD), candidatos ao Senado apoiados pelo seu grupo político, além da candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A mobilização ocorreu dois dias depois de Raquel, Marcelo, Gustavo, Mendonça e Túlio participarem de uma caminhada com o prefeito pelas ruas de Arcoverde.

No Jardim da Serra, Zeca também utilizou a agenda para citar ações da administração municipal no bairro. Entre elas, mencionou o funcionamento da cozinha solidária, obras de calçamento e um projeto habitacional anunciado para a área da antiga AABB.

Segundo o prefeito, a cozinha atende a população com aproximadamente 3 mil refeições por mês. O equipamento foi inaugurado pela Prefeitura em março deste ano, em parceria com o Governo de Pernambuco.

Zeca afirmou ainda que obras de calçamento já começaram no Jardim da Serra e que outras ruas também deverão receber intervenções.

Na área de habitação, o prefeito anunciou a previsão de construção de 380 casas populares destinadas a famílias de baixa renda na área da antiga AABB. Durante a caminhada, não foram apresentados detalhes sobre cronograma, recursos, processo de seleção dos beneficiários ou início das obras.

“É muito importante estar nas ruas, conversar com as pessoas e acompanhar de perto as necessidades de cada comunidade. Aqui no Jardim da Serra, temos a cozinha comunitária, o calçamento que já começou e novas ruas que receberão as obras”, afirmou Zeca.

Na mesma declaração, o prefeito voltou a pedir apoio aos candidatos que integram sua composição política para as eleições deste ano.

A caminhada faz parte da sequência de agendas realizadas por Zeca nos bairros de Arcoverde durante a reta final da campanha eleitoral.

Foto: Divulgação

O blog e a história: quando os vereadores salvaram Geni Pereira

Em 24 de janeiro de 2008 A Câmara de Vereadores de Serra Talhada aprovou por sete votos a três as contas do ex-prefeito de Serra Talhada e pré-candidato à Prefeitura, Geni Pereira. A decisão contrariou recomendação do TCE que queria sua rejeição. Votaram a favor das contas os vereadores Barbosa Neto, Zé Raimundo, Ronaldo Melo, […]

Em 24 de janeiro de 2008

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada aprovou por sete votos a três as contas do ex-prefeito de Serra Talhada e pré-candidato à Prefeitura, Geni Pereira. A decisão contrariou recomendação do TCE que queria sua rejeição.

Votaram a favor das contas os vereadores Barbosa Neto, Zé Raimundo, Ronaldo Melo, Euclides Ferraz, Faeca Melo, Edmundo Gaya e Agenor de Melo Lima.

Seguiram a orientação do Tribunal de Contas Persival Gomes, Paulo Melo e Ronaldo de Deja. Prevaleceu então a opinião de Geni que havia “feito pouco caso” do TCE afirmando que ele “não caça mandato de ninguém”. Em suma, vale mesmo o poderio que a liderança política tem na Câmara. Foi o que ele mostrou.

Ciúme na política é pior que no amor:  Um leitor de Itapetim informa que o prefeito Adelmo Moura (PSB) talvez seja um dos únicos da região que não morre de ciúmes do colega de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), porque, igualmente, está sendo bem aquinhoado pelo governador Eduardo Campos.

Lucas Ramos visita obras do Hospital Dom Tomás

O deputado estadual eleito Lucas Ramos (PSB) visitou, nesta terça-feira (25), as obras de construção do Hospital Dom Tomás, no bairro do Gercino Coelho, em Petrolina. Segundo o ex-prefeito da cidade e atual presidente da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), Augusto Coelho, o hospital deve ampliar a assistência aos pacientes […]

VisitaHospitalDomTomas

O deputado estadual eleito Lucas Ramos (PSB) visitou, nesta terça-feira (25), as obras de construção do Hospital Dom Tomás, no bairro do Gercino Coelho, em Petrolina. Segundo o ex-prefeito da cidade e atual presidente da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), Augusto Coelho, o hospital deve ampliar a assistência aos pacientes com câncer na Região do Vale do São Francisco. A unidade irá disponibilizar desde o trabalho preventivo, até a realização de exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

Hoje, a Apami oferece mensalmente atendimento a mais de 1.300 pessoas com câncer, através do Centro de Oncologia Dr. Muccini. “O impacto social e a importância dos serviços prestados pela Apami são enormes para a região. Vir aqui e conhecer a história de algumas crianças, por exemplo, nos faz ter ainda mais esperança na vida e nas pessoas”, comentou Lucas Ramos.

A previsão é de que a primeira etapa do Hospital Dom Tomás, uma área de 6 mil metros quadrados, seja entregue à população no mês de julho do ano que vem. A intenção de Lucas Ramos é buscar parcerias para que o número de atendimentos possa ser ampliado. “Queremos que ainda mais pessoas sejam beneficiadas e que o hospital seja entregue à população no menor espaço de tempo possível”, concluiu Lucas Ramos.