Notícias

Delator da Odebrecht diz que Aécio teria negociado fraude em licitação

Por Nill Júnior

O ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior afirmou em sua delação premiada à força-tarefa da Operação Lava Javo que se reuniu com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para tratar de um esquema de fraude em licitação na obra da Cidade Administrativa para favorecer grandes empreiteiras.

De acordo com informações publicadas no jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira (3/2), a reunião teria ocorrido quando o tucano governava o estado de Minas Gerais.

Benedicto Júnior, segundo a reportagem, disse aos procuradores que após o acerto, Aécio orientou as construtoras a procurarem Oswaldo Borges da Costa Filho, conhecido por Oswaldinho. Com ele, teria sido definido o percentual da propina que seria repassada pelas empresas no esquema. Ainda de acordo com o delator, esses valores ficaram entre 2,5% e 3% sobre o total de contratos.

Em nota, Aécio repudiou a suposta denúncia de Benedicto e defendeu o fim do sigilo sobre as delações “para que todo o conteúdo seja de conhecimento público”. As informações de Benedicto em sua delação premiada, porém, teriam sido confirmadas e complementadas pelos depoimentos do ex-diretor da Odebrecht em Minas Sergio Neves.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, custou R$ 2,1 bilhões em valores à época. O local, em Belo Horizonte, foi inaugurado em 2010, no último ano de Aécio como governador e foi a obra mais cara do tucano no governo de Minas.

Líder do consórcio, que contou coma participação da Andrade Gutierrez, OAS e Queiroz Galvão, a Odebrecht era responsável por 60% da obra e construiu um dos três prédios que integram o empreendimento, o Edifício Gerais.

Em nota enviada à reportagem, o senador Aécio Neves disse que desconhece o conteúdo do que classifica de “suposta delação”. “As afirmações relatadas são falsas e absurdas”, afirmou.

Outras Notícias

Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde busca recursos em Brasília para educação, saúde e esportes

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, cumpre agenda em Brasília com o objetivo de viabilizar investimentos para o município. As reuniões têm como foco a captação de recursos voltados às áreas de educação, saúde e esportes. Durante a estadia na capital federal, o gestor visitou ministérios e participou de encontros com […]

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, cumpre agenda em Brasília com o objetivo de viabilizar investimentos para o município. As reuniões têm como foco a captação de recursos voltados às áreas de educação, saúde e esportes.

Durante a estadia na capital federal, o gestor visitou ministérios e participou de encontros com lideranças políticas. Entre as reuniões, esteve com o ministro Silvio Costa Filho e com Carlos Costa, acompanhado do ex-prefeito Tassio Bezerra.

Segundo Dr. Ismael, as pautas apresentadas buscam gerar investimentos concretos para o município. “Estamos trabalhando para abrir portas e conquistar novos investimentos que garantam avanços para a nossa gente. Educação, saúde e esportes são áreas prioritárias nessa nossa vinda”, afirmou.

Presidente da Alepe visita ex-governador Roberto Magalhães

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros, realizou visita de cortesia ao ex-governador e ex-prefeito do Recife Roberto Magalhães. Acompanhado dos ex-deputados Ricardo Costa e José Humberto Cavalcanti, Eriberto foi recebido pelo ex-governador em seu escritório, na capital pernambucana. O encontro rendeu uma troca de experiências sobre o Poder Legislativo, além […]

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros, realizou visita de cortesia ao ex-governador e ex-prefeito do Recife Roberto Magalhães. Acompanhado dos ex-deputados Ricardo Costa e José Humberto Cavalcanti, Eriberto foi recebido pelo ex-governador em seu escritório, na capital pernambucana. O encontro rendeu uma troca de experiências sobre o Poder Legislativo, além de avaliações acerca da atual conjuntura política.

Com longa história vinculada ao Democratas, antigo PFL, Roberto Magalhães foi governador de Pernambuco de 1983 a 1986; prefeito do Recife entre 1997 e 2000. Acadêmico de Direito, teve notável atuação no Poder Legislativo, como deputado federal. Seu livro mais recente, ‘Brasil: Lições do passado e desafios do século XXI’, aborda questões urgentes da política pernambucana e brasileira a partir da sua experiência concreta.

Para o presidente Eriberto Medeiros, a visita teve saldo enriquecedor. “Há uma frase que diz: ninguém segue alguém que não sabe para onde vai. Precisamos de líderes, de referências, e dr. Roberto certamente traduz esse sentimento. Buscamos, nos bons exemplos, uma estratégia para acertar mais na nossa missão de aproximar a Assembleia Legislativa da população”, afirma o deputado.

Tuparetama: Valmir Tunú tem agenda com Clodoaldo Magalhães

Em Recife, o vereador Valmir Tunú foi recebido pelo Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães, Primeiro Secretário da ALEPE. Nos ofícios entregues pelo vereador, as demandas foram por mais equipamentos para a Unidade Mista de Saúde Severino Souto Siqueira (UMSSS); como por exemplo o pedido de dois aparelhos de eletrocardiograma, dois ventiladores mecânicos e dois monitores cardíacos. […]

Em Recife, o vereador Valmir Tunú foi recebido pelo Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães, Primeiro Secretário da ALEPE.

Nos ofícios entregues pelo vereador, as demandas foram por mais equipamentos para a Unidade Mista de Saúde Severino Souto Siqueira (UMSSS); como por exemplo o pedido de dois aparelhos de eletrocardiograma, dois ventiladores mecânicos e dois monitores cardíacos.

Ainda em Recife, Valmir compareceu a Fundação Altino Ventura. “Reinvidicamos alguns atendimentos para os tuparetamenses que necessitam do serviço, e também agradecemos pelos tantos já prestados”, disse o vereador.

Ele aproveitou para visitar os conterrâneos na casa de apoio de Tuparetama, uma das pioneiras do estado, criada ainda na gestão do ex-prefeito Pedro Tunu, na década de 90.

“O tempo passou mas a necessidade dos nossos munícipes irem a capital, principalmente nas questões relacionadas a saúde, continuam e por isso o empenho do Governo Municipal é tão importante, e é isso que a gestão de Sávio Torres tem feito. Na visita, podemos perceber a limpeza e o cuidado com as acomodações, bem como a atenção da responsável, Das Neves. Voltamos com alguns pleitos para encaminhar ao prefeito, na certeza de melhorias justas para nossa casa de apoio”, frisou.

Estudantes do IF Sertão-PE distribuem kits com álcool gel produzidos no campus Serra Talhada

A polícia militar foi um dos órgãos que recebeu a segunda leva de álcool gel produzido no campus Desde que as aulas presenciais foram interrompidas em decorrência da pandemia da Covid-19, o IF Sertão-PE tem promovido meios de contribuir para a prevenção da doença, e em todos os campi, servidores e estudantes executam projetos voltados […]

A polícia militar foi um dos órgãos que recebeu a segunda leva de álcool gel produzido no campus

Desde que as aulas presenciais foram interrompidas em decorrência da pandemia da Covid-19, o IF Sertão-PE tem promovido meios de contribuir para a prevenção da doença, e em todos os campi, servidores e estudantes executam projetos voltados a esta finalidade. 

Em Serra Talhada, sob orientação do professor de Química, Tarcísio David, estudantes do curso de Licenciatura em Física, estão produzindo álcool gel no laboratório do campus, unindo assim os conhecimentos adquiridos durante as aulas, com esforços para minimizar a proliferação do vírus na região.

A primeira ação do projeto foi realizada no dia 7 de outubro, quando os alunos bolsistas Alânio Lima e Rogério Souza, junto ao professor Tarcísio, distribuíram kits com álcool gel 70% fabricado no campus, assim como máscaras de proteção aos caminhoneiros, motoristas e passageiros de ônibus e vans que passavam pelo posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Serra Talhada. A PRF, inclusive, foi uma das parceiras na distribuição e conscientização da população. 

Na última segunda-feira (23), as doações continuaram. Para tanto, foram doados 300 litros de álcool gel para o Hospital Regional Prof. Agamenon Magalhães (HOSPAM), 180 litros para a Polícia Militar e 250 litros para a Secretaria Municipal de Educação de Serra Talhada, além de 600 máscaras de algodão. A ideia é que esses órgãos também distribuam entre seus profissionais os kits produzidos no IF Sertão-PE.

“Essas ações são importantes, pois mostram a preocupação em ajudar a comunidade que o campus está inserido, fazendo-nos presentes junto à população” afirmou o professor Tarcísio, idealizador do projeto. As atividades do projeto ainda não pararam e até o final do ano letivo, mais álcool será produzido e distribuído para a comunidade. 

Augusto Aras está com Covid-19, informa Procuradoria-Geral da República

Procurador-geral é a sexta autoridade que compareceu à posse de Luiz Fux no STF a ter exame positivo para o coronavírus. PGR informou que Aras passa bem. G1 O procurador-geral da República, Augusto Aras, está com Covid-19, informou nesta quinta-feira (17) a assessoria da PGR. O órgão também disse que o procurador-geral “passa bem e […]

Procurador-geral é a sexta autoridade que compareceu à posse de Luiz Fux no STF a ter exame positivo para o coronavírus. PGR informou que Aras passa bem.

G1

O procurador-geral da República, Augusto Aras, está com Covid-19, informou nesta quinta-feira (17) a assessoria da PGR.

O órgão também disse que o procurador-geral “passa bem e está em isolamento, despachando remotamente”.

Aras é mais uma autoridade da República que esteve na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na semana passada, a contrair Covid-19. Antes dele, tiveram exames que confirmaram a infecção o próprio Fux, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro.

Em nota divulgada mais cedo nesta quinta, a presidência do STF afirmou que tomou medidas de segurança durante a posse de Fux e seguiu todos os protocolos recomendados. Disse ainda que está “em contato com os convidados que estiveram presentes à solenidade para alertá-los sobre a importância de buscarem serviço médico, caso tenham se exposto de alguma forma também em outros eventos fora do STF”.

“A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) do Tribunal também está atenta e à disposição dos servidores para orientá-los sobre eventual realização de testes e procedimentos a serem adotados em casos positivos”, completou o STF na nota.