Comunidade tem acesso negado a água por vingança de Dinca
Por André Luis
Uma denúncia veiculada na Coluna do Domingão, publicada no blog, ontem, trouxe à tona uma polêmica envolvendo o ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino, que é marido da atual prefeita, Nicinha Melo. Segundo a denúncia, desde 2021, a prefeitura de Tabira teria desativado um poço catavento na comunidade de Várzea, próximo à divisa com Ingazeira.
O morador local, Joás Ferreira, afirmou à Coluna que a prefeitura realizou ações drásticas no poço, que incluíram a quebra da base, corte do ferro que levava à fonte e a remoção de uma caixa d’água de 15 mil litros. A comunidade, por sua vez, garante que o poço possui uma boa vazão.
A denúncia aponta que o Secretário Joel Mariano teria sido o responsável por autorizar a chamada “operação trava catavento”, supostamente a pedido de Dinca Brandino, como retaliação contra uma família que não teria apoiado o casal nas eleições de 2020. No entanto, o Secretário Joel nega ter conhecimento do ocorrido, mas não respondeu à queixa enviada por Joás Ferreira em 27 de junho.
A situação gerou controvérsia na cidade e colocou em destaque a questão da utilização política de recursos e serviços essenciais, como o abastecimento de água. A comunidade de Várzea espera por esclarecimentos e providências das autoridades competentes diante das graves acusações. A denúncia também levanta questionamentos sobre a conduta dos gestores públicos e a necessidade de transparência e prestação de contas à população.