Notícias

Datafolha: 47% reprovam governo Bolsonaro; aprovação é de 26%

Por André Luis

Levantamento do Instituto Datafolha divulgado no final da noite desta quinta-feira (23) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” mostrou que 47% dos entrevistados consideram o governo de Jair Bolsonaro ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior, em março, o índice de reprovação era de 48%.

A oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2% para mais ou para menos. 26% aprovam a gestão.

Veja os resultados da pesquisa:

Ótimo/bom: 26% (25% no levantamento de maio, 25% em março; 22% em dezembro);

Regular: 26% (27% no levantamento de maio; 28% em março; 24% em dezembro);

Ruim/péssimo: 47% (48% no levantamento de maio; 46% em março; 53% em dezembro);

Não sabe: 1% (1% no levantamento de maio, 1% em março; 1% em dezembro);

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Reprovam mais o governo atual os nordestinos, as mulheres e os mais pobres.

Bolsonaro segue como presidente com a pior avaliação em igual tempo de mandato entre todos os presidentes eleitos após a redemocratização do país. 

Outras Notícias

Dodge defende que STF mantenha prisão após condenação em 2ª instância

G1 A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu na quarta-feira (1°), que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha o entendimento que permite a prisão após a condenação em segunda instância. Para ela, trata-se de medida que ajuda a combater a impunidade. No ano passado, a Suprema Corte decidiu que um réu pode ser preso depois […]

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

G1

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu na quarta-feira (1°), que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha o entendimento que permite a prisão após a condenação em segunda instância. Para ela, trata-se de medida que ajuda a combater a impunidade.

No ano passado, a Suprema Corte decidiu que um réu pode ser preso depois de ter sido condenado em um tribunal de Justiça ou tribunal regional federal, mesmo que ainda tenham recursos pendentes. Antes, os réus respondiam em liberdade até o último recurso. A Corte, porém, ainda vai julgar ações que podem reverter esse entendimento.

“Nossa agenda mais recente deve incluir a luta pelo fim da impunidade. Para isto, é necessário defender no Supremo Tribunal Federal o início da execução da pena quando esgotado o duplo grau de jurisdição”, disse a procuradora-geral.

Dodge deu a declaração durante a abertura do 34º Encontro Nacional de Procuradores da República, que reúne cerca de 280 membros do Ministério Público Federal em Porto de Galinhas (PE). O evento vai até domingo (5).

Em seu discurso, a procuradora-geral ponderou que eventual mudança pelo Supremo poderá tirar a “credibilidade das instituições” de que são capazes de entregar o direito à Justiça de forma “coerente e célere”.

“O sistema de precedentes vinculantes adotado no Brasil exige que a decisão do pleno do Supremo, que já afirmou a constitucionalidade da prisão após a segunda instância seja respeitada sob pena de reversão da credibilidade das instituições como capazes de fazer entrega da prestação jurisdicional de modo seguro, coerente e célere”, disse.

Comunicação institucional tem que servir à sociedade

Muito bom debater Comunicação e Transparência na Gestão Pública em uma das salas temáticas do Encontro Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe. Primeiro, pelo nível da mesa e da plateia, formada por gente de comunicação, controle interno e da área responsável pela transparência das prefeituras. Estive com o blogueiro Elielson Lima,  a jornalista Priscila Lapa […]

Muito bom debater Comunicação e Transparência na Gestão Pública em uma das salas temáticas do Encontro Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe.

Primeiro, pelo nível da mesa e da plateia, formada por gente de comunicação, controle interno e da área responsável pela transparência das prefeituras.

Estive com o blogueiro Elielson Lima,  a jornalista Priscila Lapa e o professor da UFPE Bruno Nogueira . A mediação foi do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro .

Todos caminharam no sentido de que os mecanismos de transparência e comunicação precisam ser cada vez mais aperfeiçoados para chegar à população.

Destaquei que transparência e comunicação institucional existem para servir à sociedade. Também que uma boa comunicação faz diferença na qualidade de vida da população. Em casos extremos, pode determinar quem vive e quem morre, como vimos na pandemia.

Uma campanha de vacinação,  um programa de geração de emprego e renda, uma escuta popular de orçamento participativo,  programas habitacionais, projetos de educação.  É a comunicação institucional que faz esses serviços chegarem com eficiência na ponta, desde que pelos canais adequados para cada parcela desse complexo e desigual tecido social de nossos municípios.

Comunicação institucional é uma ferramenta fundamental para fazer os serviços chegarem à população, quando usada apoliticamente e com dados que indiquem por exemplo qual caminho mais adequado para chegar àquela população. Não é um mero recurso de marketing institucional, muito menos uma ferramenta do gestor e sim da gestão.

Não existe comunicação boa pra governo ruim. Mas um bom governo pode ser extremamente prejudicado se não se comunica bem.

Sávio Torres recebe Armando e Mendonça para festa em Tuparetama

O Prefeito de Tuparetama, Sávio Torres e o vice Tanta Sales, receberam na sua cidade os pré-candidatos ao Governo e Senado Armando Monteiro e Mendonça Filho, como parte da programação de ambos pela região. Sávio tem dito aos aliados que a ideia é fazê-los majoritários no município, um dos poucos geridos pelo PTB na região. […]

Fotos: Marcelo Patriota, especial para o blog

O Prefeito de Tuparetama, Sávio Torres e o vice Tanta Sales, receberam na sua cidade os pré-candidatos ao Governo e Senado Armando Monteiro e Mendonça Filho, como parte da programação de ambos pela região. Sávio tem dito aos aliados que a ideia é fazê-los majoritários no município, um dos poucos geridos pelo PTB na região.

Ainda o Deputados Federal  Ricardo Teobaldo (Podemos) e o estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) .Sávio recepcionou os líderes oposicionistas em sua casa e de lá, seguiu com eles até o Pátio da Feira, onde acontece o tradicional São Pedro da cidade. O público lotou o local para os shows de Acorde Matuto, Galego do Pajeú e Gabriel Diniz.

Além  de Tuparetama, Armando e Mendonça visitam na agenda regional os municípios de São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Iguaracy e Carnaíba.

Integram a comitiva o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), os deputados federais Zeca Cavalcanti (PTB), Fernando Filho (DEM) e Ricardo Teobaldo (Podemos) e os deputados estaduais José Humberto Cavalcanti (PTB) e Júlio Cavalcanti (PTB).

Nesta segunda, Armando é o convidado do Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú e do Cidade Alerta, da Cidade FM. O programa vai ao ar às dez horas.

Prefeito divulga a programação oficial do São Pedro 2017 de Tuparetama

Por Fábio Rocha O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, anunciou no sábado 02 de junho de 2017 na Rádio Tupã a programação das festas de São Pedro da cidade. “O São Pedro vai ser mais barato do que o do ano passado e vamos ter 10 bandas para cantarem na sexta-feia 30 de junho, no sábado […]

Por Fábio Rocha

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, anunciou no sábado 02 de junho de 2017 na Rádio Tupã a programação das festas de São Pedro da cidade.

“O São Pedro vai ser mais barato do que o do ano passado e vamos ter 10 bandas para cantarem na sexta-feia 30 de junho, no sábado 01 de julho e no domingo 02 de julho de 2017”, disse Sávio Torres.

Ainda segundo o prefeito as festas foram pensadas para valorizar as bandas locais. “E nos 3 dias colocamos atrações de nosso município”, falou Sávio. O secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Tuparetama que apresenta o programa de entrevistas ao prefeito, Fernando Marques, ressaltou que no domingo vai acontecer também a Corrida do Jegue e a Corrida da Fogueira.

O destaque da noite de sexta-feira vai ser Assisão, do sábado a banda Fulô de Mandacaru e do domingo a atração mais esperada é Zeca Bota Bom.

Programação completa abaixo:

Sexta 30/06: Assisão, Iohannes e Acorde Matuto (Banda de Tuparetama)

Sábado 01/07: Fulô de Mandacaru, Harry Estigado e Vozes do Forró (Banda de Tuparetama)

Domingo 02/07: Vicente Nery, Zeca Bota Bom, Adelmo Aguiar e Denilson Nunes (Dupla de cantores de Tuparetama) e Zé Doidim (Cantor de Tuparetama).

Adelmo Moura comenta impactos da crise e demandas municipais

Por André Luis O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), expressou preocupação com os impactos da crise econômica que afeta o município e ressaltou que nem sua vasta experiência como gestor e suas práticas rigorosas de gestão fiscal têm conseguido evitar os desafios enfrentados atualmente. Ele destacou que nunca antes havia enfrentado uma situação tão […]

Por André Luis

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), expressou preocupação com os impactos da crise econômica que afeta o município e ressaltou que nem sua vasta experiência como gestor e suas práticas rigorosas de gestão fiscal têm conseguido evitar os desafios enfrentados atualmente. Ele destacou que nunca antes havia enfrentado uma situação tão difícil em sua administração. 

Moura chamou a atenção para a necessidade de apoio financeiro adicional para enfrentar a crise e mencionou algumas medidas que considera essenciais para amenizar os efeitos negativos sobre as finanças municipais. Ele fez um apelo por um Fundo de Participação dos Municípios (FPM) extra por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma elevação de 1% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte da gestão de Raquel Lyra, referindo-se a possíveis medidas estaduais.

O prefeito não poupou críticas ao governo de Jair Bolsonaro. Ele mencionou a redução de impostos sobre combustíveis como um fator que impactou negativamente as receitas municipais. Além disso, ele mencionou a postura de Roberto Campos, um membro declarado do grupo bolsonarista, que, segundo o prefeito, está intencionalmente evitando a redução das taxas de juros da Selic para frear a economia.

Adelmo Moura também ressaltou a complexidade das demandas que um município como Itapetim enfrenta. Ele observou que as responsabilidades recaem sobre os cofres públicos em uma variedade de situações, inclusive em casos de tragédias. O prefeito enfatizou que, quando uma pessoa de baixa renda é vítima de homicídio, a prefeitura arca com os custos desde o transporte do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) até o caixão e o velório.

A fala do prefeito reflete as dificuldades enfrentadas por muitos gestores municipais no Brasil, que precisam lidar com uma série de desafios econômicos, sociais e fiscais em um cenário de crise e mudanças políticas. Adelmo Moura destacou a necessidade de cooperação entre os diferentes níveis de governo para enfrentar essas adversidades e atender às necessidades da população.